28/07/08

Capitão = Desilusão

João Moutinho assumiu publicamente este fim de semana qual era a sua vontade, devo confessar que foi uma grande desilusão ouvir aquelas palavras de um jogador que admiro e cuja maturidade até então se revelava acima da média.
Moutinho mostrou falta de respeito pelo Sporting ao fazer as declarações publicamente, parece-me que o correcto seria fazê-lo internamente, qualquer que fosse a sua vontade e junto com a SAD tentarem chegar á melhor solução.
O Sporting por seu lado já fez saber que não aceita negociar o jogador por menos de 25M€ e esta posição deve ser mantida até ao fim, o clube não pode estar a mando de qualquer jogador ou empresário, deve manter a sua posição e impor as regras na sua casa. O jogador é visto como fundamental pela SAD e pelo treinador, caso permaneça como será, teremos um jogador insatisfeito? Ou teremos o Moutinho de sempre?
Esta situação veio gerar mal estar, pelo timming escolhido pelo jogador para fazer tal "exigência", sobretudo numa época em que o Sporting aposta forte na conquista do titulo, onde afinal parece que o capitão não quer estar. Será que as libras que irá ganhar a mais justificam tal atitude de um jogador que deve ser o exemplo para muitos? Será que a SAD não poderia estar mais atenta a esta situação e precavê-la? Ou será que Moutinho tem falta de ambição e quer trocar o Sporting pelo Everton, um clube médio de Inglaterra cujos títulos são uma miragem, única e exclusivamente pela vertente desportiva? Jogar na Premier League é aliciante, mas não teria tempo para isso?
Para além do jogador existem 2 pessoas, a quem atribuo grande parte da responsabilidade no assunto, Pini Zahavi e Nelson Moutinho, empresário e pai do jogador que há muito vêem "lutando" pela venda de Moutinho. Que se lembre dos exemplos de Hugo Viana, Manuel Fernandes, Quaresma e outros que quiseram dar um passo maior do que a perna e pagaram a factura.
Enfim, muitas perguntas, muitas dúvidas e apenas uma certeza. Foi uma grande desilusão, a relação de Moutinho com o clube/adeptos não será igual.

18 rugido(s):

PSN disse...

Caro Visconde,

É de facto uma vergonha o que Moutinho fez.

Esperava isto de qualquer um menos de Moutinho que, ainda para mais, tem a responsabilidade acrescida por ser capitão.

Só considero possível um de dois caminhos:

1 - desculpas públicas ao Sporting e aos seus adeptos;

2 - saída do Sporting, não ao preço que ele entende, mas ao preço que o Sporting achar justo. Caso não seja possível vendê-lo, é dar-lhe a provar o banquinho que é para o ano ter zero clubes atrás dele.

Moutinho destruiu o mito que se criara e passa a ser mais um entre os muitos que já passaram pelo Sporting.

Abraços,
PSN

Anónimo disse...

Caro visconde,

Infelizmente para todos os sportinguistas,o que mais temos são jogadores ingratos, logo que lhe abanem com meia duzia de tostões,o sporting ja não presta, ja não serve.
Este João Moutinho acaba de dar uma valente facada aos adeptos que sempre o apoiaram e é triste ver este tipo de situções no capitão de equipa (relembro que o anterior capitão fez o mesmo, trocou o sporting por um dinamo de moscovo que lhe dava umas croas a mais e um ano depois bem "chorar" para os jornais dissendo que ja não se importava com a parte financeira, que o dinheiro não era tudo na vida e que so queria um clube para jogar regularmente), é triste, mas quem faz o sporting somos nos adeptos e não estes ingratos. Relembro tb que quem aconselhou o empresário Pini Zahavi ao João Moutinho foi esse grande "enfia rolhas" Carlos Freitas, e não acha ilusões, quem está por detras disto é esse Pini Zahavi.

So espero que o sporting venda o moutinho pelos 25 milhões da clausula de rescisão e que nunca mais torne a embregar a brasadeira nem tão pouco a camisola do nosso grande sporting.

Saudações Leoninas

Visconde disse...

Moutinho tinha tudo para ser um simbolo do Sporting, preferiu as libras...

Renata A. disse...

Todos idolatravam Moutinho como sendo a imagem perfeita de uma jogador: espírito de sacríficio, capacidade de superação, espírito de equipa e, é claro, um talento acima da média. Por isso mesmo ninguém esperava que tal jogador assumisse publicamente a vontade de sair.

Foi uma má opção porque Moutinho se ficar perde álgum crédito junto dos adeptos e se sair também.
Todos os jogadores têm o direito de procurar algo melhor, mas o Eveton não merece ter um jogador com a qualidade de Moutinho. Se sair pelo menos que seja para um colosso e que o Sporting receba os seus 25 milhões.

SL

Krugul disse...

Caro Visconde,

Excelente texto. Assino por baixo.
Concordo com todos os comentários.

Quem acham que deveria ser o próximo capitão? O Caneira já tem o passado manchado, por isso, talvez o Anderson Polga ou o Tonel. O que acham?

Saudações Leoninas

Stromp disse...

Petição on-line para tirar a braçadeira ao João Moutinho aqui:

http://www.petitiononline.com/stromp/petition.html

Para que estes merdas saibam o que é o Sporting!

SL

Armando Silva disse...

Eu não quero para já tecer grandes comentários sobre este assunto... Sei que se o fizesse, não seria nada brando e ao expelir tudo o que sinto talvez fosse demasiado duro e injuriasse irremediavelmente um jogador que sempre idolatrei e que ainda acho ser possivel respeitar... Este Moutinho, sim, falo do que proferiu estas afirmações inacreditáveis!!!, não é o mesmo que usualmente vimos vestir e capitanear o nosso Sporting... este Moutinho, não passa de um porta voz involuntário e forçado de um empresário que devia, como tantos outros, ser irradiado do futebol... Para já prefiro pensar assim e ilibar o verdadeiro Moutinho desta confusão, pois quem o viu em Guadiana, viu que não era ele...

Espero nunca ter que dizer o que agora me vai na alma, pois quero acreditar que o Moutinho que conhecemos voltará rapidamente...

Grande abraço caro amigo

Virgílio disse...

Caro amigo, Visconde: A expressão mais correcta é mesmo essa - DESILUSÃO!

Logo Moutinho para nos dar,a todos, uma bfetada destas... Quem diria! No melhor pano cai a nódoa. Dito popular antigo, que perdeu a sua origem há já muitas gerações e vem confirmar, mais uma vez, a sabedoria popular!

O Sporting, somos nós! sócios e adeptos... Simbolos ficaram num passado cada vez mais longinquo e homens como Manuel Fernandes O velho e eterno capitão) já não se fazem!

E logo pela m.... do Everton, humpppfft!

Se ficar tirem-lhe a braçadeira s.f.f. É o minino garante de respeito pelo que resta de Sportinguismo!

SL!

António Lopes da Costa disse...

As declarações de Moutinho são, evidentemente e a todos os níveis, inaceitáveis.
Por conhecermos Moutinho e o seu profissionalismo, o choque daquela atitude foi maior.
Se, por um lado, ele esteve muito mal naquilo que fez e o Sporting esteve bem ao reagir daquela forma, a mim custa-me a acreditar que Moutinho não enfrenta hoje problemas difíceis. Por isso, deixei em vários blogues a minha disponibilidade para assinar um movimento que o sensibilizasse. Fui insultado.
Leio hoje na imprensa que Moutinho tem mesmo problemas familiares e esses problemas são os mais difíceis de resolver. É evidente que não cabe ao Sporting resolver a situação da família de Moutinho. Mas os sócios, querendo que ele fique e nas mesmas condições de sempre, têm, no meu entender, um dever de fazer com que o jogador, nesta fase difícil, se sinta acarinhado.
Concordo que, a quente e numa primeira reacção, se possa dizer que se deve tirar a braçadeira e colocar Moutinho no banco. Mas é importante ver o lado humano, se é que ele existe nesta questão, e eu prefiro acreditar que sim.
Eu acredito que Moutinho teve aquela atitude numa situação de quase desespero total e influenciado pelo pai e por um tal de Pini Zahavi. E uma coisa é o que é bom para o Moutinho e outra é o que é bom para o empresário.
Aquilo que eu quero é que Moutinho fique e se sinta bem, que o Sporting, por via dos seus dirigentes e adeptos, o façam ultrapassar uma crise familiar.
É que eu não acredito que Moutinho fosse dizer aquilo só porque sim.

Anónimo disse...

quem não gosta do sporting, quem não se sente bem em alvalade, RUA......

Anónimo disse...

..... mas não a qualquer preço! primeiro o Sporting deve assegurar os seus direitos!! só acima de 20 milhões!

Anónimo disse...

O Caneira, se tem o passado manchado foi porque o sr Paulo Abreu queria obrigá-lo a ser representado por José Veiga e mais ninguém, O caneira antes de ingressar e até mesmo em representação do Recreativo da Luz manifestou sempre interesse em voltar ao Sporting, O caneira não precisa de mostrar o seu Sportinguismo a ninguém.
Capitães eram o Barbosa e o Manuel Fernandes que recusaram ofertas milionárias (algumas bem próximas) para continuar em Alvalade, e mesmo assim foram tratados indecentemente. O Jogador modelo que todos adoram deu a machadada final. Tem problemas financeiros? então eu devo estar rico com 700 euros por mês...
Esforço, dedicação, devoção e glória, Eis o Sporting, Eis Liedson (Um exemplo em campo).

Anónimo disse...

Eu não acredito que o João Moutinho saia do Sporting esta época!
Tudo bem que ele pode ter problemas e que queira ir para fora do país mas também tem que perceber que não é a fugir dos problemas que eles se resolvem!
Além disso,as declarações aos jornalistas devem-se ao facto do Sporting não lhe querer pagar o que ele pediu...eu acho que ele não quer sair do Sporting,MUITO MENOS PARA O EVERTON!,apenas disse aquilo para afectar os dirgentes e os pressionar.
No entanto,o João magoou os adeptos e as coisas nunca mais vão ser as mesmas!
Concordo com o psn:ele devia pedir desculpa publicamente a todos os Sportinguistas,mas ainda assim,vai ter muita sorte se na próxima época não for assobiado em pleno estádio de Alvalade sempre que tocar na bola!
Saudações Leoninas!

Visconde disse...

Também concordo que a única maneira do Moutinho apaziguar as coisas é pedir desculpas públicas, mas daí a assobiá-lo em Alvalade vai uma grande diferença.
A camisola verde e branca é para ser aplaudida, sempre, nas horas boas, mas sobretudo nas más...

SL

Anónimo disse...

todos gostam do Sporting, para poderem sair....

da "cantera leonina" já saíram muitos nomes sonantes!

sportinguistas só mesmos nós os adeptos!!

VIVA O SPORTING!

Tite disse...

Concordo com este anónimo.
Fidelidade só mesmo a nossa.
Não recebemos salário e ainda pagamos ...para ser sócios, para ver os jogos e para formar jogadores que não têm amor ao clube que os preparou para a vida que escolheram.

VIVA O SPORTING E TODOS OS SPORTINGUISTAS DE CORAÇÃO!

TL disse...

Quando a noticia veio no jornal no passado fds, não queria acreditar, dizia que era invenção...
Para mim foi um grande desilusão, não esperava isto!! Já não há amor pela camisola, já não se sente o simbolo, é tudo por dinheiro.

Assim não vale a pena formar jogadores. O SCP dá tudo e na 1ª oportunidade saem porta fora.

E agora o que vai acontecer no Sábado? Apupos? Aplausos?

Cozinheiro Sueco disse...

Caro Visconde,

Não sei se já sabes, mas voltaste a sair n'O Jogo por causa deste post. Desta vez não o comprei. Vê lá se o arranjas.

Abraço Leonino!