21/07/08

Muito a melhorar

O Sporting fez ontem o seu primeiro teste mais a sério nesta pré-temporada defrontando o Sunderland no Torneio Cidade d'Albufeira. Os leões estiveram aquém das expectativas e acabaram por perder por 3-1.
Os leões fizeram 2 partes distintas, na 1ª metade houve uma equipa mais compacta, mais sólida defensivamente, embora com pouca agressividade e criatividades ofensiva, ainda assim foram do Sporting as melhores ocasiões, destacando um oportunidade falhada à boca da baliza por Yannick e o golo de Ronny na marcação de um livre directo, embora com a ajuda do GR adversário. O Sunderland só por uma vez incomodou Tiago.
No 2º tempo quando se esperava uma melhoria da equipa, denotou-se o contrário, uma equipa desligada entre os sectores e cansada fisicamente, o que é normal. Apesar disso o futebol ofensivo melhorou e a espaço viram-se boas combinações e algumas ocasiões desperdiçadas. Defensivamente as alterações não resultaram e a equipa esteve irreconhecível sofrendo 3 golos de forma muito consentida.
Hoje o plantel fica completo, entrando na fase crucial da preparação. Paulo Bento tem ainda muito trabalho pela frente, mas esperamos que no próximo fim de semana a resposta da equipa seja completamente diferente.
Positivo:
- Maior poder físico no meio campo;
- As bolas paradas e a meia distância que no último ano não existiu praticamente e pode ser uma arma fundamental;
Negativo:
- Debilidades defensivas, onde falhas como aquelas serão fatais em alta competição;
- Demasiada lentidão na transição defesa/ataque;
- Inúmeras percas de bola na organização para o ataque;
- Falta de mobilidade;

12 rugido(s):

Santinni disse...

Sinceramente não gostei nada do jogo. Fiquei assustado porque existem jogadores que continuam com os erros do passado e mesmo a feijões (jogo supostamente sem pressão) as casas e erros são enormes! Vamos por partes:

O SCP entrou com uma nuance táctica, abandonando o losango e passando a um 4-4-2 clássico. Curiosamente neste novo esquema os jogadores do ano passado mostraram-se mais à vontade e destaca-se o jogo cerebral de Roca, a boa mobilidade de Ismailov e Pereirinha e a raça de Derley. Gostei de Polga e Carriço, que apesar de ter cometido esse erro, esteve bem. Agora os problemas - Abel! Continua a passar ao lado dos jogos como fez quase a época passada. Não consegue controlar uma bola, fazer um passe fácil e a defender todos passam por ele. Que é feito do Abel que convenceu o SCP a compra-lo ao Braga? Em comparação pareceu-me que o Ronny esteve diferente. Não inventou a defender e até subiu com bola. outro problema pode ser Yanick. Parte em vantagem na titularidade mas golos como aquele que ele falhou... Muitas dificuldades a controlar a bola e a criar perigo.

Na segunda parte retomou-se o losango (que eu acho que é um excelente esquema táctico quando está oleado) com as entradas de Caneira e Tonel para Central, e P. Silva para lateral. Roca ficou como Pivot e como interiores Simon e Ismailov. Romagnoli dava jogo a Yanick e Tíui. Coisas boas, sem dúvida a movimentação de Romagnoli e Ismailov. Pouco mais. Os problemas? Caneira está completamente fora dela (após ganhar ritmo deviam espeta-lo a lateral direito. Grimmi continua com as indicações do ano passado. É verdinho e precipitado apesar de voluntarioso. Roca a Pivot? Não rendeu se calhar por causa de ter quebrado fisicamente (no lance de um dos golos não acompanhou o lance e permitiu a recarga). Simon deveria jogar à frente ou a 10. Na esquerda não tem rendido tanto (e para quem afirma que deve ser titular tem de mostrar mais) e Tíui - não se deu por ele, apenas ganhou algumas faltas À entrada da área.

Como disse ontem o P. Bento - temos muito trabalho pela frente.

Nota: o meu comentário não significa que não acredite na equipa, antes pelo contrário!

Saudações Leoninas.

Tite disse...

Pois cá a leoa assanhada também não ficou muito satisfeita mas... há uns anos a esta parte que noto que quando o Sporting faz uma excelente pré-época, o resto é um desastre. Assim, prefiro começar mal e acabar muito bem.
Este ano, o meu "feeling" diz que tudo vai em crescendo.
Acreditam em mim?
Eu sei que não mas é assim que se encontram as minhas expectativas.
O próximo jogo já vamos fazer muito melhor. Até porque já teremos o plantel completo.
Eu vou andando por aí ...!!!
SL

Renata A. disse...

Este jogo não passou de um teste e é a partir daqui que têm de ser corrigir os muitos erros que foram cometidos. Notou-se bastante que a equipa ainda não está rotinada e tem pouca capacidade física, devido ao pouco tempo de trabalho.

Todos nós queríamos uma vitória, pois seria muito mais moralizante mas é melhor começar mal e acabar bem, mas para o próximo fim de semana este descalabro nao pode acontecer.

SL

SL

Armando Silva disse...

Há de facto ainda muito a melhorar... É claro que não é ainda tempo de desesperos ou desânimos, mas esta exibição foi deplorável, e não deixou ninguém descansado... Vamos lá melhorar os índices de jogo, agora com a artilharia pesada espera-se outra resposta...

Grande abraço caro amigo

Virgílio disse...

Aquilo ontem correu msm mal!

Destaques apenas para Roca e Izma na primeira parte. Na segunda foi uma miséria franciscana. Para jogo de estria exigia-se no minimo vontade. Também esta andou arredia em muitos jogadores... O que se passa, ppl? A cabeça ainda está de férias??

Abraço de leão!

SL!

Gnitrops disse...

Jogo fraquinho...a máquina ainda está pouco oleada!

Vamos acreditar que nos próximos jogos a coisa vai melhorar.

Abraço

Gnitrops disse...

Jogo fraquinho...a máquina ainda está pouco oleada!

Vamos acreditar que nos próximos jogos a coisa vai melhorar.

Abraço

Gil Lopes disse...

De um Portista, apenas um comentário adicional, o problema principal foi fisico, Paulo Bento jogou com alguns jogadores durante 90m., o que com 4/5 dias de treinos não é vantajoso para se ganhar jogos, lá mais para a frente, pode fazer isso, agora logo no inicio, é arriscado.
De resto, acredito que o Sporting (a não sair ninguem) é o principal adversário do FCP pela revalidação do titulo.
Abraço Visconde.

David Caetano disse...

A não ser que aquilo que o Record anuncia hoje se concretize e o Moutinho vá para o Everton...

Anónimo disse...

Ó VISCONDES, TENS DE METER NO BLOGUE UMA FOTO DO PLATINI. É PARA EXORCITAR CERTAS VISITAS...

Krugul disse...

Caro Visconde,

Concordo com a politica de contratações desta época, e acho que temos um bom plantel. Este ano não se pode dizer que o Paulo Bento não tem jogadores suficientemente bons. Como sabe,já desde Dezembro do ano passado que acho que o Paulo Bento devia ter deixado o Sporting, e, apesar da conquista da taça, continuo a achar o mesmo.

Espero vir a engolir estas palavras porque era muito bom sinal, e isto não quer dizer que não acredite nesta equipa, mas desconfio que vamos continuar a praticar um futebol fraquinho..

O futuro dirá se sou eu o agoirento ou se tenho alguma razão.

Não me levem a mal por não partilhar do optimismo de alguns, mas apesar deste estado de espirito, estou sempre com a equipa, e nunca assobiarei.

Saudações Leoninas

David Caetano disse...

"EXORCITAR"? LOL