07/07/08

Pontapé de saída

Arrancou hoje oficialmente a época 2008/09 do Sporting. Um começo ainda sem o plantel completo por diversas razões, Liedson está em recuperação no Brasil e só regressa dia 17, Postiga, Moutinho, Veloso e Patrício continuam de férias devido ao Europeu e só regressam dia 20 e para além destes regressos adiados continuam por resolver as colocações de Farnerud, Purovic e Stojkovic e as contratações de Grimi ou outro lateral esquerdo e de um substituto para a baliza leonina.
Este último ponto parece-me ser o mais preocupante por tratar-se de 2 posições fundamentais para o equilíbrio defensivo da equipa e por serem aquelas que mais dores de cabeça têem dado num passado recente.
Se o caso do GR poderia ser resolvido com a reintegração do Sérvio, sendo para isso necessário que Paulo Bento assim o aceitasse e Stojkovic a isso estivesse disposto. A única certeza é que o Sporting tem um activo com bastante valor do qual se pretende desfazer por razões extra desportivas, agora como o sucesso do Sporting passa por esse campo, não vejo porque não aproveitar aquilo que já é nosso.
Na minha opinião este processo passaria por Stojkovic mudar de empresário e ter uma 2ª oportunidade na pré-época para mostrar a Paulo Bento que pode contar com ele, o Sporting ficaria a ganhar. Caso não seja possível de todo, a SAD deveria manter pelo menos 50% do seu passe, num futuro próximo seria bem rentabilizado.
No caso do lateral esquerdo, a novela Grimi já se arrasta há tempo demasiado, e espero que o Sporting resolva a questão até final da semana, caso contrário que tenha uma alternativa credível pronta a ser accionada se for o caso.
Eu deixo aqui 2 alternativas bem aliciantes: Del Horno e Sorin. O espanhol está vinculado ao Valência, mas o clube não conta com ele e dadas as boas relações com o clube ché, poderia estar aqui um belo negócio. Já o argentino está desvinculado e sem clube, depois de ter rescindido contrato por mutuo acordo com o Hamburgo. É só escolher.
No global penso que o Sporting tem um plantel mais competitivo e mais equilibrado, embora depois de resolvidas as 2 questões já mencionadas, haveria espaço para um desequilibrador nato, um jogador que fizesse a diferença, alguém que agitasse o jogo quando necessário, pode ser que haja uma surpresa até ao inicio da temporada.
Agora é tempo de trabalho e trabalho... rumo ao titulo.

4 rugido(s):

Armando Silva disse...

Novo ano novas ilusões... Este ano acredito muito no titulo, de resto como sempre, mas este ano acho que temos mesmo uma grande equipa, capaz de dominar a nível interno e surpreender a nível internacional... Claro que tudo isto é valido caso Moutinho e Veloso permaneçam, ou pelo menos o primeiro.

Quanto à lateral esquerda eu gostava mesmo de ver o Grimi de novo em Alvalade mas a verdade é uma, caso não seja possivel não há que parar e devemos avançar de imediato para novo reforço.

Grande abraço caro amigo

António Lopes da Costa disse...

O Sporting não pode cair no erro de vender João Moutinho nem nenhum outro com o qual Paulo Bento conte.
O Sporting não pode cair no erro de contratar JÁ um lateral esquerdo.
O Sporting não pode cair no erro de arrastar as dúvidas Stojkovic (e novo GR?), Purovic, Farnerud, Celsinho, etc..
E nós adeptos, não podemos cair nos erros de sempre. De faltar à chamada. De não apoiar do princípio ao fim, sobretudo nos piores momentos (que é o que todos dizem, mas ninguém faz!).
O sucesso deste Sporting passa por Paulo Bento, pelos jogadores, mas também muito por nós, adeptos. Que não incentivamos e que deixamos que a equipa jogue cabisbaixa.
Tenho a certeza de que todos juntos seremos mesmo campeões.

António Lopes da Costa disse...

Apenas uma rectificação. O que eu queria dizer é que o Sporting não pode cair no erro de NÃO contratar um lateral esquerdo. Porque tem de contratar o mais depressa possível.

Um abraço

Renata A. disse...

Finalmente a bola já rola no relvado. O plantel continua com algumas indefinições mas é urgente resolvê-las no menor tempo possível: encontrar clube para os excedentários e resolver a questão do lateral esquerdo. Se Grimi ficar por dois milhões, tudo bem, agora por quatro milhões é impossível.
Na minha opinião a escolha do guarda-redes passa por Stoj. Mas tudo terá de ser resolvido entre ele e Paulo Bento para Stoj poder partir ao lado dos outros guarda-redes. Temos um excelente guarda-redes e há que tentar fazer com que fique.

SL