29/08/08

Os adversários da Champions

O Barcelona é o principal candidato à vitória no grupo, uma equipa recheada de estrelas e que dispensa apresentações, no entanto é uma equipa que vive num clima de instabilidade há 2 temporadas devido à falta de troféus. O seu presidente é contestado, o seu treinador foi despedido entrando Guardiola como homem da casa para tentar dar ordem à equipa.
Esta temporada o Barça investiu forte no plantel tendo contratado Hleb, Dani Alves, Keita, Piqué, entre outros, embora tenham saído Deco e Ronaldinho Gaúcho.
Apesar de todas as estrelas, o Barça tem pontos fracos. Sendo uma equipa claramente de ataque, o seu sector mais recuado não gosta de jogar sob pressão e comete muitos erros, sendo Valdés um GR capaz do melhor e do pior. Outro factor que desagrada à equipa é a falta de bola, o Barça gosta de ter a bola em seu poder e não de andar atrás dela.
No ataque reside a sua força, com Henry, Eto'o, Bojan e sobretudo Messi, a equipa é capaz de produzir um caudal ofensivo muito forte, dificil de travar.
Ao Sporting resta apresentar-se defensivamente no seu melhor, gerir a bola e explorar o ataque e o relógio, factores que enerva a impaciente plateia catalã e a sua equipa.

O Basileia é a equipa com menos condições de seguir em frente no Grupo C, mas com a qual é preciso ter algumas cautelas. É uma equipa que o Sporting conhece bem da última época, tendo afastado a equipa suiça por claros 5-0 na Taça Uefa, embora o resultado seja algo exagerado, não deixando no entanto de ser a equipa mais acessivel aos leões.
A equipa suiça mantém a estrutura de há várias épocas o que lhe tem valido a conquista do titulo nacional nas últimas temporadas e a liderança do campeonato neste momento. O Basileia chega à fase de grupo após eliminar o V. Guimarães com uma grande "ajuda" da equipa de arbitragem.
Será uma equipa dentro da que o Sporting enfrentou há uns meses aquela que a espera nesta fase, uma equipa que joga sobre um 4x4x2, sendo que por vezes actua só com um avançado fixo e um jogador mais solto nas suas costas.
É uma equipa que defende bem, tem uma estrutura sólida, mas revela grandes lacuna atacantes, recorrendo ao jogo directo e ao futebol aéreo como uma das principais armas. Este será o principal problema do Sporting quando enfrentar esta equipa, que tem como estrela o português Carlitos...tá tudo dito.


O Shakhtar Donetsk é o actual campeão ucraniano em titulo, embora esta temporada esteja a fazer uma época abaixo das espectativas ocupando à 6ª jornada o 9º lugar a já 12 pts do lider da prova.
O Shakhtar tem sido o grande dominador do futebol ucraniano nos últimos anos sendo neste momento tri-campeão, o que se deve em grande parte, às muitas contratações efectuadas pelo clube, sobretudo a falange brasileira que o torna na maior escola de samba do país, mas também numa equipa com qualidade. O clube chega a esta fase após eliminar o D. Zagreb.
Na minha opinião, e como considero o Basileia a equipa mais fraca do grupo, reside nesta equipa a chave do Sporting seguir em frente na prova, e nesse aspecto o sorteio foi-nos favorável uma vez que o Sporting se desloca à Ucrânia à 3ª jornada, recebendo os ucranianos na jornada seguinte em Lisboa, podendo aí resolver a questão a seu favor. Outro factor importante é a ida a Donetsk ser feita ainda em época de temperaturas "amenas" para a região, o que seria mais dificil numa fase mais adiantada da prova.
O Shakhtar é treinado pelo conhecido Mircea Lucescu que assenta o seu esquema de jogo num 4x4x2 clássico, sendo o ponto fraco da equipa a sua defesa, mas tendo um meio campo e ataque fortes, devido aos muitos sul-americanos da equipa.

5 rugido(s):

Armando Silva disse...

Este grupo não é tão fácil como muitos dizem, embora claro, caso queiramos mesmo fazer carreira nesta competição..., não pudemos de modo algum falhar este apuramento... Somos favoritos me temos de o provar em campo...

Grande abraço caro amigo

Cozinheiro Sueco disse...

Muito bom, caro Visconde. Um belo overview sobre os nossos adversários. E claro que passamos!

Abraço Leonino!

Gnitrops disse...

Bela análise caro Visconde.

2 pequenos reparos: com o Basel ganhámos 5-0 no conjunto dos dois jogos e tens na foto dos suiços 2x o "craque" Carlitos :)

Abraço e SL

Visconde disse...

O Carlitos é um jogador que merece destaque...lol.
Foi um lapso, em seu lugar deveria estar o Streller.

Abraço

Tite disse...

Só tenho pena que não apareça também a foto da formação "verde-branca" em primeiro lugar, porque é assim, por essa ordem, que vai ficar a classificação.
Vai uma aposta!!!!
SL