20/08/08

Paim em Stanford Bridge

A noticia do dia é simplesmente de deixar os adeptos de boca aberta, Fábio Paim sem espaço no Sporting, onde estranhamente nem a pré-temporada realizou, será emprestado por uma temporada ao Chelsea...!!! O clube londrino ficará com opção de compra do jogador cuja cláusula de rescisão é de 25M€.
Paim que há muito é referenciado como um jogador de elevado potencial nunca conseguiu demonstrar o seu valor após ter conquistado tudo o que havia para conquistar nos escalões jovens do Sporting. O jogador passou depois por Olivais e Moscavide e na última temporada Trofense e Paços de Ferreira onde não fez valer o seu potencial, tendo realizado alguns jogos, mas nunca sendo opção inicial.
Fábio Paim foi várias vezes referenciado como grande promessa, mas apesar das qualidades técnicas, algo está a falhar na evolução do atleta. Muitas são as razões apontadas para que a sua afirmação ainda não tivesse sido feita:
- falta humildade por cedo ter sido transformado em vedeta;
- o problema será psicológico;
- más companhias e maus vícios;
Quanto a mim terá faltado algum acompanhamento por parte dos dirigentes ao atleta, Paim nunca teve por exemplo as oportunidades de Pereirinha, Veloso, Adrien e demais, ou seja, nunca houve uma real aposta no seu valor. Pode ser que agora com a mudança para Inglaterra, os novos hábitos o tornem mais maduro, lhe permitam dar o passo seguinte na sua evolução e possa finalmente afirmar-se.
Boa Sorte Fábio.

5 rugido(s):

Tite disse...

Caro Visconde,
Se a sua análise estiver correcta...

"Muitas são as razões apontadas para que a sua afirmação ainda não tivesse sido feita:
- falta humildade por cedo ter sido transformado em vedeta;
- o problema será psicológico;
- más companhias e maus vícios;"

...então é bom ele ir dar umas voltas por outros futebóis, para se avaliar o seu potencial.
Caso seja realmente um jogador tão bom como se apregoa, Scolari não deixará de o aproveitar e logo veremos se o Sporting o vai buscar ou o deixa ir pelo valor já proposto na sua cláusula de rescisão.
Não podemos ficar com os jogadores todos que saem da Academia, n'é?
SL

Santinni disse...

O que se passa com o Paim é "normal". Pelo que vi do jogador (jogos do Paços de Ferreira) parece-me que falta alguma coisa (bom tecnicamente). Talvez assumir mais o jogo quando tem bola. Parece-me outra coisa, o Paulo Bento prima pela consistência e pela formação de um grupo que conhece bem e que seja consistente. Não sei se Paim tem más companhias ou comportamentos que são pouco profissionais, mas na verdade até Carlos Martins foi corrido. Não nos podemos também esquecer que os jovens que Paulo Bento lançou foram todos campeões de juniores com ele (Nani, Adrien, Veloso, Pereirinha) e percebe-se que ele gosta de jogadores que conhece (quem não se lembra da oportunidade nunca dada a Douala ou Varela) por isso este processo da parte do SCP não espanta.
Do lado do Chelsea também não me espanta. Desde que Mourinho foi para lá e desde o ataque à academia que levou dois jogadores portugueses para a academia do Chelsea, que o Paim está referenciado com um grande potencial. Esse dossier foi analisado e surgindo a oportunidade eles querem ver o que dá.
As boas notícias são que o Paim - um jogador que provavelmente seria uma eterna promessa - não seria aproveitado em portugal e nem tinha espaço para crescer, poderá através de um nível competitivo superior ao do plantel A do SCP, de uma cultura menos "quente" e da distância dos amigos dos maus hábitos (que sinceramente desconheço que possua) dar um pulo a nível psicológico e profissionalizar o seu talento.
Outra excelente notícia é o impacto que a Academia começa a ter e o respeito que começa a ganhar junto dos grandes clubes europeus - Formar com elevada Qualidade - podendo aproximar-se da do Ajax na descoberta de pérolas.

Cozinheiro Sueco disse...

Ainda esta pré-temporada, quando faltaram jogadores devido às selecções, foram-se chamando juniores para os treinos, Stoj que o Bento queria ver pelas costas também lá andava e o Paim treinava à parte porquê?

Armando Silva disse...

O que mais me preocupa aqui é não saber exactamente os contornos deste negocio...

Quanto ao Paim, sou mais prudente e não sei até que ponto ele seria útil neste novo sporting... Temos uma equipa mais do que feita e construída, é natural que ele não tenha aqui espaço... Vamos ver no que isto dá!!!

Grande abraço caro amigo

Visconde disse...

Caro mpre27

Não creio que existisse alguma situação especifica para o Paim treinar à parte, até porque o André Marques, Varela, João Martins e outros não colocados faziam-no também. Parece-me que como Paulo bento não contava com eles, não quis integrá-los no grupo que ele definiu para atacar o titulo.

SL