17/09/08

Demasiado frágeis

O Sporting não teve a estreia esperada na edição 08/09 da Champions League, apesar de ter sido teoricamente o jogo mais complicado do grupo, a equipa leonina esteve longe do que pode, sabe e deve fazer.
Os leões apresentaram-se muito expectantes, a concederem imenso espaço ao Barça, revelando algum nervosismo e mostrando demasiado respeito pelo adversário, fruto disso a muita má 1ª metade, onde o domínio catalão foi absoluto.
O Sporting apresentou o seu 11 habitual, com Caneira na esquerda para tentar parar Messi, mas a equipa esteve longe do seu valor, entrando muito mal no jogo, sofrendo grande pressão do Barça, nunca conseguindo soltar-se e permitindo aos catalães um domínio absoluto nos primeiros 30" de jogo, período em que sofreu o 1-0 num lance de bola parada, onde uma enorme falha de marcação ditou o resultado ao intervalo.
Nesta fase do Sporting apenas 2 lance se registaram, uma bomba de Rochemback e um tímido remate de Romagnoli, muito pouco para quem ambicionava tanto.
A segunda metade trouxe alguma melhoria da equipa verde e branca (também era difícil fazer pior), o Sporting procurou ter mais bola, foi mais agressivo e jogou mais longe da sua área e no campo adversário. Contudo, quando o equilíbrio entrava na fase em que poderíamos enervar o adversário, eis que um penalty muito duvidoso permite ao Barça ampliar para 2-0.
Paulo Bento mexeu na equipa, e aqui bem, fazendo entrar Veloso para o lugar de Romagnoli muito apagado e o Sporting cresceu, começou finalmente a incomodar a equipa catalã, criou algum perigo e chegou ao golo aos 71" por Tonel a desviar um livre de Miguel Veloso.
A equipa leonina parecia disposta a complicar a vida aos catalães e já pairava sobre Nou Camp alguma desconfiança, mas eis que Paulo Bento decide mexer novamente na equipa, e aqui mal, fazendo entrar Pereirinha para o lugar de Caneira e recuando Veloso para lateral. Após este reajustamento o jogo voltou à forma inicial, o Sporting perdeu o ascendente que vinha mostrando e o Barça voltou a tomar conta das operações, fazendo o 3-1 já no final do encontro em nova falha da defensiva leonina.
Não foi de longe o jogo que se esperava do Sporting, mas também era aquele em que as possibilidades eram menores e com o qual pouco se contava para as contas finais. Contas essas que passam definitivamente por uma vitória na próxima ronda, ante o Basileia, caso contrário a tarefa complica-se e muito. Isto porque o Shakhtar foi ganhar à Suiça por 2-1, mas dando um autêntico massacre aos suíços, à atenção do Sporting.
Agora é tempo de recuperar a equipa e pensar na vitória do próximo jogo da liga, essa sim fundamental, depois a seu tempo o Basileia e os primeiros 3 pontos na Champions.
Força SPORTING.

11 rugido(s):

David Caetano disse...

O Sporting pareceu ter receio em ser ambicioso, numa quase-reedição da noite de Madrid: todos deslumbrados com as estrelas que estavam do outro lado.

Nota-se contudo que falta velocidade a alguns jogadores, neste caso Derlei, porque já não pode, e Rochemback.

Interrogo-me contudo se o Vukcevic não teria sido ontem extremamente útil para dar agressividade ao meio-campo do Sporting.

Paciência... O que é facto é que este era o jogo que não se esperava que o Sporting ganhasse. Vai tudo definir-se nos jogos em casa.

PSN disse...

Caro Visconde,

Fez uma anáilse muito optimista do que se passou ontem em campo. Não consigo ser tão lisonjeiro com o que se passou...

O que eu vi, nos 90 minutos, foi uma equipa remetida à sua área, que só a espaços (10 vezes em todo o jogo?) conseguiu passar do seu meio campo...

Pior que o resultado, que estava nas probabilidades estatísticas, foi a atitude medrosa, desnorteada e sem garra do Sporting.

Senti-me, como poucas vezes me senti, como um adepto do Sacavenense quando vem jogar a alvalade...

Veloso no banco? Não houve marcação a Messi? Moutinho a trinco?

Fomos minúsculos e deixámos uma péssima imagem, na sequência do jogo em Madrid.

Não é este o meu Sporting...

Abraço,
PSN (viscondes)

HMG disse...

Temos de pensar já nos erros cometidos contra o Barça e começar a trabalhar e corrigir os mesmos, não podemos cair ao primeiro round temos de prosseguir ainda podemos recuperar!
Vamos apoiar e podemos já demonstrar o nosso apoio indo ao estádio todas as semanas não para assobiar mas para apoiar e com muito barulho.
Viva o SCP
SL

O 7 Maldito disse...

Uma lástima. Da próxima vez que forem nadar à piscina dos grandes, lembrem-se de levar braçadeiras. Senão...afogam-se.

Anónimo disse...

Ontem no Andebol perdemos novamente com as galinhas que contam nas suas fileiras com os jogadores Luís Gomes, Rui Silva...ex sporting.
Cada vez somos mais uma superpotencia...perdedora.

Alguém na clube sabe o que é mistica, dirigntes incluídos?

Anónimo disse...

Mais uma vez se viu que PB nao é treinador para um clube como o Sporting!
Equivoca-se constantemente, nao tem uma cultura táctica evoluída, nao tem ambição, não tem garra e é um mau gestor de homens como mostra os casos com jogadores de personalidade mais difícil. Estes casos ( Stoikovic e Vukcevic ) causam-nos um prejuízo tremendo porque são dois jogadores que deveriam ser titulares sem margem para dúvidas. Não há outro avançado melhor para jogar com o Liedson e não há guarda-redes que chegue aos pés deste no plantel. Patrício nao nenhuma qualidade acima da média para merecer uma aposta num jogador tao novo. Mas a burrice teimosa do nosso treinador tira-nos estes activos, desvaloriza-os e dá-nos prejuízos desportivos com tristezas. Além de ser incompetente é teimoso. Com ele só jogadores calminhos é que poderão jogar. Falta de estofo, de capacidade de liderança num grupo multifacetado. Romagnoli tem sido há muitos jogos uma nulidade, Tiuí é uma vergonha de jogador para este clube. Mas esses jogam. Uma equipa sem capacidade nenhuma, sem estofo, sem presença, sem liderança dentro de campo, sem atitude, sem mecanismos, apenas com a qualidade de alguns jogadores. Muito bem Izmailov, fez o que pode. Veloso seria sempre titular no meio campo, obviamente. Derlei quase nulo. De resto muitos jogadores sem referencias de equipa. É muito fraco este treinador mas lá teremos de levar com ele mais uns tempos.

Anónimo disse...

amigos sportinguistas

o que me aflige é a falta de ambição destes jogadores, e isso é resultado da falta de "tomates" do seu treinador, que é demasiado teimoso, e isso não sinal de inteligência.
temo que isso se vá reflectir na liga sagres.
Mudem a atitude, porque somos uma potência na formação e teremos que o ser nos seniores.

saudações leoninas

HMG disse...

No andebol a História continua a repetir-se! o mesmo treinador continua, ano após ano e o nosso clube continua sempre perdedor ontem foi com as galinhas mais uma derrota já é hora de dizer basta e sr treinador já chega precisamos de mudança deixe o SCP se tiver um pouco de orgulho.
Esta historia está como o futebol dois treinadores teimosos assim fica dificil !
SL

Visconde disse...

Caros

Ninguém deve estar satisfeito quando se perde, mas da mesma forma que não havia ainda motivos para grandes euforias, também agora não há para grandes fustrações. Vamos é ganhar ao Belenenses e apoiar a equipa, isso sim é de valor.

Abraços

Renata A. disse...

Não entramos da melhor maneira na Champions. Não digo tanto pela derrota, uma vez que jogámos contra uma grande equipa europeia, mas sim pelo exibição sofrível que apresentamos. Quem joga com o Barcelona não pode jogar assim. Agora é aprender com os erros e não mais os repetir! Mas nada está perdido. Sofremos uma derrota contra uma grande equipa mas a luta continua!

SL

Armando Silva disse...

Já muito ou tudo foi dito sobre este jogo, mas não podia deixar de dizer.... Jogo Horrível!!!

Grande abraço caro amigo