22/09/08

O vulcão Vuk

Quando tudo parecia encaminhar-se para um final feliz, eis que o vulcão Vuk entrou em erupção. Depois de ter actuado, e bem, durante 45" frente ao Belenenses e somado pontos no "diferendo" com Paulo Bento, Vukcevic decidiu abrir a boca e estragar tudo novamente dizendo:
"Decidi que vou sair em Dezembro. Joguei hoje mais minutos do que em toda a época e não há nada melhor para um jogador. Eu só queria jogar e ajudar a equipa mas isso, pelos vistos, é mau aqui. É uma situação muito difícil para mim mas vou dizer ao clube que decidi sair em Dezembro".
"É difícil para mim, mas vou sair. Muito obrigado aos adeptos pelo apoio que me deram sempre mas assim não podia continuar. Que esta seja a melhor solução para o Sporting, ao qual desejo tudo de bom"

Muito já foi dito acerca deste caso, muito já foram comentadas as declarações e justificação de Paulo Bento e Vukcevic, mas a parte com mais responsabilidades e para quem este problema acarreta mais prejuízos continua em silêncio, para quando uma comunicação da Sporting SAD acerca desta matéria?
Desde quando é que os empresários e/ou jogadores dizem que querem sair porque não jogam, mas se isso acontecer já pensam em ficar? Onde está a mão pesada da SAD nesta matéria? Para quando uma decisão nesse sentido e que faça as pessoas no futuro pensarem melhor antes de abrirem a boca?
Este problema resulta essencialmente da intransigência de Paulo Bento em ter um grupo unido e envolto no mesmo espírito (onde o colectivo deve ser a grande arma da equipa) e a falta de "maturidade" de Vukcevic, um jogador que tem tudo para ser uma estrela, mas que não sabe pensar pela própria cabeça, deixam-se influenciar por terceiros, neste caso o seu empresário, mais interessado em futuras comissões e Stojkovic, outro jogador problemático do Sporting. O montenegrino já tinha tido problemas semelhantes no clube passado e parece que não aprendeu com os erros.
Se Vukcevic tivesse maior maturidade veria que este seria o momento ideal para dar a volta à situação, tinha acabado de desempenhar bem o seu papel, um dos concorrentes directos à posição está em dúvida para o próximo jogo e ele seria a peça a encaixar no puzzle, não pensou, deu ouvidos a quem não devia e agravou a sua situação.
Um jogador que esteja descontente deve mostrar ao treinador que está errado dentro do campo e durante a semana e não fora dele, e se tem algo a comunicar fá-lo internamente.
Agora como resolver este diferendo?
A SAD deve ser intransigente e não abdicar do jogador, aceitando apenas uma transferência pelo valor da cláusula de rescisão.
No entanto o maior problema será como gerir a situação no interior do grupo. Como será o relacionamento de Vuk com os colegas? Passará a treinar isolado ao lado de Stojkovic? Ou apesar de tudo continuará a ser aposta de Paulo Bento abrindo um precedente que não teve com Stoj?
Se aceitar o ultimato de Vuk para jogar, que dirá Paulo Bento aos restantes elementos que não são opção regular?
Na minha opinião Paulo Bento deve manter a sua posição, um jogador por melhor que seja deve perceber que não é desta forma que mostra ser solução para algo, antes pelo contrário. Vukcevic tem garra ao jogar e qualidades úteis à equipa, tem é de perceber que só joga quando o treinador quer e se o fizer bem, sem levantar problemas, certamente o fará muitas vezes.
Que dirá Veloso que deixou de ser titularíssimo para estar no banco? E Tiui que nos "deu" a última Taça de Portugal precisamente porque Vuk amuou e não quis entrar? E quando Liedson recuperar, estando Yannick, Derlei e Postiga num bom momento, se quem sair da equipa tiver este tipo de comportamento?
Caro Vuk respira fundo e põe a cabeça no lugar... isto não é a Rep. Do Montenegro!!!
PS
- Parece que isto não passou tudo de um equivoco. O empresário de Vuk teve há poucos minutos as seguintes declarações (ler AQUI), e afinal o grande responsável por este imbróglio é o sistema... Enfim, este fala consoante lhe dá o vento!!!!

10 rugido(s):

PSN disse...

Acho que o Visconde não podia ter encontrado uma melhor metáfora: vulcão!

De facto, Vuk, o vulcão, parecia dormir, após as ofertas aos deuses (leia-se ter sido dada a possibilidade de jogar a segunda parte), quando, sem nada o fazer prever, explode cuspindo lava em todas as direcções (inclusive para cima de si próprio)...

Analogias à parte, não creio que Vuk tenha sido inteligente. O jogador é o elo mais fraco da relação com o treinador (não obstante o apoio dos adeptos) e devia ter fumado o cachimbo da paz para tudo voltar à normalidade...

Inteligente não é igualmente a forma como PB está a lidar com a situação esticando a corda ao limite.

Com estas declarações, abre-se a caixa de pandora e podemos esperar tudo...

Com isto, quem perde é o Sporting que vê desaproveitado um grande jogador.

Abraço,
PSN

Gnitrops disse...

Neste momento está tudo nas mãos do Paulo Bento...se não convocar Vuk para o derby é um claro sinal que não conta mais com ele.

Na minha opinião, vai ser convocado e tudo se vai resolver. Para bem do Simon e, principalmente, para bem do Sporting!

SL

Gnitrops disse...

http://www.sporting.pt/Info/Futebol/Noticias/noticiasfutebol_futcomunicadosad_220908_45305.asp

Tite disse...

No meio de tudo isto só tenho duas certezas.
Em Dezembro teremos o dia de Natal e as declarações de FSF que irá informar os adeptos se se candidatará de novo ao lugar de Presidente ou... nem por isso!
Não é uma boa????
Rugidos de satisfação

Renata A. disse...

Tudo isto é uma grande confusão. Com Paulo Bento a puxar de um lado e Vuk de outro, a corda rebentou. Mas confio na decisão do treinador. Bento não se pode levar, nem se levará, pelas vontades dos jogadores.
Vuk é bom jogador, isso é certo, mas terá de entender que ninguem tem lugares garantidos. Primeiro há que trabalhar bem e só depois se conquista um lugar na equipa. Vuk é uma peça importante mas não nos podemos dar ao luxo de satisfazer todas as vontades do jogador. Apoio a decisão de Bento, seja ela qual for.

SL

Armando Silva disse...

O VUK acabou por dar razão ao Paulo Bento... Mais nada do que isto...

Grande abraço caro amigo

David Caetano disse...

Tite, isto é como diz o ditado:

"Chuva em Novembro, Natal em Dezembro"

Cozinheiro Sueco disse...

As últimas declarações de Vuk, reproduzidas no record, "exigindo" jogar à direita ou à frente, não são menos incríveis. Quem mete ordem na cabeça do rapaz?

Anónimo disse...

Bom comentário.O Vuk pensava que fazendo no Sporting,aquilo que fez no Partizan e no Saturn, seria o suficiente para se fartar dele e deixá-lo sair pelo preço da "UVA MIJONA".Engana-se!Estou ciente, que o Paulo Bento e a direcção vão deixar andar(talvez com umas multas pelo meio) e ele, com o tempo, se vai cansar de exigir e pensar que a melhor solução para resolver o problema que criou, é trabalhar todos os dias, para merecer um lugar na equipa.Imagine-se só um momento, se todos os suplentes que não jogam regularmente, se pusessem a exigir, por intermédio da imprensa, para jogar.Não haveria equipa nenhuma que resistisse no Sporting e nem em qualquer outro clube.

Anónimo disse...

Ó VISCONDES,DEVIAS METER OUTRA FOTO DO P.BENTO.
ESTÁ COM OLHEIRAS E MÁ CARA, PARECE TER COMIDO FRITOS NA VÉSPERA.TALVEZ UMAS FARTURAS DE ROMARIA AINDA QUENTES ACOMPANHADAS COM UM COPO DE LEITE,TUDO ANTES DE DORMIR.