02/09/08

Solidez

Nova entrada de leão e uma vitória saborosa num jogo intenso, sem grande inspiração, mas com muita transpiração. O Sporting mostrou grande solidez defensiva, soube controlar bem a partida e provou que está preparado para sofrer de forma a chegar ao seu objectivo máximo, o titulo, mas acima de tudo demonstrou uma grande diferença para o passado recente, a equipa como um todo.

Os leões sabiam das dificuldades que iriam enfrentar em Braga, mas cedo demonstraram que queriam um resultado positivo. Fruto dessa boa entrada em jogo, nasceu o golo logo aos 3", na melhor jogada colectiva do desafio, com Abel servido por Derlei a entrar na área, a sentar Evaldo e a servir Postiga de bandeja que não desperdiçou, estreando-se a marcar de leão ao peito e dando 3 importantes pontos ao Sporting. Postiga aproveitou da melhor forma a lesão de Yannick que ficou de fora.
Após o golo o Sporting continuou a ser superior até aos 15", altura em que o Braga respondeu e começou a ter mais ascendente no jogo. Uma partida muito disputada a meio campo, com grande intensidade, mas sem grandes qualidades técnicas e sem lances de perigo durante a etapa inicial, excepção ao golo de Postiga e a um cabeceamento de Linz perto do poste de Rui Patrício.
Foi uma 1ª parte em que a componente táctica se superiorizou à técnica, onde o Sporting dominou inicialmente, mas onde depois teve algumas dificuldades em controlar a partida, sobretudo por perder muitas bolas nas transições de jogo e por optar por um futebol demasiado directo.
No 2º tempo o cariz do jogo não se alterou muito, embora o Sporting tenha optado por segurar e manter a bola mais em seu poder, dificultando a tarefa do Braga e facilitando o controlo de jogo e a gestão do mesmo.
O tempo foi passando, os lances de perigo não surgiam, ao invés dos cartões amarelos que iam chovendo em catadupa. Paulo Bento foi mexendo na equipa, trocou Postiga por Tiui e Romagnoli por Veloso e o Sporting geria o jogo à sua maneira e aos pouco foi-se superiorizando ao adversário. Tiui desperdiçou o 2-0 após uma jogada de insistência de Derlei e pouco depois João Caceteiro Pereira foi expulso por agressão a Moutinho.
Até final e com mais um elemento, o Sporting controlou bem a partida, Tiui, o trapalhão, ainda desperdiçou mais uma boa ocasião e ainda viu o regresso de Vukcevic à equipa. Que sejam os primeiros de muitos minutos.
Uma vitória sofrida mas merecida do Sporting, uma vitória da equipa no seu todo, uma vitória do espírito de sacrifício e vontade de vencer. Um Sporting há imagem do que se quer, porque nem sempre é possível jogar bonito.
Vamos no bom caminho, agora faltam 28 finais...rumo ao titulo.

11 rugido(s):

Anónimo disse...

Noticia retirada do Diário Digital

“Paulo Bento acredita que Sporting será campeão

O treinador do Sporting, Paulo Bento, afirmou, após vencer na segunda-feira o Sporting de Braga e alcançar o primeiro lugar da Liga portuguesa de futebol, que acredita que a sua equipa «será campeã esta temporada».
«Se não for, não me suicido, nem abandono a carreira de treinador» ...”,

O concelho que eu deixo a todas as outras equipas da Liga Sagres, é que vão de férias, este ano já temos campeão. E voltem para o ano, pode ser que tenham a sorte de os lagartos vos quererem deixar ganhar.
Assim os atletas adversários evitam ter que se cansar e evitais lesões.
Obrigado Paulo Bostas por mandares a malta ir de férias.
E não te suicidas nem deixas de treinar?! Mas devias, era o melhor que podias fazer, assim já não tínhamos que gramar com os teus brilhantes comentários.
BOAS FÉRIAS A TODOS!
VIVA O CAMPEÃO!

GaCoMoSi disse...

Mais do que um bom jogo, um excelente resultado. Podemos encarar as 3 finais seguintes com mais tranquilidade (Belenenses, Benfica e Porto).

Saudações leoninas

David Caetano disse...

Razões tinha o Paulo Bento para se queixar da arbitragem oh Visconde! Em 2 jogos, 2 erros crassos, um deles com influência no resultado :P

PSN disse...

Caro Visconde,

Há jogos fáceis, há jogos com maior dificuldade e há jogos que há que vencer com sacrifício, abnegação e com pragmatismo.

Este foi um desses jogos.

Não jogámos bem, fruto de um golo aos 3 minutos, mas conseguimos o nosso desiderato.

Grão a grão...

Leão de Alvalade disse...

Agradeço a deferência de Vª Excia, que irei retribuir. Faz-me bem ao meu ego plebeu ter um amigo Visconde. :)
SL

Renata A. disse...

Não foi um jogo de futebol bem jogado. Foi sobretudo um jogo inteligente por parte do Sporting. Nao dominámos mas controlámos a partida. Podíamos ter dilatado a vantagem mas o mais importante era vencer.
Esta versão do leão é mais inteligente mas não privilegia o futebol bonito. Deu resultado em Braga mas pode nem sempre ser assim. Defender sim, mas atacar é sempre conveniente.

SL

Tina disse...

Não sei se controlámos, se fômos mais inteligentes ou pragmáticos.
Só sei que não gostei do jogo e que sofri..... muito!!!!
E quando fôr a Champions???
Este futebol dá para vencer?
Não é este futebol que eu vejo na Liga Inglesa, nem na Espanhola, nem na Italiana.

Gnitrops disse...

Foi uma vitória justa do Sporting, com uma exibição q.b. onde a atitude e a vontade de vencer foi determinante para a obtenção do triunfo.

SL

Armando Silva disse...

Vitória justa e super importante do nosso Sporting, que não sou mostrou qualidade, em curtos espaços é certo, como fundamentalmente mostrou raça e querer, isso sim, verdadeiramente importante...

Grande abraço caro amigo

Cozinheiro Sueco disse...

Nem mais, caro Visconde! Haja sempre atitude!

ps: tens aí uma publicidade marada que se sobrepõe ao texto (pelo menos no meu computador). Fica quase tão difícil de ler como um post para canhotos ;)

Abraço Leonino!

Eugeniu Dodonu disse...

pois, tivemos um jogo dificil, em que consiguimos manter o braga fora da nossa baliza mas sempre perto, o tiui sempre desatento ainda tem muito para aprender, para fazer asneiras dessas preferia pôr um jogador da nossa formação,mas todods merecem uma oportunidade.
amigo visitem mais um blog sportinguista. http://mundoleonino.blogspot.com/

abraço a todos os sportinguistas, somos os melhores