08/10/08

O bode expiatório

O Sporting vive um momento (mais um) de instabilidade emocional e de resultados. Uma equipa que iniciou a época com grande fulgor, conquistando a Supertaça e 3 vitória consecutivas na Liga, vê-se agora e após 2 derrotas consecutivas com os principais rivais, num clima de guerra, onde já nada é bom e tudo é posto em causa.
Apesar de não concordar com todas as criticas feitas, muitas deles são justíssimas, a equipa tem de jogar mais e melhor e sobretudo tem de demonstrar vontade e ambição de vencer. Não obstante, é preciso ver que esta "crise" de maus resultados e exibições aconteceram quando a equipa estava privada de Caneira (elemento fundamental para a estabilidade defensiva), Izmailov e Vukcevic (os criativos e desequilibradores do meio campo), o que demonstra mais uma vez que o plantel leonino é curto e algo desequilibrado (Celsinho e Paim eram capazes de dar jeito) e aí sim, a culpa é de Paulo Bento.
No entanto este post tem como alvo outra pessoa e que tem sido criticado e apontado por muitos como um dos males para o Sporting estar nesta situação, de seu nome RUI PATRÍCIO.
Parece-me que o Patrício é o bode expiatório para o momento actual do Sporting. A equipa não joga, não rende e não ganha e a culpa é do Patrício.
Se Paulo Bento embirrou com Stojkovic, agora foi o público leonino a fazer birra com o jovem leão. Na minha opinião, Patrício já denota uma grande evolução em relação à última época, ainda não teve erros clamorosos como os que nos custaram pontos em Setúbal, em Alvalade com o Leiria, com o Leixões, etc.
Ao invés disso já deu pontos ao Sporting esta temporada, mas a memória é curta e é sempre mais fácil criticar os mais fracos.
Eu faço um apanhado dos pontos que já nos assegurou esta época:
- Supertaça ( Melhor em campo a par de Yannick. Um jogo enorme no qual defendeu uma GP que foi decisiva para o resultado final);
- Belenenses (Salvou em 2 ocasiões o golo eminente, com o resultado em 1-0);
- Basileia (Evitou o empate com uma mancha enorme);
Resultado, um troféu, 3 pontos na liga, 3 pontos na champions e 600 mil euros nos cofres do clube...é mau!!!?
Vamos é apoiar todos o nosso clube, aquela camisola e aquele símbolo são demasiado importantes para serem assobiados e vaiados, isso nunca...

14 rugido(s):

PSN disse...

Caro Visconde,

Sempre achei que o Patrício era inferior ao Stojkovik.

Contudo, considero que, em face da indisciplina do sérvio, a baliza está entregue ao melhor redes possível.

Concordo com o Visconde, no sentido em que há muita gente a querer crucificar Patrício. A meu ver injustamente.

Patrício tem sido muito útil ao Sporting e tem demosntrado que está à altura da baliza do Sporting. Para além, dos exemplos apontados pelo Visconde, lembro-me de muitos outros em que fomos salvos pelo Patrício.

Patrício tem ainda um longo caminho pela frente, vai continuar a cometer erros, mas julgo que se justifica a aposta.

Assobiar o miúdo é que não ajuda...

Peyroteo disse...

O Bode Expiatório preferido e do costume!

Os Portistas têm um trauma?
Por que raio deve ser uma regra não se marcar penalty contra o FCP???
E porque raio, quando raramente isso acontece, e por mais erros que aconteçam depois nos jogos, para os Portistas o árbitro ROUBOU-OS SEMPRE?
Gastem uns minutos a ver um vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=aWEw2lPA-2M

Sabem o que é um jogo cozinhado?
Conhecem o árbitro?
É inimigo do FCP não é???
E nos 9 Clássicos apitados por ele, o Sporting venceu 1, empatou outro e perdeu 7!
Nos últimos 2 anos não tinha aparecido, e o Sporting “só” levou 1 Taça e 2 SuperTaças para Alvalade.

Anónimo disse...

caro visconde concordo com as tuas contas...mas o Paulo Bento ja tirou jogadores da equipa por menos falhas...e todos sabemos que temos um guarda redes superior,ja esta na hora de deixar os castigos de parte com todos os jogadores...e defenderem o nosso clube.

sempre sporting

Cozinheiro Sueco disse...

Visconde,

5 *s! Haja gente lúcida no meio da histeria.

Abraço Leonino!

Leão de Alvalade disse...

Infelizmente para nós e para o Patricio os GR até podem fazer uma exibição de outra galáxia durante 99,9 minutos, mas se forem mal batidos num infimo momento restante é isso que marcará irremediávelmente a sua prestação.

Patricio é um jovem que merece ser defendido. Não creio que seja isso que PB tenha estado a fazer.

Não creio que seja útil assobiar os jogadores durante o jogo, mas com o Basileia foi bem merecido e até parece que os acordou. Porque os sportinguistas não assobiam as camisolas ou o simbolo, mas sim quem lhes dá mau uso.

SL

Armando Silva disse...

Não concordo que o Patrício seja o bode expiatório, muito pelo contrario..., nunca um jovem guarda-redes leonina teve tantas oportunidades como este... Não entendo é que se ache o Patrício o guarda-redes ideal para o Sporting quando este não dá segurança nenhuma à defesa... Aliás, basta para isso atestar o seu desempenho nas bolas pelo ar, e esse capitulo não é de menor importância, pois em quase todos os jogos temos livres e cantos contra nós, naturalmente... Claro que ele não é o culpado pelos maus resultados, de longe, mas também não contribui muito ou quase nada para muda-los... Um guarda-redes de topo exigia-se...

Grande abraço caro amigo

Visconde disse...

Caro Armando

O Patricio é o bode expiatória porque está a ser culpado por algo que o transcende e do qual ele não tem culpa.
É certo que o Stojkovic é o melhor GR do Sporting neste momento, mas é um mau profissional e os interesses da equipa têm de estar acima dos pessoais em qualquer caso.
Por outro lado o Patricio tem enorme margem de progressão, como se tem visto, e a experiência ganha-se, jogando...

Abraço

Mário Silva disse...

E se estivesse o Stojkovic a titular, que post faria ???

Provavelemente nenhum, porque não havia desconfiança nem bode expiatório....

Abraço

Visconde disse...

Caro Xangai

O objectivo do posto não é defender desmensuradamente o Patricio, é sim abrir os olhos, a quem quiser evidentemente, que o problema actual do Sporting não muda só com a troca do GR.
Ou bastava trocar o Patricio pelo Stoj e o campeonato eram favas contadas???
É ponto assente que o Stoj é o melhor, mas também é ponto assente que a cabecinha dele é muito fraquinha. Apesar disso, sempre aqui foi defendido e criticado quando mereceu, da mesma forma que o Patricio. Acima de todos...o SPORTING.

Abraço

Armando Silva disse...

Caro amigo Visconde,

Concordo com o que diz, mas o que eu ando a dizer já há muito, e digo isto desde a época passada, é que o Sporting não deve nem pode sofrer com o crescimento do Patrício... Ele tem potencial, de acordo, ele só crescerá jogando, de acordo, mas porque temos de ser nós a sofrer com isso? Quer dizer, sofremos para formar o atleta e quando ele está em ponto de rebuçado ele saí!!! Claro que isso é inevitável, mas se tal até se aceita num médio ou avançado, pois aí os erros ou não produção são menos notados..., na baliza qualquer erro ou grande defesa que não foi feita pode valer 3 pontos!!!

Só espero que o Patrício mostre o que vale e me obrigue a um dia, espero que cedo, vir aqui e a outros sítios dizer que estava errado...

Grande abraço caro amigo

OLeãoRampante disse...

PARABÉNS SÁ!

Quem falta ao Sporting

Ricardo Piedade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo Piedade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo Piedade disse...

Antes de mais, já que é a primeira vez que aqui comento, quero dar um grande abraço a todos os leões e os parabéns ao autor deste blog, com conteúdos de grande qualidade e com uma muito agradável estética.

Quanto ao Patrício, obviamente que o Rui não tem culpa nenhuma da sua situação. Ele dá o seu melhor e quem dá o que pode a mais não é obrigado. Apesar de sempre ter preferido o Stoj, acho que a atitude da Juve Leo foi algo infeliz para com o Rui. No entanto acho que a Juve leo não quis atacar o Patrício mas sim contestar a forma como o nosso melhor GR, que é claramente Stojkovic, foi excluído da equipa por motivos amplamente exagerados. Note-se que quando Stoj deu a entrevista que fez a casa vir abaixo já estava colocado de parte pelo Paulo bento, sem que se percebesse porquê, há bastante tempo. Sim é verdade que Stoj tem um ego enorme, tem um temperameno complicado e é tudo menos humilde. Mas deixo duas questões: o que é que isto interesa dentro de campo, e onde é que estas personalidades prejudicam o Sporting no seu objectivo de ganhar jogos e conquistas títulos? Eu pelo menos prefiro uma equipa de leões ferozes, arrogantes e de pêlo na venta que querem mostrar ser os melhores do mundo (mesmo que não o sejam) e que só pensam em ganhar do que uma equipa repleta das tão apreciadas qualidades da humildade, etc. A humildade não marca golos nem ganha campeonatos. O que ganha é a qualidade, atitude ganhadora e a vontade de vencer. E nesta equipa técnica os "leões ferozes" são sempre colcoados de parte. Foi assim com Sá Pinto, a quem Paulo Bento fechou a porta na cara assis que pôde, foi assim com Stojkovic e é assim com Vukcevic, outro "culpado" de não ser humilde e preferir ter auto-confiança e ter atitude vencedora e lutadora. Gostaria de ver o que faria Paulo Bento com jogadores como Eric Cantona, Andreas Moller, Paul Gascoigne, Georghe Hagi, Hristo Stojchkov ou Diego Maradona...

O Rui não tem culpa de ser titular, nem tem culpa de ter sido lançado ás feras muito antes de tempo, e assim ter ficado exposto às críticas antes da altura certa. A culpa é de quem o meteu a titular antes da altura certa, criando assim este problema. O Rui faz o seu papel, dá o seu melhor. O problema é que o seu melhor não é suficiente. Mas as culpas não podem ser imputadas ao Rui. O Rui é um jovem em evolução, ainda em crescimento. A culpa é de quem se quis armar em "ditador cubano" com o melhor Gr do plantel, e de, após se ter descartado o melhor GR, não ter trazido um GR de grande nível discutir o lugar com o Rui e com quem o Rui pudesse aprender alguma coisa. Em vez disso as alternativas ao Rui são um Tiago que está no plantel para encher chouriços e o Batista que é suplente do Rui na selecção de sub-21... O Rui é neste momento um GR bonzito, tem já alguma qualidade e já demonstra mais segurança do que na época pasada que foi muito fraca. ma ainda não é suficiente. Quando as bolas levam o sela da ameaça de golo acabam invariavelmente lá dentro. E um GR de um grande tem que fazer mais do que isso. Tem que ser capaz de, num lance decisivo, fazer aquela defesa impossível que faz a diferença entre ganhar 3 pontos ou só 1. Não pode ser um GR que vai fazendo "boas defesas" em bolas que quase todos os GR da primeira liga defendem. O Rui pode ter todo o potencial do mundo, mas potencial é diferente de potência, e o que os jogadores podem ser no futuro não serve de absolutamente nada no presente. Pensava que o conceito da "equipa para o futuro" tinha ficado enterrado nos anos 90, onde as equipas do futuro foram imensas e com 0 resultados práticos, mas parece que afinal continua-se a cometer os memos erros.

Mais uma vez os parabéns ao Visconde pelo excelente blog e um abraço a todos os Sportinguistas!