21/10/08

O Mágico de Donetsk

Aproveitando o jogo do Sporting na Ucrânia, gostaria aqui de fazer uma pequena homenagem a um jogador que no pouco tempo que jogou de leão ao peito espalhou magia pelos relvados portugueses. Um jogador com um futuro brilhante, mas que um dia o destino atraiçoou, refiro-me claro a Cherbakov.
Cherba como era conhecido pela grande maioria de todos nós rapidamente conquistou a plateia de Alvalade, que vibrava com a elegância e magia daquele pé esquerdo. Era um jogador que actuava nas costas do avançado e fazia a diferença, "um esquerdino, excelente jogador" nas palavras de Robson, treinador leonino na altura.
Cherbakov tinha chegado à 1ª equipa do Shakhtar, realizou em 91 um Mundial de Juniores em Lisboa onde deu nas vistas, sagrando-se o melhor marcador da competição e cedo começou o assédio de vários clubes europeus no seu concurso. Chegou ao Sporting em 92 a troco de 500 mil dólares, cerca de 70 mil contos, uma verdadeira pechincha para tamanha qualidade.
Ano e meio depois deu-se o acidente que o atirou para uma cadeira de rodas e pôs fim a uma carreira auspiciosa e com largo futuro.

Formado nas escolas do Shakhtar onde começou aos 6 anos, Cherba só conheceu 2 clubes na vida, o Shakhtar e o Sporting, sendo portanto um homem de coração dividido amanhã à noite, mas que terá um dia feliz.
Hoje estará com a equipa e delegação leonina, quanto a mim só me resta agradecer a qualidade, a magia e a garra que sempre teve de leão ao peito e desejar-lhe as maiores felicidades.

Força Cherba.

7 rugido(s):

Cozinheiro Sueco disse...

Caro Visconde,

Justíssima homenagem! Um grande jogador que pagou demasiado caro por um acto infeliz.

Força Cherba!

Abraço Leonino!

Gnitrops disse...

Não lhe chamava um acto infeliz mas sim um acto irresponsável...

Mas pronto, grande jogador que passou pelo Sporting e que merece tudo de bom na vida!

Cherba!

Armando Silva disse...

Muito bem lembrado amigo Visconde... O Cherba foi de facto uma fenómeno e nós nunca o esqueceremos... Aquele talento não tinha limites e o acidente pôs fim à sua carreira, mas não as momentos brilhantes que ele nos proporcionou...

Um grande viva ao Cherba e um grande abraço caro amigo

Ricardo Piedade disse...

Um jogador com um enorme futuro à sua frente que infelizmente perdeu tudo devido à incosciência da juventude...

Obrigado Cherba pelo que nos fizeste sonhar!

JPG disse...

Força Cherba!!!

JG disse...

Um enorme jogador que fica na galeria das nossas memórias! Podia ter chegado onde quizesse porque tinha talento às carradas!

Foi a vitima colateral do despedimento estupido de Robson depois de Salzburgo!

Numa semana, saímos da UEFA na eliminação mais inacreditavel de que tenho memoria (os 2-0 de alvalade podiam ter sido sete ou oito a zero), perdemos o treinador e perdemos o...Cherba! Que teve o acidente no final da noite do jantar de despedida de Robson com os jogadores! Uma semana dos diabos!

House disse...

Fica a nossa humilde homenagem. Força Cherba.