10/10/08

Palavra de Presidente

Hoje é dia de entrevistas de Soares Franco, Diário Económico, Record e Diário de Noticias, é só escolher a capa, pois o conteúdo é semelhante.
Vou deixar algumas ideias chave das palavras do Presidente da SAD Leonina (deixei a surpresa para o fim...).
O Passivo - "Disse que resolvia a questão do património não financeiro do Sporting e que vendia e abatia passivo, que reestruturava o Sporting, nomeadamente na sua estrutura e na sua organização, o que nós fizemos. Disse que resolvia o problema com a câmara municipal de Lisboa, que está em vias de ser resolvido, e com isso materializar esse desfecho com a efectivação da venda dos terrenos à MDC. Garanti que não vendíamos activos e só vendemos até hoje o Nani. Continuámos a apostar na formação e a valorizar os nossos activos."
Onde é que foi utilizado o dinheiro da venda de património não desportivo?
"Para reduzir passivo e para financiar a actividade, porque a actividade é deficitária."

Sócios e adeptos - "Eu acho que a única maneira que eu tenho para medir o êxito tem a ver com o crescimento da família sportinguista, ou seja, sermos mais do que éramos antigamente, e sermos melhores e maiores na assistência aos jogos. E hoje a minha avaliação não é positiva. Nós temos 94 mil sócios e só cerca de 55 mil é que são pagantes. Destes, só à volta de 30 a 35 mil é que são sócios efectivos, com mais de 18 anos. Portanto não posso ter uma avaliação positiva."
"O Sporting não consegue passar uma mensagem de militantismo para os adeptos, e isso é que me preocupa e leva-me a fazer uma avaliação não positiva do meu desempenho. Considero um fracasso." - E que tal um conjunto de medidas que alterem isso? Eu vou explicar num post a seguir como se faz...fique atento.
Gameboxes - "Primeiro, mesmo que eu quisesse responsabilizar o Dr. Pedro Afra pelo inêxito disto não o faria, porque quem o escolheu fui eu. Portanto a responsabilidade é sempre minha, ponto final parágrafo. Mas a primeira coisa que nós temos de fazer é perceber porque é que isto acontece. Eu acho que ainda não encontrámos uma explicação." - Eu faço um desenho (preço bilhetes + horário jogos + futebol praticado = Assistência reduzida). Capiche?

Oposição - "Nunca tive da parte de nenhum membro que seja face visível da oposição a apresentação de um projecto de alternativa. Corro o risco de ser injusto. Mas acredito que se o Sporting não tivesse tomado as medidas que tomou há três anos, hoje, face à realidade actual do mundo, podia estar em riscos de estar numa situação muito parecida à que esteve o Boavista, o incumprimento total das suas obrigações." - Um dos grandes males do Sporting, oposição inexistente ou credivél...

O Futebol - Como espectador de futebol, aprecia a forma de o Sporting jogar actualmente?
"Eu não lhe sei dizer isso, com toda a sinceridade, porque assistir aos jogos na condição de presidente é completamente diferente de assistir na condição de adepto. Porque eu sofro muito pelo resultado, porque o resultado é o êxito do Sporting e o êxito do Sporting é o êxito também da própria Sporting SAD. E portanto, muitas vezes não consigo ter uma total isenção a ver um jogo, atendendo à ansiedade de o Sporting ganhar. Portanto não sei, com toda a sinceridade." - Deve ser do fumo do charuto que não deixa ver bem...

Vukcevic - "Esse é um tema que é fundamentalmente dirigido pela equipa técnica e pelo director desportivo. E tem a minha total confiança, não vejo razão nenhuma para ter que intervir directamente. Mas deixe-me deixar uma mensagem muito clara: nós quando contratamos um jogador temos que cumprir esse contrato e na SAD somos todos solidários com as nossas obrigações, independentemente do jogador ter dificuldades na adaptação ou de sofrer uma lesão grave. Mas isto é uma face da moeda. A outra também existe, que é as obrigações dos jogadores para com a sociedade que o contratou. Se assinou um contrato tem que o respeitar."
"Não é legítimo não respeitar um contrato. Ele tem que estar sujeito à competitividade interna, às opções do técnico, e só tem que ter boa cara e espírito de integração para cumprir o seu contrato como deve ser."
- Aqui de acordo, assina de livre vontade, só tem de cumprir.

Stojkovic - "O problema do Stojkovic até é simplicíssimo de explicar. Ele não se integrou bem dentro do quadro e dentro do grupo de trabalho. Não resultou. Acontece. No mercado, o Sporting não lhe colocou entraves para arranjar um novo clube, desde não façamos menos valia por aquilo que pagámos. Teve três meses para resolver o problema e não o resolveu. Pergunto-me porquê? Se é um excelente activo, um excelente guarda-redes, não tem mercado? Não consegue ter um clube? E a responsabilidade é da Sporting SAD, que lhe deu todas as condições para ele sair? Ai isso não é! Por isso, regressou e foi inscrito até na Liga dos Campeões." - E tem o Sporting um activo parado!!! Cedê-lo não, assim rende mais...

A pérola - Acha que um sócio do Sporting vai ver um jogo a Braga num domingo às 21h00? "Nem eu vou, e sou o presidente, se no dia a seguir tiver aqui uma obrigação às nove da manhã..." - Esta nem merece comentário, mas que é isto...!!!!!

5 rugido(s):

House disse...

Gostaria de lhe dar os parabéns pelo excelente blogue.

Só vou comentar esta última pérola do FSF: Com um presidente que diz uma barbaridade destas estamos tramados...

Tina disse...

Depois de ele ter sentado o rabo do outro nojento, que dá pelo nome de pápa do norte, na nossa tribuna de Alvalade e também se ter sentado ao lado... e não satisfeito ainda aparece no Record numa fotografia a rir-se alarvemente juntamente com o tal corrupto.
Chega!!!!! O respeito, a consideração e mais tudo o resto, acabou.
Por isso..... sem comentários.

Armando Silva disse...

Nada de especial nem de muito significativo nesta entrevista...

Grande abraço caro amigo

Gnitrops disse...

FSF no seu melhor! :)

Na globalidade até concordo com ele. Em relação ao problema dos adeptos no estádio a solução é mesmo só uma: baixar o preço dos bilhetes!

Ele esquece-se que nem toda a gente é de Lisboa...bilhete + portagens + combustível + afins é um balúrdio!

SL

O 7 Maldito disse...

"Nem eu vou", diz ele...
Eu fui a Braga, saiu-me do bolso e vi um jogo deplorável. Safou-se pelo bacalhau, o vinho verde, os 3 pontinhos e o belíssimo estádio.
Mas com um Presidente galvanizador e motivador como este acho que foi a primeira e última deslocação fora da época...