28/11/08

Mea Culpa

Segundo a imprensa desportiva, Vukcevic irá reunir mais logo com a SAD Leonina, num encontro solicitado pelo próprio para assumir as responsabilidades dos seus actos e fazer um "mea culpa" de todos os episódio que marcaram a sua época até ao momento.
Se efectivamente se comprovar que o jogador assume os seus erros e está disposto a voltar a contribuir para o colectivo leonino, esta noticia é sem dúvida boa e o Sporting garante uma mais valia para a equipa e que tanta falta tem feito.
Ao que parece as recentes conversas com Filipovic e o futuro da sua carreira como jogador terão feito o jogador regressar "à terra" e a colocar os pés no chão, estando pronto a iniciar uma nova etapa e recomeçar.
Espero sinceramente que Vuk tenha aprendido com os erros e volte a demonstrar as suas qualidades, trabalhando nos limites e pondo em campo a garra e magia do seu futebol. Se isto suceder não tenho dúvidas que em breve estará de volta ao eleitos e a contribuir para o sucesso do nosso clube.
Esta é na minha opinião a última oportunidade de que o jogador deveria vir a dispor. Espero que a agarre a bem de todos, acima de tudo do Sporting.

27/11/08

Liga do Visconde

Concluída que está a 5ª jornada da Champions, é tempo de actualizar as classificações da Liga do Visconde.
A equipa dos Mestres continua imparável e cimentou a liderança, agora com 263 pts. No 2º posto surge agora a equipa da casa, Visconde SCP, que subiu 3 posições, estando agora com 225 pts. A fechar o pódio surgem lado a lado SCK e Lumiar FC com 224 pts. As equipas do Gnitrops CP e Porquelho foram as maiores derrotadas da jornada caindo para 5º e 7º lugar respectivamente.
Com um líder firme, a luta ao rubro é neste momento pela 2ª posição, mas tudo se pode inverter em uma só jornada e a próxima é propicia a tal facto, uma vez que alguns dos principais jogadores irão descansar fruto do já apuramento das suas equipas.
A equipa da casa continua a ser vitima das escolhas de alguns treinadores, situação que será revista e tida em linha de conta brevemente.
A emoção segue dentro de momentos...

Passividade a mais, agressividade a menos

O Sporting sabia que iria enfrentar um adversário poderoso e teria de estar no seu melhor para alcançar um resultado positivo, teria de ser uma equipa com garra, atitude, agressiva e sem medo de ter a bola. Nos primeiros 45" os leões não foram nada disso, aliás não foram coisa alguma, depois quando tentaram e conseguiram finalmente reagir, o azar e um erro do árbitro ditaram o resto, mas a sorte procura-se e o Sporting não fez por isso.
A equipa leonina apresentou algumas alterações, fruto das lesões que afectam o plantel e de forma a rodar alguns elementos, assim Yannick e Pereirinha foram chamados ao 11 inicial, tal como Romagnoli. O Sporting entrou muito mal no jogo, sem agressividade, deixando a equipa do Barça pensar, dando-lhe espaço para jogar como gosta, consequência disso o 0-2 aos 17". Se no 1º golo existe alguma inexperiência de Carriço que poderia ter cedido canto, no 2º existe algum azar, com o cabeceamento de Piqué a ressaltar em Polga e a trair Patrício.
Até final dos 45" o jogo não foi muito interessante, mantendo-se o domínio dos catalães perante a passividade da equipa leonina.
Ao intervalo P.Bento troca o "ausente" Romagnoli por Derlei e a equipa entrou com outra vontade, mas logo sofreu novo revés. Livre marcado de forma rápida e Messi a fazer o 0-3 perante a passividade e ingenuidade da equipa leonina.
Depois veio o melhor período leonino, onde finalmente conseguimos equilibrar a partida, encostar o Barça à sua área, pressionando e roubando a bola no meio campo. Aos 64" os leões ganham um livre à entrada da área e Miguel Veloso faz um grande golo, para no minuto seguinte Liedson aproveitar um mau corte para se isolar e fazer o 2-3 num golo à Liedson.
Renascia a esperança na reviravolta, o Sporting dominava e o Barça tremia, mas o azar bateu-nos à porta e Caneira num corte defeituoso faz um grande chapéu a Patrício acabando com o jogo e descansando a equipa catalã. Um momento de infortúnio que castiga os 50" de vantagem dados ao Barcelona.
Poucos minutos depois novo lance caricato, Grimi leva com a bola na cabeça que a desvia de Rui Patricio, o keeper lança-se e desvia-a da sua trajectória, chocando depois com Bojan. O árbitro assinala penalti e expulsa o guardião leonino, mal no meu entender porque ele joga a bola antes do choque inevitável.
Até final nota para uma grande jogada de Pereirinha, talvez a melhor unidade leonina em campo, a servir Derlei em bandeja de prata e o brasileiro a desperdiçar na cara de Valdés.
A equipa leonina não fez por merecer a sorte do jogo e pagou caro os erros cometidos. Não se compreende é a atitude e agressividade, ou falta dela, demonstradas no 1º tempo, falta regularidade exibicional a este Sporting. Agora é preciso vencer em Basileia e terminar da melhor forma esta fase.

26/11/08

Liderança em jogo

Discute-se mais logo em Alvalade a liderança do grupo C da Liga dos Campeões, Sporting e Barcelona separados por apenas 1 ponto podem hoje decidir quem levará vantagem para os 8os de final da prova.
Será esperada uma boa casa para receber uma das melhores equipas europeias, será o regresso das grandes noites a Alvalade, esperando nós que o Sporting faça jus à sua história e nos brinde com uma grande exibição.
Os leões terão pela frente o principal candidato à vitória no grupo e um dos candidatos à vitória na prova, que conta com jogadores como Messi, Eto'o, Henry, Bojan, Puyol, Daniel Alves, Xavi, entre muitos outros. Um plantel de estrelas a que a equipa leonina terá de mostrar a garra e atitude posta em campo no último jogo e toda a sua qualidade para poder alcançar um resultado positivo.
É um jogo que testará a coesão defensiva leonina, que não sofre golos há 3 jogos na prova (Rui Patrício é o keeper com mais minutos sem sofrer golos na Champions), à frente atacante blaugrana que tem sido demolidora.
É possível vencer esta equipa, que tem no sector recuado o seu ponto mais fraco. Uma vitória para além do encaixe financeiro e da possível vitória no grupo, limparia alguma da fraca imagem deixada em Barcelona, e daria ao Sporting prestigio internacional, maior visibilidade europeia e a possibilidade de enfrentar um adversário mais acessível na próxima ronda.
A equipa leonina costuma fazer bons jogos quando enfrenta equipas deste nível, basta lembrar dos jogos com o Inter, MU, Bayern e Roma, vamos esperar que assim continuem e nos dêem uma grande alegria.
Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Tiago;
Defesas: Caneira, Polga, Carriço, Pedro Mendes, Ronny e Grimi;
Médios: Adrien, Miguel Veloso, Pereirinha, Izmailov, Moutinho e Romagnoli;
Avançados: Tiuí, Yannick, Hélder Postiga, Derlei e Liedson.

25/11/08

Prestigio

No magazine do uefa.com pode ver uma reportagem feita sobre a formação do Sporting. O trabalho fala sobre as três melhores Academia da Europa – Lyon, Barcelona e Sporting.
Para ver esta reportagem basta consultar o seguinte endereço:

24/11/08

Futebol Formação

Iniciados (Fase Regular):
Real Massamá - 0 x SPORTING - 10
Marcadores:
Tobias Figueiredo, Armindo Bangna (3), Carlos Mané, Iuri Medeiros, Antoninho Silva (2), Rúben Marques e Adónis Romão;
Juvenis (Fase Regular):
SPORTING - 9 x Eléctrico - 2
Marcadores:
Alexis, Josué Sá, Daniel Pereira (2), Leandro Albano, Peter Caraballo (2) e João Freitas (2);
Juniores (Fase Regular):
V. Setúbal - 0 x SPORTING - 3
Marcadores:
Wilson Eduardo, Pedro Mendes e Amido Baldé;
Comentário: Fim de semana tranquilo para a formação leonina. Se iniciados e juvenis não tiveram quaisquer problemas em levar de vencido os seus opositores por resultados concludentes, já os juniores tiveram de suar um pouco mais e garantir uma importante vitória em Setúbal ultrapassando assim um adversário directo.

Modalidades

Futsal
NS Tires - 4 - SPORTING - 7
Sete golos e oito bolas no poste deram nota do poderio ofensivo «leonino». Os «pupilos» de Paulo Fernandes foram superiores ao adversário do Núcleo Sportinguista de Tires, com Alex a inaugurar o marcador, à passagem do minuto 10, desviando de cabeça um forte remate de João Matos.
Aos 16 minutos, o NS Tires chega à igualdade, num lance em que Deo fez falta sobre Bruno Pires e o mesmo, de livre, remata forte para o fundo das malhas «leoninas».
Aos 18 minutos, Alex volta a colocar o Sporting em vantagem, mas na resposta o NS Tires empata (2-2), por intermédio de Dário que rematou forte e contra o corpo de Davi, acabando a bola por entrar na baliza de João Benedito. Depois, Davi marca mais dois tentos estabelecendo o resultado, ao intervalo em 4-2.
Na segunda parte o NS Tires entrou muito pressionante, mas foi o Sporting que dilatou a vantagem através de Davi, a 13 minutos do fim da partida. Três minutos depois, Paulinho faz o sexto tento dos «leões», numa jogada estudada entre Alex, Davi e Paulinho, com este último a finalizar com êxito.
O Tires não se desanimou com os golos sofridos e reduziu a vantagem «leonina» para 6-3, com golo de David. No mesmo minuto, João Matos do Sporting fez o sétimo, numa jogada rápida, não dando hipóteses ao adversário. E quando nada fazia prever, o NS Tires voltou a surpreender, por intermédio de Rui Quintas, colocando o marcador em 4-7.
"www.sporting.pt"
Andebol
Sp. Horta - 23 x SPORTING - 28
A equipa parece ter acertado o passo e vai na 3ª vitória consecutiva para a Liga. Um jogo onde esteve sempre em vantagem no marcador e que permitiu aos leões ascenderem ao 4º lugar da geral com os mesmos pontos do 3º lugar.

Bravos

Um jogo para recordar pela união e espírito de equipa que os leões demonstraram face às adversidades com que se depararam na Figueira. Foram condicionantes a mais, o que só realça ainda mais a importância desta vitória e dos 3 pontos conquistados.

O Sporting apresentou como principal novidade Postiga a nº 10 no lugar de Romagnoli e manteve Carriço ao lado de Polga. A equipa leonina dominou e controlou sempre a partida, marcando na 1ª oportunidade do jogo pelo inevitável Liedson, após boa recuperação e combinação com Derlei.
A Naval respondeu pouco depois através de uma grande penalidade cometida por Caneira de forma imprudente e que fez brilhar Rui Patricio, mantendo o Sporting em vantagem.
Rui Patricio que foi admoestado com cartão amarelo aos 37" por atraso na reposição da bola em jogo (!!!), demonstrando o Sr. Soares Dias clara má fé neste capitulo, ou algo mais do que isso...
Até final da 1ª metade, destaque para 3 situações claras de golo desperdiçadas por Veloso, Liedson e Izmailov, voltando a revelar a ineficácia leonina que poderia ter sentenciado a partida logo ali.
No 2º tempo o Sporting voltou a entrar bem e a gerir a partida, sem que a Naval fosse criando perigo junto da baliza leonina. Depois surge novo caso, Carlitos tem uma entrada para vermelho que o árbitro não "vê" e em seguida expulsa, bem, Derlei por entrada semelhante. Dualidade de critérios por demais evidente em claro prejuízo do Sporting que se via assim reduzido a 10, em novo acto irresponsável e que merece uma reprimenda de Paulo Bento pela reincidência.
Os leões passaram a jogar mais na expectativa e deram o controlo do jogo à Naval que continuava a revelar imensas dificuldades em criar perigo.
Pouco depois Caneira comete infracção para amarelo e coloca o Sporting reduzido a 9 elementos, fazendo com que a equipa abdicasse quase de atacar e defendesse com unhas e dentes a vitória. Mas pouco depois nova condicionante, Abel lesiona-se e o Sporting organiza-se com Pereirinha e Veloso nas laterais e Izmailov, Moutinho e Adrien a tentarem fechar os caminhos do meio campo, na frente Liedson sozinho, lutava contra tudo e todos.
Mesmo reduzido a 9 jogadores, foi do Sporting a melhor ocasião da 2ª parte, com Liedson a permitir a defesa da noite ao guardião navalista.
Foi uma vitória justa, do querer, da garra e do espírito de sacrifício e união da equipa. É pena que nem sempre isto aconteça.
Realce para Liedson que voltou a resolver e foi enorme na ponta final, Carriço assume-se como central de eleição e Patrício afinal também vale pontos.
Segue-se o Barça e a liderança do grupo C da Champions.

21/11/08

Batalha naval

Visita difícil à Figueira da Foz onde é obrigatório conquistar 3 pontos. O Sporting não pode perder mais pontos e vê-se obrigado a rectificar o mau resultado da última semana num terreno complicado, mas onde os leões costumas ser felizes, vamos esperar que assim seja mais uma vez.
A Naval tem vindo a fazer um bom campeonato, tendo já vencido no seu estádio o Porto, sendo uma equipa bem organizada, que defende bem e muito rápida nas transacções fruto de alguma criatividade da linha média e velocidade dos atacantes.
Espero que os jogadores leoninos tenham estudado bem a lição e saibam responder a apoio dos adeptos da melhor forma.
O Sporting irá apresentar uma equipa com algumas alterações, fruto das ausência de Tonel, Grimi, Pedro Silva e Rochemback, sendo que Polga e Izmailov apesar de em dúvida devem mesmo alinhar. Daniel Carriço deve manter o lugar, passando Caneira para o lado esquerdo da defesa, já no meio campo Pereirinha pode ter a sua oportunidade.
Queremos uma resposta ao último resultado e isso só se consegue com atitude e espírito de vitória.

20/11/08

Cabeçudos

O Brasil convidou Portugal para a inauguração do novo Estádio Bezerrão e a nossa equipa (sim equipa porque selecção não é com certeza) levou os bombos e fez de cabeçudos na festa canarinha, em mais uma vergonhosa e humilhante derrota da equipa de Queiroz.
Os "malucos" que como eu se deram ao desperdício de perder 2 horas de sono para ver o seu país jogar, devem ainda estar a dizer mal da vida perante tanto erro, tanto show-off, tanta mediocridade, tanta humilhação, tal foi o banho de bola que levamos.
Portugal não funciona em nenhum sector, a defesa esteve desastrosa, o meio campo não funcionou, nem suou e ataque pouco incomodou o sector recuado brasileiro. Com tanto erro acumulado e sem funcionar minimamente como equipa, Portugal foi goleado por um Brasil criticado por tudo e todos, que não marcava golos em casa há 2 jogos, sofrendo a maior goleada de sempre frente ao país irmão. Há 53 anos que não sofríamos 6 golos...!!!!
De Queiroz pouco há a dizer tamanhas são as asneiras que vai cometendo jogo após jogo, só sendo pena que seja Portugal que irá pagar a factura com a ausência do maior certame futebolístico mundial.
Para Ronaldo, que é sem dúvida um dos melhores do mundo, não basta dizê-lo, é preciso fazê-lo, e CR7 quando metido em confrontos directos com jogadores de nível semelhante sai sempre a perder. Vedetismo a mais...ou sentido de inferioridade!!!!

18/11/08

Solução à vista

Numa altura em que a equipa leonina parece alérgica aos golos e revela uma fraca produtividade, hoje deixo aqui à atenção do Mister Bento aquela que pode ser a solução dos nossos problemas:
O atacante do Catania Gianvito Plasmati baixa os calções no momento em que o companheiro de equipa Giuseppe Mascara marca o livre com o propósito de distrair o guarda-redes do Torino. A estratégia resultou ... Matteo Sereni distraiu-se e foi golo!!!
Perceberam!!!?

17/11/08

Fala quem sabe...

"Acho que o balneário não está tão coeso como deveria estar para uma equipa que quer ser campeã nacional. E quem está a pagar é o Paulo Bento, porque tem chamado a si problemas de disciplina que não deveria ser o treinador a resolver. Devia ter mais apoio.
E há um problema que pode minar o bem estar da equipa, que são os 2 jogadores, Vukcevic e Stojkovic, que estão postos de lado."
Manolo Vidal

Futebol Formação

Iniciados (Fase Regular):

SPORTING - 7 x Barreirense - 0
Marcadores:
Armindo Bangna (2), Antoninho Silva, Carlos Mané (2), Tiago Bernardo e Edilino Ié;
Juniores (Fase Regular):
SPORTING - 6 x Torreense - 0
Marcadores:
Wilson Eduardo, Renato Santos, Renato Neto (2) e Amido Baldé (2);
Comentário:
Os iniciados seguem imparáveis na prova somando por triunfos todos os jogos, já os juniores recuperaram do deslize do último jogo e voltaram às boas exibições e triunfos.

Modalidades

Futsal

Mogadouro - 4 x SPORTING - 4
A equipa leonina teima em não acertar o passo e vai desperdiçando pontos inconcebíveis para um aspirante ao titulo.
Novo jogo em que o Sporting perde a vitória nos instantes finais da partida, é o 3º jogo em que isso sucede, essa situação já deveria estar resolvida.
Ténis de Mesa
Sp. Porto Santo - 1 x SPORTING - 4

Festa Estragada

Numa noite de festa para os adeptos e núcleos sportinguistas espalhados pelo país, o desfecho foi o pior possível. O Sporting perdeu a oportunidade de chegar à liderança da liga, perdeu terreno para os opositores directos e mostrou uma vez mais a irregularidade com que a equipa nos brinda.

Os leão entraram bem no jogo, controlando sempre as operações e mostrando ser a única equipa em busca da vitória. Apesar de não estar a fazer uma exibição de encher o olho há semelhança do último encontro, o nível exibido era satisfatória e suficiente para alcançar um resultado positivo, mas o desperdício da etapa inicial, aliado às condicionantes físicas fruto das lesões de Rochemback e Pedro Silva, acabaram por limitar as opções.
O Sporting dispôs de 3/4 oportunidades claras de golo, desperdiçadas por Romagnoli, Carriço e Postiga, e uma equipa que procura o titulo, prova de regularidade e eficiência, não pode dar-se a esse luxo.
No 2º tempo, o jogo apareceu mais equilibrado com o Leixões a desinibir-se mais no ataque e a dar o 1º sinal após corte defeituoso de Veloso, com Rui Patrício a negar o golo aos matosinhenses. Na resposta Postiga obriga o ex-leão Beto a mais uma boa intervenção, ele que veio a cotar-se como o homem do jogo. No entanto e após a 1º ameaça, o Leixões chega mesmo ao golo, nova perca de bola à entrada da área e um remate colocado fez o resto, sendo que apesar da colocação e da falha defensiva, Patricio podia ter feito melhor.
A perder, o Sporting arriscou tudo, trocando Carriço por Yannick, mas apesar do pressing final, os leões demonstraram sempre dificuldade em furar o último reduto adversário e só por uma vez Postiga esteve perto do empate, valendo uma vez mais Beto.
O Sporting desperdiça assim mais 3 pontos, a 2ª derrota consecutiva em casa, o que é preocupante, pois o espaço de manobra é cada vez mais reduzido. Os cerca de 36.000 mil presentes em Alvalade mereciam outro desfecho.
Segue-se agora uma viagem difícil à Figueira da Foz, onde só uma vitória pode reencaminhar a equipa para o objectivo final.

14/11/08

Assalto à liderança

Sábado é dia de festa em Alvalade, é dia dos núcleos, a verdadeira força leonina pelo país invade o palco verde e branco. Esperam-se cerca de 90 autocarros e 4500 a 5000 pessoas vindas de todos os cantos de Portugal, uma verdadeira onda verde.
Será um dia de festa para todos estes adeptos que esperemos ver finalizado com uma vitória perante o Leixões, uma equipa aguerrida, bem organizada e que pratica bom futebol.
O jogo será difícil, pois teremos pela frente um adversário moralizado, que é líder da Liga e que tem alguns jogadores "interessantes" e que podem fazer a diferença. Será necessária uma grande atitude e uma entrada de leão na partida para cedo o adversário perceber que não terá qualquer hipóteses de levar o que quer que seja.
Queremos uma equipa há semelhança do último jogo, uma equipa que apesar do desfecho negativo nos encheu de orgulho, queremos uma equipa à Sporting, queremos uma vitória e a liderança da Liga.
Todos a Alvalade...rumo ao titulo!!!!
Lista de convocados:
Guarda-redes:
Rui Patricio e Ricardo Baptista;
Defesas: Abel, Pedro Silva, Polga, Daniel Carriço, Ronny, Grimi;
Médios: Adrien, Izmailov, Miguel Veloso, Bruno Pereirinha, Rochemback, Moutinho e Romagnoli;
Avançados: Derlei, Yannick, Tiuí, Postiga e Liedson.

13/11/08

Super Blog Awards - Vencedor

Surpresa das surpresas, O Visconde de Alvalade acaba de vencer a categoria de desporto no Super Blog Awards.
É sem dúvida um grande orgulho ter alcançado tal distinção, algo que não teria sido possível sem a ajuda de todos vós, por isso agradeço a todos pela votação, pelas visitas, pelos comentários e opiniões.
O meu obrigado a todos. E viva o SPORTING, que é parte fundamental em tudo isto.
PS
- Aliado a esta distinção, o facto do blog ter tido 783 visitas, o que constitui um novo máximo. Obrigado mais uma vez.

Carlsberg Cup

Foi há pouco o sorteio da 3ª fase da Taça da Liga, competição que esta época sofreu algumas alterações, razão pela qual as equipas melhor classificadas da Liga Sagres só entram agora em acção.
O Sporting ficou no Grupo B, com Marítimo, Paços de Ferreira e Rio Ave. Um grupo claramente acessível, porque para além de sermos candidatos à conquista do troféu, teremos 2 jogos em Alvalade e apenas 1 fora de portas.
Serão apurados os vencedores dos 3 grupos e o melhor 2º para as meias finais da competição.
Calendário:
1ª jornada (07 Janeiro):
Sporting x Marítimo
2ª jornada (14 Janeiro):
Rio Ave x Sporting
3ª jornada (18 Janeiro):
Sporting x Paços de Ferreira

Modalidades

Andebol
S.Bernardo - 24 x SPORTING - 32
A equipa de andebol do Sporting venceu o S. Bernardo, por 32-24, em jogo a contar para a nona e última jornada da primeira fase do Campeonato da Liga. Os «leões» foram donos e senhores da partida.
A formação liderada por Paulo Faria realizou uma excelente exibição, assumindo desde cedo o domínio do jogo e chegando ao intervalo a vencer por uma margem de seis golos (16-10).
No segundo tempo, a toada do encontro manteve-se, com os «leões» a dominarem, o que lhes permitiu sair como justos vencedores do jogo.

12/11/08

Sem vergonha...

Posto isto ainda alguém acredita nesta escumalha... perderam completamente a vergonha, ou então os óculos!!!!!
E agora preparam-se para uma valente risada com as declarações do palhaço do lado:
"Sei o que valho e que posso chegar longe." (Esta vale a pena reler....)
"Quem me conhece sabe o que sou e de onde venho."
"A competência dos treinadores deve-se resumir ao comando das equipas. Eu também faço o meu trabalho físico, técnico e mental. Cada um no seu lugar."

Loucura total

Espero que o Paulo Bento tenha aprendido a lição, para a próxima mais vale invadir o campo e dar um calduço no árbitro assistente.
Fica mais em conta...

11/11/08

Enchente

Sábado, todos a Alvalade, transmitir apoio à nossa equipa, mostrar que estamos todos unidos na conquista do principal objectivo da época.
Vamos apoiar o nosso Sporting contra tudo e contra todos, num jogo importante frente ao actual líder da tabela e que nos pode voltar a colocar no topo da classificação.
O preço dos bilhetes é bastante acessível, por isso vamos todos fazer encher Alvalade e tornar o ambiente insuportável quer para o adversário, quer para os apitadeiros.
Vamos acreditar...rumo ao titulo.

10/11/08

Grande injustiça

Tremenda injustiça o que se passou em Alvalade, a melhor equipa e a única que tentou durante 120" vencer acabou derrotada na marcação de grandes penalidade, num jogo vibrante, bem jogado e muito, muito mal arbitrado.

Os leões tiveram uma entrada muito forte no jogo, controlando por completo as operações, a equipa ia dominando a seu belo prazer, criava situações de perigo, mas revelava falta de eficácia.
A equipa leonina circulava bem a bola, Romagnoli desequilibrava na frente e Rochemback tinha toda a liberdade para pensar o jogo, o Sporting era rei e senhor do jogo.
Os 45" iniciais foram um autêntico banho de bola ao adversário, naquela que foi talvez a melhor exibição da equipa na presente temporada.
O golo leonino acabou por surgir apenas aos 29" pelo inevitável Liedson que aproveitou uma "rosca" do adversário para bater Helton. O golo punha alguma justiça no marcador, embora pecasse por escasso, face às oportunidades e domínio do Sporting.
No 2º tempo o Porto rectifica o sistema de jogo e equilibra a partida acabando com a superioridade leonina no miolo do terreno. Apesar disso foi o Sporting que esteve muito perto do 2-0 num cabeceamento de Moutinho que Helton evitou.
Depois veio o balde de água fria com o golo portista, num lance onde Roca ia a pé e Hulk de mota e onde Abel deveria ter feito a dobra ao companheiro que não conseguiu acompanhar o adversário.
Com o empate, o jogo ficou repartido até entrar em acção o protagonista da partida. Num lance repartido dentro da área leonina, onde Caneira e Hulk se envolvem em discussão, Bruno Paixão expulsa o defesa leonino (quem chamar agressão a que se passou é favor dirigir-se com o máximo de urgência a um oftalmologista pois o caso é sério...) sem nada que o justifique. No mesmo lance fica também uma saída fora de tempo de Rui Patricio que caso a bola estivesse jogável pelo adversário teria sido grande penalidade.
Reduzido a 10 elemento, a equipa uniu-se e nunca foi inferior ao adversário, antes pelo contrário. Passados alguns minutos foi o capitão portista a ser expulso, e bem, voltando as equipas a equilibrarem os sistemas.
Até final o Sporting ainda tentou o golo e Bruno Paixão foi protagonista de mais um lance polémico, Rolando corta claramente a bola com o braço e o árbitro nada marca, seria a expulsão e grande penalidade a 2" do fim da partida.
No prolongamento só uma equipa tentou resolver o jogo, mas o acerto dos jogadores leoninos esbarrou sempre na defensiva portista, em Helton e em Bruno Paixão que perdoa nova grande penalidade por clara obstrução de Bruno Alves a Abel.Nas grandes penalidades, Roca e Abel falharam e o Sporting despede-se de um troféu que ergueu nas 2 últimas épocas.
Apesar da injustiça do resultado e da arbitragem vergonhosa, só posso aplaudir a equipa leonina, foram bravos guerreiros e lutaram por vencer. Perdemos um objectivo, mas existe um bem mais importante para vencer...
E aliás a Taça de Portugal é um troféu menor, sem relevo, ou será que já não...!!!

Futebol Formação

Iniciados (Fase Regular):
Odivelas - 0 x SPORTING - 8
Marcadores: Armindo Bagna, Carlos Mané (2), Frederick Maciel, Bruno Moreira, Alexandre Guedes (2) e Adónis Romão;
Juvenis (Fase Regular):
SPORTING - 3 x Real - 0
Marcadores: Daniel Pereira (13 e 67 m) e Nathan (79 m);
Juniores (Fase Regular):
Nacional - 2 x SPORTING - 1
Marcadores: Pedro Mendes;
Comentário: Iniciados e Juvenis continuam a somar triunfos com menor ou maior dificuldade. Já os juniores estiveram perdulários e voltaram a ceder pontos novamente após uma partida da Liga Intercalar, situação a rever.

Modalidades

Futsal
SPORTING - 3 x Sassoeiros - 1
Não foi um jogo fácil, frente a um adversário que apenas tinha vencido um dos seus quatro jogos anteriores, mas que, sobretudo na primeira parte, conseguiu criar muitas dificuldades aos sportinguistas, devido ao seu recolhimento defensivo e saídas para o contra-ataque. Foi um teste à paciência dos «verdes e brancos» que nem os 20 remates, e duas bolas aos postes por Alex, conseguiram desfazer o nulo no marcador que se registava ao intervalo.Sabido que o primeiro golo mudaria tudo, o remate certeiro de Alex, aos 4 minutos da segunda parte, «transformou o jogo» e, embora algumas iniciativas adversárias, foi com lógica que a vantagem aumentou. Paulinho – de regresso à competição após três meses de paragem após lesão resultante de uma entrada brutal do benfiquista Gonçalo Alves – esteve em campo apenas cinco segundos, mas o tempo suficiente para marcar (28 m), numa recarga após livre lateral «ensaiado».
Deo, numa jogada individual após roubar uma bola a um defesa, fez o terceiro (32 m), com o Sassoeiros a marcar o seu «golo de honra» já dentro do último minuto, quando jogava com guarda-redes avançado. O fantasma do que se passara com Benfica e Belenenses durou poucos segundos, com a equipa de Paulo Fernandes a segurar a bola e a garantir a vitória, somando agora sete pontos no campeonato, o que se reflecte na subida de alguns lugares na tabela classificativa da I Fase do Nacional de futsal.

07/11/08

Rumo ao Jamor

Domingo disputa-se uma autêntica final antecipada da Taça de Portugal, com a reedição da final da última época.
O Sporting tem assim oportunidade de deixar pelo caminho um dos principais adversários à conquista do troféu. Será um jogo difícil, equilibrado, decidido em pequenos detalhes ou através da classe individual dos jogadores, só espero que sejam os leões os mais inspirados.
A equipa leonina já não perde na prova há 5 anos, tendo sido eliminados por 2 ocasiões através da marcação de grandes penalidades, uma delas precisamente frente ao adversário em questão.
São 2 equipas que vêm de 2 vitórias moralizadoras para a Champions, embora tenham passado ou passem por alguma instabilidade, cabe ao Sporting apresentar-se forte psicologicamente e com uma entrada de leão, para retirar proveito disso mesmo.
Os preço dos bilhetes é bastante acessível (8€ para sócios e 13 para Adeptos) esperando-se uma casa cheia em Alvalade. Até ao momento foram vendidos cerca de 20 mil bilhetes, antevendo que até à hora do jogo os adeptos marquem presença nas bilheteiras do Estádio.
Vamos todos apoiar a equipa, todos ao estádio... à conquista do TRI!!!
PS
- Face ao castigo de Derlei, Tiui o carrasco dos dragões na última final, estará sentado no banco. Jesualdo: Medo, muito medo...

06/11/08

Liga do Visconde

Terminou a 4ª jornada da Champions e com ela terminou também mais uma jornada da Liga do Visconde. Na frente tudo na mesma, os 5 primeiros mantêm-se no topo, embora a equipa dos Mestres tenha cimentado a 1ª posição, agora com 213 pts. No 2º posto a equipa do Gnitrops CP segurou o lugar com 193 pts no momento e a fechar o pódio surgem lado a lado SCK e Porquelho com 186 pts.
Até à 7ª posição existe algum equilibro, embora a equipa de topo já tenha uma margem de vantagem algo confortável. Nas posições mais atrás a distância começa a fazer vitimas e é provável que comecem a rolar cabeças devido aos maus resultados.
A equipa da casa segue manteve a 4ª posição, embora não tenha conseguido recuperar terreno fruto de uma cabala montada pela tripla atacante da sua equipa, que resolveu entrar em greve. Mais uma situação que será tida em linha de conta pelo CJ desta Liga.
A emoção volta dentro de momentos...bons ajustamentos!!!

Ciclismo de volta?

Ao que tudo indica o ciclismo está de volta ao Sporting, ainda que o projecto só contemple para já uma formação de Sub-23. Um projecto a médio prazo, com duração mínima de 3 anos, cuja finalidade é formar uma equipa de jovens ciclistas com potencial, para no futuro virem a formar uma equipa profissional.
A noticia surge no jornal da luz, não é portanto um dado adquirido que assim venha a acontecer, embora visse com bons olhos o regresso do Sporting ao pelotão ciclista nacional. Há algum tempo atrás AQUI falei sobre uma possível parceria entre o Sporting e João Lagos, porque não agora?

05/11/08

Triunfo histórico

4 de Novembro de 2008, dia histórico em Alvalade, o Sporting consegue pela 1ª vez a qualificação para os 8os de final da Champions League.
Um triunfo justo e saboroso, perante um adversário difícil que tem só o dobro do orçamento do Sporting. A equipa mostrou crer, vontade e ambição em atingir o objectivo, e no período em que o adversário teve algum ascendente, apareceu o público a incentivar e empurrar a equipa para a vitória. Unidos é bem mais fácil.
O Sporting entrou bem no jogo, mas cedo se percebeu que a tarefa não ia ser fácil, o Shakhtar não vinha passear a Lisboa. A 1ª metade do encontro disputou-se na grande maioria no meio campo, havendo um grande equilíbrio e poucas oportunidades de golo, sendo as mais perigosas pertencentes aos leões. No sentido oposto o sector recuado da equipa leonina ia dando conta do recado, mostrando grande coesão e eficiência, apesar de em alguns momentos viver situações de aperto.
Os leões tiveram algumas boas situações para concretizar, mas mostraram alguma ineficácia e dificuldade na hora da decisão. O empate ao intervalo acabava por aceitar-se, embora pareça tenha ficado um penalti por assinalar logo nos instantes iniciais da partida por mão de Fernandinho dentro da área.
No 2º tempo, o Sporting voltou com outra atitude, com mais determinação, Rochemback envolveu-se mais no jogo e Izmailov apareceu mais ofensivo, ele que no 1º tempo esteve encarregue de vigiar Srna. A dinâmica que o Sporting impunha no jogo ia empurrando a equipa e Liedson avisou por 2 vezes que o golo estava próximo, primeiro na sequência de um canto ao qual não conseguiu a emenda e depois a cruzamento de Abel num remate a rasar o poste, naquela que foi a melhor oportunidade de golo até então.
O Sporting continuava a tentar e Paulo Bento decidiu refrescar o ataque, trocando Postiga (bom jogo) por Derlei e eis que apenas 5" depois já o ninja festejava. Uma jogada magistral de Izmailov a oferecer o golo a Derlei, que com um bom trabalho finaliza um golo histórico para o Sporting.
Até final, notou-se uma vez mais a união e entre-ajuda da equipa, controlando sempre o jogo, nunca pondo em causa o resultado, nem deixando o Shakhtar acreditar que era possível chegar ao golo.
Foi um triunfo importantíssimo para a equipa e para o clube, um dia histórico para o Sporting, mostrando que a equipa está em crescendo. Um resultado que para além da qualificação quando ainda faltam 2 jogos, permite disputar frente ao Barça o 1º lugar do grupo.O Sporting é neste momento uma equipa sólida defensivamente, não sofre golos à 5 jogos, mostra capacidade de sofrimento e está preparada para os próximos desafios.
A equipa tinha 5 objectivos no inicio da temporada, 2 estão atingidos e no próximo Domingo esperamos caminhar para o 3º.
Força SPORTING.

04/11/08

Yes, We Can...

Aproveitando a onda de mudança nos States, hoje é dia de mudança também em Alvalade, é dia de fazer história, é dia de garantirmos a qualificação para os 8os de final da Champions.
A tarefa está longe de ser fácil e engane-se quem pensa nisso depois de ter-mos vencido na Ucrânia. O jogo de mais logo será complicado, até porque é a última hipótese do adversário conseguir manter-se na corrida pelo apuramento.
Quanto ao Sporting necessita acima de tudo de manter a consistência defensiva exibida nos últimos jogos, necessita que o meio campo funcione no seu melhor e depois está lá Liedson para resolver.
A criatividade do Shakhtar do miolo para a frente será a maior dor de cabeça para os leões, o jogo irá decidir-se em grande parte no meio campo, como tal espero que a equipa se apresente consciente disso e de que esta é uma oportunidade única de ficarem para a história do clube.
Os leões deverão apresentar algumas alterações em relação ao último jogo, Abel deve voltar à direita, Veloso deve trocar com Romagnoli e Postiga deverá ser o companheiro de Liedson, de resto a convocatória é igual ao último desafio.
Força Leões. Façam História...

03/11/08

O suspeito do costume

Jogo intenso, discutido a meio campo e com poucas oportunidades, controlado quase na totalidade pelo Sporting, embora quase sempre de forma inconsequente. No entanto os leões foram justos vencedores e mostraram uma equipa solidária e unida em busca da vitória, que era sem dúvida muita importante. Liedson voltou a resolver.
Numa 1ª parte morna, o jogo iniciou-se numa toada de equilíbrio e assim se manteve nos 15" iniciais, período em que o Sporting assumiu o controlo de jogo, embora nem sempre da melhor forma e sem criar grande perigo. Os leões abusaram do futebol directo e aos repelões, sem grande ligação entre os sectores, criando apenas uma verdadeira ocasião de golo desperdiçada por Derlei, que começava aqui uma noite para esquecer.
Os leões evidenciavam acima de tudo uma grande coesão defensiva, não permitindo ao Rio Ave criar perigo e estaria já no pensamento de muitos o intervalo quando aconteceu o lance que resolveu o jogo. Liedson não desiste de um lance, pressiona o defesa central adversário, rouba-lhe a bola, isola-se em direcção à baliza e atira a contar. Estava feito o 0-1, num golo pleno de oportunidade, um golo à Liedson.
No 2º tempo o Sporting melhorou e assentou mais o seu jogo, controlando e gerindo melhor a partida, sobretudo após a troca de Romagnoli por Veloso. A equipa ganhou maior consistência e circulação de bola e foi criando perigo junto da baliza adversária, estando mais próximo o 0-2 do que o empate. Os leões chegaram mesmo a marcar, num lance mal anulado por fora de jogo a Liedson após uma bomba de Rochemback. Foi aliás uma fase onde o mesmo auxiliar num curto espaço de tempo repetiu a proeza em mais 2/3 ocasiões quase consecutivas, todas elas perigosas para a baliza contrária.
Apesar do domínio o golo não chegou e já perto do final, uma paragem cerebral de Derlei viu a equipa reduzir-se a 10 elementos, depois de ver 2 amarelos em consecutivo. Foi altura de vermos a entre ajuda e o espírito de equipa necessários para garantirem os 3 pontos. Apesar de tudo poderia ter havido um melhor controlo da bola, em vez de tanto pontapé para a frente, o que evitaria alguns calafrios.
Foi uma vitória importante na luta pelo título, foi o regresso às vitórias que permitiu recuperar na tabela e ultrapassar um adversário directo. Esperemos que tenha servido para serenar os ânimos por Alvalade e unir os adeptos em torno do mesmo objectivo.
Terça-feira é dia de fazer história, vamos a eles.

Futebol Formação

Iniciados (Fase Regular):
SPORTING - 2 x Estoril - 1
Marcadores:
Edilino Ié e Tiago Bernardo;
Juvenis (Fase Regular):
Pontinha - 1 x SPORTING - 4
Marcadores:
Aléxis (2), Peter Caraballo e William Carvalho;
Juniores (Fase Regular):
SPORTING - 3 x U. Leiria - 0
Marcadores:
Pedro Mendes, Diogo Rosado e Henrique Gomes;

Comentário: Os iniciados tiverem trabalhos forçados frente a uma equipa sempre complicada, mas alcançando o objectivo. Os juvenis venceram sem dificuldades na Pontinha e os juniores impuseram-se de forma natural em casa a um adversário que dificultou a tarefa.

Modalidades

Futsal
Belenenses - 4 x SPORTING - 3
O Sporting perdeu, por 3-4 (1-1 ao intervalo), no Pavilhão Acácio Rosa, ante o Belenenses, a partida da quarta jornada do Campeonato Nacional da I Divisão Fut/Sagres.
Os «leões» depois de estarem a ganhar, por 3-2, a 25 segundos do fim – num vistoso «chapéu» de Alex executado ainda dentro do seu meio-campo – os comandados de Paulo Fernandes sofreram dois golos de bola parada – o 3-3 na sequência de uma grande penalidade (derrube a um adversário no interior da área) e o 3-4 na marcação de um livre de dez metros (sexta falta). Resultado injusto, face ao que se passou na quadra.
Ténis de Mesa
SPORTING - 4 x Novelense - 1
O Sporting continua invencível na fase regular do «Nacional» da I Divisão de Ténis de Mesa, ao bater o Novelense, por 4-1, no confronto da quarta jornada.