10/11/08

Grande injustiça

Tremenda injustiça o que se passou em Alvalade, a melhor equipa e a única que tentou durante 120" vencer acabou derrotada na marcação de grandes penalidade, num jogo vibrante, bem jogado e muito, muito mal arbitrado.

Os leões tiveram uma entrada muito forte no jogo, controlando por completo as operações, a equipa ia dominando a seu belo prazer, criava situações de perigo, mas revelava falta de eficácia.
A equipa leonina circulava bem a bola, Romagnoli desequilibrava na frente e Rochemback tinha toda a liberdade para pensar o jogo, o Sporting era rei e senhor do jogo.
Os 45" iniciais foram um autêntico banho de bola ao adversário, naquela que foi talvez a melhor exibição da equipa na presente temporada.
O golo leonino acabou por surgir apenas aos 29" pelo inevitável Liedson que aproveitou uma "rosca" do adversário para bater Helton. O golo punha alguma justiça no marcador, embora pecasse por escasso, face às oportunidades e domínio do Sporting.
No 2º tempo o Porto rectifica o sistema de jogo e equilibra a partida acabando com a superioridade leonina no miolo do terreno. Apesar disso foi o Sporting que esteve muito perto do 2-0 num cabeceamento de Moutinho que Helton evitou.
Depois veio o balde de água fria com o golo portista, num lance onde Roca ia a pé e Hulk de mota e onde Abel deveria ter feito a dobra ao companheiro que não conseguiu acompanhar o adversário.
Com o empate, o jogo ficou repartido até entrar em acção o protagonista da partida. Num lance repartido dentro da área leonina, onde Caneira e Hulk se envolvem em discussão, Bruno Paixão expulsa o defesa leonino (quem chamar agressão a que se passou é favor dirigir-se com o máximo de urgência a um oftalmologista pois o caso é sério...) sem nada que o justifique. No mesmo lance fica também uma saída fora de tempo de Rui Patricio que caso a bola estivesse jogável pelo adversário teria sido grande penalidade.
Reduzido a 10 elemento, a equipa uniu-se e nunca foi inferior ao adversário, antes pelo contrário. Passados alguns minutos foi o capitão portista a ser expulso, e bem, voltando as equipas a equilibrarem os sistemas.
Até final o Sporting ainda tentou o golo e Bruno Paixão foi protagonista de mais um lance polémico, Rolando corta claramente a bola com o braço e o árbitro nada marca, seria a expulsão e grande penalidade a 2" do fim da partida.
No prolongamento só uma equipa tentou resolver o jogo, mas o acerto dos jogadores leoninos esbarrou sempre na defensiva portista, em Helton e em Bruno Paixão que perdoa nova grande penalidade por clara obstrução de Bruno Alves a Abel.Nas grandes penalidades, Roca e Abel falharam e o Sporting despede-se de um troféu que ergueu nas 2 últimas épocas.
Apesar da injustiça do resultado e da arbitragem vergonhosa, só posso aplaudir a equipa leonina, foram bravos guerreiros e lutaram por vencer. Perdemos um objectivo, mas existe um bem mais importante para vencer...
E aliás a Taça de Portugal é um troféu menor, sem relevo, ou será que já não...!!!

23 rugido(s):

Leão de Alvalade disse...

Devem estar satisfeitos os apologistas do futebol feio e desarticulado: ontem a eliminatória sorriu à pior equipa em campo e que em determinados momentos – toda a 1ª parte e em quase todos os momentos do jogo – esteve quase sempre dominada e controlada. Nem sequer se pode dizer que o FCP foi uma equipa calculista ou que tenha revelado qualquer audácia que merecesse a sorte que teve. Os azuis e brancos nunca quiseram evitar o prolongamento ou os penaltys, preferindo a lotaria à competência.

António Lopes da Costa disse...

Enquanto houve jogo de futebol, foi um banho de bola. Depois, o jogo acabou e meteu nojo! Em Inglaterra, bastava fazermos metade do que fizemos ontem para ganhar o jogo sem dificuldade!
Mas futebol, diz-se por aí, também é Paixão. Se é, então o futebol precisa é de uma vassourada...

Gnitrops disse...

A equipa mais feliz acabou por ser apurada, não aquela que jogou melhor e que mais fez por ganhar.

Agora...venha o Campeonato!

Abraço

PSN disse...

Caro Visconde,

É irónico que, no melhor jogo da época, o Sporting perca de uma forma injusta e inglória...

Resta-nos levantar a cabeça e lutar pelo campeonato e por uma camapanha sem precedentes na champions.

Se alguma coisa este jogo provou foi que somos uma grande equipa e que e que podemos lutar por qualquer objectivo.

No próximo sábado, ataque ao primeiro lugar!

Cozinheiro Sueco disse...

Grande exibição, grande atitude!

Parabéns Sporting!

E todos a Alvalade para aplaudir a equipa. Para quem não tem box, os bilhetes estão baratíssimos.

Abraço Leonino!

David Caetano disse...

Visconde, há aqui um trecho que me faz confusão:

"No mesmo lance fica também uma saída fora de tempo de Rui Patricio que caso a bola estivesse jogável pelo adversário teria sido grande penalidade."

Impedir o adversário de tentar disputar o lance não é também falta? Um caso clássico: um jogador tabela com um companheiro e vai tentar buscar a bola mais à frente. Se um adversário saltar para cima dele, já que ele não tem a bola dominada, deixa de ser falta?

Quanto ao Caneira, não foi uma agressão mas sim uma provocação e quanto a mim nunca poderia ser cartão vermelho mas isso é a minha opinião. Só te recordo por exemplo da polémica Deco x Jorge Andrade de um FCP x Corunha de 2004... Seja como for o Caneira não viu o amarelo por causa disso, mas DEVERIA. Ele e o Hulk viram o amarelo pelo "encosto" de cabeça. Azar para o Caneira que já tinha visto um amarelo aos 55'. Tal como foi azar para o Hulk quando tentou, ao contrário de outras ocasiões (pézinho maroto de Polga) no mesmo jogo, simular uma queda na área já no prolongamento.

Por último, que me dizes do lance Rochemback x Rolando na área do Sporting? Como é que o Rolando fez falta? Foi por ter tentado fazer com que o braço do Rochemback acertasse no ar em vez de acertar no seu pescoço?

O árbitro foi uma besta, não discordo. Mas daí a ver o Sporting como única equipa com razões de queixa vai uma grande distância... Pergunta ao Fucile por exemplo ;)

Armando Silva disse...

Muita vergonha e Orgulho, foi o que senti!!! Vergonha pelo país em que vivemos, este futebol não tem dimensão alguma, temos um futebol mais pobre que o Lituano ou algo do género!!! O nosso futebol é mentiroso, vive das cobardias e não dá confiança a ninguém...

Quanto ao nosso Sporting, muito orgulho, muito muito orgulho!!! Fomos gigantes, os nossos jogadores, muitas vezes criticados, varias delas com razão, deram a melhor resposta que podíamos pedir, deixaram tudo em capo e deram baile a um adversário sempre pequeno de mais para tanto e bom Sporting...

Grande abraço caro amigo

Visconde disse...

Caro Caetano

Qd ocorre o embate entre o Patricio e o muro de betão andante, a bola estava jogável, mas para o Caneira...

É justo dizer que ambas as equipas foram prejudicadas, mas o nosso prejuizo foi bem maior.
Pergunta ao Fucile...!!!!? E já agora pergunta ao Tomás Costa se sabe para que serve uma bola?

David Caetano disse...

Estava jogável para o Caneira mas nem sequer ele tinha a bola jogável quando o Patrício decidiu investir sobre o Hulk. Na prática o Patrício impediu o Hulk de tentar ir disputar a bola.

Imagina que a bola estava em posse do Porto no meio campo e, por exemplo, o Liedson era puxado e atirado ao chão na área do FCPorto. Era falta?

Eugeniu Dodonu disse...

amigo leão ganhou o que teve mais sorte, porque foi um jogo equilibrado mas desequilibrado da parte do arbitro, que assumiu o papel principal e quis ser capa de jornais e falado nas TVs. mas digo-te uma coisa se FCP continuar assim a jogar na champions ou no campeonato, entao pode dizer adeus, porque jogador como Hulk, é player de golfe e não de futebol,

abraços de leão

vamos ser unidos e comente em

http://mundoleonino.blogspot.com/

Visconde disse...

Caro Caetano

Logicamente que não, os árbitros só olham para onde anda a bola e mal...ninguém iria reparar nisso.

David Caetano disse...

LOL foi o que aconteceu ao Hulk. O árbitro estava a olhar para a bola :P

Peyroteo disse...

Guerra ao Sistema

Tudo se está a preparar para deitar desde já abaixo 1 dos 3 candidatos ao título; e esse é o Sporting, sendo que o facto de Paulo Bento ter dado o corpo ás balas para isso muito contribuirá; atiçando desde logo os sinistros apitadores contra os Leões!
Vão sair castigos e bem pesados!
Urge a direcção atacar em força, em todas as instâncias e meios de comunicação social.
(Eu pela minha parte faço o que posso!)
O Sporting tem que vir a campo carregar em assuntos que não podem passar em branco!
Não podemos ter um futebol onde um selvagem faz uma época a distribuir golpes de karaté pelos campos e se limita a apanhar 2 cartões amarelos, quando em contra partida um decisivo atleta nosso (manifestamente provocado pelos apitadores) fica de castigo por chutar uma bola para longe.
Pior, assiste-se a uma campanha mediática de branqueamento de um carniceiro e em simultâneo à tentativa de conotar o nosso capitão como um bebé chorão; quando o Moutinho é constantemente massacrado por entradas fora da lei nos jogos.
Já antes se carimbou Liedson como mergulhador, quando em Carnide morava um especialista (Simão) e em Campanhã outros, sendo que agora têm lá um Hulk Mergulhão.
Não podemos permitir, que quando uma moeda atinja os cornos de um apitador, ainda por cima num jogo fora, desde logo se decida que de um adepto Leonino se tratava; e se tenha interditado o nosso estádio por 2 jogos; quando noutras paragens um adepto diabólico entra no terreno de jogo e aperta o galete a um apitador; resolvendo-se tudo com uma multa pequenina de 3.500€; ou quando uma claque invade um campo (Penafiel) antes do jogo acabar e nada se passa: era para festejarem todos juntos.
Ainda para mais quando se vê lá fora, situações idênticas desde logo sancionadas com derrota por 3-0 e interdição dos estádios.
Somos constantemente prejudicados por estes BOIS NEGROS!
Prejudicados em lances e de maneiras que NUNCA os nossos 2 rivais foram.
No que toca à Taça de Portugal, a história desta competição neste século XXI resume-se mais ou menos a isto: ou o Sporting a ganha ou é manifestamente afastado de forma infame pelos apitadores.
Neste último jogo da Taça pede-se inteligência e honestidade moral a quem assiste ao futebol, coisa que um broche como o Juju do escorbuto dentário não tem. Nem ele nem parte dos jornaleiros avençados e devotos ao “patrão”.
Não é possível debitar diarreia verbal perante as evidências, quando até o seu jogador capitão (já de si um fanático) se queixou do árbitro ter prejudicado as 2 equipas. Mas não, o velhote acha que só a sua equipa foi prejudicada e pior, acha que mereceu ganhar um jogo onde foi sempre inferior e durante a 1ª parte apanhou um autêntico baile.
Eu que já ando no futebol sei perfeitamente ver as coisas; e percebo quando um apitador nojento manipula ou tenta manipular um jogo.
Veja-se a nojenta actuação dos apitadores em Vila do Conde, que horas antes tinham visto a equipa do Papa ser derrotada na Naval e foram para o Rio-Ave – Sporting com a encomenda bem feita. O mais nojento foi constatar que enquanto o resultado era um empate, passaram completamente despercebidos; sendo que o Sporting em cima do intervalo chegou ao golo da vitória, assistimos depois a uma 2ª parte completamente distinta, com os apitadores a prejudicarem de forma infame o Sporting na tentativa desesperada de evitar a vitória Leonina.
Em Alvalade o Paixão tudo fez para que o Sporting fosse eliminado, com requintes de malvadez; pois quem não é anjinho sabe perfeitamente que o animal tinha que deixar alguns rastilhos para os corruptos assumidos que de azul e branco se vestem se pudessem lamentar, tal carpideiras.
É pois muito fácil vir agora limitar os erros na contabilização de penalties, quando o problema está na forma como Paixão baralhou o jogo.
Na 1ª parte o Sporting esteve avassalador e Paixão pouco podia fazer que não fosse inventar algumas faltas contra os Leões (15 contra 5, o triplo). Curiosamente quase todas depois do Sporting já estar a ganhar.
Sendo que o que mais me irrita é parar e escrever devagarinho, com o intuito nítido se quebrar o ritmo a uma equipa que está manifestamente por cima.
Na 2ª parte, expulsa Caneira de uma forma grotesca para tentar equilibrar o jogo.
Se o apitador tivesse actuado bem, sem interferir, o Sporting ganhava podendo mesmo golear mas não, decidiu estragar o jogo na ânsia de mudar o rumo dos acontecimentos.

A dureza do jogo:
O jogo foi duro e notou-se que os Leões foram agressivos, não querendo ficar atrás dos Andrades.
Usaram-se muitos cotovelos e empurrões dos 2 lados, mas digamos sempre no limite do involuntário, ou pelo menos bem disfarçado, com excepção do Bruto Alves que enfiou a sério o cotovelo no Liedson.
Jogadas de agarrões nas áreas foram constantes; e tendo o Sporting muito mais cantos, claro que os avançados Leoninos foram os mais agarrados e afastados; mas agora a manipulação mediática só fala do lance Roca vs. Rolando, onde o Rolando até é o 1º a fazer falta.
Num curto espaço de tempo Pedro Silva faz uma falta e é amarelado; Tomás Costa faz 3 todas piores e nada.

O Golo do empate:
Nasce de um contra ataque após um canto mal marcado pelo Sporting.
E esqueceu-se toda a gente porque foi canto?
Foi canto porque Bruto Alves cortou para canto… com o braço.
Ficou o 2º amarelo (expulsão) e o respectivo penalty por marcar.

Os fanáticos pedem penalty Polga vs. Hulk:
Não há nada. A bola já está fora, os jogadores embrulham os pés ligeiramente e Hulk mergulha como mergulhou várias vezes durante o desafio.

Penalty de Patrício vs. Hulk:
A bola vem pelo ar, Caneira corta de Cabeça para longe e Hulk vendo que não tem hipótese tenta impedir/obstruir Patrício que já vinha a tentar fazer-se à bola.
Erro infantil de Patrício porque se atira à maluco e cai em cima de Hulk e poderia efectivamente ter sido assinalado penalty; apesar de ser discutível pois Caneira já tinha cortado para bem longe.
Aliás nestes 2 “penalties” falados por alguns, é curioso que o próprio Hulk, cerca de 1 hora após o jogo tenha declarado em directo que apenas: “houve lá 1 lance”. Repito: a própria vítima fala de apenas um lance.

Expulsão de Caneira:
Antes de mais importa saber como apanhou ele o 1º Amarelo?
Num mergulho de Hulk que nem falta foi; mas mesmo sendo não seria para amarelo.
Depois apanha o 2º porque tropeçou em Hulk, nada mais.
Apesar da desculpa do árbitro que foi por discutirem um com o outro.
Pergunto eu porque não fez o mesmo quando Pedro Emanuel Insultou do pior o Postiga nas suas barbas após ter feito uma falta dura sobre o mesmo?
Esta expulsão foi a tentativa do apitador para equilibrar as coisas.

Explusão de Pedro Emanuel:
Sem comentários, pois existem fanáticos que dizem ser fita!
De rir, pois basta dizer que de imediato, bem antes do apitador chegar ao lance, já Pedro Emanuel estava a tirar a braçadeira e a dirigir-se para fora do terreno.
Aliás depois declarou que errou e assume os seus erros.
Parabéns à RTP que nos seus resumos diz que Pedro Emanuel é expulso logo a seguir de Caneira… pois… foi 15 minutos depois.

Penalty de Rolando:
O lance mais grave da partida porque faltavam 3 minutos para acabar o jogo e porque é um lance que se vê na China, de tão evidente que é.
Rolando teria que ver o 2º amarelo (expulsão) e era penalty.

Penalty de Bruto Alves vs. Abel:
Abel é impedido com o corpo e inclusivamente com o antebraço/cotovelo no pescoço.
Penalty claro, mas mais difícil de ver do que o do Rolando.

Penalties em Geral:
Percebeu-se que a táctica de “defesa” do apitador na sua missão era não se comprometer com a jogada fetiche do futebol: o penalty.
Logo tudo o que fosse dúbio, confuso, desculpável com “não vi” ele não marcaria.
Só que realmente o do Rolando é impossível. Tinha que marcar.

Intervalo do prolongamento:
Porque razão o apitador não se “defendeu” e apitou para intervalo não deixando o Sporting marcar um canto? Estranho não, pois o cronómetro ainda não tinha chegado aos 15 minutos.
Sinal claro que não queria arriscar.

Desempate por Penalties:
Chegados aos penalties, o apitador tal Pôncio Pilatos, lavou as mãos suspirou de alívio pois sentiu-se desresponsabilizado pelo jogo. O típico dos manipuladores.
Após Lucho falhar o 1º para o FCP, o Sporting tinha meio caminho andado para vencer.
Mas o apitador fez questão de interromper e atrapalhar Roca, que… também falhou.
Mas curiosamente depois permitiu sempre que o GR Hélton saísse de baliza de forma ilegal (quem duvidar, leia a lei), sendo que no último penalty quando Abel chuta está já na linha da pequena área. Este deveria ser repetido.
Curiosamente também foi o único penalty em que um GR antes da marcação fez a fita de não dar a bola…

Enfim; resumindo:
Evidentemente que existiram lances onde o FCP se pode agarrar, pois o escroque fez questão de deixar rastilhos; mas quem perceba um mínimo destas coisas sabe que o apitador conseguiu manipular o jogo de forma a “levar a carta a Garcia”.

No entanto este jogo foi só mais uma prova que o Sporting continua a ser tratado de maneira diferente dos outros 2 clubes grandes.
Mas alguém no seu perfeito juízo mental acredita que esta arbitragem a acontecer no estádio da luz ou no estádio do dragão, os apitadores tinham saído de lá vivos?

Espero pois no mínimo que o Sporting consiga com o Paixão, uma coisa que para já conseguimos com o João Maõzinhas Ferreira e o Paulo Bosta:
Desde o golo de raquetada do Paços de Ferreira em Alvalade que custou um campeonato e da Telenovela em Leiria para afastar Liedson do jogo com o FCP, esses dois inimigos não nos voltaram a apitar.
Pelo menos que Paixão não nos apite mais esta época.
Depois, quer seja pela boca do Paulo Bento, quer seja a pela boca de alguém do Sporting, a partir de agora todo e qualquer árbitro que seja nomeado para todos, repito todos os nossos jogos, deve ser contestado.
Os que têm decisões graves passadas e erradas contra nós, devem ser bem lembrados disso.
Os que AINDA não têm, haverá algum?, deve-se dizer pelo menos: “esperamos que o Sr. tal não cometa os prejuízos que outros cometeram contra nós”.
Não podemos facilitar, temos que jogar com as mesmas armas da escumalha.
Se tal não chegar, não tenho problema em ser chamado se incendiário, mas sugiro que em Alvalade se abram os portões e se deixe a turba avançar… pois afinal resolvemos a questão com uma multinha de 3.500€; e qualquer decisão dispare de uma multa dessas, levará então isso sim a uma Guerra.
Nos jogos fora será mais complicado, mas temos que meter medo a estes BOIS, que ainda se saem a rir de nós.
Está na altura dos Leões deixarem de ser “diferentes” e comidos por lorpas.

http://afirma24.blogspot.com/

Editor deste blogue disse...

«Depois apanha o 2º porque tropeçou em Hulk, nada mais.
Apesar da desculpa do árbitro que foi por discutirem um com o outro.»

Vou comentar a mais hilariante do teu texto, DESCULPA?!!! queres ver que não foi mesmo por discutirem que levaram OS DOIS o amarelo? queres ver que o caneira levou por tropeçar e o hulk por se ter deitado no chão como cão que quer brincar com o dono e se deita aos pés dele?! Vocês as vezes chegam ao ridículo........recuso-me a comentar as restantes anedotas das quais ainda me estou a rir...

Editor deste blogue disse...

«Nem sequer se pode dizer que FCP foi uma equipa (...) que tenha revelado qualquer audácia que merecesse a sorte que teve»

Foste à casa de banho no momento em que Hulk marcou?...

David Caetano disse...

LOL Acho que a descrição do lance Patrício x Hulk diz tudo. O pior é que já existe o Youtube. :D

Anónimo disse...

NÃO TENS VERGONHA NA CARA, Ó CAETANO?
É PRECISO TER LATA E VIR PARA AQUI COM ESSA LETRA DEPOIS DE TUDO O QUE ACONTECEU EM ALVALADE.

Visconde disse...

Caros Caetano e Varela

Dizer que vocês jogaram mais e foram justos vencedores é de dá uma risota brutal.
Depois do banho que levaram e da sorte que vos protegeu, dêem graças a DEUS.

PS- Alugo 2 pinheiros mansos, nos quais tenho estendido a minha rede de descanso nos últimos anos na mata do jamor...

David Caetano disse...

Visconde, em que comentário ou artigo me viste dizer que o FCPorto jogou melhor que o Sporting? A dar graças a alguém não será a Deus com certeza que esse já se reformou :P mas sim ao Helton.

Cobrinha, quieto! Xiu! Raio do garoto...

Visconde disse...

O Varela sabe do que é que eu estou a falar...

David Caetano disse...

LOL ;)

Editor deste blogue disse...

«O Varela sabe do que é que eu estou a falar...»

Desculpe Sr. Visconde? digo meu caro M... Importa-se de ser mais específico? Tal como disse o Caetano, não me viste dizer que o Porto jogou melhor...

Cumprimentos!

Editor deste blogue disse...

Ah! Parabéns pelo prémio, a ti e ao Caetano, apesar de ainda terem algo a aprender sobre blogs e coisas que tais (todos temos), por exemplo em termos de SEO, tiveram assim e muito bem o vosso trabalho reconhecido!