03/11/08

O suspeito do costume

Jogo intenso, discutido a meio campo e com poucas oportunidades, controlado quase na totalidade pelo Sporting, embora quase sempre de forma inconsequente. No entanto os leões foram justos vencedores e mostraram uma equipa solidária e unida em busca da vitória, que era sem dúvida muita importante. Liedson voltou a resolver.
Numa 1ª parte morna, o jogo iniciou-se numa toada de equilíbrio e assim se manteve nos 15" iniciais, período em que o Sporting assumiu o controlo de jogo, embora nem sempre da melhor forma e sem criar grande perigo. Os leões abusaram do futebol directo e aos repelões, sem grande ligação entre os sectores, criando apenas uma verdadeira ocasião de golo desperdiçada por Derlei, que começava aqui uma noite para esquecer.
Os leões evidenciavam acima de tudo uma grande coesão defensiva, não permitindo ao Rio Ave criar perigo e estaria já no pensamento de muitos o intervalo quando aconteceu o lance que resolveu o jogo. Liedson não desiste de um lance, pressiona o defesa central adversário, rouba-lhe a bola, isola-se em direcção à baliza e atira a contar. Estava feito o 0-1, num golo pleno de oportunidade, um golo à Liedson.
No 2º tempo o Sporting melhorou e assentou mais o seu jogo, controlando e gerindo melhor a partida, sobretudo após a troca de Romagnoli por Veloso. A equipa ganhou maior consistência e circulação de bola e foi criando perigo junto da baliza adversária, estando mais próximo o 0-2 do que o empate. Os leões chegaram mesmo a marcar, num lance mal anulado por fora de jogo a Liedson após uma bomba de Rochemback. Foi aliás uma fase onde o mesmo auxiliar num curto espaço de tempo repetiu a proeza em mais 2/3 ocasiões quase consecutivas, todas elas perigosas para a baliza contrária.
Apesar do domínio o golo não chegou e já perto do final, uma paragem cerebral de Derlei viu a equipa reduzir-se a 10 elementos, depois de ver 2 amarelos em consecutivo. Foi altura de vermos a entre ajuda e o espírito de equipa necessários para garantirem os 3 pontos. Apesar de tudo poderia ter havido um melhor controlo da bola, em vez de tanto pontapé para a frente, o que evitaria alguns calafrios.
Foi uma vitória importante na luta pelo título, foi o regresso às vitórias que permitiu recuperar na tabela e ultrapassar um adversário directo. Esperemos que tenha servido para serenar os ânimos por Alvalade e unir os adeptos em torno do mesmo objectivo.
Terça-feira é dia de fazer história, vamos a eles.

10 rugido(s):

Stromp disse...

É importante repor os níveis de confiança e ganhar aos ucranianos amanhã.

Krugul disse...

Caro Visconde,

Muito melhor o resultado que a exibição, mas também já vi pior esta época..

Faz-me confusão que o Sporting tenha usufruido de 5 ou 6 cantos sem criar o mínimo perigo, e o Rio Ave no primeiro canto que tem, quase marca, com o romagnoli a safar em cima da linha. Não estaremos a treinar muito mal os cantos?

Também me faz confusão o Romagnoli a jogar sempre a titular. Que nulidade..a equipa melhorou logo com a mudança de Moutinho para 10 e Miguel Veloso para 6.

Continuamos com a política do pontapé para a frente, mas por aqui me fico porque não quero ser eu o destabilizador..

Pena o Benfica não ter perdido em Guimarães, mas temo que eles estejam a evoluir como equipa...

Saudações Leoninas

Krugul disse...

Só mais uma coisa..

Aquele lateral direito do Rio Ave é uma máquina. Bem melhor que os que lá temos..

Saudações Leoninas

A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Quando o Sporting vence não me preocupo minimamente se jogamos bem ou mal. A melhor fase do Sporting foi com o Veloso a 6 e Moutinho a 10 e com Roca também em jogo o que me leva a pensar que a incompatibilidade entre ambos seja um mito. Romagnoli está em baixo de forma nitidamente e uma cura de banco far-lhe-á bem. Com o Sporting a 100% nem sequer temo um benfica a 200%.

Um abraço, leonino, de amizade.

Eugeniu Dodonu disse...

o nosso excelente e maravilhoso suspeito do costume volta a resolver, somos uma equipa e vamos trabalhar como tal, vamos ganhar donetsk e fazer historia, força sporting es o maior, abraços pessoal

Armando Silva disse...

Mais uma vez Liedson e mais Liedson... É verdade que somos dependentes do Liedson, mas ser dependente de um jogador assim d´+a gosto!!! Esta quase sempre lá, na hora certa e no momento exacto a dar 3 pontos ao nosso Sporting...

Grande abraço caro amigo

Gnitrops disse...

Liedson a marcar e o Sporting a ganhar!

Que se repita hoje...

Abraço

Visconde disse...

Caro Krugul

Concordo em relação aos cantos, numa dúzia deles, penso que apenas em 1 conseguimos criar algum perigo. Pouco, muito pouco. Estes lances têm de ser decisivos.

Em relação ao pontapé prá frente, penso que melhoramos em relação aos últimos jogos. Espero que a evolução seja para manter.

Visconde disse...

PS - Gostei do regresso de Caneira e da consistência que traz à equipa. Gostei de ver que o Grimi está a subir de forma e já apoia o ataque. E gostei ainda mais da evolução que o Rui Patricio vem demonstrando...
Do Liedson não é preciso falar.

SL

Anónimo disse...

ACHO PIADA... ULTIMAMENTE A CERTAS PESSOAS PASSOU-LHES A VONTADE DO FUTEBOL, MUH-UH-UH-UH...
ACABARAM-SE OS DITAMEZINHOS DE ESPERTEZA SALOIA,SINTOMA TIPICO DAS COSTAS QUENTINHAS PELAS ARBITRAGENZITAS GARANTIDAS...
ACHO PIADA...MUH-UH-UH