05/11/08

Triunfo histórico

4 de Novembro de 2008, dia histórico em Alvalade, o Sporting consegue pela 1ª vez a qualificação para os 8os de final da Champions League.
Um triunfo justo e saboroso, perante um adversário difícil que tem só o dobro do orçamento do Sporting. A equipa mostrou crer, vontade e ambição em atingir o objectivo, e no período em que o adversário teve algum ascendente, apareceu o público a incentivar e empurrar a equipa para a vitória. Unidos é bem mais fácil.
O Sporting entrou bem no jogo, mas cedo se percebeu que a tarefa não ia ser fácil, o Shakhtar não vinha passear a Lisboa. A 1ª metade do encontro disputou-se na grande maioria no meio campo, havendo um grande equilíbrio e poucas oportunidades de golo, sendo as mais perigosas pertencentes aos leões. No sentido oposto o sector recuado da equipa leonina ia dando conta do recado, mostrando grande coesão e eficiência, apesar de em alguns momentos viver situações de aperto.
Os leões tiveram algumas boas situações para concretizar, mas mostraram alguma ineficácia e dificuldade na hora da decisão. O empate ao intervalo acabava por aceitar-se, embora pareça tenha ficado um penalti por assinalar logo nos instantes iniciais da partida por mão de Fernandinho dentro da área.
No 2º tempo, o Sporting voltou com outra atitude, com mais determinação, Rochemback envolveu-se mais no jogo e Izmailov apareceu mais ofensivo, ele que no 1º tempo esteve encarregue de vigiar Srna. A dinâmica que o Sporting impunha no jogo ia empurrando a equipa e Liedson avisou por 2 vezes que o golo estava próximo, primeiro na sequência de um canto ao qual não conseguiu a emenda e depois a cruzamento de Abel num remate a rasar o poste, naquela que foi a melhor oportunidade de golo até então.
O Sporting continuava a tentar e Paulo Bento decidiu refrescar o ataque, trocando Postiga (bom jogo) por Derlei e eis que apenas 5" depois já o ninja festejava. Uma jogada magistral de Izmailov a oferecer o golo a Derlei, que com um bom trabalho finaliza um golo histórico para o Sporting.
Até final, notou-se uma vez mais a união e entre-ajuda da equipa, controlando sempre o jogo, nunca pondo em causa o resultado, nem deixando o Shakhtar acreditar que era possível chegar ao golo.
Foi um triunfo importantíssimo para a equipa e para o clube, um dia histórico para o Sporting, mostrando que a equipa está em crescendo. Um resultado que para além da qualificação quando ainda faltam 2 jogos, permite disputar frente ao Barça o 1º lugar do grupo.O Sporting é neste momento uma equipa sólida defensivamente, não sofre golos à 5 jogos, mostra capacidade de sofrimento e está preparada para os próximos desafios.
A equipa tinha 5 objectivos no inicio da temporada, 2 estão atingidos e no próximo Domingo esperamos caminhar para o 3º.
Força SPORTING.

11 rugido(s):

David Caetano disse...

Mais uma vez os meus parabéns. Estou curioso para ver o jogo do Sporting contra o Barça até porque creio que vai ser substancialmente diferente do jogo da 1ª volta.

Aquele abraço, oh Visconde!

Visconde disse...

Pena que um jogo importante tenha tido só metade do Estádio cheio, espero que a situação se altere, porque independentemente das divergência com SAD ou Técnico, o nosso Sporting está acima de tudo.

Eugeniu Dodonu disse...

como ja disse nos outros blogues, vou dizer tb aki, SPORTING É A 8ª MARAVILHA DE PORTUGAL, grande marco na historia do clube, e um bom encaixe financeiro, sinceramente ja a muito k mereciamos isto, força sporting

http://mundoleonino.blogspot.com/

Gnitrops disse...

1 golo para a História!

Venham os tripas...

Abraço

OLeãoRampante disse...

tão e olhem lá: É hoje que se despede o Paulo Bento??

ahahahah

Sporting!

Zé da Europa disse...

Engraçado o título no site do shakhtar "Portuguese syndrome" :)

Cozinheiro Sueco disse...

Yes, we've made it!

E Domingo, levem lenços para Alvalade para nos despedirmos do Jesualdo.

Abraço Leonino!

António Lopes da Costa disse...

Pois é, caro Visconde, o objectivo está cumprido. E mais do que isso, foi cumprido antes do que muitos esperaríamos há 15 dias.
Só mais duas notas: uma para criticar a imprensa, que em vez de valorizar as vitórias (notáveis), prefere ir juntando capítulos a uma novela já longa; outra para fazer um desafio aos sportinguistas, para que compareçam sempre que puderem nos jogos, em casa ou fora, porque isso seria meio caminho andado para que os resultados aparecessem.
Acredito que não é só o futebol da equipa que não é atractivo, mas a crise começa a apertar. Só que, uma claque do Sporting, há tempos, escreveu uma faixa que dizia "além do além, acima de tudo, está o Sporting". E ir ao estádio apoiar a equipa é empurrá-la para as vitórias. E a verdade é que quando o Sporting ganha, nós tornamo-nos pessoas mais felizes...

Um abraço

Anónimo disse...

É como disse o Abel OS CÃES LADRAM MAS A CARAVANA PASSA,eu acrescentaria com o mangalho do ZÉ POVNHO.Fora a Borla/Relescord

Armando Silva disse...

Grandes leões, mostraram que também sabem ser matreiros e abelidosos na arte de ser pragmaticos... Fizemos história dentro do Sporting e fora, pois nunca antes um equipa portuguesa se tinha qualificado tão cedo para os 1/8... Agora é continuar a sonhar e disfrutar de 2 jogos na maior competição sem grande pressão...

Força Sporting

Grande abraço caro amigo

Renata A. disse...

Foi um intenso jogo de sofrimento que resultou num momento histórico. Após várias tentativas falhadas finalmente o sporting conseguiu apurar-se para os oitavos. Quando tudo falava mal do Sporting, eis que há silêncio...

SL