29/01/09

A meio da corrida

Finda que está a 1ª volta do campeonato é altura de fazer uma avaliação ao desempenho do Sporting nesta época e às perspectivas futuras da equipa de futebol.
De uma forma global a temporada tem de ser considera positiva até ao momento, pois a equipa tinha 5 objectivos traçados, já cumpriu 2, Supertaça e apuramento na Champions, está na luta por campeonato e Taça da Liga e falhou o acesso ao Jamor, curiosamente num dos melhores, senão o melhor, jogo da temporada.
No entanto a avaliação tem de ser feita com base nos resultados da liga, pois é esse o grande objectivo e aquele que é fundamental conquistar, e nesse aspecto o panorama podia e deveria ser melhor. Embora a equipa esteja a apenas 1 ponto do líder e a depender de si própria, também é certo que teve resultados aquém das expectativas e que lhe deveriam conceder outra posição.
O Sporting apostou num plantel mais homogéneo, com jogador da casa e identificados com o clube ou conhecedores do futebol nacional, o que é certo é que essa aposta não resultou da forma que mais se esperava, deixando um pouco em baixo as expectativas.
Dos reforços aquele que mais tem dado nas vistas, seria o que à partida menos probabilidades tinha de ter sucesso imediato. Carriço aproveitou a sua oportunidade e tem vindo a afirmar-se no onze inicial, relegando Tonel para o banco e assumindo-se desde já como um valor seguro.
Caneira e Rochemback têm à semelhança da equipa alternado o melhor com o pior, apesar de considerar que o internacional português é inquestionável na equipa, já teve bastante abaixo do seu valor, estando agora a regressar ao seu melhor, à semelhança de Roca que começou em alta rotação e veio a perder gás à medida que o campeonato ia avançando, parecendo agora voltar a querer assumir-se como o patrão do meio campo leonino.
Grimi tarda em ganhar índices físicos e de confiança que lhe valeram a contratação por parte do Sporting, será importante que os readquira rapidamente, pois será importante na fase complicada que está à porta.
Postiga tem sido um pouco o que se esperava dele, é bom jogador, trabalha bem para a equipa, mas é um avançado pouco produtivo. É certo que anda em maré de azar, mas tem rapidamente de acertar a mira e ajudar o seu companheiro a fazer estragos.
Quando avaliamos globalmente o desempenho leonino parece claro à primeira vista que o Sporting está melhor esta temporada em relação ao passado, mas está mesmo? Ou estão os adversários mais fracos? Eu penso que é uma mistura de ambos, os adversários estão algo inconstantes a todos os níveis e os leões subiram um pouco o seu rendimento, sobretudo nos últimos tempos.
O Sporting iniciou a temporada em grande nível, passando depois por um período negativo onde a equipa somou apenas 4 pontos em 5 jogos, mantendo-se contudo perto dos seus rivais. No entanto é importante relembrar que nesse período o Sporting ainda não contava com Vukcevic e tinha Izmailov e Caneira lesionados, vendo-se agora o quão importantes são eles para a equipa e contribuíram para as melhorias evidenciadas nos últimos jogos.
A inclusão de Vuk e Izmailov nas alas e Moutinho a "10", com o contributo de Liedson, têm vindo a "disfarçar" um dos maiores problemas do Sporting, a eficácia. O Sporting é uma equipa que faz poucos golos para um candidato ao titulo, sendo apenas o 5º melhor ataque da prova com 19 golos em 15 jogos. E este problema só é menos notório graças à contrastante eficácia defensiva, onde o Sporting é a melhor equipa.
Será por isso importante preservar o núcleo duro da equipa para que o mesmo consiga manter o nível o mais tempo possível, sobretudo na fase complicada que está a chegar. Se a isso tivermos em linha de conta que o Sporting nos últimos anos é uma equipa que melhora sempre na 2ª volta, onde consegue recuperar terrenos para os adversários, podemos estar optimistas em relação ao futuro.
Eu acredito, força LEÕES!!!

7 rugido(s):

Tite disse...

Eu gostava de acreditar, mas para isso é necessário que o Sporting jogue bem e com regularidade, coisa que não aconteceu nesta 1ª metade da época.

Gostaria de me enganar.

Rugidos de esperanças

Armando Silva disse...

Eu também acredito amigo, especialmente porque sei que temos equipa para fazer muito mais e melhor, e isso dá-me confiança.

Vamos ver o que isto dá...

Grande abraço caro amigo

Leão Transmontano disse...

Eu também acredito.Devemos cerrar fileiras quanto ao apoio à nossa equipa. Sábado lá estarei na Trofa a dar o meu apoio. Devemos estar atentos e combater com verdade todos aqueles que nos querem prejudicar. Não é por acaso que hoje a imprensa noticia que o Lille anda atrás do Vuckcevic. Coincidências...

SL

JG disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JG disse...

Acima de tudo, é necessário que a equipa consiga ser mais regular. Estará aí a chave para o sucesso!

As lesões também podem ser uma condicionante para o sucesso final, a acontecerem, porque o nosso plantel é curto nalguns segmentos (meio campo).

Penso que Derlei irá também ser um jogador chave para o sucesso final, até porque tenho para mim que a melhor dupla no ataque é mesmo a formada por Derlei e Liedson! Tal como acho que a melhor dupla de centrais é mesmo a formada por Polga e Tonel, apesar de Carriço ser um jogador em afirmação crescente e uma excelente alternativa a qualquer um dos jogadores citados.

Djaló também é um jogador que ainda vai ser certamente importante e Pereirinha pode ser uma boa opção no maio campo ou na lateral direita!

Eu também acredito! No sucesso no campeonato e na champions, onde acho que podemos eliminar o Bayern, saibamos ter concentração máxima nos 2 jogos com os alemães.

Para mim, a prova raínha é mesmo a Champions e não o campeonato, porque o prestigio europeu era absolutamente essencial para nós. E com isto não pretendo dizer que não seja importantíssimo sermos campeões. Mas os 2 objectivos devem vir em paralelo!

Visconde disse...

Caro JG

A regularidade tem sido um dos calcanhares de aquiles da equipa, aliada a jogares chave em momentos importantes, mas por vezes a vontade supera a dificuldade e os nossos atletas nem sempre o demonstram, ou quando tentam já é tarde, é isso que não pode acontecer, temos de ser forte desde o 1º minuto.

Em relação à europa concordo que o Sporting precisa de prestigio europeu, mas passar o Bayern nada garante, enquanto o titulo volta a colocar-nos entre a elite na próxima época, além de que o clube vive disso mesmo.
Acho bastante possivel as duas coisas, espero que a equipa acredito também.

SL

Verde CDV disse...

Caro Visconde
Esta época estamos melhor que na anterior e isso reflectiu-se na classificação.
Acho que podemos lutar até final do campeonato se não tivermos lesões graves nas pedras chave.

EU TAMBÉM ACREDITO!!!

Um abraço.