07/01/09

Reajustamentos

O Visconde de Alvalade levou a cabo uma sondagem sobre qual a posição/jogador que gostariam de ver reforçadas no mercado de inverno que se iniciou esta semana. Não se pode dizer que os resultados sejam uma surpresa, uma vez que as indicações dados, são aquelas que há muito vêem sendo re-envindicadas. Assim, num universo de 239 votos as posições de n.º "10", extremo/ala e defesa lateral foram as mais requisitadas com 83 (35%), 56 (23%) e 50 (21%) votos respectivamente.
Estas indicações advêm em grande parte da ausência de extremos de raiz (excepção a Pereirinha) no plantel quando é a posição que mais jovens tem lançado da Academia e é sempre importante em qualquer esquema de jogo, da intermitência exibicional de Pipi Romagnoli, o único 10 do grupo e da falta de qualidade nas laterais, com um razoável Abel, com um Grimi que ainda não justificou a contratação, nem os níveis do passado e sem alternativas, pois Ronny e Pedro Silva não o foram, nem nunca o serão.
Como parece quase certo que não serão feitos grandes ajustes no plantel, a não ser que hajam saídas, fala-se no Ronny e Tiui, o que acabariam por ser bom, tudo leva a crer que as soluções passam por ajustamentos internos.
Com a reintegração de Vukcevic, o Sporting ganha profundidade nas linhas e apesar de não ser um extremo de raiz, a sua colocação junto com Izmailov, permite à equipa maior amplitude atacante.
Nas laterais as opções passariam por colocar Pereirinha à direita, que tão boa conta do recado deu quando foi chamado, ganhando a equipa um lateral ofensivo e capaz de desequilibrar. Já na esquerda parece-me que recuperar Grimi é a melhor solução, Veloso é demasiado lento e Caneira não apoia o ataque.
No vértice ofensivo do losango cabe agora Moutinho, dando-lhe maior liberdade e aproveitando a sua capacidade de passe para fazer a diferença naquela zona do terreno.
Numa solução mais remota, o Sporting poderia por fazer regressar Tiago Pinto e Celsinho, jogadores que seriam alternativas às posições mais deficitárias.
Mas mais importante do que tudo isto, será a vontade de vencer e tornar o Sporting campeão.

3 rugido(s):

Leão Transmontano disse...

Caro Visconde,

Penso que no futuro, a manter este sistema táctico, necessitamos de dois bons laterais, capazes de atacar e defender bem. Neste momento seria importante recuperar o Grimi, que desde aquela "fifia" com o FCP parece ter perdido a confiança. Um médio ofensivo, mais criativo, um verdadeiro 10 também não será de descurar como reforço. Mas como diz, mais importante do que tudo é a importância de vencer.
SL

António Lopes da Costa disse...

Na minha opinião, são essenciais dois bons laterais...

Visconde disse...

Miguel Lopes do Rio Ave poderia ser uma boa solução...uma aposta para o presente e futuro.
Ou resgatar o João Gonçalves que está a fazer uma bela época em Olhão.