15/01/09

Serviços mínimos

Foi um Sporting de low coast aquele que se apresentou em Vila do Conde, uma equipa sem muitos dos habituais titulares, que embora dominando sempre o jogo, criou poucas ocasiões de golo e praticou um futebol pouco atractivo. Uma partida como o tempo, fria e sem grandes motivos de interesse, marcada por mais um caso de arbitragem, pois o golo de Vuk é feito em posição irregular.
Os leões apresentaram uma equipa com 9 alterações em relação à última partida e também devido a essa falta de entrosamento o futebol pouco aliciante praticado sobretudo na 1ª metade, onde o Rio Ave quase nunca saiu do seu meio campo, não criando qualquer lance de perigo para Tiago.
O Sporting apesar do domínio e da maior capacidade atacante, não conseguiu criar grandes lances de perigo iminente, excepções para um lance de Postiga em que foi demasiado lento a finalizar, um cruzamento remate de Ronny que Paiva sacudiu e um cabeceamento de Carriço.
Pouco para quem deveria mostrar serviço ao treinador.
O 2º tempo trouxe um pouco mais de vivacidade ao jogo, embora a sua qualidade não tivesse sido melhorada. O Rio Ave subiu no terreno e com isso houve mais espaço para jogar nas costas das defesas, embora os lances perigosos continuassem a ser uma miragem.
Pouco depois a lesão de Tiui resultou na entrada de Vukcevic ao qual Izmailov se juntaria alguns minutos depois, com estas alterações a equipa leonina ganhou maior profundidade atacante e começou finalmente a criar embaraços à defensiva local.
Postiga rematou a rasar o poste, Tonel viu um cabeceamento salvo em cima da linha, mas à 3ª um remate de Postiga desviado por Paiva para o poste, deu a Vukcevic a oportunidade de fazer, em posição irregular, o golo da vitória leonina.
Até final destaque para a defesa da noite de Tiago na cobrança de um livre directo a garantir os 3 pontos e praticamente o acesso às meias finais da prova.
Foi de alguma forma o jogo esperado por força das alterações, onde as alternativas ficaram aquém do que se esperava. Adrien correspondeu apesar de alguma falta de ritmo, Pedro Silva esteve em bom plano, Tiago garantiu a vitória, Pereirinha esteve bem e Tonel e Carriço regressaram bem à equipa.
No oposto Tiui não se viu, Romagnoli esteve desinspirado uma vez mais e Ronny não dá mais do que o habitual.
Valeu pelo objectivo conquistado e pela manutenção da onda de vitórias. Sábado há mais...

11 rugido(s):

David Caetano disse...

Eh pá, ontem o Vieira comprou o árbitro para vos beneficiar e, desse modo, minar a vossa estratégia de protesto perante o que sucedeu no Benfica x Braga.

Gnitrops disse...

Não há muito a dizer sobre o jogo, não foi muito bem jogado, lento demais em alguns momentos, onde o Sporting dominou e dispôs das melhores oportunidades.

Valeu pelo golo do Vuk, ainda que em offside.

Venha o Paços!

SL

Visconde disse...

Eu também vou pela teoria da conspiração, o golo foi validado para nos "esquecer-mos" do roubo do fds...

Peyroteo disse...

Quase a perder a paciência!
De que adianta ano após ano acompanhar com paixão e devoção o meu Sporting, para ao fim ao cabo estarmos constantemente a assistir a um futebol Português que está completamente viciado.
Ainda me admiro como há 20.000 almas a assistir ao futebol em Alvalade, pois é ponto assente que não nos vão deixar ser campeões!
No estádio da Luz o árbitro, ou melhor o ladrão Paulo Baptista perpetrou uma arbitragem escandalosa, onde a equipa que foi dominada durante o jogo, levando um banho de bola acabou por levar injustamente 3 pontos em vez dos merecidos 0.
Para além de 90 minutos de “campo inclinado”, os lances capitais explicam muita coisa:
- São dados 2 minutos de descontos na 1ª parte, quando curiosamente na 2ª, com 6 substituições e tempo perdido com um penalty se dão apenas 3. Não me lembro de nenhum jogo em que não se dêem menos de 3’.
- Aos 45+2’ portanto, o Benfica aponta o golo que valeria 3 pontos, na marcação de um livre, com o jogador que marca o golo completamente em FJ. O mais grave é que é por demais evidente o adiantamento, até porque era uma jogada de bola parada.
- No início da 2ª parte, o ladrão tentou resolver o jogo de vez, inventando um penalty vergonhoso sobre um patético Di Maria. Um mergulho triste e mal feito e uma vergonha como o batoteiro se ria no chão e comemorava o penalty fidelidade. Devia haver castigos para estas situações.
Felizmente o penalty não foi convertido.
- Katsouranis comete penalty evidente sobre Alan. Nada foi assinalado.
- Luisão comete penalty de faca e alguidar sobre Matheus. Nada foi assinalado.
Em resumo, e só para que constem os 4 erros grosseiros:
- Golo a favor da equipa A ilegal em FJ
- Penalty inexistente a favorecer a equipa A
- Penalty roubado à equipa B
- Outro penalty roubado à equipa B
Posto isto, acho que este árbitro não pode apitar mais este ano!
Mas o mal está feito, e os 3 pontos foram para quem não merecia.
Apenas tenho um consolo, o Benfica foi dominado na sua própria casa pelo Braga.
É muito raro senão inédito que um dos 3 grandes jogando em sua casa seja dominado, perdendo em todas as estatísticas, como na posse de bola, ataques, remates, cantos, faltas, etc.
Apesar de tudo o Sporting está no topo da classificação, não estando livre para já de más companhias porque no estádio da Luz se assistiu a um jogo para recordar por muitos anos: um autêntico roubo à mão armada, infame demais para ser verdade e possível.

Peyroteo disse...

Rio-Ave, 0 – Sporting, 1
Pouco interessante este desafio que um Sporting de 2ª linha acaba por vencer perto do final com um golo de recarga de Vukcevic, beneficiando diga-se de posição irregular.
Evidentemente que este lance, sem efeitos práticos, pois o Rio-Ave empatando era o mesmo que perder, ou seja, nunca seguiria em frente; e o Sporting mesmo que perdesse mantinha-se no 1º lugar; irá ser aproveitado à exaustão (já começou com os jornalistas a perguntarem a tudo e todos. Só é pena que não tenham feito o mesmo noutros estádios. E desde logo com a convocação do homem dos caracóis para gritar em directo na SIC Notícias de imediato!) para ser comparado com o incomparável: um roubo de Catedral ocorrido no estádio da luz Domingo último. Desta forma vai-se “preparar o terreno” para o Sporting ser roubado na sua próxima deslocação à Madeira.
Sobre o jogo de referir a actuação desastrada de Postiga que não quer nada com os golos, tendo inclusivamente atirado ao ferro naquele que viria a ser o merecido golo Leonino.
De resto mais uma má arbitragem, com destaque para o fechar de olhos logo na 1ª parte à expulsão de Tarantini, que teria que ver o 2º amarelo; e para o constante saco de pancada que Pedro Silva foi ao longo do jogo.
Curioso, pois no mesmo estádio não se teve já este ano problema em pôr o Sporting a jogar com 9 ou de anular um golo limpo a Liedson e mais 3 “meios golos”, todos por FJs mal tirados.
Felizmente desta vez o auxiliar não percebeu que Vuk estava adiantado e o golo valeu mesmo, fazendo justiça no resultado.
Positivo:
Paulo Bento: pela 1ª vez em Portugal vi um treinador afirmar ter sido beneficiado. Mesmo que em termos práticos esse benefício seja nulo.
Venham o Quiquinhas choramingas e o Professor do escorbuto fazer o mesmo!
Moutinho: joga sempre, faz jogar, apanha porrada velha (deve ser feito de borracha) e nunca vira a cara à luta.
Negativo:
Modelo da Taça da Liga: pelo que se vê dos jogos, as equipas não têm grande vontade de jogar esta competição. O modelo e sistema de prova são ridículos também, com destaque para a escolha do melhor dos segundos classificados.
Postiga: se em jogo jogado até tem feito exibições interessantes, a sua finalização anda uma nulidade perfeita.
Dependência de Liedson: não vale a pena, é incontornável. Sem ele em campo a equipa não tem comparação.
Jornalismo: incrível a fome com que perguntaram e não se calaram com o FJ no golo de recarga de Vuk. Não costumam fazer isto! (Será para rir?) Até intervenção em directo na SIC Notícias com o inevitável homem dos caracóis. Paulo Bento calou-os ao assumir que sim senhor, Vuk estava adiantado.

Anónimo disse...

tao visconde devias por um post a dizer k o rio ave foi roubado! candaba de facciosos

Tite disse...

A única coisa que eu quero dizer sobre este jogo é que tenho pena que o Paulo Bento não seja tão bom treinador como o Sporting merece e necessita urgentemente.
Só um cego não via que o golo do Sporting foi irregular.
Por isso o Paulo Bento também viu.
Mas será que ele não vê que também está a contribuir para a falta de militância dos adeptos no Estádio José Alvalade?
E nunca mais chega o fim do seu contrato. UFA!!!!

Rugidos ressacados

Leão Transmontano disse...

Eu e o Leão de Alvalade lá estivemos, apesar do frio que estava. Gerimos bem, sem fazer um bom jogo, mas apostou-se na rotatividade e nos serviços minímos... Gostei de Adrien, Carriço e de Pedro Silva... Quanto ao golo, mas algém tem dúvida que foi validado propositadamente?

Carlos Saraiva disse...

Não tenho nada para dizer porque o PPA já disse tudo;-)
Agora a sério, foi mais um roubo do futebol português.

http://chutodeletra.blogspot.com/

Visconde disse...

Depois da dissertação do PPA pouco fica por dizer...

Caro Anónimo
Está na crónica que o golo é irregular, se não viu, volte a ler melhor, e já agora, é CAMBADA!!!!

Anónimo disse...

OS CACHECOIS DOS CLUBES DÃO JEITO POIS TEM ESTADO UM FRIO DE RACHAR. PODIAM TAMBÉM FAZER LUVAS DOS CLUBES PARA FICARMOS MAIS AGASALHADOS AINDA.