16/04/09

Protocolo

O Sporting estabeleceu um protocolo de cooperação com os belgas do Cercle Brugge no âmbito do recrutamento e desenvolvimento de jogadores de futebol para benefício mútuo.
Depois de no passado recente o Sporting ter estabelecido um protocolo idêntico com os também belgas do Roeselare, que se viria a revelar um fracasso, os responsáveis leoninos voltam ao "local do crime" para tentar vingar desta vez o seu objectivo, que passa principalmente por colocar jogares leonino oriundos da formação, com o intuito de lhes dar ritmo competitivo, maturidade e experiência.
Parece-me que a ideia fundamental do protocolo é positiva no sentido de permitir aos novos valores que joguem a um nível razoável, preparando-os para o regresso à equipa principal leonina. No entanto, este tipo de acordos tem vários pontos negativos e que poderão comprometer a sua criação, como aliás sucedeu com os belgas do Roeselare:
- Equipa sem grandes ambições na liga belga;
- Dificuldades de adaptação;
- Ausência de um acompanhamento profundo à evolução dos atletas;
- Desmotivação e retrocesso no desenvolvimento dos mesmos;
Para além disso, não me parece que a equipa em questão tenha valores capazes de singrar no Sporting, e não servindo o clube belga como base de recrutamento de valores emergentes naquele país, o proveito do Sporting com este protocolo será reduzido ou praticamente nulo.

1 rugido(s):

Armando Silva disse...

Vamos aguardar... A ideia em si é boa, claro que agora tudo despenderá de vários factores para se ver ou não sucesso...

Grande abraço