06/08/09

Custo zero

O Sporting anunciou que chegou a acordo com Romagnoli para rescisão de contrato, ficando o argentino com o seu passe e os leões sem 1 ano de encargos. Depois de Puro e Stoj, foi agora a vez de Pipi, não devendo tardar que o mesmo suceda a Ronny e Tiui.
Se por um lado se aceitam estas medidas que permitem ao clube poupar alguns milhões de euros em salários no tempo que restava dos contratos dos atletas, por outro lado fico perplexo com a incapacidade leonina para colocar os seus excedentes sem realizar qualquer retorno financeiro. Isto prova que os atletas em questão foram aquisições mal calculadas, sem capacidades para actuar num clube como o Sporting e prova também algum do desnorte que imperava ou ainda impera no departamento de futebol leonina, pois todos eles foram alvo de propostas há pouco tempo atrás, tem sido rejeitadas pela SAD. Se estes não faziam parte dos planos para a nova temporada, pergunto eu porque não foram aceites essas propostas?
No campo inverso e visto que o potencial financeiro do Sporting não permite entrar em loucuras, custa-me perceber porque razão ainda não reforçamos a equipa ao mesmo custo que vamos deixando sair atletas excedentes.
Deixo aqui uma pequena lista de reforços para o Sporting a custo zero na esperança que algum dirigente aqui perca alguns minutos:
Jorge Andrade (Livre) - Apesar da longa paragem que foi sujeito por lesão, parece estar já bem recuperado, tendo sido elogiado pela apetência física demonstrada na experiência que efectuou recentemente em Málaga. Porque não?
Enakarhire (Livre) - Terminou contrato com o Dínamo de Moscovo e está em França a tentar colocação. Foi um atleta que deixou saudades em Alvalade, não seria um bom regresso?
Diego Lugano (Livre) - Deixou a Turquia após alguns anos e é jogador livre. Seria um reforço experiente e forte no jogo aéreo.
VanDen Borre (Génova) - Internacional Belga com algumas dificuldades de adaptação ao futebol italiano e que o clube pretende emprestar para o voltar a projectar. É um jogador que faz todo o corredor direito podendo alinhar como lateral ou médio interior.
Royston Drenthe (Real Madrid)
- Este holandês esquerdino faz toda a ala esquerda e seria uma grande aquisição. Como o seu passe é demasiado caro, embora tenha pouco espaço no Santiago Barnabéu, porque não tentar o seu empréstimo.
Damien Escudero (Villareal) - Médio esquerdo argentino, desequilibrador nato e bom rematador. Terá de ser cedido pois o Villareal tem as vagas para não comunitário já preenchida.
Amaury Bischoff (Livre) - Jovem português de qualidade e com larga margem de progressão. Actua preferencialmente no lado direito do meio campo.
Jonas Gutierrez (Newcastle) - Este internacional argentino seria um grande reforço para o meio campo leonino. Com a despromoção do Newcastle o seu passe está desvalorizado, valendo o esforço da sua aquisição.
Kerlon (Inter) - Grande promessa brasileira que o Inter pretende fazer rodar para ganhar ritmo competitivo na Europa.
Ricardo Vaz Tê (Livre) - Mais um jovem nacional com valor e que poderia ser uma boa opção para o ataque.

6 rugido(s):

Armando Silva disse...

As contratações do Purovic e Stoikovic foram claramente dois erros de casting. O Romagnoli foi diferente, teve uma grande época, nota-se que é bom jogador, tem muito talento, mas, não se percebe muito bem porquê, falta-lhe alguma coisa para brilhar e nunca será o jogador que poderia ser...

Quanto aos nomes referenciados, sou honesto, O Jorge Andrade não me convence, penso que o nosso problema não é o centro da defesa, longe disso, e a sua idade não ajuda... O Enakarhire deixou saudades de facto, mas para ter feito 3 anos em Moscovo e agora estar à "rasca" para arranjar clube não abona a seu favor... Infelizmente a nossa experiência com regressos tem sido horrenda... Veja-se o Rochemback!!! O Vaz Té parece-me mais um jogador mediano que nada acrescentaria, o Bischoff só para futuro, tinha de ser emprestado... Os outros jogadores com clube são caros, e impossíveis para o actual Sporting. Quanto ao Lugano, depende da sua actual condição.

Grande abraço caro amigo

Gnitrops disse...

Amigo Visconde,

Uma dica:

No site do Sporting já estão as fotos dos jogadores desta época.

Já podes actualizar o "slide" da época 2009/2010 ;)

SL

F. disse...

O Bischoff e o Jonas eram perfeitos para o losango. O Borre julgava que era lateral esquerdo mas, sendo assim também é bem vindo!

Visconde disse...

Caro Armando

Os jogadores com clube são caros pq têm qualidade, mas neste momento são dispensáveis, aí é que entra a capacidade negocial do Sporting. Um empréstimo com opção de compra ou aquisição de percentagem do passe é algo que deveria ser usado.

Abraço

Visconde disse...

Caro Gnitrops

Já tinha pensado nisso, tem faltado tempo. Mas obrigado pelo reparo.

Abraço

Carlos disse...

Caro Visconde

Jogadores a custo zero(livres) são sempre de duvidar, senão veja o caso mais recente do Rochembach, em Inglaterra ninguêm o quis e veio parar ao nosso Sporting...para quê?
É preciso é valorizar os nossos quando têm qualidade como é o caso do Tonel, Moutinho, Pereirinha, Veloso, Carriço, André Marques, Rui Patricio e muitos mais que por vezes são tapados ou "queimados" por estrangeiros de fraquissíma qualidade como Polgas, Pedros Silvas, Rochembachs, etc

Um abraço
Carlos