18/08/09

Maldito Cattenaccio

O Sporting voltou a empatar, mas desta feita realizando uma bela exibição. Os leões provaram uma vez mais o amargo sabor do cattenaccio italiano, que aliado a uma arbitragem desastrosa do Sr. Kassai que acabou por condicionar grande parte da partida.
Os leões entraram a todo o gás e tiveram logo 2 situações de golo que deixavam antever uma boa partida, mas na 1ª oportunidade a Fiorentina aproveitou uma falha de P.Silva e fez o 0-1, num autêntico balde de água fria.
A correr atrás do prejuízo, o Sporting teve pela frente o típico futebol italiano, consistente na defesa e no meio campo, explorando rapidamente o ataque. Uma equipa que "queimava" tempo em cada lance e contava com a passividade do árbitro da partida, que aos 11" fez vista grossa a uma agressão clara a Liedson, punindo o defesa italiano com um simples amarelo.
Durante o resto da etapa inicial, o Sporting sentiu alguma dificuldades em criar desiquilibrios, e quando o conseguiu a equipa italiana anulou sempre bem o perigo leonino. Apesar do domínio, os leões não conseguiam marcar, tendo Postiga desperdiçado a melhor chance ao cair do pano.
No 2º tempo o Sporting entrou mais decidido e apesar de um susto inicial, foi-se acercando da baliza de Frey e começando a ameaçar, até que aos 57" Vukcevic fez o empate, mas viu o 2º amarelo por festejar sem camisola. Um acto inconsciente e que teve e terá repercussões no jogo de Florença, e que marcou de certa forma o jogo, pois antes já Dainelli devia ter sido expulso após derrube a Moutinho quando este se isolava e o defensor já estava amarelado, fazendo o Sr. Kassai novo golpe de teatro.
Motivados pelo golo e pelo ascendente na partida, os leões uniram forças e foram em busca da vitória mesmo em inferioridade, tendo chegado ao 2-1 aos 65" numa bomba de Veloso, mostrando o seu grande momento de forma.
A equipa estava em alta e dominava a partida, tendo Liedson o 3-1 nos pés falhando por pouco, num lance onde ficou claro que o Levezinho ainda não está no seu melhor. Após este lance a Fiorentina subiu no terreno e aproveitou a superioridade para criar mais perigo, sobressaindo Patrício com 2 boas intervenções negando o golo que acabaria por surgir aos 78", trazendo a desilusão de volta a Alvalade.
Até final oportunidades repartidas com ambos os GR a evidenciarem-se e a segurarem o empate.
O Sporting regressou às boas exibições e merecia outro resultado, mas a maldição italiana e uma arbitragem digna de Lucílio Batista, alteraram o rumo dos acontecimentos. Apesar da passagem à fase seguinte estar difícil, ficou provado que a equipa tem capacidade para seguir em frente, basta crer e não inventar.
Notas:
- Espero que PB tenha percebido de vez que o lateral direito do Sporting nesta altura só pode ser Pereirinha;
- Que Polga tenha entendido o quão perigoso é Gillardino se tiver uma nesga de espaço;
- Matias é uma mais valia clara e precisa de ganhar confiança, que se vai notando à medida que soma minutos no campo;

14 rugido(s):

Ravaz disse...

o matias fernandez é mto bom!!! Vamos a Florença ganhar a eliminatória!!! Eles não são melhores que nós!

Pumba disse...

É preciso a mesma vontade, um árbitro mais imparcial e um pouco de sorte para ganhar o jogo em Florença. Espero que seja isso que aconteça.

Saudações leoninas!

Ramiro disse...

Se persistir a mesma vontade dos jogadores e a mesma ambição do Paulo Bento ganharemos com toda a certeza.
Força e garra...

nMatos disse...

Eu estava no estádio e ainda não vi as imagem televisivas, mas o golo da equipa Viola foi à segunda oportunidade e não no primeiro remate. Não tenho a certeza mas acho que o primeiro amarelo para o Vuk e depois para o central italiano não foi para o que fez a agressão ao Liedson (que o árbitro viu e não explusou) mas sim ao que veio confrontar o Vuk nesse embróglio. Fomos superiores. Equipas italianas é sempre o mesmo... dasseee. As claques estiveram muito bem, com as nossas a saudaram a vinda da Fiorentina de forma cordial, e não tenho bem a certeza mas acho que os italianos no final fizeram a justa homenagem gritando a plenos pulmões Sporting! Sporting!Sporting! (ainda tenho de confirmar com o meu amigo italiano que estva lá no meio da claque).
Matias, grande jogador! Veloso, assim vai mesmo ser vendido, que continue a jogar desta forma. Liedson, que é feito? Vuk, tá maluco? Polga, então meu (foi mesmo à minha frente, que lentidão a marcar o Gilardino)?
Árbitro foi influente no resultado marcando consecutivamente mal pequenas faltas, lançamentos, etc e perdoando cartões aos italianos. Vergonhoso.
Sporting alleezz!! Vamos lá fazer história!!

F. disse...

O Sporting mereceu vencer mas, a oferecer golos é natural empatar.

Mas, fiquei feliz por ver uma equipa a jogar à Sporting.

Assim venceremos em Itália!

Noi Siamo Firenze Nel Calcioooo disse...

Respondendo ao Nmatos: sim senhor, a malta gritou a plenos pulmões, mais do que uma vez, "Spoooooooorting".
Notas positivas: as claques de ambos os lados, sentiu-se muita amizade; o jogo, houve golos e dos bons; o jogo do Sporting, dinâmico e rápido; o Vargas, o Gilardino e o Jovetic e o Frey na Fiorentina.
Notas negativas: alguma agressividade no relvado, parece(eu não vi nessa ocasião)que o Gamberini perdeu a cabeça; a condição física do Mutu, não jogava há três meses, e da Fiorentina em geral; a arbitragem, o Dainelli merecia o segundo amarelo.
Uma nota para o Visconde, "catenaccio" é um palavra um pouco "abusada", ontem deixamos bastante espaço para o jogo brilhante do Sporting..

Ao fim de contas, deixando de lado as questões relativas à arbitragem e a tolice do Vukcevic, acho que o resultado foi justo...ganda jogo!

David Caetano disse...

Por aquilo que fez ontem, o Sporting tem toda a legitimidade em pensar que pode passar a eliminatória. Mas... é preciso ter ambição e não se encolherem. Afinal, faltam 90 minutos e são outra vez 11 contra 11.

Visconde disse...

Caro Firenze

A Fiorentina deu espaço quando esteve a perder, porque até lá queimou tempo sempre que pode, aliás houve 2 amarelos por isso mesmo.
Mesmo assim foi um bom jogo, entre adeptos amigos. Em Florença que vença o melhor, o SPORTING claro!!!

SL

Visconde disse...

Caro Caetano

O probelma maior é que ontem estivemos sempre em desvantagem numérica, primeiro 11 contra 12 e depois 10 contra 12, mas mesmo assim fomos superiores, não podemos é dar as abébias do costume.

Abraço

Gnitrops disse...

Inglório!

A primeira coisa a salientar deste jogo é, depois de exibições menos conseguidas neste arranque de temporada, a boa exibição realizada pela equipa do Sporting. Sim, a equipa, porque o Sporting hoje jogou como uma verdadeira equipa, apesar de alguns erros cometidos. Faltou sorte, um ábitro à altura dos acontecimentos e mais concentração.

Acredito que é possível seguir em frente!

SL

Cozinheiro Sueco disse...

Esta exibição (não o injusto resultado) teve o condão de me encher a alma. A jogar assim em Florença, temos boa hipóteses.

Abraço Leonino!

Krugul disse...

Caro Visconde,

Excelente crónica mais uma vez!

Relativamente ao jogo, já tinha deixado o meu comentário no post anterior, mas ainda ando de peito feito por causa da exibição. Até a perder me estava a dar gozo ver aquele jogo. Isto só prova, que com adeptos como eu, vale muito mais um resultado mau, mas com uma boa exibição, em detrimento de um resultado bom (tipo shaktar no ano passado)com uma exibição vergonhosa. Podem dizer que sou totó que o que conta são os canecos no museu, mas para mim, a probabilidade de ter um troféu realmente importante é muito maior jogando bem.

Gostei muito de ver as claques a saudarem-se em vez de se insultarem. Afinal, as nossas rivalidades são aqui em Portugal e não há razão para não receber bem os estrangeiros.

Saudações Leoninas

Tite disse...

Vamos todos acreditar que ainda é possível passar à fase de grupos da CL.
Mas não convém fazer disso um cavalo de batalha.
Talvez na Taça Europa tenhamos mais hipóteses de progredir na competição.
Acho que temos andado a pedir demais ao nosso clube.
Pelo menos é a ideia que me dá pelas ambições demonstradas pela Direcção que nada fazem para nos habilitar a ir mais longe.

Armando Silva disse...

Valeu pela exibição, quanto ao resultado, tudo continua em aberto, temos é de jogar bem desde inicio.,..

Grande abraço caro amigo