06/11/09

Fim do ciclo

Terminou o ciclo de Paulo Bento como treinador do Sporting. A demissão foi apresentada pelo mesmo e comunicada hoje de manhã à CMVM, ficando o comando da equipa a cargo de Leonel Pontes até ser encontrado o sucessor de Bento.
Na conferência de imprensa que terminou à pouco, Paulo Bento deu razão a muitos de nós e reconheceu que esteve 4 meses a mais no Sporting, pois deveria ter saído no final da época, fazendo-o nesta altura para bem do Sporting e dos jogadores, aproveitando a próxima paragem da liga.

Paulo Bento esteve 4 anos no Sporting, realizando um trabalho que deve ser considerado positivo, embora o continuo desgaste da sua imagem e a falta de evolução no trabalho técnico-táctico da equipa, aliado à falta de recursos, tenha levado à situação insustentável a que chegamos.
Se por um lado teve a oportunidade de chegar a um grande sem experiência, algo a que poucos têm direito, fê-lo em condições semelhantes às que deixa e conseguiu reabilitar o Sporting e trazer algum sucesso ao clube, conquistando 2 Taças de Portugal e 2 Super Taças. Conseguiu ainda 3 entradas directas na Champions League, embora aqui se reconheça que pelos menos em 2 ocasiões o 2º lugar ficou aquém das expectativas.
No entanto, o técnico foi durante estes 4 anos sujeito a um enorme desgaste, sobretudo por ser a única voz activa na hierarquia leonina que saía em defesa do clube, sem o devido apoio da SAD e muito menos de Pedro Barbosa que raramente alguém ouve.
É certo que Paulo Bento nunca dispôs dos meios que os adversários mais directos têm à sua mercê, mas também não é menos verdade que o Sporting possui uma escola de formação única capaz de trazer recursos de qualidade à sua equipa, faltou foi saber complementar esses recursos com outros de qualidade e mais valias e aí Pedro Barbosa e a SAD são tanto ou mais responsáveis que Bento.
Paulo Bento porque aceitou trabalhar nestas condições e os restantes pela inércia e falta de visão para reforçarem a equipa, e aqui o factor financeiro não é desculpa, pois o mercado tem valores bem superiores aos adquiridos pelo Sporting e a preços acessíveis, basta ver o caso de Viana/Angulo que sucedeu esta época.
Outro factor que levou a este desfecho foi a falta de evolução demonstrada por Bento no sistema de jogo da equipa. O Sporting joga em losango há 4 anos, sem sistema alternativo, sem rotinas de jogo, sem jogadas estudadas, sem criar desiquilibrios, sem bolas paradas, etc...
Posto isto, resta agradecer a Paulo Bento pelo que deu ao Sporting, desejar-lhe as maiores felicidades e aguardar pelo sucessor.

PS - Ao final da tarde também Pedro Barbosa e Miguel Ribeiro Telles apresentaram a demissão, caindo assim por terra toda a estrutura de futebol do Sporting.
Caminho livre para a tão desejada remodelação que esperamos seja feita em consciência e com gente capaz de colocar o Sporting onde merece estar.

6 rugido(s):

Krugul disse...

Caro Visconde,

Excelente texto, que assino por baixo.

Finalmente chegou o dia tão ansiado por mim. Ainda por cima, sairam também o Pedro Barbosa e o MRT.

Este dia só ficava melhor, se o presidente não tivesse tido um discurso tão imbecil .Começo a ficar mesmo farto dele. Em vez de agregar os sportinguistas, começou a acusar os que pediam a demissão do técnico e disse que por ele nunca despedia o treinador...enfim..nem vou dizer o que penso só para não começar já a dizer mal.

Sudações Leoninas

nMatos disse...

Por acaso também ouvi as declarações do presidente e achei ridículas. Never e forever? Não se percebe.
Bom...
E quem é o senhor que se segue? Manuel Fernandes? Scolari?

Visconde disse...

Penso que JEB tem de perceber 1º que já é presidente do Sporting e não um adepto comum. Em 2º tem de pensar e depois falar e não o contrário, mas isso é para outras novelas.

Em relação ao substitutos, eu gostaria de ver Zico ou Luciano Spalletti.
Do panorama nacional para além de Manuel Fernandes por toda a carga simbólica e mistica que traria, talvez Manuel Machado.
Deve ser sobretudo alguém que inicie um trabalho sério e para dar frutos na próxima época.

SL

Juba disse...

Meus amigos.

Sonhos de uma noite com aproximação de inverno.
Não me levem a malta, até porque nunca gostei de fazer o papel de advogado do diabo.
Pergunto. E jogadores? Para fazer uma equipa competitiva?
e DINHEIRO para tudo isso?
Isto já não é nem trilema.
aguardemos.

Gomez disse...

.... e o ciclo do Paulo Bento tinha mesmo de acabar???... será que o Alex Fergunson no MUnit ainda lá estaria depois de 8 anos sem nada ganhar???!!! Vocês puseram na rua o Peseiro, agora o PB, quem é que se segue ...???Nunca estão contentes com nada ... nem com ninguém .... dinheiro para pagar as vossas exigências??!!!

SPORTING!!! Sempre!!!!!

JCB disse...

Eu apoiava o regresso do Peseiro, afinal o Sporting jogava bom futebol. Não se esqueçam que uma maçã podre (Roca) já lá não está!!
Toda agente se lembra como ele era amigo do Peseiro.....
O problema do Sporting é de mentalidade / psicológico.
Nesse aspecto o PB tem razão, não existe cultura vencedora!!