30/01/09

Quo Vadis Veloso?

As novelas leoninas esta época parecem não ter fim. Aproveitando uma época menos feliz no jogador leonino, uma expressa vontade em sair no inicio da época e o interesse de alguns clubes na sua contratação, a faminta imprensa desportiva nacional reluz os olhos com tão apetitoso banquete e dia após dia nos brinda com pérolas e histórias recambulescas, bem como estrondosas contradições.
Na minha opinião, este assunto parece-me bastante claro, há uma proposta pelo jogador de 11M€, o Sporting recusou, e bem, por achar que é demasiado inferior, o clube em questão diz que não está disposto a chegar aos valores pretendidos pelos leões, então qual é o problema? Cancela-se o pseudo negócio e ponto final. A não ser que a vontade do jogador seja outra?
Assim Veloso que ainda há poucos dias afirmou sentir-se bem em Alvalade e querer ficar, pode ter mudado de opinião uma vez mais, preferindo sair para ganhar umas libras e sendo assim o caso muda de figura, passando a questão fundamental a ser, qual é a ambição de Veloso? Ganhar títulos ou ganhar libras?
Se a ambição não for capaz de ver mais longe que a carteira... Adeus até um dia!!!


Há margem de tudo isto, a equipa preparou a deslocação à Trofa, onde só a vitória interessa, portanto é altura de arregaçar as mangas e mostrar a raça do leão.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Rui Patrício e Tiago.
Defesas: Abel, Daniel Carriço, Polga, Pedro Silva, Caneira, Tonel e Grimi.
Médios; Adrien, Izmailov, Vukcevic, Rochemback, João Moutinho e Romagnoli.
Avançados: Derlei, Rodrigo Tiuí, Hélder Postiga e Liedson.

29/01/09

A meio da corrida

Finda que está a 1ª volta do campeonato é altura de fazer uma avaliação ao desempenho do Sporting nesta época e às perspectivas futuras da equipa de futebol.
De uma forma global a temporada tem de ser considera positiva até ao momento, pois a equipa tinha 5 objectivos traçados, já cumpriu 2, Supertaça e apuramento na Champions, está na luta por campeonato e Taça da Liga e falhou o acesso ao Jamor, curiosamente num dos melhores, senão o melhor, jogo da temporada.
No entanto a avaliação tem de ser feita com base nos resultados da liga, pois é esse o grande objectivo e aquele que é fundamental conquistar, e nesse aspecto o panorama podia e deveria ser melhor. Embora a equipa esteja a apenas 1 ponto do líder e a depender de si própria, também é certo que teve resultados aquém das expectativas e que lhe deveriam conceder outra posição.
O Sporting apostou num plantel mais homogéneo, com jogador da casa e identificados com o clube ou conhecedores do futebol nacional, o que é certo é que essa aposta não resultou da forma que mais se esperava, deixando um pouco em baixo as expectativas.
Dos reforços aquele que mais tem dado nas vistas, seria o que à partida menos probabilidades tinha de ter sucesso imediato. Carriço aproveitou a sua oportunidade e tem vindo a afirmar-se no onze inicial, relegando Tonel para o banco e assumindo-se desde já como um valor seguro.
Caneira e Rochemback têm à semelhança da equipa alternado o melhor com o pior, apesar de considerar que o internacional português é inquestionável na equipa, já teve bastante abaixo do seu valor, estando agora a regressar ao seu melhor, à semelhança de Roca que começou em alta rotação e veio a perder gás à medida que o campeonato ia avançando, parecendo agora voltar a querer assumir-se como o patrão do meio campo leonino.
Grimi tarda em ganhar índices físicos e de confiança que lhe valeram a contratação por parte do Sporting, será importante que os readquira rapidamente, pois será importante na fase complicada que está à porta.
Postiga tem sido um pouco o que se esperava dele, é bom jogador, trabalha bem para a equipa, mas é um avançado pouco produtivo. É certo que anda em maré de azar, mas tem rapidamente de acertar a mira e ajudar o seu companheiro a fazer estragos.
Quando avaliamos globalmente o desempenho leonino parece claro à primeira vista que o Sporting está melhor esta temporada em relação ao passado, mas está mesmo? Ou estão os adversários mais fracos? Eu penso que é uma mistura de ambos, os adversários estão algo inconstantes a todos os níveis e os leões subiram um pouco o seu rendimento, sobretudo nos últimos tempos.
O Sporting iniciou a temporada em grande nível, passando depois por um período negativo onde a equipa somou apenas 4 pontos em 5 jogos, mantendo-se contudo perto dos seus rivais. No entanto é importante relembrar que nesse período o Sporting ainda não contava com Vukcevic e tinha Izmailov e Caneira lesionados, vendo-se agora o quão importantes são eles para a equipa e contribuíram para as melhorias evidenciadas nos últimos jogos.
A inclusão de Vuk e Izmailov nas alas e Moutinho a "10", com o contributo de Liedson, têm vindo a "disfarçar" um dos maiores problemas do Sporting, a eficácia. O Sporting é uma equipa que faz poucos golos para um candidato ao titulo, sendo apenas o 5º melhor ataque da prova com 19 golos em 15 jogos. E este problema só é menos notório graças à contrastante eficácia defensiva, onde o Sporting é a melhor equipa.
Será por isso importante preservar o núcleo duro da equipa para que o mesmo consiga manter o nível o mais tempo possível, sobretudo na fase complicada que está a chegar. Se a isso tivermos em linha de conta que o Sporting nos últimos anos é uma equipa que melhora sempre na 2ª volta, onde consegue recuperar terrenos para os adversários, podemos estar optimistas em relação ao futuro.
Eu acredito, força LEÕES!!!

Ecletismo: Futebol de Praia

O Sporting irá avançar com uma equipa de futebol de praia, apresentando esse projecto mais logo no Auditório de Alvalade pelas17.30h.
Poucas coisas se sabem acerca deste projecto que foi mantido no segredo dos Deuses, sendo apenas certo que o plantel incluirá 2 dos melhores jogadores da actualidade no panorama mundial, Madjer e Belchior, 2 sportinguistas assumidos e que ainda recentemente viram o seu trabalho reconhecido pela FIFA. Madjer foi o melhor marcador do Mundial e Belchior viu um golo seu ser eleito o melhor do ano.
Espero que o projecto inclua algumas glórias leoninas que ainda podem passear pelos areais nacionais alguma da sua classe.
Depois do regresso do Sporting ao ciclismo, esta é mais uma aposta que nos enche de orgulho e mostra que o ecletismo leonino está vivo e tem pernas para andar.
Que o pavilhão possa vir a ser uma realidade num futuro breve e que modalidades como o hóquei voltem a ser mais um orgulho nosso.

28/01/09

Preto no branco

Daniel Carriço renovou pelo Sporting até 2013, pondo assim preto no branco o acordo que já existia há algum tempo, vendo reconhecido o seu trabalho, que tem vindo a desempenhar com grande qualidade.
O jovem central tem vindo a afirmar-se no centro da defesa leonina e é já um valor seguro para o clube, que lhe ofereceu uma prorrogação do seu vinculo e considerável aumento salarial. A cláusula de rescisão permanece nos 20M€.
Sobre a renovação, Carriço é conclusivo:
"Estou muito feliz. Foi e continuará a ser um orgulho representar este Clube."
Um exemplo para os mais velhos. Oxalá mantenha sempre a humildade e o agradecimento que o Sporting lhe merece.

27/01/09

Discurso levezinho

Liedson esteve ontem no programa da Sport Tv "Resultado Final", bem acompanhado pelo eterno capitão Manuel Fernandes, onde abordou alguns aspectos da vida leonina, falou sobre o seu futuro e da possível ida à selecção.
Podem ler alguns excertos da entrevista AQUI, AQUI e AQUI.
Renovação e Futuro - "Aceito o desafio de terminar a carreira aqui no clube que me deu tanto. Já o disse antes. Estou tranquilo, com a cabeça boa e muita vontade de continuar a trabalhar aqui. Todos sabem que o meu pensamento é ficar no Sporting por muito mais tempo. Sou profissional, mas não me vejo com outras cores."
Paulo Bento - "Gostava que ele continuasse, mas tome ele a opção que tomar, temos de lhe agradecer o que já fez por nós. Se o melhor para o Paulo for a saída, terá o nosso apoio e respeito, seguramente."
Selecção Nacional - "Falarei a fundo sobre isso quando tiver o passaporte na mão. Por enquanto, não posso dizer mais nada a não ser que me sinto português. Já são muitos anos aqui, se sou conhecido é por tudo o que o futebol deste país me ofereceu. Independentemente de eu vir a jogar no futuro por Portugal, o que eu mais quero é ser português. O resto vamos ver depois".
Liderança - "Quando temos oportunidade de chegar à frente perdemos pontos, é difícil de explicar, principalmente no começo do jogo a equipa entra um pouco desligada. Do modo que o campeonato está, a atenção tem de ser redobrada e depois perguntámos: Porque não começamos o jogo assim?"
Arbitragem - "A situação é complicada, mas temos de preocupar-nos em jogar futebol. Ninguém gostava de estar na pele dos árbitros. Temos de deixá-los trabalhar. Não está a ser fácil, em cada jogo há reclamações. Começou e agora ninguém sabe quando vai parar."

Saída anunciada

O há muito anunciado adeus de Stojkovic ao Sporting está consumado, como havia sido noticiado. O jogador foi apresentado no Getafe, onde se encontra emprestado até final da temporada, sendo que o clube espanhol tem opção de compra do passe do sérvio.
Stojkovic foi reforço leonina na temporada passada, sendo contratado para substituir Ricardo, tendo mostrado qualidades dentro das 4 linhas, já o mesmo não aconteceu fora delas. Entrou em rota de colisão com Paulo Bento, faltou ao respeito ao clube com declarações pouco "responsáveis" e acaba por sair pela porta pequena, quando tinha tudo para sair em ombros.
A história de Vladimir nunca foi totalmente clara, sendo que agora acontece o único cenário possível num futuro a curto prazo, depois depende do seu rendimento e do Getafe, caso não convença em Julho haverá novidades...
Boa Sorte Stoj

26/01/09

Entrada em falso

O Sporting desperdiçou pela 2ª vez esta época a hipótese de ser líder isolado, não aproveitando o deslize do Rec. da Luz e permitindo que o Porto fosse "empurrado" para a frente do campeonato.
Tratando-se de uma deslocação sempre difícil para os leões, a equipa entrou em jogo muito mal, não conseguindo ganhar o duelo do meio campo e permitindo que o adversário tomasse conta das operações, não sendo por isso surpresa o golo do Nacional.
Esperava-se no entanto que a equipa reagi-se à adversidade, mas isso não aconteceu de imediato apesar de alguns lances esporádicos da equipa. Aos 32" o árbitro aponta para grande penalidade por suposta falta de Abel, no mínimo discutível, sendo certo que noutros "campos" não seria certamente assinalada.
Patrício esteve à altura e defendeu com mestria o pontapé de Nené, catapultando a equipa para finalmente ir em busca da ambicionada vitória.
Os leões foram criando perigo sobretudo através da meia distância de Rochemback, mas foi já ao cair do pano que Vukcevic dá o melhor seguimento a uma jogada entre Liedson e Izmailov, repondo o empate antes do intervalo.
O 2º tempo começou com um contratempo, a lesão de Vuk que estava a ser dos melhores em campo, mas apesar disso o Sporting estava melhor e mandava no jogo, sem no entanto conseguir marcar.
O jogo esteve mais dividido, apostando o Nacional no contra ataque dando a iniciativa do jogo ao Sporting que não esteve ao nível dos últimos jogos, sobretudo por falta da criatividade de Izmailov e Vukcevic.
Carriço ainda teve um cabeceamento para golo, mas Bracali fez a defesa da noite negando o golo leonino, entrando depois o jogo numa fase de parada e resposta, com o perigo a rondar as duas áreas por algumas ocasiões.
Perto do final, Liedson ainda fez o golo, anulado depois por offside (já outros têm tido melhor sorte neste aspecto...), cabendo ainda a Moutinho a última oportunidade no derradeiro minuto, mas mais uma vez Bracali defendeu, segurando o empate.
O Sporting desperdiça uma vez mais o assalto à liderança, sendo penalizado por uma entrada em falso na partida e por ter desperdiçado mais do que lhe era permitido, quando nestas partidas a eficácia é fundamental para o sucesso.
Os leões sentiram a falta da influência que Izmailov costuma ter na equipa, da saída forçada de Vuk e de um jogo menos conseguido de Liedson.
No entanto, não foi de todo um resultado negativo e o campeonato está perfeitamente ao nosso alcance, assim a equipa o queira e as forças "externas" não interfiram semana após semana.

Futebol Formação

Juvenis (Fase Regular):
E. Amadora - 0 x SPORTING - 3
Marcadores: Ariclene Oliveira, Tiago Feiteira e Nathan Bordignon;
Classificação: 1º - 49 Pts
Juniores (Fase Regular):
SPORTING - 4 x Atlético - 0
Marcadores: Nuno Reis (2) e Wilson Eduardo (2);
Classificação: 3º - 43 Pts

Modalidades

Futsal
Benfica - 3 x SPORTING - 3
O Sporting entrou bem no jogo e esteve melhor durante a 1ª parte, chegando ao intervalo a vencer por 0-2.
No entanto no 2º tempo, a reacção do adversário bem coadjuvado pela dupla de arbitragem permitiram a reviravolta no marcador, que Alex desfez já no final do encontro.
Nota:
O Sporting contratou Divinei à Fund. Jorge Antunes, assinando o brasileiro até 2011.
Divanei, de 24 anos , é um canhoto dono de técnica acima da média, fisicamente dotado para a modalidade e especialmente um finalizador.
Andebol
Belenenses - 36 x SPORTING - 34
O Sporting perdeu no Restelo por 36-34, em jogo a contar para a 13ª jornada da Liga Portuguesa de andebol.
Num encontro muito competitivo no pavilhão Acácio Rosa, as duas equipas deram um espectáculo ofensivo, mas os azuis do Restelo acabaram por levar a melhor devido a um maior aproveitamento da sua linha média. Com muito equilíbrio na fase inicial do jogo, os «leões» tiveram algumas dificuldades para ultrapassar uma defesa muito aguerrida do adversário e um lateral-direito com mão quente (Pedro Spínola marcou 15 golos).

23/01/09

Em busca da liderança

O Sporting terá pela frente amanhã um duro teste às suas aspirações, um jogo que mostrará o estofo da equipa perante um adversário complicado, num campo onde a equipa leonina costuma sentir muitas dificuldades. Espera-se que a equipa seja capaz de manter o nível exibicional dos últimos jogos, aliado à consistência defensiva que vem sendo um dos pilares do sucesso leonino, mostrando que são capazes de chegar ao tão ambicionado titulo.
Os leões iniciam amanhã uma série de jogos bastante complicada e da qual muito dependerá o sucesso da época leonina. Uma tarefa difícil que só terminará em Fevereiro na Allianz Arena e que todos contamos ser concluída da melhor forma.
A equipa leonina sofreu uma baixa de última hora, Caneira não recuperou de uma sintomatologia dolorosa referida à coxa direita e ficou de fora. Face a esta ausência ficam desfeitas algumas dúvidas sobre quem será o parceiro de Polga no centro da defesa, assim o Sporting deve contar com Patricio, Abel ou Pedro Silva, Carriço, Polga e Grimi, sendo nas laterais que mais dúvidas se levantam.
O meio campo será o habitual, Roca mais recuado, Izmailov e Vuk nas alas e Moutinho no apoio à linha da frente, que terá Liedson e Postiga em busca dos golos.
A equipa saberá de antemão o resultado de outro opositor directo quando iniciar a partida, factor que esperamos não condicione em nada a atitude e a vontade de vencer que a equipa tem de colocar em campo.
Força Leões.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Tiago e Rui Patrício.
Defesas: Daniel Carriço, Pedro Silva, Grimi, Abel, Tonel e Polga.
Médios: Adrien, Izmailov, Vukcevic, Pereirinha, Rochemback e João Moutinho.
Avançados: Derlei, Postiga, Tiuí e Liedson.

O Matador

Embora não haja unanimidade quanto ao total dos golos alcançados, o brasileiro Liedson é já oficialmente o melhor marcador estrangeiro do Sporting, deixando para trás esse fenómeno de eficácia e popularidade que foi Yazalde. Com os três golos agora obtidos frente ao P.Ferreira, o "Levezinho" vai já em 130 golos (129 segundo outras fontes), o que o coloca em 13º lugar da leonina classificação geral comandada por outro gigante do nosso "association" que deu pelo nome de Fernando Peyroteo.

Numa altura em que as tácticas modernas privilegiam cada vez mais os processos defensivos e, por reflexo, tornam problemática a acção dos avançados, não deixa de ser elucidativa a forma como o "31" de Alvalade vai torneando, domingo a domingo, jornada a jornada, todos esses obstáculos que lhe surgem pela frente, somando golos com uma frieza impressionante.Uma situação tanto mais surpreendente quanto é certo que Liedson está longe de corresponder ao arquétipo do avançado clássico (talvez esse conceito, afinal, esteja já ultrapassado), cujo principal argumento assenta num porte atlético que lhe garante vantagem ou, pelo menos, lhe confere largas hipóteses nos duelos que, na frente, mantém com os mais intratáveis defensores.

Assim foi com Peyroteo, assim também aconteceu com o argentino "Chirola", verdadeiros homens de área, poderosos no um-para-um, que obrigavam mesmo a uma redobrada vigilância e consequente fragilização adversária, face ao desequilíbrio então provocado.Já Liedson enquadra-se noutro tipo de executante, embora igualmente eficaz. O avançado do Sporting assenta toda a sua filosofia de jogo na técnica, na subtileza e na movimentação. Três aspectos que, uma vez associados, transformam um aparentemente frágil e pacífico jogador num dos mais temíveis concretizadores do futebol nacional.

O requinte técnico, a leitura de jogo e a velocidade de execução, aliada a uma capacidade de nunca desistir de um lance, somos forçados a concluir que Liedson é mesmo um caso à parte e que muito nos orgulha.

21/01/09

Curtas e boas

Terrenos Antigo Alvalade
Foram finalmente feitas as escrituras dos antigos terrenos à empresa MDC pelo montante de 51M€, tendo o Sporting recebido os 25M€ em falta, que seguirão de imediato para amortizar o passivo do clube (próximo dos 190M€ após a transacção).
Concluída esta fase, resta agora acordar com a Câmara Municipal uma edificabilidade na ordem dos 29 mil metros quadrados, respeitando decisão unânime do Tribunal Arbitral, que neste longo processo reconheceu razão ao clube leonino.
Jovens Leões
Depois de Carlos Saleiro ter trocado o Setúbal, onde foi pouco utilizado, pela Académica, agora foi a vez de André Santos ver a sua boa campanha no Fátima reconhecida, sendo emprestado à U.Leiria até final da temporada.
Rabiu Ibrahim estreou-se da melhor forma na CAN09 Sub-20, sendo eleito o melhor em campo na vitória da Nigéria sobre o Egipto por 2-0.
Liga Intercalar
O Sporting venceu o Belenenses, em Alcochete, por 2-1, com golos de Zahavi e Wilson Eduardo.
Ricardo Batista foi o único jogador do plantel principal a participar no encontro.

20/01/09

Carlsberg Cup

Realizou-se à pouco o sorteio (polémico diga-se...) das meias-finais da Taça da Liga, calhando ao Sporting receber o Porto em Alvalade.
Será a reedição da eliminatória da Taça de Portugal, embora se espere que desta feita o desfecho seja diferente.
A prenda do sorteio calhou ao V. Guimarães que defrontará a equipa mais fraca em prova.
Dentro de 2 semanas saber-se-á quem estará na final, acompanhando a nossa equipa.

19/01/09

Samba de leste

O Sporting conclui a fase de grupos da Taça da Liga da melhor forma, fechando com uma goleada e 100% vitorioso no seu grupo, só o golo sofrido não deu direito a um trajecto imaculado.
A equipa leonina apresentou um misto de jogadores menos utilizados com alguns dos elementos chave, assim Ricardo Batista estreou-se na baliza, Pedro Silva e Ronny continuaram nas alas e Caneira regressou ao lado de Carriço. No meio Roca mais recuado, apoiando Moutinho, Izmailov e Romagnoli que continuou (mas pouco) com 10. Na frente uma dupla que rendeu bastante na última época, Liedson e Vuk.
Os leões entraram bem no jogo, dominando o adversário, mas falhando no último passe. Izmailov teve um cabeceamento a rasar o poste, mas as ocasiões de perigo foram poucas.
Vukcevic ia desequilibrando pela esquerda, mas só por 2 ocasiões o perigo rondou a baliza do Paços, com Liedson a ameaçar de cabeça e pé esquerdo mas sem o melhor seguimento.
O domínio leonino era inconsequente e quando já se aguardava pelo nulo ao intervalo eis que surge o momento caricato do jogo, Roca serve Liedson na área que remate de forma desequilibrada e fraco para a baliza pacense, não contando com a benesse de Cássio para inaugurar o marcador. Estava feito o 1-0 mesmo ao cair do pano.
Para o 2º tempo, Paulo Bento trocou Moutinho por Pereirinha e Adrien pelo apagado Romagnoli e o Sporting entrou a marcar. Pereirinha ganha a linha e serve Liedson na perfeição para o 2-0, tudo simples, tudo fácil.
Porém quando o jogo parecia resolvido, eis que o Paços aproveitou alguma apatia leonina, reagiu e chegou mesmo ao golo, conseguindo por alguns minutos enervar a equipa leonina.
Depois o Sporting voltou a acentuar o jogo e Izmailov resolveu tirar um míssil da cartola e fazer o 3-1 com um grande pontapé, no momento alto da noite.
Com mais espaço, os leões foram criando lances de perigo, voltando a marcar aos 74" por Vukcevic dando o melhor seguimento a uma jogada colectiva e fazendo o gosto ao pé pelo 3º jogo consecutivo.
O resultado final ficou selado aos 87" numa boa combinação entre Vuk e Liedson com o 31 a fazer o hat-trick, ele que desde o intervalo ostentava a braçadeira de capitão leonino. Um jogo para recordar do levezinho.
O Sporting segue assim para as meias-finais, somando 9 pts em 9 possíveis, tendo aproveitado para dar ritmo a todo o plantel e mostrando uma vez mais que a equipa está em crescendo e tem argumentos para discutir qualquer troféu.
Amanhã será o sorteio das meias-finais, sendo certo que jogaremos em Alvalade perante V. Guimarães ou Porto.

Futebol Formação

Iniciados (Fase Regular):
Elvas - 0 x SPORTING - 16
Marcadores: Eric Dier, Rui Bento, Antoninho Silva, David Crespo, Carlos Mané, Tiago Bernardo (2), Frederic Maciel (3), Adonis Romão (3), Edgar Ié e Armindo Bangna (2);
Classificação: 1º - 48 Pts
Juvenis (Fase Regular):
SPORTING - 9 x Oeiras - 1
Marcadores: Tiago Feiteira (3), Danilo Serrano, Tiago Cerveira, Mateus Coelho (2), Mauro Antunes (2);
Classificação: 1º - 46 Pts
Juniores (Fase Regular):
Estoril - 0 x SPORTING - 1
Marcadores: Renato Neto;
Classificação: 3º - 40 Pts
Comentário: Iniciados e Juvenis tiveram um fim-de-semana descansados e golearam os respectivos adversários. Já os Juniores tiveram de suar um pouco mais, para vencer o Estoril, na Amoreira, aproveitando assim da melhor forma o empate entre os da frente para se aproximar do topo.

Modalidades

Futsal
SPORTING - 7 x Alpendorada - 4
Triunfo merecido dos «leões» ante um adversário aguerrido e que nunca baixou os braços. No cômputo global, porém, a formação «verde e branca» foi sempre a mais homogénea, a mais perigosa – em especial na primeira parte – e a que criou o maior quinhão de oportunidades de golo, rubricando uma prestação positiva e assinando, por vezes, períodos de bom futsal coroados com golos de belo efeito, como aconteceu em relação ao milimétrico «chapéu» executado por Davi na feitura do terceiro tento.
Alinharam e marcaram pelo Sporting – João Benedito e Cristiano Parreiro; Café (2), Alex (1), Davi (2), Paulinho (2), Deo, Zezito, Bibi e João Matos.
Andebol - Final da Taça da Liga
SPORTING - 25 x Benfica - 29
Desta feita o desfecho foi diferente do jogo para o campeonato de há poucos dias.
Os leões ainda mantiveram o resultado equilibrado até meio da 2ª parte (16-16), mas depois baixaram de rendimento e viram o adversário fugir no marcador.
As ausências do capitão Ricardo Dias e do internacional João Pinto condicionaram um pouco a equipa, embora o júnior Pedro Portela tenha estado em destaque com 7 golos.
Apesar da derrota, de destacar a presença do Clube na final; depois de uma má entrada na prova, em que o Sporting perdeu com o ABC, os «leões» reagiram e, frente ao Madeira SAD, cumpriram a obrigação de vencer por quatro golos de diferença, garantindo um lugar na final da prova.

16/01/09

Modalidades

Andebol - Taça da Liga
ABC - 31 x SPORTING - 28
O Sporting perdeu o seu 1º jogo na fase de grupo da Taça da Liga, ficando dependente de 3os para alcançar a final. Os leões terão de vencer o Madeira SAD e esperar que estes vençam o ABC.
O Sporting esteve sempre em desvantagem e nem uma grande exibição de Bosko Bjelanovic com 10 golos, foi suficiente a uma equipa que ao intervalo já perdia por 14-16.
A equipa leonina ainda recuperou e esteve a perder por 1 golo, mas no último minuto, um ataque falhado e consequente golo adversário deitou por terra as aspirações leoninas.
Agora é vencer e esperar que a sorte esteja do nosso lado.

15/01/09

Serviços mínimos

Foi um Sporting de low coast aquele que se apresentou em Vila do Conde, uma equipa sem muitos dos habituais titulares, que embora dominando sempre o jogo, criou poucas ocasiões de golo e praticou um futebol pouco atractivo. Uma partida como o tempo, fria e sem grandes motivos de interesse, marcada por mais um caso de arbitragem, pois o golo de Vuk é feito em posição irregular.
Os leões apresentaram uma equipa com 9 alterações em relação à última partida e também devido a essa falta de entrosamento o futebol pouco aliciante praticado sobretudo na 1ª metade, onde o Rio Ave quase nunca saiu do seu meio campo, não criando qualquer lance de perigo para Tiago.
O Sporting apesar do domínio e da maior capacidade atacante, não conseguiu criar grandes lances de perigo iminente, excepções para um lance de Postiga em que foi demasiado lento a finalizar, um cruzamento remate de Ronny que Paiva sacudiu e um cabeceamento de Carriço.
Pouco para quem deveria mostrar serviço ao treinador.
O 2º tempo trouxe um pouco mais de vivacidade ao jogo, embora a sua qualidade não tivesse sido melhorada. O Rio Ave subiu no terreno e com isso houve mais espaço para jogar nas costas das defesas, embora os lances perigosos continuassem a ser uma miragem.
Pouco depois a lesão de Tiui resultou na entrada de Vukcevic ao qual Izmailov se juntaria alguns minutos depois, com estas alterações a equipa leonina ganhou maior profundidade atacante e começou finalmente a criar embaraços à defensiva local.
Postiga rematou a rasar o poste, Tonel viu um cabeceamento salvo em cima da linha, mas à 3ª um remate de Postiga desviado por Paiva para o poste, deu a Vukcevic a oportunidade de fazer, em posição irregular, o golo da vitória leonina.
Até final destaque para a defesa da noite de Tiago na cobrança de um livre directo a garantir os 3 pontos e praticamente o acesso às meias finais da prova.
Foi de alguma forma o jogo esperado por força das alterações, onde as alternativas ficaram aquém do que se esperava. Adrien correspondeu apesar de alguma falta de ritmo, Pedro Silva esteve em bom plano, Tiago garantiu a vitória, Pereirinha esteve bem e Tonel e Carriço regressaram bem à equipa.
No oposto Tiui não se viu, Romagnoli esteve desinspirado uma vez mais e Ronny não dá mais do que o habitual.
Valeu pelo objectivo conquistado e pela manutenção da onda de vitórias. Sábado há mais...

14/01/09

Rotatividade

O Sporting joga hoje nos Estádio dos Arcos em Vila do Conde a 2ª jornada da fase de grupos da Taça da Liga, um jogo que será marcado pelas ausências dos principais nomes da equipa, e uma oportunidade de ouro para os jogadores menos utilizados mostrarem serviço.
A equipa vem atravessando um bom momento, pelo que apesar de concordar com alguma rotatividade, parece-me que uma revolução total da equipa não será benéfica, tanto neste jogo como no futuro próximo.
Espero acima de tudo uma equipa combativa, com garra e vontade de vencer, se isso acontecer certamente todos ficaremos satisfeitos e conscientes que temos uma 2ª linha de jogadores há altura para substituir os mais utilizados e quem sabe entrar na equipa.
Na baliza deverá estar Tiago, embora eu ache que Ricardo Batista merecia uma oportunidade, até por tratar-se de aposta futura, enquanto Tiago é a curto prazo.
Na defesa Pedro Silva e Grimi devem ser os laterais, sendo que no centro da defesa está outra dúvida, regressa Carriço após castigo ou Tonel após lesão? Caneira esse parece certo.
No meio campo Adrien deve ser a aposta mais recuada, Pereirinha deverá actuar na direita, Romagnoli no apoio aos avançados e Moutinho na esquerda, sendo que aqui Vukcevic ou Izmailov também podem actuar de inicio.
Na frente não restam dúvidas, Postiga e Tiui serão a dupla de ataque, até porque a alternativa passa pelo júnior Wilson Eduardo.
Que estes jogadores mostrem serviço e o Sporting consiga já hoje o apuramento, seria bom para o clube e para eles próprios, pois teriam nova oportunidade no próximo sábado.
Força Leões.
Convocados:
Tiago, Ricardo Batista;
Carriço, Pedro Silva, Ronny, Caneira, Tonel, Grimi, Pedro Mendes;
Adrien, Izmailov, Vukcevic, Pereirinha, Moutinho, Romagnoli;
Tiuí, Postiga e Wilson Eduardo;

Made in Alvalade

CR7 foi como esperado, eleito o melhor jogador do mundo de 2008, um ano inesquecível onde conquistou tudo, sendo o 2º jogador da história a vencer no mesmo ano, bola de ouro, bota de ouro e world player of the year.
Ronaldo foi o 2º jogador made in Alvalade a vencer este prémio, e o 2º português a consegui-lo, mostrando mais uma vez a qualidade da nossa formação.
Um prémio foi justo pela época soberba que teve e um orgulho para todos nós.
Parabéns CR7.

12/01/09

Agarra qu'é ladrão...!!!

Luís Filipe Orelhas tinha dito "Espero que nos deixem ganhar a liga dentro do campo".
Rui Costa confirmou "Não precisamos de reforços de inverno".

Ontem fiquei mais esclarecido sobre esta matéria depois de ver o roubo de que os Sporting's foram alvo, ao de Portugal a liderança isolada e ao de Braga os 3 pontos....
Não sei se é incompetência e estupidez de Paulo Batista ou se simplesmente voltaram a promulgar a lei que em 204/05 deu o titulo ao Recreativo da Luz:
"Art.º 128º A) - É expressamente proibida a marcação de grandes penalidades ao Rec. Luz, seja em que circunstância for;"
Depois de ver a actuação do Sr. que em Alvalade viu uma grande penalidade 2 metros fora da área e ontem não viu um golo irregular e 2 grandes penalidades claras, concluiu-se que se trata de um claro roubo de igreja, como diz Paulo Abreu, por isso, agarra qu'é ladrão...
A frase do dia
Havia lugar à marcação de grande penalidade castigando falta de Luisão sobre Matheus?
Arrancar árvores é crime de lesa-natureza. No futebol, nas áreas, arrancar pela raiz é grande penalidade. (Jorge Coroado)

Um 31 na liderança

O Sporting venceu e convenceu o Marítimo, mantendo o bom momento que atravessa e chegou à liderança da Liga. Os leões aproveitaram o deslize do Porto e só não estão isolados no topo porque Paulo Baptista levou o Fófó ao colinho até à vitória (afinal o Rui Costa estava certo ao dizer que não precisava de reforços...).

O Sporting teve uma entrada forte no jogo, dominando em todos os aspectos da partida. Foi por isso sem grande surpresa que surge o 1-0 aos 11" por Vukcevic, após um brilharete de Liedson.
Os leões iam dominando e desperdiçando ocasiões, aos 17" gritou-se golo, mas o remate de Postiga é cortada em cima da linha pelo defesa madeirense.
Aos 25" o primeiro senão da noite, saída de Veloso por lesão e a equipa perdeu por momentos algum pendor ofensivo, voltando á carga no final da 1ª metade, com Marcos a ir adiando o golo leonino.
O 2º tempo abriu com novo contratempo, Abel deu lugar a Pedro Silva por lesão, mas a equipa leonina era dona e senhora do jogo e continuava à procura do 2º golo. Postiga, que está azarado na finalização, viu Marcos negar-lhe o golo por 2 ocasiões. O Sporting continuava em busca da tranquilidade e do golo, pois do Marítimo nem sinal, ficando pior após expulsão de Olberdam aos 66" por acumulação de amarelos.
Os leões iam carregando e desperdiçando, sendo que só aos 80" o inevitável Liedson fez o golo que sentenciou a partida. Um golo histórico que garante ao levezinho o lugar de melhor marcador estrangeiro deste clube centenário. Um justo prémio para o melhor em campo.
O Sporting chega assim ao topo da Liga, mostrando boa forma e muitas melhorias no seu futebol, algo a que a entrada de Vuk no meio campo não é alheia. A equipa leonina mostra-se defensivamente sólida, mais solta, com o meio campo mais criativo e capaz de discutir o titulo até ao final. Força Leões...

Futebol Formação

Iniciados (Fase Regular):
E. Amadora - 0 x SPORTING - 6
Marcadores: Rui Bento, Alexandre Guedes, Antoninho Silva (3) e Edilino Ié;
Classificação: 1º - 45 pts
Juvenis (Fase Regular):
Benfica - 1 x SPORTING - 2
Marcadores: João Freitas e Danilo Serrano;
Classificação: 1º - 43 pts
Juniores (Fase Regular):
SPORTING - 3 x Louletano - 0
Marcadores: Renato Neto, Alex Zahavi e Henrique Gomes;
Classificação: 3º - 37 pts

Comentário:
Mais uma jornada, mais um pleno dos escalões de formação leoninos. Os iniciados somam e seguem 100% vitoriosos, vencendo sem dificuldades. Os juvenis ganharam vantagem ao adversário directo impondo-lhe uma derrota caseira. Os juniores vão recuperando terreno para chegar à fase final.

Modalidades

Futsal
Odivelas - 2 x SPORTING - 5
O Sporting foi sempre a equipa mais dominadora, embora no primeiro tempo tivesse pecado por um tipo de jogo muito lateralizado.
Todavia, o descanso fez bem à equipa leonina. Que regressou ao palco da luta com outra dinâmica e vivacidade, conseguindo, então, sim, implementar rapidez e profundidade no desenvolvimento dos lances, explorando, sagazmente, o passe para as costas dos opositores, trocando a bola a preceito e subindo os índices de coesão e de concentração nas acções defensivas. Uma exibição agradável e que, permite à equipa iniciar a 2ª volta da melhor forma e em busca do objectivo.
Esperemos que os níveis sejam para manter, parando com a inconstância.

09/01/09

Surpresa

O tão anunciado anúncio da recandidatura de Soares Franco à presidência do Sporting acabou em surpresa, com a declaração da não candidatura ao cargo que ocupou nos últimos 3 anos.
Esta tomada de posição de Soares Franco está sobretudo relacionada com a matéria que abordei no post anterior, e que seria ver como lidaria com o possível chumbo à sua proposta da emissão de VMOC'S para compra dos direitos televisivos do Sporting. Perante as tão anunciadas dificuldades, Soares Franco preferiu nem esperar para ver e decidiu retirar-se desde já da corrida eleitoral.
"Renuncia a um novo mandato, porque, entre outros factores, há uma minoria que, resguardada pelos estatutos, o impede de aplicar o projecto de inovação que tinha preparado para o quadriénio 2009-2013...
"
"O presidente do Sporting não existe para andar em guerra com os associados e a ser contestado todos os dias; também precisa de sentir motivação para levar por diante o projecto. E o Sporting não é meu, é dos sócios. Portanto, teria de sentir um apoio maciço e que a minoria de bloqueio, embora legítima, não me poderia impedir de realizar o projecto. Sinto que isso não é possível e, assim sendo, em vez de enfrentar quatro anos de guerra e de lutas..."
A decisão de Soares Franco deixa agora em aberto o caminho a vários nomes, restando saber quem ou quais serão capazes de assumir os destinos do nosso Sporting.
Hoje já rolam pela imprensa nomes como Paulo Abreu, Rogério Alves, Ribeiro Telles, Eduardo Bettencourt, etc, mas até ao momento apenas surge a possível candidatura de Sérgio Abrantes Mendes e um site criado para o efeito, mas sem qualquer ligação até ao momento.
Esperemos que surjam várias candidaturas, que tudo decorra de forma pacifica, estimulando o diálogo e debatendo as melhores ideias, porque acima de tudo está o futuro do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

08/01/09

Tiro de partida

Hoje será o dia que marcará o inicio da corrida eleitoral no Sporting, isto porque Soares Franco anunciará hoje a sua recandidatura ao cargo que ocupa.
O actual presidente leonino tem vindo a esta parte adoptando uma estratégia inteligente no que a esta matéria diz respeito, senão vejamos, fez uma recente "excursão" por vários núcleos sportinguistas espalhados pelo país, andou a visionar jogos das ditas modalidades amadoras tecendo-lhe rasgados elogios e aproveitou ainda para anunciar a finalização das negociações para reduzir o passivo do Sporting, ponto que será essencial nas futuras eleições.
Soares Franco parte para esta corrida como candidato principal à vitória, mas tem um duro teste para fazer valor as suas ideias, a aprovação em AG da emisão de VMOC'S para compra dos direitos televisivos à Sporting Comércio e Serviços, operação que resultaria na perca do possivel controlo da SAD pelo Sporting, sendo que um dos possiveis accionistas interessados é a Oliveiradesportos, accionista e detentora dos direitos televisivos leoninos. Esta será uma prova de fogo a Soares Franco, estando curioso para ver a sua reacção no caso de esta medida ser chumbada. Quais serão as alternativas ao modelo de redução do passivo, uma vez que caso esta medida não seja aprovado, tudo o resto fica sem efeito quase imediato?
Abrantes Mendes parece perfilar-se como opositor mais uma vez, mas carece ainda de apoios para levar a sua candidatura avante. No entanto não me parece que será a alternativa que os Sportinguistas esperam. Alguém que teve 3 anos para se apresentar como alternativa credivel e passou o tempo todo a insultar o actual presidente, não apresentando soluções, não pode ser opção para um passo importante na vida do nosso clube.
Depois surge o "candidato mistério" através de um site na internet, http://www.sersporting.org/, em que nada é revelado, podendo mesmo ser o local de campanha de um dos 2 candidatos anteriores.
A meu ver existem no Sporting vários nomes capazes de assumir com grande qualidade e responsabilidade os destinos do nosso clube, resta saber é se estão disponiveis para assumir tal compromisso.
Assim começa hoje uma página muito importante para o futuro do nosso clube.

Futuro ou utopia?

video

Deixo-vos um momento de boa disposição, numa altura em que as palavras de ordem são VMOC'S e as próximas eleições, e o clima começa a ficar algo cinzento...

07/01/09

Reajustamentos

O Visconde de Alvalade levou a cabo uma sondagem sobre qual a posição/jogador que gostariam de ver reforçadas no mercado de inverno que se iniciou esta semana. Não se pode dizer que os resultados sejam uma surpresa, uma vez que as indicações dados, são aquelas que há muito vêem sendo re-envindicadas. Assim, num universo de 239 votos as posições de n.º "10", extremo/ala e defesa lateral foram as mais requisitadas com 83 (35%), 56 (23%) e 50 (21%) votos respectivamente.
Estas indicações advêm em grande parte da ausência de extremos de raiz (excepção a Pereirinha) no plantel quando é a posição que mais jovens tem lançado da Academia e é sempre importante em qualquer esquema de jogo, da intermitência exibicional de Pipi Romagnoli, o único 10 do grupo e da falta de qualidade nas laterais, com um razoável Abel, com um Grimi que ainda não justificou a contratação, nem os níveis do passado e sem alternativas, pois Ronny e Pedro Silva não o foram, nem nunca o serão.
Como parece quase certo que não serão feitos grandes ajustes no plantel, a não ser que hajam saídas, fala-se no Ronny e Tiui, o que acabariam por ser bom, tudo leva a crer que as soluções passam por ajustamentos internos.
Com a reintegração de Vukcevic, o Sporting ganha profundidade nas linhas e apesar de não ser um extremo de raiz, a sua colocação junto com Izmailov, permite à equipa maior amplitude atacante.
Nas laterais as opções passariam por colocar Pereirinha à direita, que tão boa conta do recado deu quando foi chamado, ganhando a equipa um lateral ofensivo e capaz de desequilibrar. Já na esquerda parece-me que recuperar Grimi é a melhor solução, Veloso é demasiado lento e Caneira não apoia o ataque.
No vértice ofensivo do losango cabe agora Moutinho, dando-lhe maior liberdade e aproveitando a sua capacidade de passe para fazer a diferença naquela zona do terreno.
Numa solução mais remota, o Sporting poderia por fazer regressar Tiago Pinto e Celsinho, jogadores que seriam alternativas às posições mais deficitárias.
Mas mais importante do que tudo isto, será a vontade de vencer e tornar o Sporting campeão.

06/01/09

Curtas e boas

Internacionalização da ACADEMIA SPORTING
Foi hoje apresentado o projecto da Academia Sporting África, numa parceria com o clube Bloemfontein Celtic e a empresa Extra Dimensions, que permitirá ao Sporting ser mais uma vez pioneiro nesta matéria, ficando numa posição priveligiada para a captação de novos talentos no continente africano.
A academia terá sede província de Free State, na África do Sul e será o inicio da internacionalização da marca Sporting nesta matéria, estando já em fase embrionária novos projectos.
Os responsáveis africanos pelo projecto procederam a uma apurada pesquisa para alcançar o seu parceiro nesta "aventura", tendo escolhido o Sporting do lote de "finalistas" nos quais se incluía o Barcelona e Lyon. "Sonhávamos ser parceiros de um líder mundial da formação", frisou Ryan Patterson, consultor do Bloemfontein Celtic.
Mais um motivo de orgulho para a Área de Formação Leonina.
Iniciativa a aplaudir
O Sporting oferece um desconto no bilhete para o jogo do próximo fim de semana, frente ao Marítimo. Na compra do Jornal do Sporting, hoje nas bancas, os sócios pagarão 5€ e os adeptos 10€.
Sem dúvida uma iniciativa a aplaudir e a repetir mais vezes, pena é que a mesma não seja divulgada no site oficial do clube e apenas surge por portas travessas.

05/01/09

Arranque de pé direito

O Sporting iniciou o ano da melhor forma possível, conseguindo um triunfo importante em Setúbal, que lhe permitiu subir ao 2º lugar e continuar a depender de si próprio para atingir o tão desejado objectivo.

Os leões iniciaram o jogo numa toada de equilíbrio, sem grandes ocasiões de perigo para ambos os lados, até que aos 16" numa boa jogada colectiva, Abel tem tudo para fazer o golo mas acaba por atrapalhar-se, sobrando a bola para Liedson que não perdoou, fazendo o 0-1 na 1ª oportunidade da partida. Mais uma vez o instinto fatal do Levezinho a resolver.
Com o golo o Sporting soltou-se mais e viveu o seu melhor período, dispondo de algumas ocasiões desperdiçados, mas acabando por fazer o 0-2 por João Moutinho, numa jogada de insistência de Liedson que não deu a bola por perdida, originando o erro ao central do Setúbal.
No 2º tempo, o Setúbal alterou o esquema de jogo em busca de reduzir a desvantagem e o Sporting jogou mais na expectativa, pertencendo-lhe contudo as melhores situações de golo, sendo a melhor desperdiçada por Abel que isolado preferiu passar a Liedson, acabando por ser Vukcevic a rematar ao lado.
Pouco depois Paulo Bento troca Vuk por Pereirinha e curiosamente a equipa leonina baixou de produtividade, preferindo gerir o jogo e ficando na expectativa.
O Setúbal não criava grande perigo até ao minuto 79", altura em que Daniel Carriço foi expulso com a excessiva rigidez de Boiquerença, que logo de seguida fez vista grosso a uma entrada bem mais grave de Ricardo Chaves.
Neste período os leões tiveram de passar por alguns calafrios, sobretudo nas bolas paradas, acabando por ir resolvendo todas as situações e conservando a vantagem.
3 pontos fundamentais que permitiram ultrapassar o Leixões que havia empatado e alcançar o Fófó que perdeu na Trofa, ficando a apenas 1 ponto da liderança. Segue-se um sempre complicado Marítimo, onde vencer é crucial.
Rumo ao titulo...

Modalidades

Andebol
SPORTING - 25 x Benfica - 23
Uma bela partida da equipa leonina, que foi superior na 1ª parte, terminando a vencer por 14-11. No 2º tempo as coisas complicaram-se, e o equilíbrio foi a nota dominante até final, acabando por vencer o Sporting no último minuto.
Destaque para João Pinto com 8 golos, Bjelanovic com 6 e uma grande 2ª parte e Humberto Gomes pelas defesas decisivas que fez.
Com esta vitória a equipa subiu ao 4º lugar da geral, continuando a sua recuperação.
Futsal
Fundação J. Antunes - 4 x SPORTING - 4
Novo empate dos leões que assim vão desperdiçando pontos atrás de pontos. Apesar de ter sido no terreno no um candidato, a equipa teima em não acertar o passo e faz da irregularidade a sua época. Dificilmente será um ano positivo para a modalidade, a não ser que rapidamente as coisas estabilizem pela positiva.
No final da 1ª volta a equipa está fora dos playoffs finais.

Futebol Formação

Juvenis (Fase Regular):

SPORTING - 2 x Odivelas - 1
Marcadores: Rui Coentrão e João Freitas;
Classificação: 1º - 40 pts
Juniores (Fase Regular):
Maritimo - 3 x SPORTING - 3
Marcadores: Diogo Amado, Diogo Rosado e Rabiu Ibrahim;
Classificação: 3º - 34 pts