31/08/09

Exame aprovado

O Sporting conseguiu finalmente a 1ª vitória da época em Coimbra, jogando autênticamente sobre brasas, num jogo onde o resultado foi melhor do que a exibição e que valeu pelos 3 pontos e pelo regresso de Liedson aos golos.
Os leões realizaram uma etapa inicial apática, com um futebol lento e de pouca qualidade, onde sobressaíam os erros técnicos e a falta de lances ofensivos. Uma exibição que ia de encontro às ambições da Académica que se mostrava pouco interessada em atacar e ia no jogo dos leões.
Neste período realce apenas para 2 lances, uma cabeçada de Paulo Sérgio que Patrício defendeu bem e uma arrancada de Yannick que após deixar 4 adversários pelo caminho rematou à trave.
No 2º tempo, o Sporting apareceu com Vuk no lugar de Pereirinha e a equipa subiu um pouco de produção e mostrou-se mais audaz, começando aos poucos a acercar-se da baliza coimbrã. Liedson avisou nos minutos iniciais, falhando aquilo que parecia um golo certo, para aos 64" voltar aos golos com uma cabeçada imparável após bom trabalho de Vuk no corredor esquerdo.
O golo serenou um pouco a equipa que pode controlar melhor a partida, tendo a expulsão de Miguel Pedro aos 76" ajudado nesse sentido. Em superioridade numérica os leões tentaram novo golo, com Saleiro a desperdiçar uma boa ocasião, para pouco depois oferecer a Yannick o 2-0.
Até final o Sporting limitou-se a gerir a bola, sem que a Académica conseguisse criar qualquer perigo para a baliza leonina.
Esta vitória surge numa fase delicada e vem trazer alguma serenidade à equipa, que se espera embale para outros triunfos, aproveitando a pausa na Liga para afinar a máquina.
Notas:
- Equipa demasiado longe dos índices físicos exigidos para esta fase da temporada;
- As dificuldades do Sporting no jogo aéreo, quer defensivo, quer ofensivo;
- O mau domínio de bola de Yannick, lacuna que já deveria estar trabalhada e que permitiria ao atleta e ao Sporting fazer muitos mais golos;

30/08/09

Reforços: A 3ª cara nova

O avançado do Valência será o próximo reforço leonino, certamente não era bem este o nome que todos esperavam, mas é a 3ª aquisição para o plantel do Sporting. Angulo chega a Alvalade a custo zero, pois apesar de ter contrato com o Valência, não entrava nas contas do treinador "Che"(Hugo Viana também estava no lote, mas não servia....).
Apesar de achar que pode emprestar à equipa alguma qualidade e experiência, está longe de ser o reforço ambicionado por todos, ainda para mais quando a equipa procurava um médio que substituísse Izmailov e sendo quase certa a saída de Roca. Ou seja faltam médios e contrata-se um avançado, isto quer dizer que já se aperceberam das qualidades de Caicedo?
Antes que alguém refira, sei que Angulo pode actuar como extremo direito, mas o seu habitat natural é na frente de ataque e o Sporting não actua com alas abertos.
Espero no entanto que o espanhol venha a ser uma peça importante, como foram Acosta e Derlei, apesar da sua veterania.
Agora têm menos de 48 horas para trazer o tal médio que faça a diferença e empolgue os adeptos a voltar a acreditar em qualquer coisa.

28/08/09

Liga Europa - Grupo D

O sorteio da nova Liga Europa realizado hoje no Mónaco ditou como adversários do Sporting, o Hertha de Berlin (ALE), o Heerenveen (HOL) e o FK Ventspils(LET).
Foi um sorteio favorável onde os leões como cabeça de série que foram devem assumir o seu favoritismo e consequente apuramento para os 16 avos de final.
A primeira jornada decorre a 17 de Setembro, com o Sporting a visitar o reduto do Heerenveen. Na segunda ronda, os "leões" recebem o Hertha de Berlim, a 1 de Outubro, e a 22 de Outubro viajam até à Letónia para defrontar o Ventspils. Na segunda mão do Grupo D, o Sporting começa por receber o Ventspils, a 5 de Novembro, enquanto a 3 de Dezembro voltam a jogar em Alvalade diante do Hereenveen. A 16 de Dezembro, os «leões» fecham o grupo com uma deslocação a Berlim.
A distribuição dos jogos também joga a favor da equipa leonina que tem obrigação de consumar matematicamente o apuramento após os jogos com os letões.
Adversários:
Hertha BSC

Os alemães são o adversário mais forte que o Sporting defrontará, não sendo uma equipa de topo, costuma ficar nos lugares cimeiros da Bundesliga e marcar presença nas provas da Uefa. Não tendo grandes nomes no seu plantel, é uma equipa aguerrida e que vende cara a derrota, embora esta temporada se apresente mais desfalcada.
SC Heerenveen

Esta equipa holandesa tem vindo a subir de produção no panorama nacional, conseguindo nas últimas temporadas chegar-se aos lugares europeus, tendo última temporada terminado na 5ª posição.
No defeso perdeu a sua estrela maior, Pranjic que se transferiu para o Bayern de Munique, tendo no brasileiro Paulo Henrique a sua referência atacante.
FK Ventspils

A equipa letã é uma ilustre desconhecida e teoricamente o adversário mais acessível do grupo, no entanto é bi-campeã local e lidera novamente o seu campeonato.
Sem jogadores conhecidos, tem a curiosidade de ter um português no seu plantel, João Martins de seu nome.

27/08/09

Eterno capitão

Faz hoje 34 anos sobre o dia em que Manuel Fernandes vestiu pela 1ª vez a camisola leonina, num percurso cheio de sucesso e de grande dedicação ao Sporting. Conquistou 2 campeonatos, 2 taças de Portugal e 2 Supertaças, uma como treinador, de leão ao peito.
Manuel Fernandes destaca como marcos na sua carreira o golo à U. Leiria que valeu o titulo de campeão em 79/80 e os 4 golos aos galináceos na goleada por 7-1, mas o seu momento de glória foi outro:
"Mas, sinceramente, mais do que qualquer golo ou qualquer jogo, o maior momento de glória da minha vida foi aquele em que vesti, pela primeira vez, a camisola do Sporting".
Para quando o regresso do grande Manel...

Leões de Portugal

Foram 4 os leões chamadas por Queiroz para os decisivos embates frente à Dinamarca e Hungria, onde só a vitória poderá manter Portugal na rota do Mundial 2010.
O seleccionar convocou para além do habitual Moutinho, Rui Patrício e Veloso, que assim regressam aos AA depois do Europeu 08 na Suíça, e Liedson que se estreia nestas andanças depois de concluído o seu processo de naturalização.
A chamada do levezinho tem gerado alguma controvérsia, mas depois do precedente aberto com Deco, nada há a dizer sobre a matéria, a não ser desejar boa sorte e muitos golos.

Ciao Champions

O Sporting despediu-se da Liga dos Campeões com mais 1 empate, apesar de ter realizado uma boa partida e mostrado que tinha valor para seguir em frente. Faltou a sorte que nos protegeu frente ao Twente e faltou ambição de ir mais além, agora segue-se a Liga Europa que espero seja para levar bem a sério e até bem longe.
Os leões apresentaram-se com o melhor onze possível face às ausência e acabaram por surpreender com 45" de bom futebol, com os espaços bem preenchido, compensações bem feitas, com diagonais e lançamentos rápidos no ataque, pecando apenas na finalização, pois quando Moutinho fez o 0-1 numa grande execução de livre, já o Sporting poderia estar em vantagem não fosse o desacerto ofensivo.
Até final a Fiorentina tentou reagir, mas os leões mostraram sempre grande acerto e a equipa viola não dispôs de qualquer oportunidade neste 1º tempo.
Na 2ª metade tudo foi diferente, a entrada de Jovetic revolucionou a equipa transalpina, que ganhou pendor ofensivo e criatividade no ataque, baralhando o sistema defensivo e as marcações da equipa leonina.
O montenegrino ameaçou logo no 1º minuto da etapa complementar, mas o aviso não foi escutado, o Sporting continuou a dar espaço no meio campo e a criar a habitual desligação entre sectores, consequência disso foi o empate aos 54", num grande lance do jovem mas onde P.Silva fica uma vez mal na foto. Penso que aqui deveria ter havido uma compensação no centro do terreno, com Roca ou Adrien a entrarem para apoiar Veloso, ficando Yannick numa das alas a dar apoio a Liedson.
Em vantagem na eliminatória, a Fiorentina soube controlar bem a partida e criar perigo em contra-ataque, o Sporting que teve de ser forçado a ir em busca do prejuízo, voltou a denunciar as suas fragilidades e dificuldades em criar perigo perante formações que defendem bem e de forma compacta. Apenas por 2 situações os leões estiveram perto de marcar nos últimos 30" do encontro, muito pouco para quem queria algo mais.
O Sporting despede-se assim da Champions de forma algo inglória, mas por responsabilidade própria, por não ter capacidade de gerir o controlo da partida nos momentos mais difíceis e por oferecer 3 golos a um adversário demasiado eficaz.
Segue-se a Liga Europa e Coimbra onde outro resultado que não a vitória será inicio de um grande problema.

25/08/09

Oportunidade Final

O Sporting joga amanhã cartada decisiva no apuramento para a Champions League, onde só uma vitória em Florença interessa. Resultado esse que para além da passagem à fase seguinte, permitiria significativo encaixe financeiro e algum apaziguar das hostes leoninas, pelo menos até Coimbra.
Esperemos que a equipa dê finalmente uma alegria a todos nós e que possa de vez embalar para outros objectivos, caso isso não suceda e aconteça mais uma desilusão, o cenário será bastante negro...
Eis a lista completa de convocados:
Guarda-redes: Rui Patrício, Tiago e Ricardo Batista;
Defesas: Abel, Pedro Silva, Daniel Carriço, Polga, Caneira, Tonel, André Marques e Grimi;
Médios: Adrien Silva, Rochemback, Veloso, Pereirinha, Moutinho e Matias Fernandez;
Avançados: Saleiro, Yannick e Liedson.

Excesso de peso

Segundo as últimas noticias Rochemback está insatisfeito e quer sair do Sporting por não ter vindo a ser opção para o onze inicial.
Encaro esta noticia não como um problema, mas como uma dádiva. A nau leonina está em turbulência e a meter água, para aliviar isso nada melhor que deitar carga fora, sobretudo a mais pesada, e Roca enquadra-se e bem nessa filosofia.
Espero que o Sporting aproveite o interesse do Corinthians.

23/08/09

Até quando...?

Depois de um belo presente a meio da semana, eis que regressamos à miséria habitual. A equipa até entrou bem e em busca do golo, mas bastou um tiro fortuito para desmoronar a muralha leonina.
É certo que Otário Boiquerença voltou a ser decisivo contra o Sporting, mas isso não justifica o apagão que a equipa teve após o 10" iniciais e que só voltou a recuperar quando Pereirinha entrou em campo, apoiado pela velocidade de Djaló.
O Sporting não se mexe, a equipa joga a 10 à hora, Liedson passa mais tempo no meio campo do que no ataque em busca de bola e a defender, Matias só vê bola por cima da cabeça...
O pesadelo ainda agora começou e 4ª feira ou fazemos um brilharete e embalamos para uma boa época, ou será assim até final.
A saga continua, resta saber até quando....
Notas:
- Será difícil treinar bolas paradas em Alcochete? Como é que um candidato ao titulo não consegue criar um lance de perigo através de um canto e cada vez que sucede o inverso é o ver se te avias!!!
- Até onde vai a teimosia por Abel ou Pedro Silva, quando Pereirinha dá 15 a o aos 2?
- De que serve ter um grande marcador de bolas paradas se não lhe é dada oportunidade de executar?

21/08/09

Futebol Formação

Juniores (Fase Regular):
Belenenses - 0 x SPORTING - 0
Marcadores: ---
Classificação: 1º - 1 Pts
PS -
Esta prova está a cargo da FPF, cuja incompetência fica mais uma vez provada ao dar inicio a novo campeonato sem decidir o anterior. Ou talvez já estivesse decidido há muito....

A 2ª Batalha

O Sporting tem amanhã a 2ª batalha da Liga frente ao Braga, numa tarefa que não será fácil, mas cuja vitória é essencial para nos colocar no topo do campeonato e para dar seguimento à boa exibição de 4ª feira, ajudando também na moral da equipa para as batalhas que se seguem.
Espero uma equipa com espírito de luta e em busca da vitória após o apito inicial, não baixando os braços até que termine o jogo e a conquista dos 3 pontos.
Na lista de convocados destaque para o regresso de Abel, que tem alternado com P. Silva o lugar na lista e no onze, apesar de ambos terem mantido o nível baixo quando foram chamados, assim só espero que Pereirinha seja o escolhido, até porque precisamos de alguém com velocidade e que saiba apoiar o ataque. Na frente ainda não deverá ser desta que Caicedo actua de inicio.
Que seja um bom jogo, os primeiros 3 pontos e a liderança da prova.
Lista de Convocados:
Guarda-redes: Rui Patrício e Ricardo Batista;
Defesas: Carriço, Polga, Pedro Silva, Caneira, Tonel, André Marques e Abel;
Médios: Rochemback, Vukcevic, Matias Fernandez, Miguel Veloso, Pereirinha e João Moutinho;
Avançados: Yannick Djaló, Caicedo, Postiga e Liedson.
PS - Sporting e Tiui chegaram a acordo para rescisão de contrato, sem direito a pagamentos de indemnizações ao jogador. Mais um caso resolvido da maneira mais fácil, o próximo deverá ser Ronny....

18/08/09

Maldito Cattenaccio

O Sporting voltou a empatar, mas desta feita realizando uma bela exibição. Os leões provaram uma vez mais o amargo sabor do cattenaccio italiano, que aliado a uma arbitragem desastrosa do Sr. Kassai que acabou por condicionar grande parte da partida.
Os leões entraram a todo o gás e tiveram logo 2 situações de golo que deixavam antever uma boa partida, mas na 1ª oportunidade a Fiorentina aproveitou uma falha de P.Silva e fez o 0-1, num autêntico balde de água fria.
A correr atrás do prejuízo, o Sporting teve pela frente o típico futebol italiano, consistente na defesa e no meio campo, explorando rapidamente o ataque. Uma equipa que "queimava" tempo em cada lance e contava com a passividade do árbitro da partida, que aos 11" fez vista grossa a uma agressão clara a Liedson, punindo o defesa italiano com um simples amarelo.
Durante o resto da etapa inicial, o Sporting sentiu alguma dificuldades em criar desiquilibrios, e quando o conseguiu a equipa italiana anulou sempre bem o perigo leonino. Apesar do domínio, os leões não conseguiam marcar, tendo Postiga desperdiçado a melhor chance ao cair do pano.
No 2º tempo o Sporting entrou mais decidido e apesar de um susto inicial, foi-se acercando da baliza de Frey e começando a ameaçar, até que aos 57" Vukcevic fez o empate, mas viu o 2º amarelo por festejar sem camisola. Um acto inconsciente e que teve e terá repercussões no jogo de Florença, e que marcou de certa forma o jogo, pois antes já Dainelli devia ter sido expulso após derrube a Moutinho quando este se isolava e o defensor já estava amarelado, fazendo o Sr. Kassai novo golpe de teatro.
Motivados pelo golo e pelo ascendente na partida, os leões uniram forças e foram em busca da vitória mesmo em inferioridade, tendo chegado ao 2-1 aos 65" numa bomba de Veloso, mostrando o seu grande momento de forma.
A equipa estava em alta e dominava a partida, tendo Liedson o 3-1 nos pés falhando por pouco, num lance onde ficou claro que o Levezinho ainda não está no seu melhor. Após este lance a Fiorentina subiu no terreno e aproveitou a superioridade para criar mais perigo, sobressaindo Patrício com 2 boas intervenções negando o golo que acabaria por surgir aos 78", trazendo a desilusão de volta a Alvalade.
Até final oportunidades repartidas com ambos os GR a evidenciarem-se e a segurarem o empate.
O Sporting regressou às boas exibições e merecia outro resultado, mas a maldição italiana e uma arbitragem digna de Lucílio Batista, alteraram o rumo dos acontecimentos. Apesar da passagem à fase seguinte estar difícil, ficou provado que a equipa tem capacidade para seguir em frente, basta crer e não inventar.
Notas:
- Espero que PB tenha percebido de vez que o lateral direito do Sporting nesta altura só pode ser Pereirinha;
- Que Polga tenha entendido o quão perigoso é Gillardino se tiver uma nesga de espaço;
- Matias é uma mais valia clara e precisa de ganhar confiança, que se vai notando à medida que soma minutos no campo;

17/08/09

Vitória procura-se

O Sporting volta a entrar em campo amanhã para discutir muito do seu acesso à Champions desta temporada. O jogo com a Fiorentina para além da importância financeira, assume ainda maior importância desportiva face ao desempenho da equipa até ao momento da temporada. Uma vitória é demasiado importante sobretudo para dar aos leões o "empurrão" que falta em busca de melhores dias.
Esperemos que a equipa técnica e jogadores percebam isso e não tenham guardado mais "invenções" frente a um adversário da escola italiana, que para além de forte e eficaz, é demasiado cínico e capaz de resolver o jogo num único lance em toda a partida.
Para este jogo há a salientar o regresso de Caicedo, que se espera actue ao lado de Liedson, e a troca de Abel por Pedro Silva, embora a lateral direita deva ser ocupada por Caneira ou Pereirinha.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Rui Patrício e Tiago;
Defesas: Pedro Silva, Daniel Carriço, Polga, Tonel, Caneira e André Marques;
Médios: Rochemback, Miguel Veloso, Pereirinha, João Moutinho, Vukcevic e Matías Fernandez;
Avançados: Yannick, Hélder Postiga, Liedson e Caicedo.

15/08/09

O costume

O Sporting iniciou a liga com um empate na Madeira, voltando a desiludir e a mostrar o futebol que há muito nos habituou.
Sem fantasia, sem capacidade de explosão, sem criatividade e sem conseguir criar perigo durante 70" de jogo, tendo sido necessário novo auto-golo para que os leões marcassem.
O Sporting apresentou-se num 442 mais clássico com Roca e Veloso no meio, mas que proveito se tira disto numa equipa sem flanqueadores? Que ficaram Vuk e Matias a fazer no banco?
Postiga fez mais um jogo miserável, Yannick passou ao lado e ainda falhou o golo da vitória de forma clamorosa, Roca não anda, Abel nem se fala (o Colónia não estava interessado????)... Se em condições normais já é difícil, deixando de fora os melhores valores, mais complicado irá ser... não entendo estas opções!!!
Assim vai ser difícil por mais vontade que se tenha em acreditar que somos capazes....

14/08/09

A 1ª batalha

O Sporting inicia amanhã a caminhada rumo ao titulo. A deslocação à Madeira prevê desde logo uma resposta à altura dos leões perante um adversário difícil e num campo complicado onde o empate tem sido o resultado mais recorrente.
Esperemos que essa tendência seja invertida e o Sporting arranque a Liga com uma vitória que lhe permita embalar para grandes conquistas.
Nos convocados os destaques vão para as ausência de Caicedo que não recuperou a 100% da mialgia de esforço e para Pedro Silva que continua de fora por opção.
Lista de Convocados:
Guarda-redes: Rui Patrício e Ricardo Batista.
Defesas: Abel, Daniel Carriço, Anderson Polga, Tonel, Marco Caneira e André Marques.
Médios: Rochemback, Vukcevic, Matias Fernandez, Miguel Veloso, Bruno Pereirinha e João Moutinho.
Avançados: Carlos Saleiro, Yannick Djaló, Hélder Postiga e Liedson.

11/08/09

Assim não...

Com os elogios às galinhas posso eu bem, pois já é típico por esta altura parecerem grandes perus inchados, galvanizados pelas suas inúmeras conquistas e renovação do titulo de campeão de pré-temporada. Todos sabemos como isto vai terminar...
Também não me preocupa a falta de tempo do nosso Presidente, o que me preocupa é a falta que o Sporting tem de alguém com conhecimentos de mercado, capaz de fazer excelentes negócios, porque bons jogadores baratos há muitos, é preciso é saber negociar.
Com dinheiro até o Rui Costa consegue....

10/08/09

Lopes, O Campeão

O Sporting homenageou hoje Carlos Lopes pelo 25º aniversário do título olímpico conquistado em Los Angeles em 1984, tornando-se o 1º atleta nacional a conquistar o ouro dos Jogos e deixando para sempre essa marca no nosso Sporting.
Carlos Lopes é um dos nossos grandes campeões e merece esta homenagem, como merecerão todos aqueles que serviram o nosso clube e alcançaram grandes feitos. Parece que finalmente temos alguém ao leme capaz de compreender a importância destes actos.
O ex-atleta recordou também alguns momentos que o marcaram, começando por dizer que foi o Sporting, e o prof. Moniz Pereira, quem lhe deu todas as condições para conquistar tudo aquilo que, ao longo da sua carreira, foi conquistando.
José Eduardo Bettencourt afirmou que "Carlos Lopes é um exemplo para os sportinguistas e para os nossos atletas. Aos 37 anos de idade e poucos dias depois de ter sido atropelado, Carlos Lopes foi campeão olímpico e fez um País inteiro chorar. É muito importante perceber que há feitos que podem ser conseguidos, muitas vezes sem se ter os melhores orçamentos mas com ambição e uma meta para atingir".
Moniz Pereira considerou Carlos Lopes "o maior atleta de meio fundo e fundo de todos os tempos" por ter sido "o mais completo", tal o seu desempenho "em estrada, pista e crosse".
Parabéns Campeão

Dizem por aí...

... que o Colónia de Petit e Maniche quer à força toda o Abel e o Djaló. Eu já ficava contente com a ida de 1, mas assim sendo era ouro sobre verde.
... que o Daniel Carvalho está a ser sondado pelo Sporting, o que seria mais uma grande aquisição a confirmar-se.
... que o Stojkovic está a caminho da Grécia. Panionios ou Kavala tanto faz.
... que os turcos do Kayserispor pretender o Purovic por mais uma temporada, o que é desde logo uma excelente noticia.
... que o Roca e o P.Silva vão fazer uma dieta extra para perder uns quilitos.
... que o Figo gostava de voltar ao Sporting, mas ninguém lhe manda um convite.
E assim vai o nosso Sporting.

07/08/09

A fava outra vez!!!

A Fiorentina é o adversário que se segue na CL e aquele que é preciso vencer para entrar na competição mais a sério. Uma vez mais saiu-nos a fava no sorteio Uefeiro, pois para além do poderio desta equipa italiana, este factor é por si só desde logo muito preocupante.
A Fiorentina era na minha opinião o adversário mais forte, até superior ao Atl. Madrid, uma equipa que apesar de não ser da típica escola defensiva italiana, defende muito bem e tem no meio campo e ataque grandes jogadores capazes de fazer a diferença, Montollivo é o maestro e Mutu e Gilardino uma dupla de ataque temível.
Será necessário um Sporting a anos luz do que se tem visto para ser capaz de lutar pelo apuramento, sabendo de antemão que o passado com equipas transalpinas não é o mais famoso.
Aguardemos com tranquilidade....

Sorteio CL

11.00h - Sport Tv

06/08/09

Custo zero

O Sporting anunciou que chegou a acordo com Romagnoli para rescisão de contrato, ficando o argentino com o seu passe e os leões sem 1 ano de encargos. Depois de Puro e Stoj, foi agora a vez de Pipi, não devendo tardar que o mesmo suceda a Ronny e Tiui.
Se por um lado se aceitam estas medidas que permitem ao clube poupar alguns milhões de euros em salários no tempo que restava dos contratos dos atletas, por outro lado fico perplexo com a incapacidade leonina para colocar os seus excedentes sem realizar qualquer retorno financeiro. Isto prova que os atletas em questão foram aquisições mal calculadas, sem capacidades para actuar num clube como o Sporting e prova também algum do desnorte que imperava ou ainda impera no departamento de futebol leonina, pois todos eles foram alvo de propostas há pouco tempo atrás, tem sido rejeitadas pela SAD. Se estes não faziam parte dos planos para a nova temporada, pergunto eu porque não foram aceites essas propostas?
No campo inverso e visto que o potencial financeiro do Sporting não permite entrar em loucuras, custa-me perceber porque razão ainda não reforçamos a equipa ao mesmo custo que vamos deixando sair atletas excedentes.
Deixo aqui uma pequena lista de reforços para o Sporting a custo zero na esperança que algum dirigente aqui perca alguns minutos:
Jorge Andrade (Livre) - Apesar da longa paragem que foi sujeito por lesão, parece estar já bem recuperado, tendo sido elogiado pela apetência física demonstrada na experiência que efectuou recentemente em Málaga. Porque não?
Enakarhire (Livre) - Terminou contrato com o Dínamo de Moscovo e está em França a tentar colocação. Foi um atleta que deixou saudades em Alvalade, não seria um bom regresso?
Diego Lugano (Livre) - Deixou a Turquia após alguns anos e é jogador livre. Seria um reforço experiente e forte no jogo aéreo.
VanDen Borre (Génova) - Internacional Belga com algumas dificuldades de adaptação ao futebol italiano e que o clube pretende emprestar para o voltar a projectar. É um jogador que faz todo o corredor direito podendo alinhar como lateral ou médio interior.
Royston Drenthe (Real Madrid)
- Este holandês esquerdino faz toda a ala esquerda e seria uma grande aquisição. Como o seu passe é demasiado caro, embora tenha pouco espaço no Santiago Barnabéu, porque não tentar o seu empréstimo.
Damien Escudero (Villareal) - Médio esquerdo argentino, desequilibrador nato e bom rematador. Terá de ser cedido pois o Villareal tem as vagas para não comunitário já preenchida.
Amaury Bischoff (Livre) - Jovem português de qualidade e com larga margem de progressão. Actua preferencialmente no lado direito do meio campo.
Jonas Gutierrez (Newcastle) - Este internacional argentino seria um grande reforço para o meio campo leonino. Com a despromoção do Newcastle o seu passe está desvalorizado, valendo o esforço da sua aquisição.
Kerlon (Inter) - Grande promessa brasileira que o Inter pretende fazer rodar para ganhar ritmo competitivo na Europa.
Ricardo Vaz Tê (Livre) - Mais um jovem nacional com valor e que poderia ser uma boa opção para o ataque.

04/08/09

Caído do céu

O Sporting apurou-se para o playoff da Champions League com um autêntico milagre no último minuto. Um lance onde Patrício tem grande mérito e que deu vantagem ao Sporting na eliminatória sem que os leões fizessem alguma coisa para o merecer, numa exibição desastrosa, sem que haja algo de positivo a destacar.
Foi mais um jogo onde não se notou qualquer evolução no jogo colectivo, onde continuam sem haver movimentos de ruptura, onde a equipa permanece estática e não procura os espaços, a defesa mostra-se demasiado débil e as bolas paradas são um perigo constante.
O Sporting não conseguiu criar uma situação de golo em todo o encontro, não se viu uma jogada digna de registo, antes uma equipa pesada, lenta e fisicamente muito abaixo do exigido para esta altura. É mau demais...
Depois de Alkmaar, os leões viram em solo holandês acontecer novo milagre para continuarem na prova mais importante da UEFA. Mas a manter-se este panorama, a esperança para os próximos embates não são muito animadoras.
Desta feita valeu S. Patrício....

03/08/09

A batalha de Enschede

O Sporting já se encontra na Holanda onde amanhã jogará cartada decisiva na Liga dos Campeões e algum do seu futuro na presente temporada. Esperamos que amanhã seja o dia da reviravolta e a equipa nos brinde com um futebol vistoso, mas acima de tudo com uma vitória, que todos bem precisam.
Paulo Bento chamou 20 jogadores para o desafio, onde a nota dominante vai para a exclusão de Pedro Silva da convocatória, ele que havia sido titular no 1º jogo e será o único disponível a ficar de fora. Mera opção ou algo mais...
Na antevisão ao jogo Paulo Bento e Polga fizeram questão de mostrar confiança no apuramento, embora reconhecendo valor ao adversário para o qual estão avisados. Aguardamos para confirmar tudo isso, sabendo de antemão que no caso de haver alguma grande penalidade, voltaremos a rever o mesmo filme... palavras para quê!!!!
Lista de Convocados:
Rui Patrício, Tiago, Ricardo Batista;
Daniel Carriço, A. Polga, Caneira, Tonel, A. Marques e Abel;
Adrien, Rochemback, Vukcevic, Matias, M. Veloso, B. Pereirinha, J. Moutinho;
Yannick, H. Postiga, Caicedo e Liedson;