22/04/10

Leões nos States

O Sporting aceitou o convite dos New York Red Bull para participar num torneio de pré-temporada a realizar entre 22 e 25 de Julho nos Estados Unidos.
Para além do Sporting e da equipa da casa, Tottenham e Manchester City são os outros 2 oponentes, num torneio que para além da vertente financeira e desportiva, trará algum prestigio a Alvalade e será um belo presente para os imigrantes lusos na terra do Tio Sam.

O factor negativo deste torneio prende-se com o facto da equipa realizar 2/3 jogos num curto espaço de tempo, ter uma longa viajem pela frente na véspera de realizar a 1ª mão da 3ª Eliminatória da Liga Europa, que deverá acontecer no dia 29/30 Julho.
A isso junta-se também o factor relvado que têm por hábito ser bastante duros e secos nesta altura, podendo potencializar alguma lesão numa fase crucial da temporada.

4 rugido(s):

António Lopes da Costa disse...

Caro Visconde,

Quando fui a Berlim, estava o nosso Presidente José Eduardo Bettencourt em Nova Iorque. Passou por outras cidades nos Estados Unidos, para visitar núcleos.
Pergunto: será que essa viagem, tão criticada por alguns jornalistas, não tem que ver com a realização deste torneio?
É que, na minha modesta opinião, este torneio engrandece muito o Sporting.
De todo o modo, a pergunta fica no ar.
Até porque estou convencido de que o Sporting está a resolver alguns dos seus problemas e que o futuro está a ser projectado antecipadamente. Como deve ser.

Um abraço

Anónimo disse...

António, esta época foi desastrosa a quase todos os níveis mas o Sporting tem mudado (para melhor) nalgumas coisas.
Não sei se o JEB foi aos EUA para negociar a presença neste torneio mas sei que ele foi buscar um director-desportivo que dá a cara em nome do grupo e do treinador, foi buscar agora um bom treinador português que subiu a pulso na vida e põe equipas a jogar bom futebol, fez boas apostas no Inverno e fará de certeza um investimento significativo para a próxima época.
O Benfica para poder ser campeão demorou muitos anos a ser construído, foi o Vilarinho e o Vieira e, goste-se ou não, chegaram ao topo. Passaram por muito pior do que nós passámos, sem ir à Europa, terceiros e quartos lugares intercalados e um título (pouco festejado porque foi pouco expressivo e o futebol era fraco e defensivo).
O Sporting vai lá chegar e acredito tanto quanto você de que estamos já a caminhar nesse sentido a passos muito largos.
Como diz o Visconde, parece-me todavia que apenas 4 dias de recuperação é pouco e que possivelmente o JEB poderá ter de pensar duas vezes. Tudo depende do adversário no jogo da Liga Europa.

Gostei muito do blog.

SL

Visconde disse...

Caro António

Nunca critiquei a ida de JEB aos Estados Unidos, porque me parece que o Presidente do Sporting deve manter o contacto com um dos nossos grande "bens" que são os núcleos espalhados por todo o mundo, assim como alargar os horizontes e "mostrar" o Sporting pelos 4 continentes.
Critiquei sim a ida ao Brasil numa fase crucial da época, algo que nunca compreenderei.

Quanto ao futuro, confesso-me optimista, até porque pior do que este ano é dificil...

Abraço

António Lopes da Costa disse...

Caro Visconde,

As minhas críticas eram dirigidas a alguns jornalistas e a um grupo, mais ou menos anónimo, que anda por essa blogosfera a deixar comentários com frequência.
Não estou recordado agora da altura da viagem ao Brasil. Terá sido, provavelmente na altura do jogo do Dragão.
Independentemente de se ter tratado ou não deste torneio na viagem aos Estados Unidos, creio que Bettencourt está a desempenhar um papel importante na dinâmica dos núcleos, na redução do preço dos bilhetes, no aumento do número de sócios e nas homenagens feitas no intervalo de jogos em casa a jogadores que honraram a camisola do Sporting.
É um trabalho invisível (porque a época não podia ter sido pior).
Relativamente à próxima época desportiva, acho que Paulo Sérgio era o treinador possível, ou melhor, o melhor treinador possível. Essa é a realidade.
É pena que este país não suporte equipas com base na formação, como acontece em Espanha por exemplo. Se suportasse, o Sporting teria a melhor equipa do mundo. Ou, pelo menos, lutaria por esse estatuto.
Como não suporta e como este plantel é muito limitado, creio que um investimento criterioso em reforços para a próxima época será também a solução possível.
Porque, para o ano, o Benfica e o Porto vão voltar a estar muito fortes.
Esperemos que possamos ser capazes. Acredito que sim...

Um abraço