29/04/10

Ecletismo Leonino

Andebol
SPORTING - 24 x Belenenses - 28

Num jogo onde só a vitória interessava para colar os leões ao topo e passarem a depender de si mesmos para chegar ao titulo, a equipa voltou a fraquejar. É esta irregularidade demonstrada nos momentos decisivos que me levam a pensar que ainda falta algo ao Sporting para poder almejar títulos.

28/04/10

Eterno Morais "Herói de Antuérpia"

João Morais faleceu ontem vitima de doença prolongada. O Sporting e o futebol nacional estão mais pobres ao verem partir mais um grande senhor do desporto nacional.
Morais será eternamente recordado através do célebre "cantinho de Morais" que deu a vitória ao Sporting na final da Taças das Taças de 1964, sendo o herói do maior feito internacional leonino. Um atleta que sempre dignificou com esforço, dedicação, devoção a camisola do Sporting, atingindo a glória com a conquista de vários titulos, 3 Campeonatos Nacionais, 1 Taça de Portugal e 1 Taça das Taças.

O corpo de João Morais estará na Igreja de S. Francisco, em Vila do Conde, de onde sairá para o cemitério da mesma cidade, pelas 16h30 de quinta-feira, onde será realizado o funeral.
O Visconde de Alvalade envia as mais sentidas condolência à familia deste grande Senhor.
Até Sempre Morais.
video

25/04/10

Desperdício

O Sporting fez 45" de bom nível, chegando ao intervalo a vencer pela margem mínima, escassa para as oportunidades desperdiçadas pela equipa de Alvalade.
Desde cedo o Sporting tomou conta do jogo e se aos 14" o guardião da casa conseguiu brilhar e negar o golo a Yannick, já não fez o mesmo no minuto seguinte, com Liedson a inaugurar o marcador após passe letal de Izmailov.
A vencer, a equipa leonina continuava por cima e a desperdiçar uma vantagem mais confortável, Moutinho, Veloso e Yannick tentaram de longe, mas foi Veloso a perder o 0-2 aos 36", num lance em que rematou por cima no interior da área.
Até final realce para um contra-ataque venenoso do Leiria a fechar os 45", com André Santos a rematar ao lado numa posição frontal à entrada da área.

Para o 2º tempo a União alterou o esquema táctico e com isso melhorou substancialmente, sobretudo devido à superioridade no meio campo. Fruto disso o golo do empate, numa bola parada onde Cássio surge à vontade no coração da área, que penalizava o desperdício leonino no 1º tempo.
O Leiria estava por cima e só aos 66" o Sporting conseguiu responder numa bela jogada colectiva com Pedro Mendes a falhar o golo na cara de Djuricic. Pouco depois entrou Postiga que viria a por à prova o guarda-redes em 3 ocasiões com este a levar sempre a melhor.
Aos 87" Matias desperdiçou a última ocasião flagrante de golo, quando isolava não conseguiu desfeitear uma vez mais o guardião leiriense, o melhor em campo.

O empate penaliza a grande ineficácia leonina durante toda a partida, e o "adormecimento" que a equipa teve no 2º tempo, parecendo uma equipa cansada...!!!

Ecletismo Leonino

Andebol
1ª Mão MF Taça Challenge
SPORTING - 28 x RD Slovan - 23

O Sporting leva 5 golos de vantagem para a Eslovénia, fruto de um jogo positivo, sobretudo na 2ª parte onde a equipa leonina foi superior, conseguindo na parte final uma diferença que pode ser importante no desfecho da eliminatória.
No entanto, a 2ª mão será um jogo muito difícil, pois esta equipa tem um rendimento bastante superior no seu reduto, conseguindo anular as desvantagens que obtém nos encontros fora. Resta-nos apoiar e torcer pelos nosso atletas que estão a um pequeno passo de fazer história no andebol português.

Futsal
Mogadouro - 5 x SPORTING - 6
Marcadores: Divanei (2), Evandro (2), Djo e João Matos

Vitória justa e escassa da melhor equipa.

Futebol Formação

Iniciados (2ª Fase):
SPORTING - 3 x Imortal - 0
Marcadores: Daniel Podence, Mauro Riquicho e Evandro Faria;
Posição: 1º - 13 Pts

Juvenis (2ª Fase):
E.Amadora - 0 x SPORTING - 1
Marcadores: Michael Pinto;
Posição: 1º - 15 Pts

23/04/10

Campeão Europeu

O judoca leonino João Pina sagrou-se hoje campeão da Europa de judo na categoria -73kg, batendo na final o russo Batradz Kaitmazov, conquistando a 1ª medalha de ouro da sua carreira e a 1ª para a jovem secção de judo do Sporting.
Os meus parabéns ao João Pina e a toda a secção por mais um grande feito do ecletismo leonino.

22/04/10

Leões nos States

O Sporting aceitou o convite dos New York Red Bull para participar num torneio de pré-temporada a realizar entre 22 e 25 de Julho nos Estados Unidos.
Para além do Sporting e da equipa da casa, Tottenham e Manchester City são os outros 2 oponentes, num torneio que para além da vertente financeira e desportiva, trará algum prestigio a Alvalade e será um belo presente para os imigrantes lusos na terra do Tio Sam.

O factor negativo deste torneio prende-se com o facto da equipa realizar 2/3 jogos num curto espaço de tempo, ter uma longa viajem pela frente na véspera de realizar a 1ª mão da 3ª Eliminatória da Liga Europa, que deverá acontecer no dia 29/30 Julho.
A isso junta-se também o factor relvado que têm por hábito ser bastante duros e secos nesta altura, podendo potencializar alguma lesão numa fase crucial da temporada.

Ecletismo Leonino

Andebol
SPORTING - 27 x Madeira SAD - 24

Num jogo equilibrado e onde só a vitória interessava, os leões levaram a melhor sobre a equipa madeirense, subindo na classificação e estando à condição em 2º lugar a 3pts da liderança.
Foi uma partida emotiva, só decidida na ponta final, num jogo onde a equipa de arbitragem este desastrosa e não contribuiu para o espectáculo.
Esta vitória relança o Sporting na tentativa de chegar ao titulo e ajuda a manter a confiança em alta, sobretudo para as partidas da Taça Challenge que se avizinham e onde poderemos fazer história no andebol nacional.

20/04/10

O eleito: Bento II

PAULO SÉRGIO Bento é o escolhido para comandar o Sporting na próxima época. Confirma-se assim o que há alguns dias vinha sendo escrito na imprensa desportiva, dando como certo o ainda treinador do V.Guimarães como treinador leonino.

Paulo Sérgio é uma escolha pouco mediática, que à primeira vista não satisfará a grande maioria dos adeptos leoninos, fartos de fracassos e ávidos de triunfos. É um treinador que chega a Alvalade com uma ainda curta experiência, cujos feitos de maior realce foram a subida do Olhanense à Liga Vitalis e a presença no Jamor com o Paços de Ferreira.

Uma das caracteristicas que Paulo Sérgio tem positivas é a sua capacidade de liderança e a forma disciplinada que impõe nas suas equipas, algo que tem feito falta no balneário leonino.
Ainda é cedo para dizer de foi boa ou má escolha, só o futuro e os resultados o dirão, mas uma vez que foi o eleito, é a partir do final da época o treinador do Sporting e terá todo o apoio até prova do contrário.
Bem vindo Paulo.

Comunicado da SAD
"Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, a SPORTING - Sociedade Desportiva de Futebol, SAD, vem informar ter chegado a acordo com o Vitória Sport Clube para a cedência da Equipa Técnica, liderada pelo

Treinador Paulo Sérgio, o qual assumirá o comando técnico da equipa profissional do Sporting na época desportiva de 2010/11.
Mais informa que o contrato de trabalho celebrado com o Treinador Paulo Sérgio será válido por duas épocas desportivas, tendo sido conferida opção, à Sporting, SAD, para prorrogar o aludido contrato por mais uma época desportiva, a de 2012/13"

Declarações de Paulo Sérgio
"Terei muito tempo para falar para os sportinguistas, mas, e para os que possam ter algumas dúvidas pelos poucos anos de treinador ou pela minha idade, quero sossegá-los, porque, desde o primeiro dia em que trabalhar para o clube, o objetivo será ganhar, vencer, ser campeão. É para isso que trabalho todos os dias e é isso que um clube dessa dimensão deseja".

19/04/10

Chegou o carteiro...

Jogo enfadonho em Alvalade, com o Sporting a controlar o jogo mas a revelar enormes dificuldades em penetrar a defesa sadina, sendo que só perto da meia hora Liedson teve o golo nos pés na melhor jogada até então. Antes já o Setúbal havia inaugurado na cobrança de um canto, com Collin a saltar à vontade na grande área leonina.
O dominio foi-se acentuando e Carriço falhou à boca da baliza um golo que parecia certo, mas apesar de alguma melhoria, o jogo manteve-se em baixo ritmo até ao intervalo.

O 2º tempo trouxe Matias por troca com o desinspirado Yannick e o Sporting esteve mais afoito e mais perigoso. Após algumas ameaças o empate chegou mesmo por Moutinho na conversão de uma grande penalidade depois de falta sobre Saleiro na grande área.
O Sporting ia carregando, Saleiro falhou o 2-1 não aproveitando um brinde da defesa sadina, ele que pouco depois deu lugar a Postiga que entrou a marcar. Liedson falha o remate e Postiga aproveita a sobra para quebrar o longo jejum de golos.
A vantagem trouxe a monotonia mais uma vez, com os jogadores leoninos a abusarem da cerimónia na hora de atirar à baliza enervando um pouco a plateia, procurando mais segurar a vantagem minima do que amplia-la, acabando por sofrer alguma pressão final escusada.

O jogo valeu pelos 3 pontos, pelo regresso de Postiga aos golos e pelas pazes dos adeptos para com Izmailov. Uma palavra ao nosso Manel que montou bem a sua estratégia e dificultou ao máximo a vitória leonina.

18/04/10

Ecletismo Leonino


Futsal
SPORTING - 5 x Belenenses - 3
Marcadores: Divanei (2), Diogo, Deo e Caio;

Jogo electrizante em Loures com o Sporting a levar a melhor e a encurtar a distância para o topo da classificação.
Os leões entraram melhor na partida chegando cedo à vantagem, mas um erro deu ao Belenenses o empate e a possibilidade de jogarem como mais queriam, chegando ao 1-3 aproveitando o contra-ataque.
No 2º tempo o Sporting procurou o golo desde cedo, mas só a 9" do final reduziu por Diogo numa jogada de bola parada ensaida, para no mesmo minuto Divanei repor a igualdade.
Até final Cardinal deu show assistindo Deo e Caio para o triunfo leonino e dando justiça ao marcador, mostrando que a equipa tem argumentos para chegar ao titulo.

Ténis de Mesa
SPORTING - 4 x S. Roque - 3

Os leões apuraram-se para a final com este triunfo, voltando a poder conquistar o titulo máximo da modalidade.

Futebol Formação

Iniciados (2ª Fase):
Louletano - 0 x SPORTING - 4
Marcadores: Mauro Riquicho, Diogo Melo, Francisco Geraldes e Daniel Podence;
Posição: 1º - 10 Pts

Juvenis (2ª Fase):
SPORTING - 2 x V.Setúbal - 0
Marcadores: Armindo Bangna e Alberto Coelho;
Posição: 1º - 12 Pts

16/04/10

Blackout

Apesar de não ser adepto da Lei da Rolha, confesso que estou farto do Sporting ser noticia constante na imprensa desportiva, vendo toda a sua "vida" interna exposta da praça pública.
A tomada de posição do Sporting levada hoje a cabo, tem sobretudo a ver com a falta de respeito e descriminação com que o clube é tratado diáriamente na imprensa, onde assistimos semana após semana a titulos e noticias descabidas sem qualquer tipo de fundamento.

Se este blackout externo é a única solução para resolver o assunto, eu aplaudo a decisão, que vem no seguimento das últimas declarações dos dirigentes leoninos, feitas a uma só voz.
Este parece um aspecto em que estamos a evoluir positivamente, ficando a expectativa que se mantenha assim e se expanda a todas as outras áreas.

14/04/10

A lei de Ferreira

O Sporting perdeu no campo da EPUL, num jogo não muito bem jogado, onde assistismos a 2 partes distintas. Nos primeiros 45" o Sporting foi melhor, dominou quase por completo, pressionando alto não deixou o recreativo sair e dispôs das escassas situações de golo. Após o intervalo, o recreativo apresentou-se melhor, sobretudo pelas alterações tácticas introduzidas, tendo depois 2 aliados de peso, o amigo Ferreirinha e a defesa leonina que estagnou no lance dos golos.

Apesar do Sporting na 2ª metade ter perdido o controlo do jogo, sobretudo no meio campo com a superioridade ganha pelo recreativo com a entrada de Aimar, o jogo poderia ter tido outro desfecho com a expulsão perdada a Luisão, mais uma...., para além de terem ficado 2 grandes penalidades por marcar, uma para cada lado, embora sabendo que Cardozo é especialista em falhar e Patricio em defender, saímos uma vez mais prejudicados.
Com menos uma unidade o recreativo teria de voltar a mexer no miolo, perdendo novamente o controlo do jogo, para além das dificuldades que esta equipa sente quando é pressionada.

Não adianta perder mais tempo com este assunto, importa sim preparar o futuro com cabeça, tonco e pés no muito tempo que temos para tal, porque na próxima época não pode haver falhas.

12/04/10

Crónicas de um paineleiro

Alertado por um leitor deste humilde estamine, decidi dar uma vista de olhos pelo site MaisFutebol e ser brindado com esta pérola jornaleira. Confesso que apesar da repudia e da falta de ontologia do dito autor, diz-se ele jornalista, digo eu jornaleiro de painel, ou paineleiro como quiserem, após ler o dito artigo de opinião, fiquei com a impressão convicta de o dito senhor se estar a auto-retratar.

Inchado como um pavão após 4 anos a hibernar, este exemplar da espécie galinácea, adepto do clube da EPUL, mostra bem que os conhecimentos do apito são doutrina elementar na catedral, local onde por variadíssimas vezes assistimos a coros afinadíssimos desse som agudo, acompanhados por lenços e lençóis, como gesto de retribuição pelos bons serviços prestados à "instituição".
Mas o Sr. Pereira que tão boa memória parece ter, ainda se deve lembrar cujos os adeptos que ao som de estridentes assobios iam queimando cachecóis e "kits" de sócios do seu clube, aclamando o seu Presidente que se ia safando pelos fundo com escolta policial...

11/04/10

Ecletismo Leonino

Andebol
Benfica - 22 x SPORTING - 23

Futsal
Boticas - 4 x SPORTING - 5
Marcadores: Alex (2), Divanei e Café (2);

Futebol Formação

Iniciados (2ª Fase):
U.Leiria - 3 x SPORTING - 3
Marcadores: Evandro Faria (2) e Diogo Melo;
Posição: 1º - 7 Pts

Juvenis (2ª Fase):
SPORTING - 2 x Belenenses - 0
Marcadores: Armindo Bangna e Alberto Coelho;
Posição: 1º - 9 Pts

Juniores (Fase Regular):
E.Amadora - 2 x SPORTING - 3
Marcadores: Renato Santos, Alexis Quintulen e Peter Caraballo;
Posição: 2º - 75 Pts

09/04/10

Basta de publicidade

Cansado da especulação em torno do futuro técnico leonino, decidi não contribuir mais para alimentar esta novela, que dia após dia nos traz um sem número de treinadores para ocuparem o cargo que Carvalhal deixará vago.

Se ontem era Paulo Sérgio e Cajuda, hoje é a vez de Domingos, numa lista que já vai extensa e que serve unicamente para os jornais rentabilizarem falsas noticias e especulações, promovendo treinadores que não justificaram tal menção.

Assim sendo, este tema só voltará à ser discutido no blog se algo de significativo e concreto acontecer e for oficial. Chega de publicidade gratuita...

Pavilhão só em 2012

O futuro pavilhão leonino só estará pronto em 2012. Ontem foi apresentado o plano Alvalade XXI que contempla o futuro espaço das modalidades leoninas, ficando a saber-se os prazos necessários para decorrerem os trâmites legais que levarão à sua construção. Até final de Abril a CML está aberta sugestões sobre este novo plano director municipal, decorrendo depois mais 60 dias para elaboração do mesmo, que só deverá ser publicado em DR no final do ano, o mesmo será dizer que só no inicio de 2011 a construção poderá avançar.


Uma vez mais o Sporting é prejudicado por cumprir todas as legalidades, ao contrário de outros que viram as suas obrigações serem ultrapassadas num abrir e fechar de olhos, ao mesmo tempo que ainda receberam incentivos financeiros para fazerem ilegalidades...é o nosso Portugal.

07/04/10

Futebol Formação

Juvenis (2ª Fase):
SPORTING - 3 x E.Amadora - 2
Marcadores: Ricardo Esgaio (2) e Alberto Coelho;
Posição: 1º - 6 Pts

Ecletismo Leonino

Andebol
Taça Challenge

O sorteio das meias-finais ditou como opositor os eslovenos do RD Solvan, teoricamente a equipa mais forte em prova.
A primeira-mão será realizada no fim-de-semana de 24 e 25 de Abril, no Pavilhão Casal Vistoso.

Liga Portuguesa -  Fase Final
SPORTING - 21 x ABC - 23

Os leões entraram da pior forma na fase final da competição e não aproveitaram a derrota do lider para reduzir a distância para o 1º lugar, deixando a conquista do titulo mais longe.
No próximo fim de semana, joga-se a 2ª jornada na luz, que não sendo decisiva é bastante importante, e nova derrota poderá ser o adeus definitivo ao ambicionado titulo.

05/04/10

Acabou a especulação

Fim da especulação em torno de André Villas Boas como futuro técnico leonino. O Sporting emitiu esta noite um comunicado à CMVM desmintindo que o técnico da briosa seja o novo comandante da nau leonina.
Resta saber para onde se virará a imprensa desportiva que há semanas o davam como certo e seguro na próxima época do leão. Este desmentido revela bem a credibilidade do nosso jornalismo.

Quanto à decisão em si, parece-me sobretudo sensata, pois independentemente do que possa suceder, Villas Boas já tinha o nome bastante desgastado em Alvalade antes mesmo de ter chegado e o rótulo de aprendiz de Mourinho não durará muito tempo.
O Sporting precisa de alguém que conheça bem os cantos à casa ou sangue novo e de pulso firme. O nome de Steve McLaren tem vindo a ser ligado com maior intensidade ao Sporting nos últimos dias, será o comandante da Liga Holandesa o escolhido???

04/04/10

Ecletismo Leonino

Andebol
Taça Challenge - 1/4 Final
Stiinta Bacau - 28 x SPORTING - 23 (52 x 53)

O Sporting conseguiu hoje um feito histórico no seu andebol ao qualificar-se para as meias-finais da Taça Challenge. Depois de ter vencido na semana passada por 6 golos de diferença, a derrota por 5 na Roménia carimbou o apuramento diante de uma das mais fortes candidatas na competição.

Os leões tiveram sempre o jogo  relativamente bem controlado, excepção feita a um periodo no 2º tempo que levou a um esforço final da equipa no sentido de atingir os seus objectivos.
Parabéns à equipa, que 3ª feira conhecerá o próximo opositor.

02/04/10

Golear com tranquilidade

Goleada em ritmo de passeio, numa exibição tranquila, coroada com um hat-trick de Yannick, a estrela da noite e apenas estragada pela expulsão de Izmailov, num lance onde Proença decidiu de forma exagerada ser protagonista e dar uma mãozinha aos seus parentes.

O Sporting conquistou a maior goleada da temporada até ao momento, dominando o jogo por completo até aos instantes finais, não tendo necessidade de acelerar muito o ritmo, mas jogando bem, de forma tranquila e revelando uma grande eficácia.
O golo madrugador de Djaló deu o mote, ele que haveria de ser o protagonista da noite, fazendo um golo de bandeira a culminar grande exibição e a mostrar argumentos para o futuro e quem sabe a arriscar uma viagem até África no final da época.
O jogo decorreu de forma pacifica, com o Rio Ave a nunca incomodar Patricio e a não conseguir responder de forma alguma responder ao poderio leonino. Os ânimos só aqueceram nos derradeiros minutos com a expulsão exagerada de Izmailov após entrada dura, mas em que joga a bola, levando à sua ausência do derby da próxima jornada, situação que para além de prejudicar o clube, só servirá para alimentar mais polémica em torno do russo, ele que entrou no decorrer da 2ª parte sob um misto de aplausos e assubios, algo que me entristece.

Este foi o 1º jogo de Carvalhal sob destino oficial traçado, com a equipa a mostrar grande coesão e solidariedade com o treinador, deixando no ar a questão sobre se a decisão acerca do seu futuro é a mais acertada.
Na próxima ronda, joga-se o eterno derby, um jogo que vale mais do que simples 3 pontos e onde se espera um Sporting em grande.

01/04/10

Jesualdo ao comando

Jesualdo Ferreira será o treinador do Sporting na próxima época.
O Visconde sabe de fonte segura que o Prof. comandará os leões em 2010/11, fruto de um acordo entre JEB e PC envolvendo André Villas Boas que tinha já acertada a vinculação ao Sporting.

NOTA: Como repararam esta "piada" estava relacionado com o dia 1 de Abril...ouviste Zé!!!