31/12/08

O ano do Leão

Votos de um 2009 excelente para todos...e que o Sporting seja campeão, são os desejos do Visconde de Alvalade.

30/12/08

Castigados

Yannick Djaló e Vukcevic foram ontem ouvidos na Liga de Clubes devido ao processo disciplinar que lhes foi movido por terem faltado ao flash-interview nos últimos jogos leoninos, sendo que agora irão sofrer uma multa pecuniária.
Tendo em conta que invadir o terreno de jogo no decorrer de um desafio e agredir o árbitro auxiliar custa a módica quantia de 1500€, estou curioso para ver esta sanção.
Por outro lado gostaria de perceber porque é que com tantos "túneis" em ebulição nos nossos estádios, se perde tempo com estas questões, não deveria estar já definida qual a sanção para a falta à entrevista?
Este é mais um caso criado pela comunicação social, que escolheu neste caso particular 2 jogadores que já tiveram protagonismo a mais esta temporada fora do campo, numa clara tentativa de extrapolar ainda mais esses casos.
Posto isto, existem 2 opções:
- Falta-se à entrevista e paga-se a multa respectiva (continuo curioso para saber o valor!!!);
ou
- Vão à entrevista e simplesmente respondem a todas as perguntas parvas e despropositadas com um: Não comento;
Se esta medida foi criada para rápidas análises ao jogo e dar alguma visibilidade aos patrocinadores do futebol, parece-me claramente que não está a ser prestado um bom serviço jornalístico na grande maioria dos casos, o que afinal é prática corrente no nosso Portugal.

A magia do Natal

Hoje o jornal O Jogo traz uma entrevista do Presidente do Conselho de Arbitragem da Liga, Vítor Pereira, cuja capa chama desde logo a atenção:
"É impossível termos melhores árbitros no actual sistema".
Vítor Pereira tem algumas declarações "interessantes", entre as quais destaco aquela que é a frase do dia:
"Sejamos claros: Portugal está no top do mundo da arbitragem, tal como a Selecção está."
O espírito natalício ainda a fazer-se sentir no discurso do Presidente dos Árbitros, ou então é mesmo da fruta...

23/12/08

Feliz Natal

Desejos de Boas Festas e um Feliz Natal para todos os amigos, colaboradores e visitantes, são os votos do VISCONDE DE ALVALADE.

Questão central

No dia em que foi acertada a renovação de Daniel Carriço por mais 5 temporadas, vendo o seu esforço recompensado. Carriço será substancialmente aumentado mensalmente e terá um cláusula de rescisão entre os 20/25 milhões de euros.
Esta é sem dúvida uma boa noticia para os sportinguistas que vêem assim mais uma jovem promessa em afirmação.
No campo oposto parece estar Tonel, que hoje deu uma entrevista a um jornal escocês dando conta da intenção de sair para o Rangers.
O central afirma "O Sporting é um grande clube e estou muito feliz cá, mas o Rangers é enorme....Quero jogar a Liga dos Campeões ano após ano com o Rangers."
Posto isto, só espero que seja bem vendido, desejar boa sorte e agradecer pelo empenho e profissionalismo que sempre demonstrou.
A confirmar-se esta saída, o Sporting necessita de recorrer ao mercado e nesse sentido parece-me lógico e uma excelente opção o nome de um português: Manuel da Costa.
O jovem luso não é opção na Fiorentina e será emprestado em Janeiro, o Sporting poderia bem atacar esta opção e fazer um bom negócio.
Fala-se que Tonel pode render +/- 3 milhões de euros, a mim parece-me pouco, no entanto esse dinheiro poderia servir para adquirir o passe ou parte dele de Manuel da Costa, que seria um valor seguro para o futuro.

22/12/08

Reprovados

O Sporting voltou a desperdiçar mais 2 pontos importantes na luta pelo titulo. Num jogo em casa, perante um adversário acessível, os leões deram 45" de avanço e quando tentaram resolver o jogo era tarde. Apesar de terem tido oportunidades suficientes para vencer, o desacerto e a falta de atitude do primeiro tempo foram o castigo para uma equipa que teima em ser inconstante.

Os leões andaram a dormir durante 40" e só acordaram com alguns assobios da bancada e um ou outro lance mais perigoso da Académica que se apresentou muito bem em Alvalade.
Nesses instantes finais a equipa leonina parecia embalada para a vitória, ao mesmo tempo que o nome de Peskovic começava a ecoar pelas bancadas.
No 2º tempo, o Sporting voltou a entrar com 10, Romagnoli não foi ao jogo, e com a troca de Veloso por Caneira para dar mais acutilância ao ataque. O Sporting melhorou, mas só após a troca de Pipi por Vukcevic, 60" para ver tal coisa (!!!!), é que a equipa encostou a Académica às cordas e foi desperdiçando oportunidades umas atrás das outras.
Foi dia não para Postiga e Liedson que se revelaram perdulários, perante um Peskovic que fez o jogo de uma vida, sobretudo ao segurar o empate aos 92" com uma defesa espantosa, quando já se gritava golo. Os leões tentaram a vitória é certo, mas deviam-no ter feito na 1ª metade da partida e não quando viram que tinham de suar para vencer.
Apesar do "justo" castigo pela inoperância da 1ª metade, este foi mais um jogo marcado por casos de arbitragem, 2 golos anulados ao Sporting e ambos em situações muito duvidosas. Se no 1º caso não me parece haver qualquer razão, nem critério para anulação do lance (Messi marcou assim em Alvalade para a Champions), já no 2º Postiga parece amortecer a bola com o braço, dando-se o beneficio da dúvida.
O Sporting não aproveitou os deslizes de Leixões e Porto e pode ver o 1º lugar mais longe, oferecendo assim a todos nós mais uma prenda amarga nesta época natalícia. Assim é dificil...

Futebol Formação

Iniciados (Fase Regular):
SPORTING - 7 x Alverca - 0
Marcadores: Edilino Ié, Carlos Mané (3), Bryan Cerqueira (PB), Antoninho Silva e Frederic Maciel;
Classificação: 1º - 42 pts
Juvenis (Fase Regular):
U.Leiria - 0 x SPORTING - 2
Marcadores: Ricardo Esgaio e Natham Bordignon;
Classificação: 1º - 37 pts
Juniores (Fase Regular):
SPORTING - 7 x Real - 0
Marcadores: Wilson Eduardo (3), Renato Neto, Diogo Rosado, Rabiu Ibrahim e Henrique Gomes;
Classificação: 3º - 33 pts
Comentário: Vitórias sem contestação de todas as equipas da formação, mostrando que novos titulos estão a caminho.

Modalidades

Futsal

SPORTING - 1 x AD Fundão - 1
O Sporting voltou a desiludir e a desperdiçar pontos no campeonato. Desta feita a equipa leonina não conseguiu sequer jogar bom futsal, apresentando-se sem velocidade, sem garra...
Assim vai ser dificil atingir o objectivo do titulo, até porque neste momento os leões arriscam nem ir ao playoff final.

19/12/08

Adversário milionário - Parte II

Calhou-nos a fava mais uma vez, o Bayern de Munich era um dos adversários a evitar.
Os bávaros voltam assim a sair-nos ao caminho, isto depois de há 2 épocas atrás terem ficado no grupo leonino na 1ª fase, saldando-se os confrontos com 1 derrota por 0-1 em Alvalade e 1 empate 0-0 na Allianz Arena, embora que em ambos os confrontos o Sporting tenha dado boas indicações, sem ser no entanto bafejado pela sorte.
O Bayern é uma equipa experiente e recheada de vedetas, uma formação que começou bastante mal a temporada, mas que recuperou o terreno perdido na Bundesliga e está já colocado ao topo. Na champions ficou no grupo com Lyon, Fiorentina e Steaua de Bucareste, apurando-se com 14 pts, fruto de 4 vitórias e 2 empates, em casa com Lyon e em Florença. Marcou 12 golos e sofreu 4.
É uma equipa que tem o seu ponto fraco na defesa, fruto de alguma veterania desse sector e da retirada de Kahn. Rensing é um guardião inconstante e que ainda não convenceu, apesar de ter à sua frente nomes como Lahm, Lúcio, Demichelis, Van Buyten, Sagnol ou Oddo. No meio campo, Klinsmann tem ao seu dispor jogadores de muita qualidade e capazes de fazer a diferença a qualquer altura, Van Bommel, Borowski e Zé Roberto são os equilibradores da equipa, onde Ribery e Schweinsteiger fazem estragos. Na frente uma dupla temível, Toni e Klose, estando Podolski à espreita.
O Bayern é um colosso europeu em busca da velha glória, é um adversário temível, mas acessível, resta-nos mostrar de que massa somos feitos. É nestes jogos que se prova o verdadeiro valor dos jogadores, e nós temos qualidade para fazer frente ao gigante alemão, é preciso é demonstra-lo em campo sem receios. Os jogos com o Barcelona servem de exemplo para perceber que o demasiado respeito/medo por este tipo de adversários só tem um resultado, a derrota. Quando jogamos sem receios e de igual para igual podemos surpreender, é preciso é que o façam desde o primeiro minuto sem qualquer limitação, nada temos a perder neste confronto.
Vamos acreditar...vamos mostrar que somos verdadeiros leões!!!

Adversário milionário - Parte I

O Sporting saberá em breve quem o sorteio ditou para futuro adversário nos 8os de Final da Liga dos Campeões.
Antevendo esse sorteio e fazendo "fé" na sondagem levada a cabo neste blog sobre quem seria o melhor adversário para a equipa leonina, a escolha dos adeptos recaiu no Panathinaikos como aquele que seria o opositor mais acessível do grupo.
Num total de 29 votos, 34% (10) votaram na equipa grega, 28% (8) escolheram a Roma como 2ª opção e 14% (4) decidiram por Juventus e Liverpool. Bayern e Manchester são os adversários mais temidos e os alvos a evitar.
A resposta não tarda...que a sorte nos acompanhe no sorteio.

Modalidades

Andebol - Taça da Liga
SPORTING - 30 x S. Bernardo - 21
A equipa treinada por Paulo Faria reverteu a desvantagem de quatro golos trazida da primeira-mão, vencendo o São Bernardo por 30-21.
Assente na concentração nos movimentos defensivos, o Sporting começou a ganhar desde o apito inicial, empatando a eliminatória, aos 19 minutos, quando o marcador registava 9-5. Os 14-8 ao intervalo revelavam a excelência da defesa «leonina» e também que, com seis golos de avanço, o mais importante para a segunda parte seria a gestão da eliminatória, mas o Sporting continuou a empolgar, chegando rapidamente aos 9/10 golos de vantagem, «almofada» suficiente para «carimbar» o apuramento (30-21 resultado final) e o consequente apuramento para a fase final da Taça da Liga que se disputa entre 15 e 18 de Janeiro na Arena de Portimão, com o Sporting a integrar o grupo com ABC e Madeira SAD.

17/12/08

Parabéns 31

O nosso 31, Levezinho ou Liedshow comemora hoje 31 anos e está de parabéns por isso.
Liedson é um jogador de qualidade, uma referência atacante do nosso clube, um nome que ficará para a história do nosso centenário clube, merecendo inteiramente o destaque e o nosso agradecimento.
Liedson da Silva Muniz chegou a Alvalade há 5 anos e meio e conquistou depressa o coração dos adeptos, fruto dos golos que tem marcado de leão ao peito. O Levezinho é já o melhor marcador de sempre do Sporting na Europa e prepara-se para ser o estrangeiro que mais vezes vestiu a camisola verde e branca. Aliado a isso, o 31, prepara-se para ultrapassar mais um grande nome da nossa história na lista dos melhores marcadores leoninos de sempre, está a 1 golo de "Chirola" Yazalde.
Liedson afirma que a renovação seria uma bela prenda...eu também acho que sim!!!


Parabéns Liedson

16/12/08

O novo alvo

Numa foto exclusiva do Visconde, eis o novo alvo de dardos que Paulo Bento se auto ofereceu para o Natal, o de Vukcevic já estava gasto...

15/12/08

Bom arranque

O Sporting iniciou a Taça da Liga da melhor forma, vencendo de forma categórica o Marítimo e dando um passo importante na qualificação para as meias-finais da prova.

A equipa leonina entrou muito bem no jogo e realizou 45" de bom nível, criando várias ocasiões de golo, desenvolvendo jogadas de belo efeito que deveriam ter resultado numa maior diferença no marcador ao intervalo.
Izmailov foi o 1º a dar o mote com uma grande jogada individual culminada com um remate ao poste e depois foi Liedson bem servido por Abel a rematar por cima, num desperdício raro do 31.
O ascendente leonino foi recompensado aos 36", quando Yannick aproveita um cruzamento de Veloso, amortecido por Polga, para colocar alguma justiça no resultado. Foi o 2º golo consecutivo de Djaló que mostra ser opção bastante válida para o ataque.
Até final a toada do jogo manteve-se e aos 43" surgiu o 1º remate do Marítimo, mostrando a superioridade leonina no encontro.
No 2º tempo o jogo foi mais equilibrado, o Sporting foi uma equipa mais expectante, há semelhança de tantas outras ocasiões, o que não agrada muito a ninguém.
O Marítimo deu o 1º sinal de perigo, com Tiago a corresponder, mas o momento alto estava guardado para os 70", com Izmailov e Yannick a construírem um ataque rápido e Liedson a mostrar a sua classe fazendo um chapéu ao guardião insular. O momento alto da partida, sob o olhar das 7500 (!!!!) pessoas presentes.
Este golo acabou praticamente com o jogo, que até ao final ainda trouxe alguns bons lances de futebol, terminando a partida com mais uma bela jogada colectiva do Sporting, finalizada desta vez por Romagnoli que havia entrado para o lugar de Adrien.
Vitória justa do Sporting, sem margem para dúvidas, deixando os leões bem posicionados na prova e mostrando que a equipa atravessa um bom momento.
Venha a Académica.

Futebol Formação

Iniciados (Fase Regular):
Belenenses - 3 x SPORTING - 4
Marcadores: Edgar Ié (2), Carlos Mané e Armindo Bangna;
Posição: 1º - 39 pts
Juvenis (Fase Regular):

SPORTING - 4 x Entroncamento - 0
Marcadores: Mauro Antunes, Peter Caraballo, Nathan Bourdignon e Hugo (PB);
Posição: 1º - 31 pts
Juniores (Fase Regular):
SPORTING - 2 x E. Amadora - 0
Marcadores: Renato Santos e Rabiu Ibrahim;
Posição: 3º - 30 pts
Comentário:
Iniciados e juvenis somam e seguem e mantêm-se invictos nas respectivas provas. Os juniores regressaram às vitórias e encurtaram a distância para a frente da classificação.

Modalidades

Futsal
Inst. D.João V - 3 x SPORTING - 3
O Sporting voltou a ceder pontos no campeonato, depois de estar a vencer o adversário por 3 ocasiões, permitindo mais uma vez o empate nos últimos segundos do jogo. A sorte não tem acompanhado a equipa, mas os leões também estão longe da eficácia defensiva de outras épocas.
É preciso melhorar e dar consistência aos resultados para não haver surpresas de maior, neste momento os leões ocupam o último lugar de acesso ao playoff, muito fraco para quem ambiciona o titulo.
Andebol - Taça da Liga (1ª Mão)
S. Bernardo - 35 x SPORTING - 31
O Sporting voltou a desiludir, apresentou-se de forma intranquila, nunca conseguiu expor o seu jogo e pecou na finalização. Agora é preciso recuperar os 4 golos de diferença na próxima 5ª feira para atingirmos a fase final da prova.
Ténis de Mesa
S. Roque - 1 x SPORTING - 4

12/12/08

Dúvida desfeita

A lesão de Liedson não tem gravidade e não passa de um traumatismo na coxa, podem os sportinguistas respirar de alivio, o Levezinho regressa hoje ao trabalho a 100% e está apto para o próximo encontro.
Liedson que esteve ontem numa sessão de autógrafos e teve declarações que importam realçar relativas ao seu futuro.
Lei Webster
- "De modo algum vou querer fazer algum acto que prejudique o Sporting, pelo qual tenho muito respeito e consideração. Gosto de estar aqui e o Sporting foi um clube que me proporcionou coisas boas na minha vida."
Renovação
- "A questão da renovação não tem de partir de mim. Tenho contrato até 2010 com o Sporting e não seria muito viável da minha parte estar a dizer que quero renovar ou sair. Se demonstrarem interesse em renovar não há problema nenhum, vamos sentar e resolver."
Futuro
- "Não me chegou qualquer proposta, ouço e leio o que sai nos jornais, mas estou tranquilo e muito, muito feliz no Sporting. Isso posso garantir."

11/12/08

A próxima vitima

A fase de grupos da Liga dos Campeões chegou ao fim e com ela os apurados para a próxima fase, cujo sorteio se realizará no próximo dia 19 de Dezembro.
O Sporting será um dos clubes presentes no certame e terá como possíveis adversários Manchester United, Liverpool, Juventus, Roma, Bayern Munich e Panathinaikos. Uma lista com nomes de peso, excepção feita aos gregos apesar de terem vencido o Inter, que conta só com o actual campeão europeu em titulo, 3 ex-campeões europeus e o vice-campeão italiano.
O facto de a equipa leonina ter sido 2ª classificada do grupo não foi significativo, pois se tivesse terminado na frente os adversários seriam igualmente fortes.
Fazendo uma breve análise a todos eles, a esmagadora maioria optaria por colocar os gregos no nosso caminho, embora na minha opinião a Roma e Juventus pudessem ser os adversários ideais face ao estilo de jogo mais defensivo e pragmático, algo que o Sporting também desempenha com preceito.
Man. United - Começou mal a temporada, mas tem vindo a recuperar terreno. Apesar de poucas mexidas no plantel, a equipa apresenta alguma irregularidade, fragilidades defensivas e depende muito de Ronaldo que ainda não tingiu a forma do ano anterior. Apesar disso tem um plantel fortíssimo e é o campeão em titulo.
Liverpool - É sempre um dos principais candidatos à conquista do troféu e esta época está a apresentar uma regularidade como há muito não se via, lidera a Primiership apesar de não estar a contar com a sua estrela maior, Torres. É talvez o adversário mais forte deste grupo.
Juventus - Apesar de não ser a equipa de outros tempos, é certamente um adversário fortíssimo, sobretudo porque actua ao nível da melhor escola italiana. É uma equipa sólida a defender, muito perigosa e matreia no ataque, sobretudo quando Del Piero está em dia sim.
Roma - Adversário conhecido de todos nós da época passada. É um equipa sem grandes alterações, mais atacante que o habitual no Calcio, que começou muito mal a época e tem vindo a recuperar na classificação. Pelo que vimos no passado recente está ao nosso alcance.
Bayern - Campeão germânico e equipa recheada de estrelas, busca esta época feito europeus de outros tempos. Tem um meio campo e ataque muito forte, mas defensivamente é algo permissível e costuma sofrer bastantes golos. Será uma equipa a evitar até porque se apresentará fisicamente melhor devido à pausa de inverno no campeonato nacional.
Panathinaikos - Esta equipa seria à partida o patinho feito do grupo, embora os resultados europeus e nacionais mostrem que é uma equipa a ter em conta. Uma formação aguerrida e combativa, que nunca se dá por vencida. O factor casa é sempre importante frente a este conjunto.
Posto isto qual o adversário que consideram ser o melhor para nos sair na rifa? Dêem os vosso veredictos aqui ou na sondagem ao lado.

Liga do Visconde

Terminou a fase de grupos da Champions League e é tempo de fazer o balanço desta 1ª etapa da Liga do Visconde, que entrará em Fevereiro na fase decisiva.
Na liderança continua a equipa dos Mestres, com 285 pts, embora tenha sido uma das grandes derrotadas da jornada perdendo vários pontos para os diversos perseguidores. No 2º posto aparece agora o Lumiar FC com 277 pts, fruto de uma grande jornada onde obteve o resultado mais elevado (55 pts). A fechar o pódio manteve-se o SCK com 273 pts.
Esta jornada trouxe mais emoção à competição, estando a diferença entre o 1º e o 5º lugar separados por apenas 21 pts, o que facilmente é recuperável na próxima fase.
A equipa da casa desceu do 2º ao 4º lugar ex-quo com o Gnitrops CP com 264 pts, fruto de várias ausência de jogadores chave, mas ainda assim encurtou de forma significativa a diferença para a liderança.
O facto de ter alinhado somente com 9 elementos e com jogadores sem ritmo de jogo nestas andanças será tido em linha de conta pela organização futuramente.
Agora é aguardar pelo sorteio, estudar bem os jogadores e preparar a equipa para o mata-mata muito aguardado. Até Fevereiro...

10/12/08

Objectivo cumprido

O Sporting terminou a fase de grupos da melhor forma possível, vencendo em Basileia, conseguindo a sua 4ª vitória no grupo e consequente passagem aos 8os de final, Yannick foi o levezinho de serviço, Vukcevic voltou à titularidade e Pereirinha afirma-se como lateral.
A equipa leonina entrou com vontade de resolver cedo a partida e rectificar a imagem deixada no último jogo. Com Tiago, Vukcevic e Yannick como novidades na equipa, cedo os leões foram em busca do golo, vendo Derlei desperdiçar por 2 vezes o que parecia certo. O Sporting comandava o jogo a seu belo prazer e ia desperdiçando ocasiões, mas antevinha-se o golo leonino. Moutinho deu o mote num remate de longe e pouco depois Izmailov cruza com conta, peso e medida, para Yannick fazer o gosto ao pé. Estava feito o 0-1 e era posta alguma justiça no marcador.
O Basileia só por uma vez incomodou Tiago, sendo que logo de seguida o Sporting voltou a responder com perigo. Até final destaque pela negativa para as lesões de Vukcevic e Pereirinha, que estão em dúvida para domingo.
Para o 2º tempo, a equipa surgiu com Abel e Adrien, e a equipa procurou acima de tudo controlar e gerir o jogo, pensando já no próximo desafio, correndo contudo alguns riscos desnecessários.
A etapa complementar foi por isso menos atractiva e com o Basileia a criar algumas situações de golo, fruto desse recuo leonino, que só em contra-ataque ia incomodando a defesa suíça.
Nesta fase destaque para Tiago que segurou o empate ao cair do pano com uma boa defesa.
O Sporting termina assim esta fase da melhor maneira, garante um encaixe financeira muito importante, ganhou prestigio e pontos no ranking da Uefa. A equipa leonina realizou uma boa fase de apuramento, excepção feita aos jogos com o Barça, não sofrendo qualquer golo nas restantes partidas e somando por vitórias todos os encontros.
Agora é esperar para ver o que nos calha na rifa...

09/12/08

Terminar a vencer

O Sporting encerra hoje a fase de grupos da Champions League, numa deslocação à Suíça, a um estádio onde venceu na última época por 3-0 a contar para a Taça Uefa. Será um jogo que não irá alterar nada em termos de posicionamento das equipas, mas é um jogo que serve para limpar a má imagem deixado frente ao Barcelona, que permite ao clube um bom encaixe financeiro e onde acima de tudo está o prestigio do Sporting na Europa, portanto só a vitória interessa.
Com a equipa leonina apurada poderia pensar-se em fazer alguma rotatividade no plantel, no entanto parece-me que isso não tem razão de suceder, uma vez que a equipa irá ter bastantes dias para repousar, pois não terá competição no próximo fim de semana, como tal espera-se um Sporting na máxima força possível e com garra e sede de vitórias. Apesar das ausência de Rui Patricio e Liedson, os leões são claramente favoritos na partida.
Vukcevic que regressou em bom plano no último encontro já sabe que não será titular, embora deva somar mais um bom par de minutos, de forma a adquirir a melhor forma e ritmo competitivo o mais breve possível e assim estar a 100% para ajudar a equipa.
A nota de maior destaque nos convocados para Basileia, prende-se com a chamada de Stojkovic aos eleitos, embora seja quase certo que o guardião ficará na bancada, pois Paulo Bento disse o seguinte: "Optámos por trazer 3 guarda-redes, tal como tinha acontecido em Donestk, mas isso não implica que a nossa ideia, assim como a do jogador, tenha mudado."
Tiago deve ser o eleito na baliza, embora na minha opinião Ricardo Batista merecesse uma oportunidade, a defesa dever ser a mesma que alinho frente ao Estrela, no meio campo também não deverá haver alterações e na frente Postiga terá a companhia de Derlei, embora a minha escolha recaísse em Yanick.
Espero sobretudo boa atitude da equipa e que o Sporting termine da melhor forma esta 1ª fase, alcançando a sua 4ª vitória em 6 jogos.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Tiago, Stojkovic, e Ricardo Batista
Defesas: Abel, Carriço, Polga, Pedro Mendes, Caneira, Ronny;
Médios: Adrien, Pereirinha, Miguel Veloso, Rochemback, Moutinho, Vukcevic e Izmailov.
Avançados: Tiuí, Yannick, Postiga e Derlei

Modalidades

Futsal
SPORTING - 4 x Freixieiro - 3
O Sporting defrontou e venceu o Freixieiro por 4-3. Um resultado tirado a ferros, já que os «leões» estavam a perder por 3-0 ao intervalo. No segundo tempo, os pupilos de Paulo Fernandes deram a volta ao resultado, saindo como justos vencedores.
S.L.Olivais - 7 x SPORTING - 4
A equipa de futsal do Sporting encontrou pela frente um grupo muito forte defensivamente, que soube tirar partido dos erros «leoninos» e ter sucesso nas jogadas de contra-ataque. Os «leões» foram mais lentos a trocar a bola, tiveram dificuldades em criar perigo, usaram pouco da sua agressividade e, por falta de criatividade para «furar» a defesa contrário, acabaram por perder os tão desejados três pontos.
Andebol
Madeira SAD - 31 x SPORTING - 30
Chegou ao fim a invencibilidade de quatro jogos (VEVV) dos «leões» no evento organizado pela Liga Portuguesa de Andebol, face ao revés, pela diferença mínima, na casa do Madeira SAD, um dos candidatos ao título. Num embate equilibrado, o sucesso premiou a equipa que menos falhou na concretização.

Futebol Formação

Iniciados (Fase Regular):
SPORTING - 3 x Corroios - 2
Marcadores:
Carlos Mané, Edgar Ié e Rafael Floro;
Juvenis (Fase Regular):
SPORTING - 8 x Castelo Branco - 0
Marcadores:
Tiago Cerveira, Peter Caraballo (3), Daniel Pereira, Thómas Silva, Miguel Serôdio e Alberto Coelho;
Juniores (Fase Regular):
Belenenses - 2 x SPORTING - 1
Marcadores:
Diogo Rosado;
Comentário:
Se os iniciados e juvenis continuam imparáveis, somando vitórias, a equipa junior tem vindo a desiludir e a fazer um campeonato marcado pela irregularidade. É certo que a equipa estava desfalcada e tinha jogado a meio da semana, mas isso não explica tudo. Espero que rapidamente acertem o rumo para a fase final.

07/12/08

Vuk he's back...

O Sporting foi à Reboleira conquistar uma importante vitória rumo ao seu objectivo, um jogo com partes distinta, onde Vukcevic regressou em grande, Liedson continua a resolver e o árbitro voltou a anular um golo ao Sporting, tudo dentro da normalidade portanto.
Numa 1ª parte mais equilibrada, foi o Estrela a adiantar-se no marcador, aproveitando uma defesa incompleta de Rui Patricio, sem que nenhum defensor leonino acompanhasse o avançado adversário e fizesse protecção ao guardião. Mas os leões responderam bem e 2" volvidos já Izmailov empatava a partida após passe de Moutinho.
Depois o equilibrio foi a nota dominante com 2 ocasiões de golo para cada lado, com o poste e Patricio a anularam os festejos do Estrela e Rochemback e Liedson a não conseguirem melhor sorte também.
No 2º tempo, a equipa leonina entrou melhor e cedo marcou por Liedson que mais uma vez se revelou decisivo. O Sporting mandava e controlava o jogo, ia desperdiçando ocasiões e via o ex-leão Nelson a cotar-se como um dos melhores.
Aos 75" um momento marcante na equipa leonina, o regresso de Vukcevic, que entrou a todo o gás, com atitude, grande determinação e sorte à mistura, pois 2" após a entrada em campo, um remate que bate num adversário dá o 1-3 ao Sporting. Um golo feliz, mas muito importante para o clube e para o jogador.
Até final o Sporting dominou a seu belo prazer e ainda dispôs de mais algumas ocasiões desperdiçadas.
Valeu pela entrega, pela vitória e sobretudo pelo regresso de um jogador importante para o plantel. Agora vamos á Suiça para terminar a 1ª fase da Champions da melhor forma.

04/12/08

Estrela de volta

O Sporting desloca-se à Amadora para mais uma final rumo ao objectivo final, um jogo desde logo marcado pelo regresso de Simon Vukcevic aos eleitos de Paulo Bento. Depois de várias polémicas, do afastamento do grupo, eis que 2 meses depois o montenegrino está pronto a regressar ao activo e a fazer o que melhor sabe.
Os leões irão ter pela frente uma equipa aguerrida, que passa por muitas dificuldades, quer económica e financeiras, quer desportivas, estando a cair na tabela depois de um inicio acima das expectativas. Mas apesar destas condicionantes não será um jogo fácil, até porque o Estrela é uma equipa que luta sempre até ao fim do jogo e tem jogadores perigosos, sobretudo no contra-ataque.
A equipa leonina recuperou terreno para a liderança do campeonato na jornada anterior, sendo por isso fundamental conquistar uma vitória de forma a não perder o comboio da frente, manter a série de vitórias e colocar alguma pressão nos adversários que só jogam depois.
Espera-se que a equipa encare o jogo com a mesma atitude e vontade demonstradas em Alvalade e não voltemos a conceder 45" de avanço ao adversário. Quanto mais depressa o jogo ficar resolvido, mais cedo se pode gerir o esforço do plantel tendo em conta o jogo da próxima 3ª feira em Basileia, que apesar de ser a feijões, tem bastante importância para os cofres e prestigio do clube.
Que este jogo seja o regresso em grande Vuk que o ano passado nos deu a vitória e marcou o seu primeiro golo de leão ao peito precisamente na reboleira.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Rui Patrício e Ricardo Baptista
Defesas: Pereirinha, Pedro Silva, Daniel Carriço, Anderson Polga, Marco Caneira, Grimi e Ronny
Médios: Miguel Veloso, Adrien, João Moutinho, Fábio Rochemback, Vukcevic e Izmailov
Avançados: Yannick, Hélder Postiga e Liedson

03/12/08

O melhor de 2008

Cristiano Ronaldo venceu a Bola de Ouro, troféu atribuído pela revista France Footbal ao melhor jogador do ano. É um prémio justo pela época fantástica que Ronaldo teve, vencendo a Premiership, a Champions League e sagrando-se o melhor marcador europeu, feito único para um extremo.
Ronaldo deverá ser brevemente consagrado pela FIFA, como Player of the World 2008, sucedendo assim a Luís Figo e a Eusébio como o 3º português a vencer tal distinção.
Este prémio tem também uma sabor especial para o Sporting, pois trata-se de um jogador saído da Academia de Alcochete, o 2º a vencer o prémio, o que também prestigia a nossa academia e mostra o bom trabalho feito, pelo menos no capitulo técnico.

Parabéns CR7.

E o burro sou eu...!!!?

Estupefacção? Não, nada disso, é uma situação perfeitamente normal...
Duarte Gomes e os seus auxiliares obtiveram nota positiva no jogo de Alvalade com o Guimarães, isto apesar do golo não assinalado, do penalti perdoado logo aos 5" e da não expulsão de Mohma por agressão a Moutinho aos 8", em lance idêntico ao que originou a expulsão de Derlei na Figueira...
Numa escala de 1-5, Duarte Gomes teve nota 3, José Lima 2,9 e Pedro Garcia 3,3.
Posto isto só me resta desejar a continuação do excelente trabalho que têem vindo a realizar.
Na próxima 6ª feira teremos o Sr. Paulo Costa na Amadora, mais um discípulo do bem arbitrar!!!
Coincidências? Naaaaaa....

01/12/08

Entrar a matar

O Sporting fez ontem aquilo que deveria fazer sempre, entrar no jogo a mandar desde o 1" e resolver cedo a partida. Os leões tiveram uma entrada de leão e cedo deitaram por terra as aspirações vitorianas num bom resultado.

Perante pouco mais de 20 mil espectadores em Alvalade, o Sporting realizou uma boa exibição sobretudo na 1ª parte, marcando 2 golos, criando várias oportunidades, vendo o árbitro ser novamente protagonista pela negativa e não concedendo ao adversário grandes veleidades.
Cedo se percebeu que a atitude e empenho dos jogadores era a melhor e antes do golo, realce para um penalti sobre Izmailov e uma expulsão sobre Moutinho que ficaram por assinalar, depois fala-se em perseguição...contra factos não há argumentos não é Sr. António Sérgio!!!
Apesar das condicionantes a equipa leonina continuou a carregar e Postiga fez o 1-0 num grande remate a aproveitar uma boa desmarcação de Moutinho.
O golo não alterou o sentido do jogo e não foi estranho que pouco minutos depois já Liedson festeja-se o 2º golo leonino, após passe de Romagnoli, culminando o melhor período leonino na partida. O Sporting resolvia o jogo em 25".
Depois assistiu-se a um maior equilíbrio, embora o Guimarães só por uma ocasião tivesse levado perigo à baliza de Rui Patricio.
No 2º tempo, os leões continuaram a mandar no jogo, embora o Vitória aparece-se mais junto da área leonina. Foi uma segunda parte mais "morta" que aqueceu após 2 bombas de Ronny, que se estreou de pontaria afinada, um golo não validado a Postiga (mais um lance ao cuidado do Sr. José Lima) e um remate de Izmailov a rasar o poste.
O Vitória só já perto dos 90" incomodou realmente Rui Patricio com um cabeceamento às malhas laterais, até aqui realce para 2 remates de longe a que o guardião se opôs com categoria.
O Sporting venceu com justiça, revelou maior eficácia e voltou a exibir a habitual consistência defensiva. Quanto ao resto, tudo normal...

Futebol Formação

Iniciados (Fase Regular):
SPORTING - 10 x Os Elvenses - 0
Marcadores:
Filipe Chaby (3), David Crespo, Rafael Floro (2), Tobias Figueiredo (3) e Francisco Geraldes.
Juvenis (Fase Regular):
Caldas - 0 x SPORTING - 2
Marcadores:
Rui Coentrão e Danilo Serrano.
Juniores (Fase Regular):
SPORTING - 1 x Benfica - 1
Marcadores:
William Carvalho.
Comentário:
Os iniciados e juvenis seguem imparáveis, já os juniores voltaram a ceder pontos e desta vez frente a um candidato e rival.

Modalidades

Andebol
SPORTING - 28 x Porto - 27
O Sporting conquistou o Torneio de Almeirim, depois de nas meias finais ter vencido o Benfica por 33 x 26.
Sem dúvida uma boa prestação da equipa leonina, que esperamos consiga manter no futuro.
Futsal (Taça de Portugal):
SPORTING - 4 x Benfica - 6
O Sporting foi afastado da Taça de Portugal, perdendo por 4-6 diante do Benfica, num encontro muito emotivo no pavilhão Paz e Amizade. Os «leões» estiveram sempre em desvantagem no marcador, muito por culpa dos erros defensivos que ditaram os três primeiros golos do adversário.
O Sporting continua assim a defraudar expectativas e tarda em manter a consistência, consequência, afastamento da Taça, troféu em que era o detentor.

28/11/08

Mea Culpa

Segundo a imprensa desportiva, Vukcevic irá reunir mais logo com a SAD Leonina, num encontro solicitado pelo próprio para assumir as responsabilidades dos seus actos e fazer um "mea culpa" de todos os episódio que marcaram a sua época até ao momento.
Se efectivamente se comprovar que o jogador assume os seus erros e está disposto a voltar a contribuir para o colectivo leonino, esta noticia é sem dúvida boa e o Sporting garante uma mais valia para a equipa e que tanta falta tem feito.
Ao que parece as recentes conversas com Filipovic e o futuro da sua carreira como jogador terão feito o jogador regressar "à terra" e a colocar os pés no chão, estando pronto a iniciar uma nova etapa e recomeçar.
Espero sinceramente que Vuk tenha aprendido com os erros e volte a demonstrar as suas qualidades, trabalhando nos limites e pondo em campo a garra e magia do seu futebol. Se isto suceder não tenho dúvidas que em breve estará de volta ao eleitos e a contribuir para o sucesso do nosso clube.
Esta é na minha opinião a última oportunidade de que o jogador deveria vir a dispor. Espero que a agarre a bem de todos, acima de tudo do Sporting.

27/11/08

Liga do Visconde

Concluída que está a 5ª jornada da Champions, é tempo de actualizar as classificações da Liga do Visconde.
A equipa dos Mestres continua imparável e cimentou a liderança, agora com 263 pts. No 2º posto surge agora a equipa da casa, Visconde SCP, que subiu 3 posições, estando agora com 225 pts. A fechar o pódio surgem lado a lado SCK e Lumiar FC com 224 pts. As equipas do Gnitrops CP e Porquelho foram as maiores derrotadas da jornada caindo para 5º e 7º lugar respectivamente.
Com um líder firme, a luta ao rubro é neste momento pela 2ª posição, mas tudo se pode inverter em uma só jornada e a próxima é propicia a tal facto, uma vez que alguns dos principais jogadores irão descansar fruto do já apuramento das suas equipas.
A equipa da casa continua a ser vitima das escolhas de alguns treinadores, situação que será revista e tida em linha de conta brevemente.
A emoção segue dentro de momentos...

Passividade a mais, agressividade a menos

O Sporting sabia que iria enfrentar um adversário poderoso e teria de estar no seu melhor para alcançar um resultado positivo, teria de ser uma equipa com garra, atitude, agressiva e sem medo de ter a bola. Nos primeiros 45" os leões não foram nada disso, aliás não foram coisa alguma, depois quando tentaram e conseguiram finalmente reagir, o azar e um erro do árbitro ditaram o resto, mas a sorte procura-se e o Sporting não fez por isso.
A equipa leonina apresentou algumas alterações, fruto das lesões que afectam o plantel e de forma a rodar alguns elementos, assim Yannick e Pereirinha foram chamados ao 11 inicial, tal como Romagnoli. O Sporting entrou muito mal no jogo, sem agressividade, deixando a equipa do Barça pensar, dando-lhe espaço para jogar como gosta, consequência disso o 0-2 aos 17". Se no 1º golo existe alguma inexperiência de Carriço que poderia ter cedido canto, no 2º existe algum azar, com o cabeceamento de Piqué a ressaltar em Polga e a trair Patrício.
Até final dos 45" o jogo não foi muito interessante, mantendo-se o domínio dos catalães perante a passividade da equipa leonina.
Ao intervalo P.Bento troca o "ausente" Romagnoli por Derlei e a equipa entrou com outra vontade, mas logo sofreu novo revés. Livre marcado de forma rápida e Messi a fazer o 0-3 perante a passividade e ingenuidade da equipa leonina.
Depois veio o melhor período leonino, onde finalmente conseguimos equilibrar a partida, encostar o Barça à sua área, pressionando e roubando a bola no meio campo. Aos 64" os leões ganham um livre à entrada da área e Miguel Veloso faz um grande golo, para no minuto seguinte Liedson aproveitar um mau corte para se isolar e fazer o 2-3 num golo à Liedson.
Renascia a esperança na reviravolta, o Sporting dominava e o Barça tremia, mas o azar bateu-nos à porta e Caneira num corte defeituoso faz um grande chapéu a Patrício acabando com o jogo e descansando a equipa catalã. Um momento de infortúnio que castiga os 50" de vantagem dados ao Barcelona.
Poucos minutos depois novo lance caricato, Grimi leva com a bola na cabeça que a desvia de Rui Patricio, o keeper lança-se e desvia-a da sua trajectória, chocando depois com Bojan. O árbitro assinala penalti e expulsa o guardião leonino, mal no meu entender porque ele joga a bola antes do choque inevitável.
Até final nota para uma grande jogada de Pereirinha, talvez a melhor unidade leonina em campo, a servir Derlei em bandeja de prata e o brasileiro a desperdiçar na cara de Valdés.
A equipa leonina não fez por merecer a sorte do jogo e pagou caro os erros cometidos. Não se compreende é a atitude e agressividade, ou falta dela, demonstradas no 1º tempo, falta regularidade exibicional a este Sporting. Agora é preciso vencer em Basileia e terminar da melhor forma esta fase.

26/11/08

Liderança em jogo

Discute-se mais logo em Alvalade a liderança do grupo C da Liga dos Campeões, Sporting e Barcelona separados por apenas 1 ponto podem hoje decidir quem levará vantagem para os 8os de final da prova.
Será esperada uma boa casa para receber uma das melhores equipas europeias, será o regresso das grandes noites a Alvalade, esperando nós que o Sporting faça jus à sua história e nos brinde com uma grande exibição.
Os leões terão pela frente o principal candidato à vitória no grupo e um dos candidatos à vitória na prova, que conta com jogadores como Messi, Eto'o, Henry, Bojan, Puyol, Daniel Alves, Xavi, entre muitos outros. Um plantel de estrelas a que a equipa leonina terá de mostrar a garra e atitude posta em campo no último jogo e toda a sua qualidade para poder alcançar um resultado positivo.
É um jogo que testará a coesão defensiva leonina, que não sofre golos há 3 jogos na prova (Rui Patrício é o keeper com mais minutos sem sofrer golos na Champions), à frente atacante blaugrana que tem sido demolidora.
É possível vencer esta equipa, que tem no sector recuado o seu ponto mais fraco. Uma vitória para além do encaixe financeiro e da possível vitória no grupo, limparia alguma da fraca imagem deixada em Barcelona, e daria ao Sporting prestigio internacional, maior visibilidade europeia e a possibilidade de enfrentar um adversário mais acessível na próxima ronda.
A equipa leonina costuma fazer bons jogos quando enfrenta equipas deste nível, basta lembrar dos jogos com o Inter, MU, Bayern e Roma, vamos esperar que assim continuem e nos dêem uma grande alegria.
Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Tiago;
Defesas: Caneira, Polga, Carriço, Pedro Mendes, Ronny e Grimi;
Médios: Adrien, Miguel Veloso, Pereirinha, Izmailov, Moutinho e Romagnoli;
Avançados: Tiuí, Yannick, Hélder Postiga, Derlei e Liedson.

25/11/08

Prestigio

No magazine do uefa.com pode ver uma reportagem feita sobre a formação do Sporting. O trabalho fala sobre as três melhores Academia da Europa – Lyon, Barcelona e Sporting.
Para ver esta reportagem basta consultar o seguinte endereço:

24/11/08

Futebol Formação

Iniciados (Fase Regular):
Real Massamá - 0 x SPORTING - 10
Marcadores:
Tobias Figueiredo, Armindo Bangna (3), Carlos Mané, Iuri Medeiros, Antoninho Silva (2), Rúben Marques e Adónis Romão;
Juvenis (Fase Regular):
SPORTING - 9 x Eléctrico - 2
Marcadores:
Alexis, Josué Sá, Daniel Pereira (2), Leandro Albano, Peter Caraballo (2) e João Freitas (2);
Juniores (Fase Regular):
V. Setúbal - 0 x SPORTING - 3
Marcadores:
Wilson Eduardo, Pedro Mendes e Amido Baldé;
Comentário: Fim de semana tranquilo para a formação leonina. Se iniciados e juvenis não tiveram quaisquer problemas em levar de vencido os seus opositores por resultados concludentes, já os juniores tiveram de suar um pouco mais e garantir uma importante vitória em Setúbal ultrapassando assim um adversário directo.

Modalidades

Futsal
NS Tires - 4 - SPORTING - 7
Sete golos e oito bolas no poste deram nota do poderio ofensivo «leonino». Os «pupilos» de Paulo Fernandes foram superiores ao adversário do Núcleo Sportinguista de Tires, com Alex a inaugurar o marcador, à passagem do minuto 10, desviando de cabeça um forte remate de João Matos.
Aos 16 minutos, o NS Tires chega à igualdade, num lance em que Deo fez falta sobre Bruno Pires e o mesmo, de livre, remata forte para o fundo das malhas «leoninas».
Aos 18 minutos, Alex volta a colocar o Sporting em vantagem, mas na resposta o NS Tires empata (2-2), por intermédio de Dário que rematou forte e contra o corpo de Davi, acabando a bola por entrar na baliza de João Benedito. Depois, Davi marca mais dois tentos estabelecendo o resultado, ao intervalo em 4-2.
Na segunda parte o NS Tires entrou muito pressionante, mas foi o Sporting que dilatou a vantagem através de Davi, a 13 minutos do fim da partida. Três minutos depois, Paulinho faz o sexto tento dos «leões», numa jogada estudada entre Alex, Davi e Paulinho, com este último a finalizar com êxito.
O Tires não se desanimou com os golos sofridos e reduziu a vantagem «leonina» para 6-3, com golo de David. No mesmo minuto, João Matos do Sporting fez o sétimo, numa jogada rápida, não dando hipóteses ao adversário. E quando nada fazia prever, o NS Tires voltou a surpreender, por intermédio de Rui Quintas, colocando o marcador em 4-7.
"www.sporting.pt"
Andebol
Sp. Horta - 23 x SPORTING - 28
A equipa parece ter acertado o passo e vai na 3ª vitória consecutiva para a Liga. Um jogo onde esteve sempre em vantagem no marcador e que permitiu aos leões ascenderem ao 4º lugar da geral com os mesmos pontos do 3º lugar.

Bravos

Um jogo para recordar pela união e espírito de equipa que os leões demonstraram face às adversidades com que se depararam na Figueira. Foram condicionantes a mais, o que só realça ainda mais a importância desta vitória e dos 3 pontos conquistados.

O Sporting apresentou como principal novidade Postiga a nº 10 no lugar de Romagnoli e manteve Carriço ao lado de Polga. A equipa leonina dominou e controlou sempre a partida, marcando na 1ª oportunidade do jogo pelo inevitável Liedson, após boa recuperação e combinação com Derlei.
A Naval respondeu pouco depois através de uma grande penalidade cometida por Caneira de forma imprudente e que fez brilhar Rui Patricio, mantendo o Sporting em vantagem.
Rui Patricio que foi admoestado com cartão amarelo aos 37" por atraso na reposição da bola em jogo (!!!), demonstrando o Sr. Soares Dias clara má fé neste capitulo, ou algo mais do que isso...
Até final da 1ª metade, destaque para 3 situações claras de golo desperdiçadas por Veloso, Liedson e Izmailov, voltando a revelar a ineficácia leonina que poderia ter sentenciado a partida logo ali.
No 2º tempo o Sporting voltou a entrar bem e a gerir a partida, sem que a Naval fosse criando perigo junto da baliza leonina. Depois surge novo caso, Carlitos tem uma entrada para vermelho que o árbitro não "vê" e em seguida expulsa, bem, Derlei por entrada semelhante. Dualidade de critérios por demais evidente em claro prejuízo do Sporting que se via assim reduzido a 10, em novo acto irresponsável e que merece uma reprimenda de Paulo Bento pela reincidência.
Os leões passaram a jogar mais na expectativa e deram o controlo do jogo à Naval que continuava a revelar imensas dificuldades em criar perigo.
Pouco depois Caneira comete infracção para amarelo e coloca o Sporting reduzido a 9 elementos, fazendo com que a equipa abdicasse quase de atacar e defendesse com unhas e dentes a vitória. Mas pouco depois nova condicionante, Abel lesiona-se e o Sporting organiza-se com Pereirinha e Veloso nas laterais e Izmailov, Moutinho e Adrien a tentarem fechar os caminhos do meio campo, na frente Liedson sozinho, lutava contra tudo e todos.
Mesmo reduzido a 9 jogadores, foi do Sporting a melhor ocasião da 2ª parte, com Liedson a permitir a defesa da noite ao guardião navalista.
Foi uma vitória justa, do querer, da garra e do espírito de sacrifício e união da equipa. É pena que nem sempre isto aconteça.
Realce para Liedson que voltou a resolver e foi enorme na ponta final, Carriço assume-se como central de eleição e Patrício afinal também vale pontos.
Segue-se o Barça e a liderança do grupo C da Champions.

21/11/08

Batalha naval

Visita difícil à Figueira da Foz onde é obrigatório conquistar 3 pontos. O Sporting não pode perder mais pontos e vê-se obrigado a rectificar o mau resultado da última semana num terreno complicado, mas onde os leões costumas ser felizes, vamos esperar que assim seja mais uma vez.
A Naval tem vindo a fazer um bom campeonato, tendo já vencido no seu estádio o Porto, sendo uma equipa bem organizada, que defende bem e muito rápida nas transacções fruto de alguma criatividade da linha média e velocidade dos atacantes.
Espero que os jogadores leoninos tenham estudado bem a lição e saibam responder a apoio dos adeptos da melhor forma.
O Sporting irá apresentar uma equipa com algumas alterações, fruto das ausência de Tonel, Grimi, Pedro Silva e Rochemback, sendo que Polga e Izmailov apesar de em dúvida devem mesmo alinhar. Daniel Carriço deve manter o lugar, passando Caneira para o lado esquerdo da defesa, já no meio campo Pereirinha pode ter a sua oportunidade.
Queremos uma resposta ao último resultado e isso só se consegue com atitude e espírito de vitória.

20/11/08

Cabeçudos

O Brasil convidou Portugal para a inauguração do novo Estádio Bezerrão e a nossa equipa (sim equipa porque selecção não é com certeza) levou os bombos e fez de cabeçudos na festa canarinha, em mais uma vergonhosa e humilhante derrota da equipa de Queiroz.
Os "malucos" que como eu se deram ao desperdício de perder 2 horas de sono para ver o seu país jogar, devem ainda estar a dizer mal da vida perante tanto erro, tanto show-off, tanta mediocridade, tanta humilhação, tal foi o banho de bola que levamos.
Portugal não funciona em nenhum sector, a defesa esteve desastrosa, o meio campo não funcionou, nem suou e ataque pouco incomodou o sector recuado brasileiro. Com tanto erro acumulado e sem funcionar minimamente como equipa, Portugal foi goleado por um Brasil criticado por tudo e todos, que não marcava golos em casa há 2 jogos, sofrendo a maior goleada de sempre frente ao país irmão. Há 53 anos que não sofríamos 6 golos...!!!!
De Queiroz pouco há a dizer tamanhas são as asneiras que vai cometendo jogo após jogo, só sendo pena que seja Portugal que irá pagar a factura com a ausência do maior certame futebolístico mundial.
Para Ronaldo, que é sem dúvida um dos melhores do mundo, não basta dizê-lo, é preciso fazê-lo, e CR7 quando metido em confrontos directos com jogadores de nível semelhante sai sempre a perder. Vedetismo a mais...ou sentido de inferioridade!!!!

18/11/08

Solução à vista

Numa altura em que a equipa leonina parece alérgica aos golos e revela uma fraca produtividade, hoje deixo aqui à atenção do Mister Bento aquela que pode ser a solução dos nossos problemas:
O atacante do Catania Gianvito Plasmati baixa os calções no momento em que o companheiro de equipa Giuseppe Mascara marca o livre com o propósito de distrair o guarda-redes do Torino. A estratégia resultou ... Matteo Sereni distraiu-se e foi golo!!!
Perceberam!!!?

17/11/08

Fala quem sabe...

"Acho que o balneário não está tão coeso como deveria estar para uma equipa que quer ser campeã nacional. E quem está a pagar é o Paulo Bento, porque tem chamado a si problemas de disciplina que não deveria ser o treinador a resolver. Devia ter mais apoio.
E há um problema que pode minar o bem estar da equipa, que são os 2 jogadores, Vukcevic e Stojkovic, que estão postos de lado."
Manolo Vidal

Futebol Formação

Iniciados (Fase Regular):

SPORTING - 7 x Barreirense - 0
Marcadores:
Armindo Bangna (2), Antoninho Silva, Carlos Mané (2), Tiago Bernardo e Edilino Ié;
Juniores (Fase Regular):
SPORTING - 6 x Torreense - 0
Marcadores:
Wilson Eduardo, Renato Santos, Renato Neto (2) e Amido Baldé (2);
Comentário:
Os iniciados seguem imparáveis na prova somando por triunfos todos os jogos, já os juniores recuperaram do deslize do último jogo e voltaram às boas exibições e triunfos.

Modalidades

Futsal

Mogadouro - 4 x SPORTING - 4
A equipa leonina teima em não acertar o passo e vai desperdiçando pontos inconcebíveis para um aspirante ao titulo.
Novo jogo em que o Sporting perde a vitória nos instantes finais da partida, é o 3º jogo em que isso sucede, essa situação já deveria estar resolvida.
Ténis de Mesa
Sp. Porto Santo - 1 x SPORTING - 4

Festa Estragada

Numa noite de festa para os adeptos e núcleos sportinguistas espalhados pelo país, o desfecho foi o pior possível. O Sporting perdeu a oportunidade de chegar à liderança da liga, perdeu terreno para os opositores directos e mostrou uma vez mais a irregularidade com que a equipa nos brinda.

Os leão entraram bem no jogo, controlando sempre as operações e mostrando ser a única equipa em busca da vitória. Apesar de não estar a fazer uma exibição de encher o olho há semelhança do último encontro, o nível exibido era satisfatória e suficiente para alcançar um resultado positivo, mas o desperdício da etapa inicial, aliado às condicionantes físicas fruto das lesões de Rochemback e Pedro Silva, acabaram por limitar as opções.
O Sporting dispôs de 3/4 oportunidades claras de golo, desperdiçadas por Romagnoli, Carriço e Postiga, e uma equipa que procura o titulo, prova de regularidade e eficiência, não pode dar-se a esse luxo.
No 2º tempo, o jogo apareceu mais equilibrado com o Leixões a desinibir-se mais no ataque e a dar o 1º sinal após corte defeituoso de Veloso, com Rui Patrício a negar o golo aos matosinhenses. Na resposta Postiga obriga o ex-leão Beto a mais uma boa intervenção, ele que veio a cotar-se como o homem do jogo. No entanto e após a 1º ameaça, o Leixões chega mesmo ao golo, nova perca de bola à entrada da área e um remate colocado fez o resto, sendo que apesar da colocação e da falha defensiva, Patricio podia ter feito melhor.
A perder, o Sporting arriscou tudo, trocando Carriço por Yannick, mas apesar do pressing final, os leões demonstraram sempre dificuldade em furar o último reduto adversário e só por uma vez Postiga esteve perto do empate, valendo uma vez mais Beto.
O Sporting desperdiça assim mais 3 pontos, a 2ª derrota consecutiva em casa, o que é preocupante, pois o espaço de manobra é cada vez mais reduzido. Os cerca de 36.000 mil presentes em Alvalade mereciam outro desfecho.
Segue-se agora uma viagem difícil à Figueira da Foz, onde só uma vitória pode reencaminhar a equipa para o objectivo final.

14/11/08

Assalto à liderança

Sábado é dia de festa em Alvalade, é dia dos núcleos, a verdadeira força leonina pelo país invade o palco verde e branco. Esperam-se cerca de 90 autocarros e 4500 a 5000 pessoas vindas de todos os cantos de Portugal, uma verdadeira onda verde.
Será um dia de festa para todos estes adeptos que esperemos ver finalizado com uma vitória perante o Leixões, uma equipa aguerrida, bem organizada e que pratica bom futebol.
O jogo será difícil, pois teremos pela frente um adversário moralizado, que é líder da Liga e que tem alguns jogadores "interessantes" e que podem fazer a diferença. Será necessária uma grande atitude e uma entrada de leão na partida para cedo o adversário perceber que não terá qualquer hipóteses de levar o que quer que seja.
Queremos uma equipa há semelhança do último jogo, uma equipa que apesar do desfecho negativo nos encheu de orgulho, queremos uma equipa à Sporting, queremos uma vitória e a liderança da Liga.
Todos a Alvalade...rumo ao titulo!!!!
Lista de convocados:
Guarda-redes:
Rui Patricio e Ricardo Baptista;
Defesas: Abel, Pedro Silva, Polga, Daniel Carriço, Ronny, Grimi;
Médios: Adrien, Izmailov, Miguel Veloso, Bruno Pereirinha, Rochemback, Moutinho e Romagnoli;
Avançados: Derlei, Yannick, Tiuí, Postiga e Liedson.

13/11/08

Super Blog Awards - Vencedor

Surpresa das surpresas, O Visconde de Alvalade acaba de vencer a categoria de desporto no Super Blog Awards.
É sem dúvida um grande orgulho ter alcançado tal distinção, algo que não teria sido possível sem a ajuda de todos vós, por isso agradeço a todos pela votação, pelas visitas, pelos comentários e opiniões.
O meu obrigado a todos. E viva o SPORTING, que é parte fundamental em tudo isto.
PS
- Aliado a esta distinção, o facto do blog ter tido 783 visitas, o que constitui um novo máximo. Obrigado mais uma vez.

Carlsberg Cup

Foi há pouco o sorteio da 3ª fase da Taça da Liga, competição que esta época sofreu algumas alterações, razão pela qual as equipas melhor classificadas da Liga Sagres só entram agora em acção.
O Sporting ficou no Grupo B, com Marítimo, Paços de Ferreira e Rio Ave. Um grupo claramente acessível, porque para além de sermos candidatos à conquista do troféu, teremos 2 jogos em Alvalade e apenas 1 fora de portas.
Serão apurados os vencedores dos 3 grupos e o melhor 2º para as meias finais da competição.
Calendário:
1ª jornada (07 Janeiro):
Sporting x Marítimo
2ª jornada (14 Janeiro):
Rio Ave x Sporting
3ª jornada (18 Janeiro):
Sporting x Paços de Ferreira

Modalidades

Andebol
S.Bernardo - 24 x SPORTING - 32
A equipa de andebol do Sporting venceu o S. Bernardo, por 32-24, em jogo a contar para a nona e última jornada da primeira fase do Campeonato da Liga. Os «leões» foram donos e senhores da partida.
A formação liderada por Paulo Faria realizou uma excelente exibição, assumindo desde cedo o domínio do jogo e chegando ao intervalo a vencer por uma margem de seis golos (16-10).
No segundo tempo, a toada do encontro manteve-se, com os «leões» a dominarem, o que lhes permitiu sair como justos vencedores do jogo.

12/11/08

Sem vergonha...

Posto isto ainda alguém acredita nesta escumalha... perderam completamente a vergonha, ou então os óculos!!!!!
E agora preparam-se para uma valente risada com as declarações do palhaço do lado:
"Sei o que valho e que posso chegar longe." (Esta vale a pena reler....)
"Quem me conhece sabe o que sou e de onde venho."
"A competência dos treinadores deve-se resumir ao comando das equipas. Eu também faço o meu trabalho físico, técnico e mental. Cada um no seu lugar."

Loucura total

Espero que o Paulo Bento tenha aprendido a lição, para a próxima mais vale invadir o campo e dar um calduço no árbitro assistente.
Fica mais em conta...