A 2 dias de mais uma final para o campeonato, levantam-se algumas dúvidas sobre o melhor onze a actuar no próximo sábado. Sabendo-se que Tiago continuará na baliza, Carriço e Polga serão centrais, Moutinho, Izmailov e Vukcevic são elementos chave no meio campo e Liedson indiscutível na frente, resta saber quem os acompanhará na conquista dos tão importantes 3 pontos.
No último jogo Pedro Silva e Veloso foram as apostas, mas não me parece que algum deles venha a ser escolhido para essa função no derby. Na minha opinião Caneira será um dos eleitos, trazendo à equipa solidez defensiva e maior coesão, falta saber se será acompanhado por Grimi ou Abel.
Penso que Caneira deveria actuar na direita de forma a estancar melhor o flanco mais forte do adversário e uma das suas armas, no oposto a solução passaria por Grimi sobretudo por ser um jogador de raiz para a posição. Caso Caneira actuasse na esquerda, então a minha escolha passaria por Pereirinha para dar mais profundidade ao flanco direito, aproveitar as subidas de Reyes e o facto de David Luiz não ser um lateral, embora não acredite que Paulo Bento partilhe da minha opinião.
No vértice recuado do losango reside talvez a dúvida maior de Paulo Bento. Veloso tem estado aquém das expectativas e Rochemback está fora de forma e a desiludir jogo após jogo, daí a minha opção recair em Adrien, um jovem que vem demonstrando o seu valor nos últimos jogos, um jovem com garras e espírito vencedor e que quer afirmar-se na equipa. Pelos seus desempenhos merece claramente ser a oposta principal, mas caso o treinador leonino preferia optar pela experiência, espero que a escolha recaia em Veloso, deixando Roca no banco. Este jogo pode ser também a oportunidade do nº 24 mostrar que pode, sabe e deve fazer melhor do que tem feito. Aqui Paulo Bento tem uma missão importante na moralização da sua escolha pessoal para o lugar.
Nesta campo existe a dúvida sobre quem fará com Liedson a dupla atacante no sábado. Derlei tem experiência, espírito de luta e sacrifício, Postiga está moralizado pela última exibição e pelo regresso aos golos. Em alternativa surge Vukcevic que poderá alinhar na frente, abrindo as portas da equipa a Pereirinha ou Romagnoli, e trazendo mobilidade e criatividade ao último reduto leonino. Yannick é outra opção, mas a falta de ritmo deverá mantê-lo como 2ª linha nas opções.
Esta é a dúvida menos preocupante, pois temos soluções capazes de resolver o problema, sendo que qualquer das opções dá garantias.
Tem a palavra Paulo Bento, que tem ainda tempo suficiente para preparar a equipa para um jogo que será decisivo às nossas aspirações, não só no campeonato, como na restante época.