29/07/09

Mais do mesmo

O Sporting iniciou a sua época oficial com mais um jogo igual a tantos outros em que os leões foram incapazes de vencer um adversário ao seu alcance, mostrando as suas já conhecidas debilidades, voltando a desiludir os cerca de 40 mil adeptos presentes nas bancadas.
Ao Sporting pedia-se uma entrada de leão, uma equipa que pegasse na bola e comandasse o jogo, mas foi precisamente o inverso que sucedeu, com o Twente a dominar os 15" iniciais valendo Rui Patricio por 2 ocasiões a evitar o pior. Aos poucos a equipa foi-se soltando, impulsionada por Miguel Veloso, o melhor em campo do Sporting na minha opinião, e começou a incomodar a defensiva holandesa, até que aos 23" tem a chance que poderia mudar todo o rumo do jogo, Postiga isola-se é derrubado dentro da área pelo GR adversário. Os leões dispunham de um castigo máximo e 70" com mais um elemento em campo, mas o fantasma das grandes penalidades voltou a pairar sobre Alvalade e o capitão desperdiçou nova chance de ouro, ficando condicionado para o resto do jogo.
Até final os leões tiveram o seu melhor período, mas foram desperdiçando ocasiões, tendo pela frente um guardião inspirado.
No 2º tempo e quando se esperava uma avalanche ofensiva leonina, a equipa jogou um futebol lento e previsível, sem criar desiquilibrios. Paulo Bento, a meu ver, tardou em arriscar, introduzindo Pereirinha apenas aos 56" quando deveria tê-lo feito ao intervalo, assim como teria bastado jogar com 3 defesas, reforçando o meio-campo e ataque, onde Vukcevic e Matias Fernandez ainda não têm andamento suficiente para o que se exige.
Até final o Sporting pouco fez para desfazer o empate e apenas pode queixar-se de si próprio, sendo que Rui Patricio ainda evitou males maiores, tendo sido ele a par de Carriço e Veloso os melhores elementos em campo.
A tarefa está bem mais complicada e será preciso um Sporting de outro nível para na Holanda poder seguir em frente. Espero que o jogo tenha servido também para José Eduardo Bettencourt ver que a equipa precisa de alternativas e urgentes.
NOTA
Na conferência de imprensa PB disse o seguinte:
"Na 2.ª parte não tivemos clarividência. Devíamos ter flanqueado mais o jogo, em vez de insistirmos no corredor central, criando poucas situações de 2 para 1 nos corredores laterais"
Agora pergunto eu, onde estão os extremos e os laterais ofensivos que permitem que isso suceda!!!?

20 rugido(s):

Repórter H disse...

E já agora: e os mecanismos? Passar 4 épocas a fazer cruzamentos do meio do meio campo e de repente querer que se criem desiquilibrios de 2 para 1 e ir à linha deve ser para rir.

Infelizmente temos que levar com isto forever!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Cisto disse...

Concordo com tudo menos com a frase final. Ter uma nesga de esperança no presidente-mais-do-mesmo é como ter esperança de que o Caneira vai fazer uma grande época a lateral.

Leão Transmontano disse...

Mais do mesmo e assim continuará. A táctica em losango, sem qualquer alternativa treinada, não serve. Não temos defesas laterais capazes de fazer o corredor e proporcionar que o nosso futebol flua pelas alas... o losango torna o futebol do Sporting demasiado previsível, sem alma, sem emoção. esta equipa joga junta há muito tempo... podia fazer bem melhor.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Pumba disse...

Quando se joga em 4-4-2 em Losango, os laterais têm que ser ofensivos (extremos não fazem sentido nessa táctica), e o Caneira seguramente não é ofensivo por isso joga porquê? A equipa fica logo coxa aí porque só se ataca pela direita. O problema é que os defesas direitos também estão em baixo de forma...um médio interior esquerdo e um defesa esquerdo deveriam ser contratados, mas sem ovos não se fazem omeletes...e contratar mal, mais vale não trazer ninguém. Na Holanda vai ser complicado, já vivi em Enschede e o estádio do Twente costuma estar sempre ou quase sempre cheio. O apoio do público lá pode ser muito moralizador para a equpa deles ainda que continue a achar que esta equipa do Twente está perfeitamente ao alcance da do Sporting.

nMatos disse...

Mais uma vez fui a Alvalade, para o mesmo lugarzinho dos últimos 4 anos. Mais uma vez vi o Sporting em situações periclitantes e desnecessárias. Vi na baliza de sempre falharem penáltis importantes (já vão em quantos penáltis falhados??). É mais do mesmo, ano após ano. Toda a gente no estádio estava a ver a nula acção do Caneira e o Pedro Silva, todos menos o treinador. Como raio é possível? Esta equipa joga junta há mais de 3 anos. O treinador é o mesmo há tanto tempo. Começou a pré-época mais cedo... NÃO HÁ FIO DE JOGO... tudo isto é triste, tudo isto é o NOSSO fado?

António Lopes da Costa disse...

Depois do jogo de ontem, fico com a ideia de que, a jogar contra 11, fomos sempre muito inferiores.
Não temos laterais e Polga é claramente substituível. Esperemos que Caicedo possa dar o que Postiga não conseguiu.
Tenho pena que César Peixoto tenha recusado vir para o Sporting, porque cá seria titular: resolveria o problema da lateral esquerda e poderia ainda tapar, durante algum tempo, a lesão de Izmailov.

Um abraço

António Lopes da Costa disse...

Pumba, o Caneira joga porque não há outro jogador no Sporting. É essa a razão pela qual Pedro Silva é titular à direita. Dentro do Sporting não temos um único lateral de jeito e deveriam ser essas as posições a reforçar imediatamente.

F. disse...

Exactamente: mais do mesmo. E o mesmo é a falta de dinâmica nas alas, erros defensivos infantis e pouco esclarecimento a atacar...Assim não

Abraços

Sporting Sempre!!! disse...

4-3-3 e dois laterais, please...

Querem uma dica? João Pereira e Evaldo do Sp. Braga!!!

Comparem com o sistema do FCPorto e vejam os erros que estamos a cometer com a porcaria do losango!!!

Simulação da nossa equipa (com os dois novos laterais) em 4-3-3 e comparação com o FCP:

R. Patrício - Helton
João Pereira - Fucile
Carriço - Rolando
Polga - B. Alves
Evaldo - Álvaro Pereira
M. Veloso - Fernando
J. Moutinho - R. Meireles
Matías Fernandez - Belucci
Izmailov - C. Rodriguez
Vukcevic - Hulk
Liedson - Farías

Acham que ficaríamos atrás em termos de qualidade??? Enfim...

Paguem a Sporttv ao Paulo Bento para ver se ele começa a ver jogos em casa!

CratoSempre disse...

Continuo a acreditar que é possível vencer na Holanda mas a equipa terá de se superar pois em Alvalade voltámos a mostrar poucos argumentos. Quantos às nossas limitações elas são mais que óbvias e se não houver mudanças, o JEB terá que elucidar os sócios e anunciar que o seu mandato é para equilibrar contas e não para conquistar títulos.

P.S. Não há ninguém que exclua daqui esse anónimo armado em chinoca... O gajo deve ser galináceo.

Anónimo disse...

como é mais dificil mandar uma equipa embora mandem o treinador, para ele acabar o "curso" de treinador, parece-me que ele ficou encravado na geometria do losango!!!
tudo começa no guarda redes, não deixem sair o stoitkovic....
ponham o vuckcevic a jogar com o liedson como avançados. e contratem o joão pereira ao braga.

Visconde disse...

Carissimos

Parece que na globalidade todos concordamos com o que se passou ontem, o Sporting precisa de laterais ofensivos e alguém que desiquilibre nos vértices.
Agora pergunto, se Caneira já todos vimos não pode actuar na esquerda, o que anda a fazer André Marques no plantel?
Porque não Pereirinha na direita e P.Silva na esquerda até melhor solução?
Reforços precisam-se e depressa.....

SL

Sporting sempre!!! disse...

João Pereira e Evaldo (Braga) já!!!

Anónimo disse...

enquanto o bentinho por lá andar nunca haveremos de jogar bem !

é muito mau este treinador !

e ainda por cima não bate o pé e exige reforços a sério.

porra está a ser um pesadelo este defeso... todos os dias vejo bons jogadores a assinar pelos nossos rivais e nós ... nada !

agora até um cesar peixoto recusa o nosso clube !

Gnitrops disse...

Nem de penalty...

SL

CratoSempre disse...

Preciso de fazer outro comentário, desta feita sobre a escolha de Moutinho para marcar o penalti. Se ele fosse concretizado eu não me lembrava, mas o Matias Fernandez quando foi contratado grandes crónicas eu vi, finalmente um homem para as bolas paradas, desde Krassimir Balakov (que Mago da bola!!!) que o Sporting não tinha nas suas fileiras tão ilustre atleta para as bolas paradas e depois há a oportunidade de vermos isso posto à prova e lá temos o pequenino na marca dos 9 metros, só que foi o pequenino João Moutinho e não o pequenino chileno... dasssss.... que falta de bom senso.

Eu quando jogava à bola também falhei muitos penaltis mas a este nível isso não pode acontecer pois todos os dias estes jogadores têm uma bola nos pés e o Moutinho fez exactamente o que não se deve fazer na marcação dum penalti, ou seja, colocar a bola a meia altura, num ou outro lado. Se o guarda-redes acertar o lado defende sempre e é o herói do jogo. O melhor marcador de penaltis em Portugal é o Cardozo galináceo. Os guarda-redes até se borram pois já sabem que aí vai míssil.

Visconde disse...

Claro está que todos esperavam que fosse o Matias a marcar, até porque é eximio e nunca falhou, mas o PB é diferente...
Já agora tb nunca percebi porque é que o Vuk nunca teve essa oportunidade....

Krugul disse...

Caro Visconde,

Quanto ao jogo, já tudo foi dito, mas não era nada que não fosse previsivel face à continuidade do treinador e da falta de mentalidade ganhadora e ofensiva. Assim, vamos quebrar a empatia que o JEB tem conseguido criar com acções como a da baliza Vitor Damas. De uma vez por todas, alguém tenha tomates para mudar tudo. Ainda não é tarde demais. Paulo Bento e Pedro Barbosa Rua! Ninguém aguenta outro jogo assim. Estamos fartos disto e não é a primeira vez que o escrevo aqui.

Quanto a outros aspectos, é preciso louvar a mudança de nome de Fun Lab para Loja Verde e o preço dos bilhetes que era acessível. Estamos no bom caminho neste aspecto. Só falta mudar o treinador e contratar alguém com mentalidade ofensiva, pelo que eu apostava num holandês de preferência. De qualquer forma, acho que os séniores e as camadas jovens deviam jogar preferencialmente no mesmo sistema de jogo, que se não me engano é o 4-3-3.

Saudações Leoninas

Saudações Leoninas