29/06/10

E o burro sou eu...?

Portugal está fora do Mundial.

28/06/10

Discurso determinado

Paulo Sérgio deu hoje a 1ª conferência de imprensa como treinador leonino, analisando a primeira semana de trabalhos e o futuro leonino.
Com um discurso sólido e determinado, o novo técnico leonino mostra-se ambicioso e consciente do trabalho que tem pela frente, mas sabendo o caminho que tem a percorrer e que só o trabalho e o esforço conjunto poderá levar ao sucesso. Neste aspecto, parece-me que temos algo que tem faltado ao balneário nos últimos anos, disciplina.

Sobre o futuro, o técnico é claro "ganhar todos os fins-de-semana para ser campeão. Sabemos que existem candidatos mais apetrechados, mas isso não pode ser desculpa para nós. O que não vai acontecer é lamechices e deixar de pôr tudo dentro do campo, quem não tiver esse andamento não conta para mim".

Paulo Sérgio garantiu ainda a continuidade de Izmailov, numa boa noticia, assim como o interesse num extremo esquerdo, deitando por terra o tão famigerado interesse jornalistico em Alan.
Sobre reforços, o técnico disse "continuamos à procura de um extremo, se possível canhoto, um médio box-to box, um defesa-central, um ponta-de-lança, diferente das características dos avançados que já temos, e um guarda-redes", deixando o dossier Stojkovic para mais tarde.

Ecletismo Leonino

Andebol
Final da Taça de Portugal
Xico Andebol - 27 x SPORTING - 24

O Sporting perdeu a oportunidade de conquistar mais um titulo para o seu vasto currículo e terminar da melhor maneira a época, mas perdeu por culpa própria essa conquista.
Os leões até começaram bem, mas à medida que a vantagem ia aumentando, a desconcentração também e a meio da 1ª metade uma série de exclusões e muitas falhas na finalização ditaram a inversão no marcador.
No 2º tempo a equipa reagiu e recuperou de 6 golos de desvantagem, mas quando se pensava que iria embalar para a conquista do troféu, sucedeu o inverso, a equipa teve algum azar com várias bolas no ferro,  encontrou pela frente um GR inspiradissimo e surgiu no encontro o futuro leão Rui Silva a desferir o golpe fatal.
O Sporting perdeu por culpa própria um troféu que esteve ao seu alcance.

27/06/10

1º Teste

O Sporting realizou hoje o seu 1º teste da época frente ao 1º Maio Sarilhense, um jogo de treino que não serviu mais do que para dar ritmo aos jogadores e avaliar níveis físicos para este momento da temporada.
Os leões venceram por 10 golos sem resposta, num jogo onde apenas se conhecem os marcadores dos golos, uma vez que se realizou à porta fechada.
Maniche, Saleiro e Wilson Eduardo bisaram, cabendo os restantes tiros certeiros a Moutinho, Owuso, Carriço e Pongolle.

NOTA: Adrien Silva foi emprestado ao Maccabi Haifa de Israel, uma decisão que me deixou apreensivo e algo perplexo. Como é possível enviar uma das nossas promessas futuras para um campeonato mais fraco e de pouquissima visibilidade? Não haveria em Portugal um clube que desse melhores condições para o crescimento deste atleta?
Não entendi...

Ecletismo Leonino

Andebol
Meias-Finais da Taça de Portugal
S.Bernardo - 19 x SPORTING - 27

Os leões disputam amanhã a final da Taça, frente ao Xico Andebol, depois de levarem de vencida a formação aveirense.
A equipa leonina até entrou mal no jogo, demasiado amorfa e só perto do intervalo chegou à liderança que foi ampliando até final, fruto da sua maior qualidade.
Acabou por ser uma vitória fácil e que permite disputar mais uma final da Taça, que esperamos vir a conquistar amanhã, tornando esta época histórica.

Futebol Formação

Juvenis (Fase Final - 6ª Jorn.):
Porto - 2 x SPORTING - 0
Marcadores:
Classificação: 2º - 13 Pts

Os jovens leões deixaram escapar o titulo nacional ao perderem no terreno do rival directo. Sabendo que o empate era suficiente a equipa leonina buscou a vitória mas o acerto na finalização não foi o melhor, e apesar de ter sido a melhor equipa em campo, bastaram 2 minutos para deitar tudo a perder.
Parabéns apesar de tudo pelo bom trabalho desenvolvido. Para o ano haverá mais.

25/06/10

Definições

Aos poucos o plantel leonino começa a defenir-se, depois da apresentação de Torseglieri, hoje são conhecidos os empréstimos de Mexer, Wilson Eduardo e André Marques.
O central irá juntar-se a Ricardo Batista no Olhanense, ao passo que o lateral esquerdo e o avançado rumarão a Aveiro para vestir as cores do Beira-Mar.
Nos próximos dias surgirão mais novidades, quer no que toca a entradas, como a saídas do plantel.

NOTA: Ainda no capitulo das transferências, será que nenhum jogador no Brasil serve ao Sporting num negócio onde se incluisse Pedro Silva e Polga, matando 3 coelhos de uma só vez.
Ou será que Purovic não poderia servir como moeda de troca do negócio de Petrovic de forma a facilitar a transferência e a baixar o seu preço?

22/06/10

Reforço central

Está contratado um dos defesas centrais que o Sporting procurava, trata-se do argentino Marco Torsiglieri, atleta do Velez Sarsfield. O central chegará amanhã a Portugal e caso passe nos exames médicos será o 4º reforço leonina para a próxima época.
Apesar de ainda não ser oficial, depende dos exames médicos, no site do clube argentino a transferência já está online.

Tarsiglieri é um ilustre desconhecido para a grande maioria dos adeptos, tratando-se de um jovem de 22 anos, tem 1,90m de altura e foi uma das revelações do último campeonato argentino.
Apesar de achar que é uma boa aposta, sobretudo por ser um jovem com larga margem de progressão, penso que o Sporting precisa de aliar a esta aquisição, um outro central mais experiente e capaz de se impor de imediato na equipa.

21/06/10

Arrancou 2010/11

O Sporting regressou hoje ao trabalho na preparação da nova temporada 2010/11, um inicio com algumas cara novas, mas ainda longe do grupo que irá atacar a nova época.
As novidades para além das entradas de André Santos, Evaldo e Maniche, prendem-se com a inclusão de alguns jovens que irão realizar a pré-temporada e com a dispensa de vários atletas que faziam parte do plantel.
Espera-se que as novidades não tardem a chegar para que o grupo às ordens de Paulo Sérgio fique na máxima força o mais breve possível, de forma ao entrosamento dos novos atletas e das novas ideias do treinador sejam uma realidade a curto prazo.

MEXIDAS NO PLANTEL:
Entradas: André Santos (U. Leiria), Evaldo (Sp. Braga) e Maniche (Colónia);
Em avaliação: Diogo Salomão (Real Massamá), Wilson Eduardo, William Owuso, João Gonçalves, André Martins, Vítor Golas, Pedro Mendes, Diogo Rosado e Diogo Amado;
Saídas: Pedro Silva, Caneira, Purovic, Vukcevic, Adrien (a emprestar) e Pereirinha (a emprestar);
Emprestados: Amido Baldé (Stª. Clara), Nuno Reis e Renatos Neto (Cercle Brugge), Mexer (Portimonense), Ricardo Batista (Olhanense);

Campeões

Futsal
Final do Playoff - Jogo 4
Benfica - 3 x SPORTING - 5
Marcadores: Café, Alex (3) e Divanei;

O Sporting é campeão nacional de futsal.
Os leões voltaram ao topo da modalidade, vencendo as 2 partidas no terrenos do adversário, vingando a derrota da semana passada e mostrando que é a melhor equipa nacional neste momento.
Parabéns a toda a equipa e ao Paulo Fernandes que se despede assim da melhor maneira do Sporting.

Futebol Formação

Juniores (Fase Final - 6ª Jorn.):
SPORTING - 1 x Porto - 0
Marcadores: Renato Neto;
Classificações: 1º - Campeões

PARABÉNS CAMPEÕES

Juvenis (Fase Final - 5ª Jorn.):
V.Guimarães - 0 x SPORTING - 4
Marcadores: João Carlos, Alberto Coelho, Bruma e Altaír Junior;
Classificação: 1º - 13 Pts

18/06/10

Trio de reforços

O Sporting apresentou os seus primeiros 3 reforços para a nova época, nomes que há muito estavam "certos" em Alvalade e não constituem surpresas de maior.
André Santos regressa assim a casa depois de mostrar o seu valor em Leiria e poderá ser um jogador bastante útil na nova época.
Maniche assinou por uma época realizando o sonho do seu pai em representar o clube do coração, sendo que nele recaem grandes dúvidas acerca da performance que irá demonstrar em Alvalade. Se for ao melhor nível, o Sporting ganha qualidade e experiência para atacar a nova época, se for o inverso será mais um peso morto no balneário e o no orçamento leonino.
Evaldo é uma mais valia e um reforço de qualidade que trará a solução para uma das posições mais deficitárias no plantel do Sporting.

O 1º passo, ou melhor, os primeiros passos estão dados no arranque para 2010/11, resta saber quem mais virá a caminho e que qualidade trarão ao Sporting. Resta aguardar.

Ecletismo Leonino

Atletismo
Campeonatos Nacionais

O Sporting sagrou-se novamente campeão nacional de atletismo no sector masculino, o seu 47º titulo da história. Na vertente feminina a equipa leonina quedou-se pelo 2º posto.
Mais um triunfo para o longo historial do nosso ecletismo.

Futsal
Final do Playoff - 2º Jogo
SPORTING - 3 x Benfica - 4
Marcadores: Divanei, Cardinal e Alex.

Os leões perderam o 2º jogo e complicaram as contas do titulo, tendo agora que vencer no terreno adversário um dos próximos 2 jogos para levar a "negra" para sua casa.

13/06/10

Juniores (Fase Final - 5ª Jorn.)
V.Guimarães - 0 x SPORTING - 1
Marcadores: Amido Baldé
Classificação: 1º - 10 Pts

Ecletismo Leonino

Futsal
Final do Playoff - Jogo 1
SPORTING - 4 x Benfica - 3
Marcadores: Divanei (2), Café e Alex;

O Sporting começou da melhor forma o ataque ao titulo vencendo de forma justa o rival directo, num triunfo sem contestação.

Judo
Taça do Mundo
João Pina voltou a estar em grande ao conquistar a medalha de ouro na Taça do Mundo realizada em Lisboa. Depois do titulo europeu este é mais um grande feito do judoca e do judo leonino.

Atletismo
Campeonatos Nacionais

Após o 1º dia de provas a equipa masculina lidera o campeonato, enquanto que a equipa feminina está na 2ª posição.

10/06/10

Futebol Formação

Juvenis (Fase Final - 3ª Jorn.)
SPORTING - 2 x Porto - 1
Marcadores: Alberto Coelho e Ricardo Pereira;
Classificação: 1º - 7 Pts

Iniciados (Fase Final - 5ª Jorn.)
V.Guimarães - 1 x SPORTING - 1
Marcadores: ...
Classificação: 3º - 4 Pts

08/06/10

Cara lavada

O site do Sporting finalmente mudou de cara.
Depois de muitas criticas face à inoperância das suas funcionalidades, às constantes faltas de actualização, à falta de conteúdo, enfim ao seu já degradado estado geral, eis que surge hoje o novo site do Sporting, numa visão mais atrativa, mais moderna, mais completa, com mais conteúdo, mais de acordo com a grandeza do nosso Sporting.
Se ainda não viram, cliquem AQUI.

07/06/10

Um arranque a sério

Conhecido que é o calendário de pré-época leonino, podemos constatar que pelo menos nesse aspecto estamos mais exigentes e iremos ter um arranque a sério, com vários jogos e oponentes de valor consagrado.
Nota-se uma preparação cuidada como deve ser nesta altura da temporada, começando num nível inferior com Sarilhense e Mafra, aumentando depois gradualmente de nível com vários jogos, terminando numa fase de exigência elevada a pouco dias da competição a sério. Isto é algo que já não viamos a  algum tempo no Sporting.
Como a falta de novidades em Alvalade tem sido uma constante, resto-nos esperar que este seja um bom prenúncio e em breve tenhamos a apresentação oficial dos tão esperados reforços.

06/06/10

Futebol Formação

Iniciados (Fase Final - 4ª Jorn.)
SPORTING - 2 x Porto - 1
Marcadores: Miguel Oliveira e Ricardo Tavares;
Classificação: 3º - 3 Pts

Juvenis (Fase Final - 2ª Jorn.)
SPORTING - 2 x V.Guimarães - 1
Marcadores: João Eduardo e Mateus;
Classificação: 2º - 4 Pts

Juniores (Fase Final - 4ª Jorn.)
SPORTING - 0 x Benfica - 2
Marcadores:
Classificação: 1º - 7 Pts

05/06/10

Ecletismo Leonino

Futsal
1/2 Final do Playoff - Jogo 2
SPORTING - 4 x Inst. D.João V - 3
Marcadores: AG, Café, Deo (2);

Jogo dificil, especialmente devido à falta de eficácia leonina e ao acerto contrário.
O Sporting venceu no prolongamento, chegando à final, onde irá encontrar o Rec. da Luz.

Andebol
SPORTING - 29 x Porto - 31

Terminou a Liga de Andebol, onde o Sporting não conseguiu o maior objectivo da época.
Vem agora a final four da Taça de Portugal, onde se espera uma vitória para juntar ao titulo europeu.

03/06/10

Futebol Formação

Juniores (Fase Final (3ª Jorn.)
Porto - 0 x SPORTING - 1
Marcadores: Baldé;
Posição: 1º - 7 Pts

Juvenis (Fase Final - 1ª Jorn.)
Benfica - 0 x SPORTING - 0
Marcadores:
Posição: 2º - 1 Pts

Iniciados (Fase Final - 3ª Jorn.)
SPORTING - 0 x Benfica - 2
Marcadores:
Posição: 4º - 0 Pts

02/06/10

Será pedir muito?

A época já terminou há umas semanas, o Mundial está à porta e não tarda o inicio da nova época está aí, no entanto para os lados de Alvalade as novidades são poucas e as movimentações tardam em aparecer.
Já sabemos que o dinheiro não abunda, mas será que ninguém no Sporting tem uma visão global do mercado que permite reforçar a equipa com custos reduzidos?

Será que foi mais importante gastar 10M€ em Janeiro com a época perdida e agora numa altura crucial para atacar a nova época ficar de mãos a abanar?
Porque será que os excedentes leonino nunca são colocados como moeda de troca e saem por tuta e meia?
A ansiedade começa a tomar conta das operações e o síndrome da decepcionante época que terminou volta a pairar no ar...

Vou deixar umas pequenas dicas aos nossos dirigentes na esperança que alguma se torne realidade:

De Guzman (Médio Ofensivo Direito) - Internacional holandês, livre de contrato e que segundo a imprensa pode interessar ao Espanhol de Barcelona. Será que o Sporting não tem argumentos para vencer este duelo com os passaritos e assegurar um grande reforço?

Tosic (Médio Ofensivo Esquerdo) - Internacional Sérvio do Man. United, um fantasista que esteve emprestado ao Colónia na última época e que os reds pretendem ver evoluir. Não seria uma boa oportunidade de fazer valer o antigo protocolo de cooperação entre os 2 clubes.

Jô / Bojinov (Avançados) - Internacionais brasileiro e búlgaro respectivamente, dos quadros do Man. City cujo excedente nesta posição fará com que ambos sigam a carreira noutras paragens. Não seriam uma boa opção, como teriam sido no passado ao invés de um tal de Caicedo?

Nesta situação existem muitos mais atletas que dariam enorme contributo ao Sporting, desde logo Hugo Viana que seria muito benvindo a casa.

01/06/10

Evaldo garantido

O lateral esquerdo brasileiro será reforço leonino para as próximas épocas, depois do principio de acordo selado esta madrugada entre JEB e António Salvador para sua a transferência.
Evaldo há muito que era seguido em Alvalade e era uma das prioridades para a próxima época, tendo estado na eminência de chegar em Dezembro, acabando por fazê-lo alguns meses depois.

O brasileiro será peça importante na equipa, quer pelo equilíbrio que trará ao lado esquerdo da defesa leonina, quer pela regularidade que exibe e pela vocação ofensiva, fundamental no futebol moderno.

Ao que tudo indica o acordo será para as próximas 3 temporadas, num valor a rondar os 2,5M€ (caso fosse superior teria de ser comunicado à CMVM).
Espera-se que esta seja a primeira de algumas boas novas a surgirem para as bandas de Alvalade nos próximos tempos.

PS: Deixem o Maniche a gozar férias e segurem desde já o Hugo Viana à borlix.