30/09/10

O leão bipolar

Este Sporting tem efectivamente dupla personalidade, capaz do melhor e do pior em curto espaço de tempo, apesar de que hoje teve uma entrega ao jogo assinalável e uma equipa simpática pela frente.
Paulo Sérgio parece ter finalmente, espero eu, acertado no modelo táctico que mais se enquadra a este Sporting e o resultado está à vista, embora a meu entender, o sucesso ou insucesso deste modelo dependa bastante de 3 jogadores, os 2 alas e o nº 10, tanto na manobra defensiva, mas sobretudo na ofensiva.

Apesar do susto inicial, cedo de percebeu que o jogo iria ter sentido único, pois a equipa búlgara revelava-se demasiado fraca para importunar verdadeiramente o último reduto leonino.
Se o 2-0 ao intervalo já deixava o jogo encaminhado quanto ao seu vencedor, o 3-0 do miúdo Salomão encerrava essa questão, ficando só por saber qual seria o nº final do jogo. Deu 5 sem resposta, embora ainda tivessem ficado mais alguns por marcar.
Foi uma bela prenda para Iordanov, ele que marcou presença pela 1ª vez no Alvalade XXI enquanto adepto.

Esta vitória do leão europeu, não apaga contudo os erros do passado, nem o mau momento a nível interno. Portanto fico com expectativa redobrada para ver o jogo da próxima 2ª feira em Aveiro. Até lá à que aproveitar o momento.

29/09/10

Tomada de Posição!!!!

Face ao actual estado de sitio vivido em Alvalade, a SAD tomou finalmente uma decisão:

"O Conselho Diretivo do Sporting anunciou, em diretiva interna, algumas novas normas de indumentária que os funcionários e colaboradores estão a cumprir desde o passado dia 20 de setembro. As calças de ganga estão, entre outras peças de vestuários, proibidas.
De acordo com os responsáveis leoninos, “é imperativo que os valores do Grupo Sporting se vejam refletidos em todos os seus funcionários, razão pela qual foi decidida a criação de normas”, por forma a que todos trabalhadores “tenham uma imagem profissional, dentro dos parâmetros habituais de higiene e de vestuário adequado, questão que tem um impacto muito importante na representação e imagem do próprio clube".

Só pergunto onde é que isto vai parar???

Uefa Futsal Cup: Fase Preliminar

SPORTING - 5 x Zelezarec Skopje - 1
Marcadores: Pedro Cary, Cardinal (2), Caio Japa (2);

FC Kobarid - 1 x SPORTING - 2
Marcadores: Pedro Cary e Alex;

SPORTING - 2 x Slov Matic - 1
Marcadores: Caio Japa (2);

Com 3 vitórias no mesmo número de jogos, os leões estão apurados para a Fase de Elite da prova, onde irão discutir o acesso à Final Four que dita o campeão europeu.
O Sporting mostrou a sua superioridade e passa em frente na prova com relativa facilidade.

26/09/10

Incompetência

Azar? Falta de sorte!!!?
Eu chamo-lhe incompetência!!! Em todos os quadrantes do nosso clube...

24/09/10

O 7 Maldito

A maldição do 7 continua, depois de Sá Pinto, Yordanov, Niculae, entre outros, é agora Izmailov que teima em ser perseguido pelo número maldito.
Depois de ter falhado metade da época passada, eis que nova recaída terá de ser resolvida cirurgicamente, com prazo de recuperação a rondar os 3 meses, ou seja, o russo estará mais meia temporada de fora. Tenho pena porque Izmailov iria ser um reforço importante para a equipa, sendo mais um golpe da estratégia, ou falta dela, de Paulo Sérgio.
Só não entendo que pela 2ª vez se tenha optado pelo tratamento conservador e após perder 3 meses sem melhorias evidente se parta para a cirurgia, se não é, parece amadorismo.

Comunicado à CMVM
"Marat Izmailov irá ser submetido a uma intervenção cirúrgica ao tendão rotuliano à direita, a qual será levada a cabo pelo Dr. [Ludwig] Seebauer. O período expectável para o afastamento da competição não será nunca inferior a três meses."

23/09/10

A voz do capitão

Daniel Carriço é hoje figura de destaque no jornal não oficial do galinheiro, onde concede uma extensa entrevista, abordando diversos temas do universo leonino, a sua ascensão como jogador e esmiuçando a falta de vitórias da equipa de futebol.
É uma entrevista a ler, dada por um profissional exemplar e de onde destaco a seguinte afirmação, que a meu entender mostra bem a falta de exigência reinante no Sporting.
O que antes era uma "obrigatoriedade" é hoje uma quase "banalidade", o Sporting precisa de se auto-respeitar, para depois de impor ao respeito.

"...queremos implementar aqui uma cultura de vitória..."

Modalidades Leoninas

Andebol
S.Mamede - 23 x SPORTING - 36

Os leões continuam invictos no nacional de andebol, tendo ontem somado o seu 3º triunfo no mesmo número de partidas.
Apesar do bom inicio na prova, convém não esquecer que até ao momento a equipa ainda não defrontou adversários de nível mais elevado, sendo por isso a recepção ao Sp. Horta uma oportunidade para mostrar serviço e avaliar mais a sério o real valor na nossa equipa.

22/09/10

Tranquilidade na FPF

Boa Sorte Paulo

20/09/10

Sem ambição

O Sporting de hoje foi uma enorme desilusão, uma equipa inofensiva em termos atacantes, cometendo demasiados erros defensivos, sem ambição para merecer outro resultado que não o obtido. Uma equipa que durante 90" cria 2 situações de golo, não pode discutir o resultado no terreno adversário de um rival directo.

Existem em meu entender 2 lances que poderiam ter mudado o rumo dos acontecimentos:
- A não expulsão de Javi Garcia logo aos 8", num lance idêntico ao que determinou a expulsão de João Pereira na última época. O benfas passaria a jogar com 10 durante 85"...
- A ocasião desperdiçada por Liedson aos 57" na resposta ao 2-0 e que poderia recolocar o Sporting na discussão do jogo, sabendo das fragilidades da equipa caseira neste momento.

Após a 5ª jornada, o Sporting já desperdiçou 8 pontos na liga e vê aos poucos esfumar-se as suas probabilidades de vir a ter êxito na competição. É preciso melhorar muito e não cometer erros de principiante como até agora, nem ter as oscilações exibicionais como até então.

19/09/10

Futebol Formação

Juniores (Fase Regular):
Estoril - 0 x SPORTING - 6
Marcadores: José Lopes, William Carvalho, Juary Soares, Cleber Pereira, Armindo Bangna (2);
Classificação: 1º - 15 Pts

Juvenis (Fase Regular):
SPORTING - 5 x Belenenses - 0
Marcadores: Carlos Mané, Edgar Lé, Edilino Lé (2), Tiago Duque;
Classificação: 1º - 18 Pts

Iniciados (Fase Regular):
E.Amadora - 1 x SPORTING - 5
Marcadores: Daniel Alves (2), Hugo Meira, João Serrano, Iuri Gomes;
Classificação: 3º - 10 Pts

Modalidades Leoninas

Futsal
Mogadouro - 1 x SPORTING - 7
Marcadores: Deo (2), Cardinal (2), Leitão, Pedro Cary e Alex;

O Sporting conquistou a 1ª vitória na prova, numa partida onde a sua superioridade foi evidente, sobretudo após aos 15" da etapa inicial, tendo chegado ao intervalo a vencer por 1x3.
Na segunda metade foi o natural avolumar no marcador, fruto da boa resposta da equipa.

Andebol
SPORTING - 34 x Colégio 7 Fontes - 21

O Sporting conquistou uma vitória fácil frente a uma equipa estreante nesta andanças, mantendo assim a liderança na prova após 2 jornadas.
Na próxima 4ª feira há deslocação ao terreno do S. Mamede.

16/09/10

Triunfo na Revolução Francesa

Paulo Sérgio fez uma autêntica revolução na equipa, e o que à primeira vista poderia ser encarado como um descalabro, resultou numa boa vitória leonina em terras gaulesas, com uma bela exibição nos primeiros 45" e a liderança do grupo no terreno do adversário mais directo.

Talvez a pensar no derby de domingo o técnico leonino apresentou uma equipa "nova", em que apenas Carriço e André Santos permaneceram no onze inicial. Foi uma bela oportunidade para as caras novas mostrarem serviço, que com certeza deixaram o técnico satisfeito.
O Sporting realizou uma primeira parte de bom nível, mostrando-se uma equipa sólida, com grande espírito de sacrifício e entreajuda, apostando em rápidas transições no ataque e mostrando-se bem mais eficaz do que habitual.
Se no golo de Vukcevic existe alguma sorte à mistura no toque de André Santos, já o segundo de Postiga culmina uma jogada bem delineada junto ao corredor com o avançado finalmente a quebrar o jejum com um belo golpe de cabeça.
O Lille raramente incomodou o Sporting durante os 45" iniciais, e só após a entrada do jovem Hazard passou a pressionar mais a defensiva leonina.

No 2º tempo e como seria de esperar, o Lille procurou o golo, e o Sporting apresentou uma postura mais expectante e tentando matar o jogo num contra-golpe, que nunca surgiu apesar de algumas boas situações para tal.
Aos 58" os franceses reduziram depois de uma defesa incompleta de Tiago, que não ficou bem na foto, ele que nos instantes finais viria a salvar a equipa do empate na melhor situação de golo da equipa da casa.
Apesar de maior pressão gaulesa, a equipa mostrou-se bem organizada e soube defender com preceito a vantagem conquistada.
O único aspecto menos positivo a apontar a Paulo Sérgio prende-se com as substituições algo tardias, quando a equipa já apresentava sinais de fadiga e o adversário pressionava mais.

Boa vitória leonina que inicia da melhor forma o seu trajecto europeu e ganha uma motivação extra para a deslocação ao galinheiro no próximo domingo.

15/09/10

Arranque Europeu

O Sporting começa amanhã em França a sua aventura europeia, sim porque os jogos frente aos dinamarqueses não contam, numa partida em que terá algumas contrariedades à partida com as ausências de Maniche, Liedson e quase certa de Valdés.
Será oportunidade de Zapater mostrar serviço e Postiga inverter o tendencial ciclo sem golos que dura meses.

Espera-se uma equipa lutadora e em busca da vitória, num jogo que ditará a mudança do sistema táctico para 4x2x3x1, com o quarteto defensivo habitual, Zapater a fazer companhia a André Santos e Matias no vértice adiantado, com Vuk e Yannick a servirem Postiga ou Saleiro no ataque.
Na convocatória a maior novidade é a estreia de Hildbrand, embora não creio que fará a sua estreia na ficha de jogo leonina.

O jogo é às 18H com transmissão directa na Sport Tv 1.

12/09/10

Desperdicio

O Sporting voltou a desiludir, desperdiçando 2 pontos importantes, não aproveitando os deslizes de 2 directos rivais e perdendo pontos para o topo da classificação.
É o 4º jogo oficial em Alvalade esta época e a equipa continua a sentir enormes dificuldades actuando no seu estádio, quando deveria ser um factor primordial de vantagem em qualquer confronto.

Apesar de se notar que a equipa está mais compacta e sólida, tem o processo defensivo mais consolidado, nos aspectos atacantes denota-se enorme falta de ideias, falta de ligação no último terço do campo. A equipa não tem capacidade de explosão, de impor ritmos mais elevados e de pressionar alto como fazia na pré-temporada, será só a ausência de Pedro Mendes a justificação?

Paulo Sérgio tem actuado numa espécie de losango, com Maniche no vértice esquerdo, mas a equipa denota e muito a ausência de alguém que dê profundidade ao corredor, o Sporting necessita de actuar com 2 alas e devem ser eles o apoio fundamental do avançado, passando a equipa a actuar em 4x3x3.
Nesta ausência reflectem-se também as oscilações de rendimento de Evaldo que não tem companheiro no corredor e se vê sozinho com dupla missão.
O problema existente na criação de jogo ofensivo ganha proporções preocupantes quando nos deparamos com a extrema ineficácia da linha atacante. Os lances hoje desperdiçados por Saleiro e Maniche na parte final do jogo não são admissíveis para quem necessita de vencer.

Continua sem perceber porque Zapater e Salomão não são opção, quando ambos poderiam solucionar alguns dos problemas da equipa. Insiste-se em colocar Saleiro e Postiga ao monte na frente com os resultados estão que estão à vista.
É preciso melhorar bastante, mas chega de experiências, esse tempo já terminou.

Modalidades Leoninas

Futsal
SPORTING - 5 x Inst. D. João V - 5
Marcadores: Divanei (2), Marcelinho, Djo e Leitão.

O Sporting não começou da melhor maneira a defesa do titulo, frente a uma equipa que luta pelos lugares cimeiros. Num jogo disputado, os leões não conseguiram conservar a vantagem, sofrendo o empate no derradeiro minuto.
A equipa sentiu também a falta do seu goleador máximo Cardinal.

Andebol
S. Bernardo - 23 x SPORTING - 33

Os leões iniciaram a temporada com um triunfo, arrancando assim da melhor maneira.
Esperemos que seja uma época mais regular e com mais triunfos do que no passado, sobretudo o titulo de campeões.

11/09/10

Imagem do Dia: Choradeira

A choradeira das galinhas bem expressa no jornal não oficial do Recreativo da Luz, uma fonte jornalística sempre isenta e clara...
Só espero que a choradeira não dê lugar ao colinho do costume já na próxima semana!!!

10/09/10

Liga do Visconde

Está prestes a começar a 4ª edição da Liga do Visconde.
Aos interessados, fica o código de acesso:

Em breve haverão mais novidades.

Varridela

O homem ainda não aprendeu, pede sempre uma limpeza na FPF, mas acaba sempre varrido...
Desta vez leva é a conta bem recheada.

07/09/10

Ai Portugal, Portugal...

Paulo Sérgio em discurso directo

O técnico leonino deu uma entrevista ao site do Sporting, abordando alguns temas, sobretudo relacionado com os reforços, com as saídas e com o pinheiro que não chegou a vir.
Uma entrevista que vale a pena ver AQUI.

Excertos da entrevista:
"Vladimir Stojkovic pode ser o guarda-redes do Sporting num futuro próximo. Não o conhecia, sabia de algumas histórias mas o que está para trás não me diz nada. Demo-nos lindamente durante o mês em que trabalhámos juntos. Não tenho nada a apontar-lhe.

Apercebi-me das suas qualidades. É de uma escola diferente. Tecnicamente, não cumpre com os requisitos que a boa escola manda, mas é eficaz, é muito grande, ocupa muito a baliza".


"Pongolle não tinha muitas condições para ter sucesso no Sporting, nesta temporada. Tentámos trazê-lo para um nível alto, mas foi preciso tomar uma decisão e, sendo um activo do Sporting, seria importante que pudesse jogar. Está a vista de toda a gente e o Sporting poderá vir a recuperar aquilo que investiu no Pongolle".

"Pedro Mendes e Izmailov serão, de facto, dois grandes reforços. O Sporting ficará uma equipa ainda mais forte, com dois jogadores de reconhecido talento e capacidade".

"Não vim para o Sporting para me lamentar, para passar o tempo com falinhas mansas e a chorar pelos cantos. O mercado trouxe aquilo que foi possível. As pessoas fizeram o máximo, dentro das suas possibilidades, para apetrechar a equipa e jamais vou falar sobre quem não veio. A nossa postura é potenciar aqueles que temos, trabalhando muito forte todos os dias e dando-lhes muita confiança para que resolvam os problemas do Sporting. Enumerei desde o início aquilo que me faria falta, mas isso está fora da minha forma de actuar".

"Temos uma força que não sabemos medir e essa capacidade tem de ser explorada todos os dias".

05/09/10

Modalidades Leoninas

Futsal
Supertaça de Portugal
SPORTING - 5 x Belenenses - 2
Marcadores: Divanei (2), Alex, Marcelinho e Caio.

O Sporting conquistou a 4ª Supertaça do seu historial, numa partida equilibrada durante o 1º tempo, mas com uma grande superioridade leonina na 2ª metade.
Os leões recomeçam assim a época a vencer, conquistando o 1º troféu de uma temporada que se espera de sucesso.

Andebol
O Sporting assegurou mais um reforço para a nova época, trata-se de Vladimir Zelenovic que regressa a Portugal vindo do Paris Handball, depois de se ter sagrado bi-campeão no ABC.
Depois de Hugo Figueira (ex-ABC) e Rui Silva (ex-Xico), os leões garantem mais um experiente reforço para a sua retaguarda.

04/09/10

Futebol Formação

Juniores (Fase Regular):
SPORTING - 1 x Almancil - 0
Marcadores: Mateus Coelho
Classificação: 2º - 12 Pts


Juvenis (Fase Regular):
Torreense - 0 x SPORTING - 6
Marcadores: Edilino Lé, Tobias Figueiredo, Eric Dier, Filipe Chaby, Cristian Ponde e Luis Cortez;
Classificação: 1º - 9 Pts


Iniciados (Fase Regular):
Corroios - 1 x SPORTING - 3
Marcadores: Postiga, Celestino e Daniel Alves;
Classificação: 1º - 6 Pts


01/09/10

Um tal(es) de Hildebrand

Depois da decepção de ontem à noite com a não confirmação da chegada do tão esperado "pinheiro", O Sporting ainda assegurou a contratação de uma jovem promessa brasileira, Tales Sousa.
Um médio ofensivo que esteve à experiência no Braga mas não convenceu Domingos, chega agora a Alvalade por empréstimo do Internacional de Porto Alegre e pela mão de Jorge Mendes.
Não se tratando de uma posição deficitária no plantel e apesar dos muitos elogios do seu anterior treinador, parece-me que Tales pouco irá acrescentar à equipa e será uma espécie de novo Celsinho, uma eterna promessa. Pode ser que se revele e surpreenda.

A grande surpresa estava reservada para esta tarde com a contratação do internacional alemão Timo Hildebrand, um guarda-redes de créditos firmados e que irá fazer frente a Patrício.
Hildebrand chega a Alvalade, aos 31 anos, depois de representar o Hoffenheim. O experiente guardião, de 1,86 metros, representou o Estugarda entre 1999 e 2007, e passou depois pelo Valência, antes de rumar ao Hoffenheim, em 2008.
Será o reeditar do efeito Schmeichel?
Com este bom negócio (aplaudo Costinha e JEB) só falta mesmo o dito avançado, que ainda poderá chegar nestas condições.