Finda que está a 1ª volta do campeonato é altura de fazer uma avaliação ao desempenho do Sporting nesta época e às perspectivas futuras da equipa de futebol.
De uma forma global a temporada tem de ser considera positiva até ao momento, pois a equipa tinha 5 objectivos traçados, já cumpriu 2, Supertaça e apuramento na Champions, está na luta por campeonato e Taça da Liga e falhou o acesso ao Jamor, curiosamente num dos melhores, senão o melhor, jogo da temporada.
No entanto a avaliação tem de ser feita com base nos resultados da liga, pois é esse o grande objectivo e aquele que é fundamental conquistar, e nesse aspecto o panorama podia e deveria ser melhor. Embora a equipa esteja a apenas 1 ponto do líder e a depender de si própria, também é certo que teve resultados aquém das expectativas e que lhe deveriam conceder outra posição.
O Sporting apostou num plantel mais homogéneo, com jogador da casa e identificados com o clube ou conhecedores do futebol nacional, o que é certo é que essa aposta não resultou da forma que mais se esperava, deixando um pouco em baixo as expectativas.
Dos reforços aquele que mais tem dado nas vistas, seria o que à partida menos probabilidades tinha de ter sucesso imediato. Carriço aproveitou a sua oportunidade e tem vindo a afirmar-se no onze inicial, relegando Tonel para o banco e assumindo-se desde já como um valor seguro.
Caneira e Rochemback têm à semelhança da equipa alternado o melhor com o pior, apesar de considerar que o internacional português é inquestionável na equipa, já teve bastante abaixo do seu valor, estando agora a regressar ao seu melhor, à semelhança de Roca que começou em alta rotação e veio a perder gás à medida que o campeonato ia avançando, parecendo agora voltar a querer assumir-se como o patrão do meio campo leonino.
Grimi tarda em ganhar índices físicos e de confiança que lhe valeram a contratação por parte do Sporting, será importante que os readquira rapidamente, pois será importante na fase complicada que está à porta.
Postiga tem sido um pouco o que se esperava dele, é bom jogador, trabalha bem para a equipa, mas é um avançado pouco produtivo. É certo que anda em maré de azar, mas tem rapidamente de acertar a mira e ajudar o seu companheiro a fazer estragos.
Quando avaliamos globalmente o desempenho leonino parece claro à primeira vista que o Sporting está melhor esta temporada em relação ao passado, mas está mesmo? Ou estão os adversários mais fracos? Eu penso que é uma mistura de ambos, os adversários estão algo inconstantes a todos os níveis e os leões subiram um pouco o seu rendimento, sobretudo nos últimos tempos.
O Sporting iniciou a temporada em grande nível, passando depois por um período negativo onde a equipa somou apenas 4 pontos em 5 jogos, mantendo-se contudo perto dos seus rivais. No entanto é importante relembrar que nesse período o Sporting ainda não contava com Vukcevic e tinha Izmailov e Caneira lesionados, vendo-se agora o quão importantes são eles para a equipa e contribuíram para as melhorias evidenciadas nos últimos jogos.
A inclusão de Vuk e Izmailov nas alas e Moutinho a "10", com o contributo de Liedson, têm vindo a "disfarçar" um dos maiores problemas do Sporting, a eficácia. O Sporting é uma equipa que faz poucos golos para um candidato ao titulo, sendo apenas o 5º melhor ataque da prova com 19 golos em 15 jogos. E este problema só é menos notório graças à contrastante eficácia defensiva, onde o Sporting é a melhor equipa.
Será por isso importante preservar o núcleo duro da equipa para que o mesmo consiga manter o nível o mais tempo possível, sobretudo na fase complicada que está a chegar. Se a isso tivermos em linha de conta que o Sporting nos últimos anos é uma equipa que melhora sempre na 2ª volta, onde consegue recuperar terrenos para os adversários, podemos estar optimistas em relação ao futuro.
Eu acredito, força LEÕES!!!