31/12/06

Um 2007 em grande

Espero que 2007 seja um ano de muitas alegrias para todos, em especial para a familia leonina. Que o ano novo nos dê bastantes sucessos desportivos.
Saudações Leoninas.

29/12/06

Uefa Team 2006

A minha escolha para este ano.

Coroado em discurso directo

Numa entrevista publicada no Correio da Manhã, Jorge Coroado faz alguma afirmações bastante "interessantes" acerca da sua vivência no mundo do futebol.
"-Nunca esteve em casa de Pinto da Costa?
Nunca. Nem faço ideia onde mora.
Como eram as vossas relações?
Em 1993, no dia 28 de Dezembro, num Boavista-FC Porto, expulsei 3 jogadores do FC Porto e dois do Boavista e ainda ficou por marcar um penálti contra o FC Porto que, por estar de costas, não vi. No final, o Pinto da Costa entra na cabine dos árbitros de forma muito agreste que não me agradou. Tive que lhe lembrar que aquela era a minha cabine e, portanto, o melhor que ele tinha a fazer era sair.
Como é que ele reagiu?
Pinto da Costa reconhece quem o enfrenta.
...
Foi ameaçado?
Fui, no Estádio da Luz, em 1991, no final de um Benfica-Torreense, pelo sr. Gaspar Ramos. Em 1995 o mesmo dirigente disse aos berros que iria fazer de tudo para acabar com a minha carreira.
De que clube recebeu mais pressões?
Do Benfica e dos seus dirigentes. Inquestionavelmente. Estou convicto de que se mais carreira não tive foi por influência de gente do Benfica. De Gaspar Ramos a Luís Filipe Vieira, que vetou o meu nome, em 2002, para vice-presidente do Conselho de Arbitragem."
Nada de novo...

28/12/06

Relvado novo...finalmente!

O Sporting, através do director Geral de Comunicação e Relações Públicas – Miguel Salema Garção – anunciou que o Clube vai proceder “à mudança do relvado do Estádio José Alvalade”.
Miguel Salema Garção adiantou ainda que “até à próxima terça-feira, 2 de Janeiro de 2007, daremos a conhecer o programa e o plano operacional da mudança da relva do Estádio José Alvalade”.
Depois de muitas queixas, desabafos, análises e tratamentos sem efeito, parece que o Pai Natal ouviu os pedidos e vamos finalmente ter um relvado em condições (assim espero) e resolver um problema que tinha influência na qualidade de jogo da equipa, a bem do Sporting e de todos nós.
Saudações Leoninas

26/12/06

Renovações

A paragem do campeonato vai sendo aproveitada para procurar reforços que permitam atacar a fase final da época com maior qualidade (assim espero), mas também tem servido para acautelar o futuro e nesse sentido a SAD Leonina tem vários jogadores prestes a renovaram contratos.
Yannick Djaló foi o 1º da lista renovando até 2013 com um substancial aumento salarial e uma cláusula de rescisão na ordem dos 30 milhões de euros.
Ao que tudo indica vão seguir-se Miguel Veloso, Nani e João Moutinho que segundo a imprensa desportiva já têm tudo acertado com a SAD, faltando apenas o respectivo vinculo para ser oficial. Ambos terão um considerável aumento salarial, sendo que Moutinho atingirá valores superiores passando a ser dos mais bens remunerados do plantel, o que diga-se é perfeitamento justo e merecido. Os contratos devem passar a vigorar até 2012 ou 2013 e terão cláusulas de rescisão semelhantes, na ordem dos 30/35 milhões de euros.
Tonel e Tello também estão na lista, o 1º tem tudo praticamento acertado até porque o contrato só acaba no final da próxima época, mas o jogador aufere o mesmo que quando jogava no Maritimo, e face às boas exibições que inclusive fizeram com que atingisse o estatuto de internacional A, irá ser recompensado financeiramente e vendo o seu contrato extendido até pelo menos 2010. Já Rodrigo Tello termina contrato na final da época, mas parece finalmente justificar o seu investimento, estando a realizar a melhor época de sempre em Portugal, ao que parece já foi abordado nesse sentido e não deve demorar a acertar a renovação.
Estes são os elementos considerados prioritários pela SAD, mas segundo "A Bola" também Custódio, Miguel Garcia e Tiago serão brevemente alvos desse processo, o que na minha opinião não se justifica, Tiago é um jogador bem pago e não justifica, para além de poder facilmente substituido. Já M. Garcia e Custódio não têm qualidade para fazer parte de um Sporting que se pretende cada vez maior, dai que possivel venda era vista com bons olhos.
Para confirmar em breve.
Saudações Leoninas.

22/12/06

A todos um bom Natal...

Quem diz a verdade?

Os dois jornais desportivos de maior tiragem no país trazem as ultimas sobre o assunto Rochemback.

A Bola diz que após uma conversa com o técnico, Roca foi autorizado a "tratar" do seu futuro, estando o Boro à espera de um contacto do Sporting para iniciar as negociações.

O Record diz precisamente o contrário, que após a conversa com o técnico, foi transmitido ao jogador que conta com ele e não abre mão do talento, até porque o clube tenta colocar no mercado alguns ateletas mais velhos com o técnico aparentemente não conta.
E agora, quem diz a verdade?

TP: União Madeira - 1 x SPORTING - 3

Uma entrada de leão e o jogo ficou arrumado aos 10".
O Sporting entrou bem no jogo e mostrou enorme eficácia o que fez cair o sonho madeirense logo no 1º minuto, foi um jogo em ritmo de treino onde as diferenças entre ambas as equipas ficaram por demais evidentes. Sem ser preciso acelerar muito o jogo, os leões chegaram ao intervalo a vencer por 3-0, encarando a 2ª metade em ritmo de passeio e já com o pensamento nas férias e na próxima eliminatória da taça.
O jogo serviu essencialmente para dar minutos a alguns elementos menos rodados, e nesse capitulo Farnerud esteve acima dos restantes, realizou um bom jogo e assinou um bonito golo num remate à entrada da área. Os restantes golos foram apontados por Moutinho num remate cruzado dentro da área e por Tello na cobrança de um livre directo.
Agora é aguadar pelo sorteio e que venha o próximo...
Saudações Leoninas.
PS - Mais uma vez fomos prejudicados pela arbitragem... mais uma grande penalidade por marcar, cujo jogador seria expulso mais tarde, e uma expulsão bastante "forçada" a Rodrigo Tello. Nada de anormal portanto...

21/12/06

De saida...?

Carlos Martins ficou novamente fora dos convocados por "alegadamente" sentir dores musculares e ter receio de jogar na Madeira, não deixa de ser estranho depois de ter treinado normalmente toda a semana.
Na conferência de inprensa que antecede o jogo, Paulo Bento lançou alguns avisos ao jogador: "só ficam no plantel os jogadores que queiram. Isso é muito importante. Aqueles que quiserem vir para a guerra montam-se nas minhas costas, os que não quiserem, não há problema. Tenho 23 jogadores, mas, se ficar com 22, tudo bem. É com esses que contamos".
Para resumir todo este mistério basta ver a resposta de Paulo Bento a uma pergunta colocada por um jonalista:
"É verdade que há uma diferença grande entre aquilo que ele tem feito e o potencial que possui?
É, por isso é que joga menos vezes."
Mais palavra para quê...

20/12/06

Futsal: Sp. Pombal - 5 x SPORTING - 2

O Sporting sofreu a segunda derrota consecutiva no "Nacional" da I Divisão, ao perder, na noite de terça-feira, no Pavilhão do Instituto D. João V, ante o Sporting de Pombal, por 5-2 (1-1 ao intervalo), no jogo em atraso da décima jornada. Pela primeira vez nas últimas quatro épocas, os "leões" averbaram dois reveses seguidos, descendo, por isso, para o terceiro lugar da classificação, com 27 pontos, a um dos líderes Benfica e Fundação Jorge Antunes.
Para o insucesso no embate desta noite contribuiu, sobremaneira, as limitações verificadas na equipa campeã nacional. Bibi e Deo continuam lesionados e Nenê cunpre um jogo de castigo em virtude de ter sido admoestado com o cartão vermelho na partida com o Fundão. Mesmo assim, os "leões" foram a formação mais rematadora e a que criou maior número de oportunidades de golo, pecando, no entanto, por alguma inépcia na finalização, nomeadamente em lances de 2x1 e 3x1. O que não aconteceu com os visitados, cujos segundo e terceiro golos nasceram de superioridade numérica. Com o resultado em 1-3, Paulo Fernandes recorreu à utilização do guarda-redes avançado, estratégia, no entanto, pouco lucrativa. Davi, na transformação de um livre de dez metros, ainda reduziu, mas duas percas de bola numa situação de risco possibilitaram aos visitados colocar o resultado numa expressão numérica excessivamente injusta para os "leões". O Sporting de Pombal teve mérito na conquista do triunfo; porém, não jogou o suficiente – nem de perto nem de longe – para ganhar por três golos à maior.

18/12/06

Futebol Formação


Iniciados:
SPORTING - 15 x Casa Pia - 0

Juvenis:
SPORTING - 1 x Odivelas - 0

Juniores:
SPORTING - 4 x Lusitano V.R.S.A. - 0

Futsal: SPORTING - 3 x Fundão - 4

Ao fim de dez jogos, o Sporting perdeu a invencibilidade no "Nacional" da I Divisão, ao ser derrotado, na tarde de sábado, no Pavilhão Paz e Amizade, frente ao Fundão, por 4-3 (1-1 ao intervalo). Um resultado que tem tanto de surpreendente como de injusto. Apesar de não terem podido contar com a colaboração de Bibi e Deo – ambos lesionados – e de Evandro – (outra unidade nuclear na estratégia da equipa – só ter sido utilizado na segunda parte em virtude de não estar fisicamente a cem por cento, os "leões" jogaram o suficiente para chegarem ao epílogo do confronto com os três pontos do triunfo na sua posse. Todavia, o domínio dos acontecimentos acabou por não se materializar em golos. Umas vezes, devido à grande exibição do guarda-redes Bruno Tavares. Outras, porque os muitos remates desferidos esbarraram, estrondosamente, na madeira da baliza adversária. Diremos que os campeões nacionais batalharam, batalharam, mas não lograram derrubar o "muro" colocado pela formação da Beira Baixa, a qual demonstrou, desde o dealbar da partida, a razão de ser das suas intenções: defender, defender e explorar o contra-ataque.
Por outro lado, a arbitragem de Pedro Peixoto e Paulo Macau foi simplesmente deplorável. Uma dupla sem classe, desprovida de qualidade para militar no quadro principal da modalidade e que prejudicou, sobremaneira, no âmbito disciplinar, o Sporting, carregando com faltas os pupilos de Paulo Fernandes e expulsando (duplo amarelo) o "pivot" Nenê. Mais uma baixa importante para a partida em atraso a disputar terça-feira, no burgo do Sporting de Pombal.

17/12/06

SPORTING - 1 x Académica - 0

Vitória justissima, mas era preciso esperar pelo apito final para a confirmação?
O Sporting entrou muito bem no jogo e fez uma 1ª parte de muito bom nivel, criando inúmeras ocasiões claras de golo, controlando o jogo na sua quase totalidade, não permitindo à Académica sair em contra ataque, nem criar qualquer situação digna de registo. O meio campo do Sporting exibiu-se ao melhor nivel sobretudo na primeira meia hora.
Na 2ª parte o jogo foi mais equilibrado, a Académica atacou mais, sem contudo criar grande perigo, e o Sporting criava lances de golo, não marcou e acabou o jogo com alguma intranquilidade fruto do resultado pela margem minima.
Resumindo foi uma vitória justa, que pelas oportunidades peca por escassa e perante tamanho caudal ofensivo não merecia ser tão curta, permitindo ao adversário acreditar até ao final.
Destaques:
Tello - Um dos melhores em campo, continua a mostrar-se em grande forma. Bem a defender, enorme a atacar, fez um cruzamento milimétrico para Liedson que merecia golo entre outros lances bem desenhados;
M. Veloso - Excelente exibição, o melhor da defesa e bem a criar desiquilibrios no ataque. Jogador maduro e que sabe o que faz. Prova que campo que merece a titularidade;
Moutinho - Muito macassacrado, não esteve tão influente como é habitual, precisa de descansar claramente;
Liedson - Como não podia deixar de ser, o Levezinho voltou aos golos e a mostrar que não esqueceu. Esteve um pouco perdulário é certo, mas mostrou que o 31 está de volta e resolveu...
Relvado - Péssimo, não há volta a dar, a sua substituição é imprescindivél. Aguentou os primeiros minutos mas logo deu mostras de que não serve para uma equipa candidata ao titulo. A bem da equipa e do Sporting mude-se o tapete e já;
Público - Uma palavra para todos aqueles que foram ao estádio e apoiaram a equipa. Grande assistência na festa de Natal de todos os sportinguistas, com grande afluência dos núcleos espalhados pelo país. São benvindas mais iniciativas deste género;
Nota Final:
Bruno Paixão - Esteve ao seu nível (sobretudo nos jogos do Sporting)... uma vergonha. Como é possivel deixar passar 2 grandes penalidades em claro quando se encontrava perto dos lances? Como é possivel permitir entradas violentissimas de jogadores da Académica sem mostrar sequer um cartão amarelo? Não contente, nos últimos minutos alargou o critério e deixou jogar...faltas não existiam a favor do Sporting, conseguiu empurrar a equipa para trás. Muito mau.
Depois da Madeira nova arbitragem habilidosa deste senhor...

14/12/06

Foi há 20 anos

Noite mágica em Alvalade.
14 de Dezembro de 1986, imortalizado como o dia dos 7 a 1, foi lindo, lindo...
Quase todo o estádio em apoteose perante tamanho massacre, quase porque um reduzido número de adeptos do benfas se "aqueciam" queimando bandeiras e cachecois.
Sporting sempre

13/12/06

Bom de mais para ser verdade...ou talvez não!!!

Este seria real e verdadeiramente um reforço para o Sporting, mas confesso que tenho muitas dúvidas que tal seja possivel. Os cofres de Alvalade não estão recheados, pelo que a vontade mútua não chegará, mas quem sabe um empréstimo, ou uma compra a longo prazo.
O pai fez uma declaração que a ser verdade vamos ter reforço: «Entre o Fábio e o Sporting está tudo acertado, agora falta só o acordo entre os clubes. Há 99.99% de possibilidades de o Fábio regressar a Lisboa.Não posso revelar os promenores do acordo, mas o Sporting quer o Fábio, e o meu filho quer jogar de novo em Alvalade.Ele está feliz da vida, porque pode voltar a um clube onde é idolo e a uma cidade que adora.»
Espero que desta vez os nossos dirigentes nos surprendam...
Força Sporting.

12/12/06

Na voz de um Campeão do Mundo

Excertos de uma entrevista de Marco Materazzi ao Correio Sport na qual João Moutinho recebe os maiores elogios do internacional italiano.
"...
– Se pudesse escolher um defesa-central português para jogar a seu lado quem seria?
– É injusto fazer uma escolha dessas, não posso fazê-lo. Há muitos bons centrais portugueses. [Ricardo] Carvalho, [Jorge] Andrade, Couto, são todos excelentes.
– E desta geração mais jovem, destaca alguém?
– Também gosto muito do Cristiano Ronaldo. Vai ser grande, tem tudo para o ser. Já joga há alguns anos no patamar mais alto do futebol e continua a crescer. Só espero que esteja num dia mau quando jogar contra o Inter. Este ano jogámos contra o Sporting e gostei bastante de outro jovem futebolista
– O Nani?
– Não, um do meio-campo, o João Moutinho. Confesso que não o conhecia, mas fiquei fascinado. Tão jovem e já um patrão de uma equipa como o Sporting. Dá tudo em campo, tem visão de jogo, técnica, fiquei visivelmente encantado com ele. Tenho a certeza de que será uma mais-valia para Portugal nos próximos anos e para qualquer outra equipa onde jogar.
– Mas é de Nani que se fala para poder vir a representar o Inter .
– Sim, já ouvi rumores. É um jogador diferente de Moutinho, é mais explosivo, tem também grande valor. Se vier para cá será bem-vindo, assim como qualquer outro jogador. E como um dos mais velhos do plantel estou pronto para ajudar os mais jovens.
– O Sporting entrou na sua vida há uns bons anos.
– Em 1999, foi quando o meu pai (Giuseppe Materazzi) foi treinar para lá. Esteve pouco tempo, mas é evidente que o Sporting ficará para sempre ligado à nossa família. O meu pai, de vez em quando, também se recorda desses tempos.
– É verdade que poderia ter ido com ele para Alvalade?
– Na altura tinha acabado de sair de uma experiência em Inglaterra, com o Everton, e depois rumei ao Perugia. O meu pai então falou comigo, mostrei que poderia ser uma hipótese a estudar, mas depois não passou daí até porque o meu pai saiu de Portugal logo no início da temporada."

11/12/06

Futebol Formação


Iniciados:
SPORTING - 3 x Odivelas - 0

Juvenis:
Loures - 0 x SPORTING - 1

V. Setúbal - 0 x SPORTING - 3

Finalmente um verdadeiro "31"...
Uma boa resposta da equipa depois de uma semana para esquecer, voltamos a apresentar consistência e algum prgmatismo, sem encantar penso que foi uma exibição bem conseguida sobretudo na 1ª parte.
O Sporting apesar de um calafrio inicial entrou bem no jogo e ao contrário do passado recente, desta vez entrou a ganhar, um golo que deu tranquilidade à equipa e a embalou para uma exibição acima da média, onde em largos periodos se viram bons momentos de futebol. O jogo esteve sempre dominado pelos leões sem que o Vitória conseguisse criar qualquer perigo para as redes leoninas, no final o resultado só peca por escasso face às oportunidades desperdiçadas pelos jogadores leoninos.
Foi um jogo que se tornou fácil, em que foi dada uma boa resposta aos últimos "acontecimentos" e em que voltamos a contar com um Liedson a tempo inteiro, seja bem aparecido....
Destaques:
Moutinho - Mais um grande jogo. Apesar dos muitos km que leva e das "porradas" que sofre, é um jogador fundamental;
Tello - Confirma o bom momento de forma, está ligado aos 3 golos do Sporting;
M. Veloso - Grande regresso à titularidade e a mostrar porque deve jogar mais;
Paredes - Fez talvez o melhor jogo de leão ao peito, apesar de o adversário não ter dado muito trabalho, esteve bem a defender e a atacar. Para confirmar nos próximos tempos;
Nani - Na 1ª parte regressou o jogador que todos gostamos e que queremos na equipa, grande jogo. Na 2ª parte misturou o que de bom fez na 1ª com os tiques de vedeta que nos habituou ultimamente e que fazem perder a paciência;
Liedson - O regresso do levezinho com 2 golos à Liedson. Parece que o instinto matador não desapareceu, espero que continue com veia goleadora numa fase decisiva do campeonato.
Saudações LEONINAS!!!

07/12/06

Soltem o rugido...

Mostrem garra e vontade de vencer. Estamos convosco, esperamos que vocês também estejam connosco...

Força Sporting... Sempre!!!

Futsal: Fase de Elite da Uefa Cup

Taça de Portugal

A Federação Portuguesa de Futebol confirmou, esta quinta-feira, a antecipação do União-Sporting, da IV eliminatória da Taça de Portugal, para as 18 horas do próximo dia 21, no Estádio Nacional.

06/12/06

SPORTING - 1 x Spartak Moscovo - 3

Enorme desilusão...
Quando esperavamos uma reacção e sobretudo uma atitude diferente que mostrasse que o "equivoco" de 6ª feira não passava disso mesmo, fomos comtemplados com mais do mesmo.
A revolta pela eliminação não resulta só pelo que ela de forma directa representa, mas sim pelo que indirectamente ela vai provocar.
Não compreendo o porquê de tanta intranquilidade e tanta insegurança, sobretudo defensivamente que era um dos pontos fortes da equipa e nos últimos 2 jogos desapareceu; não compreendo como uma equipa que fazia da posse de bola e das transições defesa/ataque e ataque/defesa um dos seus pontos fortes, simplesmente deixou de o conseguir; não compreendo como se passa tanto tampo de jogo a "tentar" atacar de forma inconsequente e sem criar lances de perigo; não compreendo como continuamos a não saber anular um lance de contra ataque do adversário em tempo útil e que geralmente resulta em golo; não compreendo o que faziam C. Martins e Farnerud na bancada e Nani e Romagnoli no banco, não seriam os primeiros soluções mais viáveis para o jogo; não compreendo a aposta em Yannick para nº 10 quando ele é verdadeiramente um avançado e não pode nunca actuar naquela posição porque não sabe, não tem caracteristicas e não rende o que pode;
São muitas questões que gostava de perceber e me custam a entender.

Futsal: Fase de Elite da Uefa Cup

05/12/06

Força Leões

Falta menos de 1 hora para a 1ª final da época. A passagem à Taça Uefa é o minimo que podemos alcançar nesta altura, mas torna-se obrigatório consegui-lo, porque uma possivel eliminação das competições europeias iria ter consequências na estabilidade conseguida neste último ano. Mas tenho confiança nesta equipa e neste treinador e não foi um jogo mau que vai deitar a perder todo o trabalho até aqui realizado.
Vamos esperar uma vitória convincente, com garra e determinação que orgulhe o nosso clube e todos os adeptos, é preciso acreditar.
Força Grande Sporting.
A minha equipa para hoje:
Ricardo;
M. Garcia, Tonel, Polga e Ronny;
M. Veloso;
Martins, Moutinho e Tello;
Yannick e Liedson;

04/12/06

Futsal: Fase de Elite da Uefa Cup

Futebol Formação

Iniciados:
Loures - 0 x SPORTING - 6

Juvenis:
C. Pontinha - 0 x SPORTING - 1

Juniores:
SPORTING - 4 x Belenenses - 0

SPORTING - 0 x Benfica- 2

Mau demais para ser verdade. Um jogo para esquecer.
É verdade que entramos a perder e que temos razões de queixa do árbitro, mas isso por si só não justifica tão má exibição. O dominio de jogo e a posse de bola nunca passaram em condições do meio campo, não houve esclarecimento por parte da equipa. Houve reacção da equipa é certo, mas sem o minimo descernimento, como é possivel passarmos metade do jogo a bombardear bolas para a área? Foi o chamado "desespero" quando ainda faltavam 75" para o final e entramos no jogo que convinha ao adversário. Ao contrário do jogo, por exemplo, com o Bayern não houve calma suficiente para procurar mudar os acontecimentos, tudo foi feito à pressa e sem pensar.
E como foi possivel sofrer um golo que resultou de um canto a nosso favor, não é suposto estar sempre a defesa em superioridade numérica para anular estes lances? E a estranha passividade de Custódio a estender a passadeira ao Simulão? Como é possivel???
Enfim, um péssimo jogo que esperemos esquecer já na próxima 3ª feira e sobre o qual pouco apetece comentar.
Notas soltas:
- Equipa nervosa e intranquila, um ponto que costuma ser forte e desta vez foi fraquinho, muito fraquinho. Ausência do pragmatismo habitual, facto aproveitado pelo adversário. Provamos o nosso veneno...;
- Nani está claramente a precisar de "arejar", a sua produção é zero;
- Como venho dizendo é urgente a contratação de um n.º 10 e de um avançado em condições, Bueno é um fiasco e por mais minutos que jogue só confirma isso mesmo. Romagnoli joga a espaços e não produz o necessário para uma equipa no nível do Sporting;
- C. Martins é o único que pode criar desiquilibrios no ataque e precisa de ritmo de jogo, não percebo o o seu "encaminhamento" para o banco;
- Não percebo a não inclusão de Miguel Veloso na equipa, é neste momento o melhor trinco da equipa e desde o seu "desaparecimento" a equipa foi perdendo gaz;
- Moutinho não pode ser um pronto socorro todos os dias, é um crime sacrificar tanto talento;
- Jorge Sousa para concluir, para além da não grande penalidade assinalada, deixou que os galinaceos abusassem das paragens de jogo, tudo serviu para queimar minutos perante estranha passividade do árbitro...ou não!!!
Força Sporting, é preciso continuar a acreditar!!!

Futsal: SPORTING - 3 x Braga - 2

O Sporting ao derrotar, na noite de quinta-feira, no Pavilhão Paz e Amizade, o Sporting de Braga, por 3-2 (1-1 ao intervalo), preservou a liderança, invicta, do "Nacional" da I Divisão de futsal. Três pontos dificílimos de assegurar, já que a formação minhota recuperou de 0-1 para 2-1 e só os soberbos golos marcados por Adolfo e Davi evitaram o primeiro desaire dos campeões nacionais no evento número da modalidade.
Os "leões" contabilizaram o dobro dos remates – nomeadamente fora da área – detiveram maior posse de bola, mas o referido domínio revelou-se praticamente estéril. Por um lado, devido aos muitos golos falhados. Por outro, em consequência da boa prestação anotada pelos visitantes, quer a defender, quer na exploração do contra-ataque, demonstrando o emblema arsenalista trazer a lição bem estudada, pois nunca permitiu aos pupilos de Paulo Fernandes explanarem a qualidade que lhes é peculiar. Aceita-se o triunfo dos "leões". Sofrido, é certo, mas merecido, face ao domínio territorial exercido e às muitas oportunidades de golo forjadas. Todavia, é justo destacar a excelente réplica oferecida pelo opositor, o qual jamais deixou de acreditar na hipótese de regressar a casa com um desfecho positivo na bagagem. E se tal tem acontecido ninguém invocar que a verdade desportiva tinha sido desvirtuada. Enfim, desta feita, para os "leões", foi o melhor o resultado do que a exibição.

30/11/06

Liedson: O regresso



Ninguém me tira a ideia que amanhã vamos ter um grande "31"...
Força levezinho!
Força Sporting!

29/11/06

Apito pró derby

Com alguma surpresa foi este o Sr. escolhido para apitar o jogo da próxima 6ª feira, árbitro internacional há pouco mais de 1 ano e sem experiência nestas andanças, vai fazer a sua estreia em clássicos.
Esperemos que o facto de ser do Porto não condicione a sua actuação.

28/11/06

Regresso à Madeira - Parte III

O sorteio da IV Eliminatória da Taça de Portugal ditou o União da Madeira como opositor, será a terceira deslocação à ilha este ano e como tal espera-se a 3ª vitória.
A partida está agendada para o dia 07 de Janeiro e no Estádio dos Barreiros.
O União da Madeira é um "histórico" da ilha, contando com diversas presenças no principal campeonato português. Actualmente militam na 2ª Divisão - Série B, ocupando a 4ª posição a 4 pontos do lider.
Na presente edição da prova os comandados de Miroslav Curcic, eliminaram os vizinhos Caniçal e Machico por 3-0 e 5-1 respectivamente.
Força Sporting, até ao Jamor.
PS: Afinal o União encontra-se sem treinador, poucas horas depois do sorteio, Curcic foi despedido.
PS1: O jogo pode não se realizar na Madeira, o complexo do União não tem condições e as 2 alternativas da ilhas estão "indisponiveis", o Nacional joga em casa e devido a um conflito com o Governo Regional o União não pode utilizar o Estádio dos Barreiros.

27/11/06

Naval - 0 x SPORTING - 1

Vitória dificil mas justa, num jogo pouco atractivo e muitas vezes mal jogado. Valeu pelos 3 pontos.
O Sporting entrou bem no jogo e podia ter marcado cedo no melhor periodo da equipa, não conseguiu e aos poucos foi perdendo fulgor ofensivo e a Naval foi equilibrando os acontecimentos. Aos 25" minutos Liedson perdeu a melhor ocasião de golo do jogo, ao atirar por cima no frente a frente com Taborda. Foi a última oportunidade leonina, depois a Naval apareceu mais solta no ataque e criou 2 boas ocasiões, uma delas bem anulada por Ricardo.
No segundo tempo aconteceu o inverso, a Naval entrou melhor, superiorizou-se ao Sporting em alguns momentos, sem contudo criar lances de perigo, o Sporting perdia o meio campo e denotava algum cansaço. Insatisfeito Paulo Bento mexeu na equipa e fez entrar Romagnoli e Bueno, e o resultado fez-se notar, apesar de não criar grandes lances de perigo, os leões voltaram ao comando do jogo, num ataque final em busca da vitória. Bueno por 2 vezes teve o golo nos pés e na cabeça, mas uma vez mais a azelhice e alguma ineficácia ditaram mais do mesmo. A 15" do fim entrou Ronny, adiantando Tello no terreno, era a última cartada de Paulo Bento na tentativa de chegar ao golo e eis que quando todos já pensavam no empate, um livre transformado em "bomba" por Ronny ditou a vitória leonina.
Uma vez mais ficou demonstrada a importância das bolas paradas no futebol moderno, em 2 jornadas, 2 livres, 2 vitória = 6 pontos.
O futebol apresentado pelo Sporting não foi bonito, mas o objectivo foi cumprido. Como disse Paulo Bento no final "não demos uma grande resposta, mas demos uma boa resposta". A luta continua.
Notas:
- Moutinho abaixo do seu rendimento normal, o cansaço e as muitas pancadas que sofre a fazerem-se notar;
- Preocupante ineficácia ofensiva, com falta de lucidez na hora de decidir e demasiados "adornos" à bola na hora do remate;

Futsal: Odivelas - 2 x SPORTING - 4

O Sporting venceu em Odivelas, por 4-2, em jogo da oitava jornada do nacional de futsal, resultado que lhe permitiu continuar na frente do campeonato.
Venha o próximo.

24/11/06

E agora...?

Depois de todo o espalhafacto público, depois do pseudo ultimato do veigarista, finalmente o Sporting pronunciou-se publicamente sobre o assunto. Soares Franco veio pronunciar-se sobre o caso João Pinto e apresentou factos concretos e que na sua grande maioria provam a interferência no negócio do veigarista.
Alguns factos interessantes:
- A Goodstone é uma sociedade de direito inglesa, registada em Inglaterra. Não é uma nenhuma empresa off-shore;
- Fax da Superfute (empresa de José Veiga), onde a empresa de direito inglês revela que foi representada no processo por José da Silva Veiga, agente da FIFA, que "actuou na qualidade de procurador da Goodstone Consulted Limited";
- Houve três pagamentos. O primeiro a 11 de Agosto, no valor de 400 mil contos, num cheque sobre o Banif, e que foi depositado numa conta da Goodstone no Banco Internacional do Luxemburgo, que hoje se denomina Banco Dexia (curiosamente o mesmo banco que interpôs processos judiciais ao veigarista);
- Os outros pagamentos foram efectuados a 18/4/2001 e 22/2/2002, feitos por transferência bancária para uma conta do Barclays Bank de Londres, em nome da Goodstone. Não houve mais nenhum;
- Em 2005, a Goodstone foi dissolvida, e temos esse documento, onde o jogador João Vieira Pinto informou não ter recebido a totalidade dos créditos, pelo que a Sporting SAD decidiu pagar o que lhe devia como remanescente;
Podem consultar aqui a conferência de imprensa na integra.

23/11/06

Inter Milão - 1 x SPORTING - 0

O sonho acabou, mas é grande o orgulho que tenho nesta equipa, não fomos em nada inferiores à equipa mais galáctica e mais milionária da actualidade, mas uma vez mais a sorte não nos acompanhou. Se o jogo já era dificil, pior ficou com o castigo de Liedson e a lesão de Yannick que provocaram algumas alterações tácticas na equipa, se juntar-mos a isto as lesões de Caneira e Abel são demasiados condicionalismos para uma equipa só.
Aquando do sorteio era quase unanime que o nosso destino seria a luta pela Uefa, é verdade que neste momento é o objectivo, mas para isso os ditos gigantes do futebol europeu Bayern e Inter tiveram de sofrer, mostramos que apesar de não termos os milhões e as "estrelas" que eles possuem, estivemos à altura dos acontecimentos, nunca fomos inferiores a ninguém, perdemos ambos os jogos pela margem minima, somos uma das melhores defesas da prova e com uma pontinha de sorte estariamos nesta altura a comemorar o apuramento. A sorte não quis, vamos lutar pela Uefa e tentar repetir a caminhada de 2005. Saimos da champions, mas caimos de pé.
Quanto ao jogo, não estivemos no nosso melhor, sobretudo ao nivel da posse de bola e das transições defesa-ataque, muito por força das contigências, mas mesmo assim tinhamos o jogo controlado e sofremos o golo numa altura em que a equipa ainda se tentava organizar depois da saida de Abel.
Não tivemos grandes oportunidades para marcar, mas o Inter também não. O jogo ficou decidido na falha que ditou o golo e na maior experiência e maturidade da equipa milanesa. O Sporting apesar da muita vontade, empenho e garra que demonstrou teve poucos argumentos ofensivos para conseguir no minimo o empate.
Notas soltas:
- Tello e Polga novamente em grande, excelente momento de forma, sobretudo o chileno que finalmente se está a afirmar e a mostrar o seu valor;
- Ricardo em bom plano, excelente exibição;
- Relvado em muito mau estado para uma competição deste nivel;
- Árbitro caseiro, qualquer toque à entrada da nossa área era falta, já o contrário... Deixou jogar muito fora das leis, os italianos abusaram de entradas duras perante a sua passividade. A entrada sobre J. Moutinho é no minimo para vermelho.
- Figo não saiu o banco e festejou de forma efusiva o golo da sua equipa. Apesar de já se ouvirem criticas a essa atitude, acho que é perfeitamente normal, é o seu clube, o que lhe paga, não queriam que começasse a chorar e a dizer que tinha sido o pior golo da sua vida....!!!
- Nani de quem tanto se falou nestes dias sobre uma possivel saida para o Inter, entrevistado pelo "jornaleiro" da Sport Tv afirmou que é um sonho jogar num clube destes, mas que se sente bem no sporting. A sua saida no final da época deve ser quase certa (venham os 20 milhões);
Saudações Leoninas

22/11/06

À conquista de San Siro

San Siro, palco de "quase" todas as decisões na caminhada europeia do Sporting 2006/07, quase porque o jogo de hoje pode deixar o apuramento em aberto para qualquer das equipas até à última jornada.
O jogo será muito complicado e aguentar a pressão inicial dos italianos será fundamental, sobretudo em termos animicos e psicológicos, pois o Inter é do tipo de equipas que não reage bem com essa situação e esse é um factor que tem de ser muito bem explorado pela nossa equipa. O Sporting deve por em prática uma das suas grande qualidades, a posse de bola, jogar na zona do meio campo, não concedendo espaços na zona defensiva, onde o Inter é mais forte, e sempre que possivel atacar com eficácia explorando o sector mais frágil do adversário, a defesa. Esta "equipa galáctica" não lida bem com pressão e não consegue jogar em bloco, depende dos individualismos das suas estrelas, o que não deixa de ser preocupante devido à qualidade dos seus jogadores, mas apesar de todos os defeitos que esta equipa italiana apresenta, vai ser necessário um Sporting muito forte para conseguir uma vitória em Itália. Nada é impossivel, é preciso acreditar, temos valor para isso.
Para o jogo de mais logo aposto no seguinte onze:
Ricardo;
Caneira, Tonel, Polga e Tello;
Paredes e Custódio;
Nani, Moutinho e Martins;
Alecsandro;
Boa sorte Sporting, conquistem San Siro.

21/11/06

A caminho de Milão

Estes foram os escolhidos para o jogo decisivo em Milão, o que face a lesões e castigos só Romagnoli ficou em Lisboa. No jogo do tudo ou nada para a continuidade na Champions e onde precisamos de golos é precisamente no sector atacante que residem os maiores problemas com apenas 2 jogadores disponiveis.
Convocados:
Guarda-redes: Ricardo e Rui Patrício.
Defesas: Polga, Ronny, Caneira, Tonel, Miguel Veloso, Miguel Garcia e Abel.
Médios: Tello, Custódio, Paredes, João Moutinho, Farnerud, Carlos Martins, João Alves e Nani.
Avançados: Bueno e Alecsandro.
Frank De Bleeckere foi o árbitro designado pela UEFA para dirigir o Inter-Sporting da próxima quarta-feira, encontro da quinta jornada do Grupo B da Liga dos Campeões. O juiz belga será auxiliado pelos compatriotas Peter Hermans e Mark Simons. De Bleeckere volta a arbitrar um encontro da Liga dos Campeões, depois de ter estado recentemente no Chelsea-Barcelona (esperemos que esteja ao mesmo nível).

20/11/06

Erro humano ou "veigarice"?

Como é possivel transformar uma falta claramente fora da área em grande penalidade? O árbitro está bem posicionado e o jogador madeirense bem fora da área, como é que deixa dúvidas? E o árbitro auxiliar, tava a olhar para onde? Parece que vamos continuar a ter mais do mesmo, a palhaçada mantém-se.

Maritimo - 0 x SPORTING - 1

Uma vitória dificil mas justa num campo complicado contra um adversário moralizado pelo bom campeonato e com um heroi improvável...Rui Patricio.
O Sporting entrou muito bem no jogo e fez uma 1ª parte muito boa, jogando bem, criando várias situações do golo, o triangulo do meio campo, Nani - Moutinho - Martins, encantava e dominava o jogo sem que o Maritimo conseguisse sair do seu meio campo e criar qualquer situação de perigo. Foram 45" ao melhor nivel desta época, faltando apenas o golo.
Na 2ª parte apesar do maior dominio do Sporting, o Maritimo consegui equilibrar um pouco o jogo e subiu no terreno conseguindo criar algumas situações de perigo. No entanto o leões mandavam no jogo e foi com justiça que aos 63" o Sporting chegou ao golo. Tello na cobrança de um livre directo atirou para o fundo das redes, uma execução perfeita de um jogador que transpira tranquilidade.
Após o golo leonino o jogo ficou mais repartido com o Maritimo a tentar o empate e o Sporting a explorar o contra ataque de forma a poder "matar" o jogo. Num desses lances de ataque da equipa madeirense um "equivoco" ou não de Bruno Paixão, transforma um livre claramente fora da área em grande penalidade, mas Rui Patricio fez justiça e defendeu o remate de Kanu, uma estreia em grande do jovem leão.
Até ao final assistiu-se a algumas tentativas maritimistas de alcançar o empate, que não passaram disso mesmo, com o Sporting a controlar claramente o jogo e a fazer alguma gestão de esforços para o embate de Milão.
Uma vitória importante num bom jogo do Sporting que fez o pleno na ilha madeirense.
Análise da equipa:
Rui Patricio - Tornou-se o herói do jogo ao defender a grande penalidade. Começou algo nervoso, o que é perfeitamente normal, mas subiu os niveis de confiança e foi um "gigante" entre os postes. Seguro e muito autoritário no jogo aéreo. Tem futuro;
Abel - Está a atingir a forma que levou à sua contratação. Seguro a defender e bem a apoiar o ataque;
Tonel - Estreia como Internacional, esteve ao seu nivel. Seguro e eficaz;
Polga - Em grande forma, não merecia o "erro" de Bruno Paixão. Não perde um lance e joga com enorme classe;
Tello - Onde andou este anos todos? É um jogador completamente diferente, defende cada vez melhor e sobe cada vez mais no terreno sem receios. Excelente momento corolado com um golo;
Custódio - Bom sentido posicional, resolveu bem todos os problemas e começa a aparecer mais em zonas atacantes. Grande remate no 1º tempo;
J. Moutinho - Na esquerda, no meio, na direita, o talento não sabe jogar mal;
Nani - Bom regreso ao "11". Parece querer voltar a encantar com o seu futebol. Grande disponibilidade. O nó cego aos 29" merecia outro desfecho;
C. Martins - Regressou à equipa e realizou uma grande 1ª parte. Rematou, desmarcou, fez jogar... foi desaparecendo no 2º tempo. Fisicamente ainda não está no melhor.
Bueno - Ineficaz, claramente o elo mais fraco. Corre e batalha bastante mas a sua produção para a equipa traduz-se em...nada;
Liedson - Apesar de continuar a não acertar no golo, mais uma vez ficou demonstrada a sua utilidade e disponibilidade para a equipa. Parece-me mais solto e mais dinâmico, em breve estará no seu melhor;
Paredes - Ajudou a dar solidez à equipa;
Alecsandro - Incomodou fisicamente a defesa madeirense e segurou bem a bola;
Caneira - Não tocou na bola.

Futebol Formação


Iniciado:
SPORTING - 8 x Corroios - 0

Juvenis:
Cade - 0 x SPORTING - 2

17/11/06

Alienação de património não desportivo

O Conselho Leonino aprovou ontem por larga maioria (49 votos a favor contra 4 votos contra e 5 abstenções) a alienação do património não desportivo do Sporting, naquela que era a ideia base do programa eleitoral de Filipe Soares Franco.
Esta decisão vai permitir ao clube um encaixe superior a 50 milhões de euros que irão ser canalizados para o abatimento do passivo do Sporting, bem como para a amortização de juros a que o clube está obrigado. As entidades compradoras são a Silcoge e o Deutch Bank, a 1ª uma entidade 100% nacional com uma vasta experiência na área da promoção imobiliária, a 2ª um banco que dispensa apresentações.
Penso que é um bom negócio para o Sporting que consegue aquilo que no imediato era mais necessário, reduzir o passivo, ficando com opção de re-compra no futuro de todos imóveis e assegurando ainda um piso no edificio sede, bem como a loja no alvaláxia.
Aqui podem ler-se na integra as declarações do Presidente da Assembleia Geral, Rogério Alves.

16/11/06

Parabéns Internacional

Esta Internacionalização pela Selecção A é um prémio merecido e muito justo que apenas peca por tardio. Parabéns Tonel.

Futsal Leonino em destaque

O futsal do Sporting está hoje em destaque no site da Uefa. O artigo tece vários elogios à equipa técnica e jogadores, apontando mesmo o Sporting como um dos candidatos à Final Four da Uefa Futsal Cup. Consultar o artigo na integra aqui.

Força Sporting!!!

15/11/06

E porque não...Niculae?

Numa altura em que a reabertura do mercado de transferência já está próxima, a "guerra" por jogadores começou...o nome de Marius Niculae tem vindo a ser noticias nos últimos dias, primeiro porque se encontra sem clube e segundo porque pelo que conta o seu destino provável será Portugal onde tem propostas de 3/4 clubes, sendo o Setúbal assumidamente um deles.
Sendo que o Sporting procura um avançado para reforçar a equipa em Dezembro porque não Niculae? Foi um jogador que deixou "marcas" em Alvalade, apesar de algum infortúnio, mostrou qualidades. É um jogador a custo zero, logo dentro da politica rigorosa da SAD. Não necessita de adaptação, nem ao país, nem à lingua. Em caso de acordo, teria sensivelmente 1 mês para apurar a forma fisica e estaria desde logo pronto a entrar em acção assim que fosse possivel. E fundamentalmente porque é inquestionávelmente melhor que Bueno e em nada inferior a Alecsandro. Porque não...?
Saudações Leoninas.

14/11/06

O "Novo" Jornal do Sporting

O jornal de clubes mais antigo da Europa, pretende ser o jornal, de clubes europeus, com mais assinantes. Para tal, a partir de hoje o jornal Sporting tem um novo grafismo, que pretende ser, sobretudo, mais apelativo. O objectivo é claro, ser o jornal de referência dos sportinguistas.
Aqui fica a 1ª edição do jornal do Sporting de 31 de Março de 1922 (foto ofensiva1906).

13/11/06

Futsal: SPORTING - 8 x Boavista - 0


O Sporting venceu o Boavista por 8-0 na abertura da 7ª Jornada do Campeonato Nacional.
Os leões efectuaram uma exibição segura e consistente perante uma adversário que se apresentou em Loures a jogar o jogo pelo jogo, de uma forma aberta.

Os campeões nacionais demonstraram a habitual eficácia e não deram a mínima veleidade a um adversário combativo e que tal tenha até merecido pelo menos o golo de "honra" por tudo o que vez durante os 40 minutos.
Destaque ainda para o "Fair Play" deste jogo, pois a dupla de árbitros vinda de Aveiro nem um cartão exibiu, tal foi a correcção do jogo.

Futebol Formação

Iniciados:
Barreirense - 0 x SPORTING - 2

Juvenis:
SPORTING - 2 x Alverca - 2

Juniores:
SPORTING - 6 x Alverca - 1

10/11/06

De dispensado a fundamental

Segundo as últimas noticias o Valência tenta o regresso de Caneira já em Janeiro depois do seu plantel ter sido atingido por várias lesões. No entanto esta tentativa de "resgate" não passará disso mesmo, 1º porque isso só poderia acontecer mediante o consentimento do Sporting, cujo contrato tem uma cláusula que permite o seu regresso a Valência mas unicamente no final da época, o que me parece praticamente impossivel, 2º porque é um dos jogadores fundamentais da equipa e 3º porque Paulo Bento não iria abdicar de uma aposta pessoal e do único jogador solicitado por ele.
É curioso que num espaço tão curto, Caneira foi dispensado por Quique Flores de forma quase "humilhante" e agora praticamente que "implora" o seu regresso ao clube... O futebol tem destas coisas!!!

Calendário da Uefa Futsal Cup

A UEFA já divulgou o calendário do grupo B da fase de elite da Uefa Futsal Cup, que se joga em Moscovo de 4 a 8 de Dezembro. Os leões estreiam-se na prova frente ao campeão romeno, o Cip Deva.
04/12/2006
16h30 Sporting - CIP Deva
19h00 Dínamo Moscovo - Shaktar Donetsk
05/12/2006
16h30 Shakter Donetsk - Sporting
19h00 Dínamo Moscovo - CIP Deva
07/12/2006
16h30 Shakter Donetsk - CIP Deva
19h00 Sporting - Dínamo Moscovo
(Hora local + 3 que em Portugal Continental) Os jogos disputam-se no Pavilhão Olympic Centre Luzhniki, em Moscovo.

09/11/06

Finalmente a Selecção

Esta noticia só vem com pelo menos 6 meses de atraso, mas...vale mais tarde do que nunca. Tonel foi finalmente chamado por Scolari para a Selecção, algo que devia ter acontecido antes do Mundial, mas a teimosia do seleccionador não deixou. Foram precisos 2 "fifias" de Ricardo Costa (na Finlândia) e de Ricardo Rocha (na Polónia), um empate e uma derrota para tal acontecer. No entanto devem ser poucas as hipóteses de se estrear na 4ª Feira, mas pelo menos já tem o nome inscrito na lista reservado do brasileiro.
Leões na Selecção A:
Ricardo; Tonel; Carlos Martins; João Moutinho;
Leoões na Selecção de Sub21:
Miguel Veloso; Nani; Yannick;

07/11/06

SPORTING - 3 x Braga - 0

Foi uma vitória tranquila, num jogo nem sempre bem jogado, onde ficou mais uma vez demonstrado que o grande problema do Sporting é o último passe, a falta de um "n.º 10" que crie desiquilibrios no último terço e faça o passe decisivo. Na minha opinião Yannick não é esse jogador, apesar de criar alguns bons movimentos sobretudo devido á sua velocidade, neste momento penso que a solução passa por João Moutinho ou Carlos Martins, Moutinho joga bem em qualquer posição, mas rende muito mais no apoio aos avançados onde solta mais a sua criatividade. Já Carlos Martins tem todas as caracteristicas do jogador que é necessário, mas depois de ter arrancado em grande plano, a lesão ao serviço da selecção deitou tudo a perder, é necessário que ganhe ritmo e confiança, mas sobretudo que tenha a cabeça no lugar.
Quanto ao jogo de ontem, quem esperava um jogo dificil e equilibrado, enganou-se. O Sporting entrou bem, dominou, controlou, geriu o jogo como quis, o Braga não dispos de qualquer ocasião de perigo, e se a memória não me trai, penso que o Ricardo não fez qualquer defesa. Para quem vinha lutar pelos 3 pontos, jogar olhos nos olhos e blá, blá, blá... no minimo o que posso dizer é que foram muito "tenrinhos", e a eterna desculpa do cansaço provocado pelo jogo a meio da semana já chateia, os jogadores do Sporting têm de certeza bem mais jogos acumulados, não?
O Sporting entrou determinado a vencer e aos 12" fez o 1º golo através de...Luis Filipe na própria baliza, sem conseguir reagir o Braga viu pouco depois Tonel cabeçear ao poste, para aos 32" na sequência de um canto Ném pressionado por Alecsandro fazer novo auto golo e aumentar para 2-0.
No segundo tempo o Sporting limitou-se a controlar e a gerir o jogo, saindo rapidamento para o ataque e criando alguns lances de perigo. Aos 62" e na sequência de novo canto apontado por Tello, Alecsandro foi recompensado finalmente com o golo, depois de ter estado perto nos 2 primeiros. Até ao final foi um jogo sem grande interesse, destacando-se a expulsão de Nem num lance em que Liedson ficava isolado e o "espectáculo" dado por Paulo Santos, 1º provocando Yannick e depois a claque leonina, esteve bastante mal nesse episódio, mas no final soube reconhecer e pedir desculpas.
Resumindo, foi um jogo fácil e tranquilo, onde a sorte que tem faltado parece estar a aparecer, de realçar os lances de bola parada, onde me parece haver trabalho de casa e que resultaram em 2 golos e 1 bola no poste.
Apesar da equipa ter funcionado no seu colectivo, é importante referir que Tello está num super momento de forma e parece finalmente mostrar o seu valor, que grandes arrancadas fez ontem pelo lado esquerdo... espero que seja para manter, Alecsandro foi fundamental, esteve nos 3 golos e Farnerud que mostrou bons promenores enquanto teve "pernas" para isso.
Saudações Leoninas.

06/11/06

Hoje há bola

Futsal: Módicus - 2 x SPORTING - 4

O Sporting venceu ontem o MODICUS por 4-2 e segue assim invicto na liderança do Campeonato Nacional, a par com a Fundação Jorge Antunes.
O Sporting entrou bem no jogo e com vontade de cedo resolver a contenda a seu favor.
Chiquinho aos 4 e 8 minutos colocou os leões em vantagem.
Adolfo ainda antes do intervalo aumentou para 3-0.
Na segunda parte os leões entraram algo "adormecidos" no encontro, o que permitiu a resposta adversária, com dois golos, que colocou os Campeões Nacionais com a vantagem mínima no marcador, mas aos 37 minutos, Davi marcou mais um golo com a camisola verde e branca e sentenciou definitivamente o encontro.

Futebol Formação

Iniciados:
Benfica - 1 x SPORTING - 1

Juvenis:
Belenenses - 0 x SPORTING - 3

Juniores:
V. Setubal -0 x SPORTING - 5

Futsal: Fase de Elite da Uefa Cup

Resultado Completo do sorteio:
GRUPO A: (joga em Itália)
- Interviú Boomerang (ESP)
- Arzignano Grifo C/5 (ITA)
- MNK Split (CRO)
- CC LKW Jistebník (CZE)

GRUPO B: (joga-se na Russia)
- MFK Dinamo Moscow (RUS)
- Sporting Clube de Portugal (POR)
- Shaktar Donetsk (UKR)
- CIP Deva (ROU)

GRUPO C: (joga-se na Polonia)
- Action 21 Charleroi (BEL)
- KMF Marbo Beograd (SRB)
- Araz Naxçivan (AZE)
- Clearex Chorzów (POL)

GRUPO D: (joga-se na Hungria)
- El Pozo Murcia (ESP)
- Dorozhnik Minsk (BLR)
- Gödöllöi Futsal Klub (HUN)
- Kairat Almaty (KAZ)

Os Grupos desta Fase de Elite disputam-se entre os dia 4 e 10 de Dezembro.

02/11/06

Estádios sujeitos a IMI

Apesar das inumeras vozes que já se fizeram ouvir em relação a esta matéria, o facto é que decorrente da aprovação do Orçamento de Estado para 2007 esta medida já se encontra abrangida pelo Código do IMI, faltando o fisco proceder à avaliação dos respectivos imóveis, o que ainda não sucedeu devido à necessidade que há em separar o complexo desportivo (relvado e bancadas adjacentes) do Estádio propriamente dito (onde se englobam as lojas e os parques de estacionamento).
Perante este cenário, o mais provável é que esta medida avance mesmo, deixando os clubes ainda mais individados, sendo que a grande maioria não terá grandes condições para manter as portas abertas. Os mais prejudicados serão os clubes "grandes" e o Boavista, uma vez que a grande maioria dos estádios são municipais e não faria qualquer sentido o Governo atribuir estas receitas aos municipios, para depois os municipios pagaram um imposto de algo que lhes pertence, ou será que faz?
Onde entra agora o acordo feito entre os clubes e o Estado aquando da construção dos estádios para o Euro 2004, em que ficariam isentos de imposto por se tratar de um esforço conjunto, em que o grande beneficiado seria o Estado e o País? Resolveu o Governo na altura dar com uma mão para agora tirar com as duas?
E o Estádio Nacional que é pertença do governo? Vai prestar contas a alguém ou fica isento por ser património estatal, como aliás são a quase totalidade dos imóveis que irão ser sujeitos a tributação?
Não se trata de a lei ser correcta ou não, trata-se sim de uma lei injusta, com 2 pesos e 2 medidas que atinge unicamente 4/5 clubes quando existem muitos mais passiveis de tal acção.

Futsal: SPORTING - 4 x Alpendorada - 0

O Sporting soma e segue no campeonato, 5 vitórias em outros tantos jogos. Venha o próximo.

01/11/06

Bayern - 0 x SPORTING - 0

A maldição do ferro...
Mais uma vez não fomos felizes. O Sporting fez um bom jogo, dominou o Bayern no seu estádio, teve boas oportunidades para marcar, demonstrou que a defesa apenas teve um dia mau em Aveiro, faltou o golo.
O Sporting teve sempre o comando do jogo, desenhava alguns bons lances ofensivos, mas pecou no último passe, este foi na minha opinião o grande défice leonino na Allianz Arena, a equipa jogava bem, mas na altura de fazer o passe decisivo não esteve inspirada, algumas vezes por inoperância, outras anuladas pela defesa alemã, Van Buyten teve 2/3 cortes que causariam no minimo grandes problemas à sua equipa.
A defesa voltou a estar em grande plano, de destacar Polga que é sem dúvida o melhor, pelos cortes de cortar a respiração, pela segurança, pela autoridade e também pela ambição (que grande jogada já nos descontos, não aproveitada por Alecsandro), mas também Tello que finalmente começa a justificar o seu valor, ontem fez mais uma boa exibição e não se inibiu de atacar sempre que pode, criando alguns desiquilibrios na defesa germânica, está bastante diferente, para melhor.
De realçar ainda a boa exibição de Custódio e Ricardo, mas sobretudo João Moutinho, para mim e quase todos, o melhor em campo. É claramente o jogador mais regular a actuar em Portugal, é sem dúvida o melhor jogador do Sporting, nunca joga mal.
No geral talvez o resultado seja justo, apesar de ficar uma sensação que podiamos ter ido mais além e a haver um vencedor teriamos de ser nós. Demonstramos mais uma vez que temos equipa para lutar com qualquer uma, agora vamos aguardar por Milão e ver qual será o nosso futuro nas competições na Uefa.
Força grande Sporting.

31/10/06

É hoje o dia D

Hoje, 19.45h, Allianz Arena. O Jogo do quase tudo ou do quase nada.
O Sporting joga mais logo uma carta importante na classificação final e na sua qualificação para a fase seguinte da Champions League. O outro jogo do grupo também terá uma atenção especial e quando entrar em campo o nosso Sporting já saberá o desfecho dessa partida.
Paulo Bento convocou os mesmo jogadores que levou a Aveiro, mas a equipa inicial deve surgir com alguma alterações, Caneira vai regressar à defesa e Yannick deve ser o campanheiro de Liedson no ataque, mas será no meio campo que surjem maiores duvidas, Moutinho é o único intocável, sendo provável a inclusão de Carlos Martins, Nani e Cústódio.
Na minha opinião o Sporting devia alinhar com Ricardo; Caneira, Polga, Tonel e Tello; Miguel Veloso, Moutinho, Nani e Carlos Martins; Liedson e Yannick; mas com algumas alterações tácticas, Moutinho jogaria no meio a apoiar Veloso e Yannick jogaria um pouco atrás de Liedson de forma a apoiar o centro do terreno e a criar desiquilibrios de trás para a frente, explorando a velocidade. Este seria o meu onze, mas independentemente da equipa que jogar será necessária outra atitude, outra concentração e muito rigor para podermos vencer o Bayern. É dificil, mas muito possivel.
Uma vitória deixaria-nos com um pé na 2ª fase, mas penso que um empate também não será mau resultado, até porque o jogo decisivo vai ser em Milão.
Vamos esperar que o Spartak dê uma ajudinha e o Sporting faça um bom resultado, é preciso acreditar e como disse o Paulo Bento na conferência "O que não nos mata torna-nos mais fortes". Vamos a eles.
Força Sporting.