31/10/06

É hoje o dia D

Hoje, 19.45h, Allianz Arena. O Jogo do quase tudo ou do quase nada.
O Sporting joga mais logo uma carta importante na classificação final e na sua qualificação para a fase seguinte da Champions League. O outro jogo do grupo também terá uma atenção especial e quando entrar em campo o nosso Sporting já saberá o desfecho dessa partida.
Paulo Bento convocou os mesmo jogadores que levou a Aveiro, mas a equipa inicial deve surgir com alguma alterações, Caneira vai regressar à defesa e Yannick deve ser o campanheiro de Liedson no ataque, mas será no meio campo que surjem maiores duvidas, Moutinho é o único intocável, sendo provável a inclusão de Carlos Martins, Nani e Cústódio.
Na minha opinião o Sporting devia alinhar com Ricardo; Caneira, Polga, Tonel e Tello; Miguel Veloso, Moutinho, Nani e Carlos Martins; Liedson e Yannick; mas com algumas alterações tácticas, Moutinho jogaria no meio a apoiar Veloso e Yannick jogaria um pouco atrás de Liedson de forma a apoiar o centro do terreno e a criar desiquilibrios de trás para a frente, explorando a velocidade. Este seria o meu onze, mas independentemente da equipa que jogar será necessária outra atitude, outra concentração e muito rigor para podermos vencer o Bayern. É dificil, mas muito possivel.
Uma vitória deixaria-nos com um pé na 2ª fase, mas penso que um empate também não será mau resultado, até porque o jogo decisivo vai ser em Milão.
Vamos esperar que o Spartak dê uma ajudinha e o Sporting faça um bom resultado, é preciso acreditar e como disse o Paulo Bento na conferência "O que não nos mata torna-nos mais fortes". Vamos a eles.
Força Sporting.

30/10/06

Futsal: SPORTING - 7 x Olivais - 3

O Sporting continua 100% vitorioso e carimbou esta tarde mais uma vitória, ao golear em Loures ao Olivais por 7-3.

Futebol Formação

28 de Outubro de 2006
Iniciados:
Belenenses - 0 x SPORTING - 0

Juniores:
Nacional - 0 x SPORTING - 1

01 de Novembro de 2006
Juniores:
SPORTING - 3 x Oeiras - 0

Beira Mar - 3 x SPORTING - 3

Como foi possivel sofrermos 3 golos da mesma forma!!!
Ao contrário do habitual, o sector atacante funcionou em pleno (no capitulo da finalização), mas desta vez o sector defensivo resolveu não aparecer, teve falhas imperdoáveis e revelou-se demasiado intranquilo desde cedo.
O jogo já se antevia dificil porque a classificação do opositor não espelha o valor da equipa, mas a dada altura e depois do mais dificil que foi virar o resultado, o Sporting tinha tudo para segurar a vitória. Foi de uma enorme frustração este empate, não que seja justo ou injusto, mas pela forma como sofremos os golos, e pela estranha apatia verificada defensivamento sobretudo nos lances de bola parada. Vamos acreditar que foi um dia menos bom, e que o futuro será bem melhor.
Outra grande desilusão foi Romagnoli, que é feito do jogador que efectuou uma excelente pré-temporada!!!, é claramente uma carta a menos neste momento. No plano inverso surgiu Carlos Martins que fez uma grande 2ª parte, embora fique um senão no lance que podia ter feito o 2-4 já nos descontos, talvez o remate tivesse sido a melhor escolha, talves se falhasse agora se dizia que devia ter passado a bola, a dúvida irá permanecer...
Antes de terminar, vou felicitar o Liedson pelos 100 jogos de leão ao peito e pelo regresso aos golos (como já tinha previsto) que irão ser decisivos.
O Sporting perdeu 2 pontos em Aveiro por responsabilidade própria, a equipa tem de ser mais madura e matreira em algumas ocasiões. Espero que não se repita.
Força Sporting.

27/10/06

O regresso...

Optimista e confiante. O levezinho celebra hoje o centésimo jogo na Liga Portuguesa e estou com uma enorme fé que vai fazer um grande jogo e voltar aos golos, a única coisa que lhe tem faltado neste inicio de temporada.
Liedson é um jogador importantissimo no Sporting, pelo empenho, pela que joga, pelo respeito que provoca no adversário, vai ser fundamental rumo ao titulo. Espero que fique mais por mais 100 jogos, no minimo.
Daqui a poucas horas Liedson vai resolver...
Saudações Leoninas e Força Sporting.

26/10/06

Beira Mar vs SPORTING

É já amanhã que o Sporting se desloca a Aveiro, num jogo que esperamos complicado pela situação aflitiva do adversário e porque o futebol que exibe merecia mais uns pontos na tabela. De qualquer forma é um jogo de resultado único, só uma vitória permite isolarmo-nos no 1º lugar, esquecer a má sorte da última semana e assistirmos ao jogos dos "outros" de forma confortável.
Paulo Bento fez apenas uma alteração na convocatória, chamou Abel para o lugar de Miguel Garcia, num jogo onde se esperam algumas alterações no "onze", e em que os orgãos de comunicação insistem em colocar Farnerud de inicio, o que não parece ser muito razoável pelo longo tempo de lesão e pela falta de entrosamento com os companheiros, apesar de ter alguma curiosidade em ver este jogador em acção. Paulo Bento saberá o que fazer.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Ricardo e Tiago.
Defesas: Polga, Caneira, Tonel, Miguel Veloso e Abel.
Médios: Carlos Martins, Tello, Nani, Farnerud, Custódio, João Moutinho, Romagnoli e Carlos Paredes.
Avançados: Alecsandro, Yannick Djaló e Liedson.
O árbitro desta partida será Paulo Batista de Portalegre.
Saudações Leoninas.

25/10/06

Paulo Bento em entrevista

Foi hoje publicada uma entrevista do treinador leonino no jornal O Jogo, ficam aqui publicados alguns excertos que me parecem relevantes:
"A energia de João Moutinho parece ser inesgotável. Como se explica este “fenómeno”?
Além das qualidades intrínsecas, a capacidade mental também ajuda. O João é forte. Ele joga como se treina, está sempre a nível elevado, e tem uma alegria contagiante. Tudo isto tem reflexo no seu jogo, daí a regularidade e maturidade que apresenta.
Trata-se, claramente, de um dos pilares da sua equipa…
É um jogador influente, não se pode negar. Esta época fez todos os dez jogos como titular. Trabalha bem, é inteligente do ponto de vista táctico, tem maturidade acima da média num jovem de 20 anos e a sua disponibilidade é imensa. Em sete dias, fez três jogos com grande alegria e intensidade. Não me arrisco, para já, a fazer rotatividade com um jogador destes. "
"É tarefa árdua para um técnico gerir as emoções de um jovem de 19 anos, como Nani, que num ápice passou a ser o centro das atenções?
Não é fácil gerir tudo isso. As qualidades são muitas, técnica e fisicamente, mas, se chegar ao topo, manter-se custa muito mais. E o Nani, mesmo com essas capacidades todas, mesmo jogando de forma regular, não está neste momento a fazer uma grande época, mas sim uma boa época. E é bom que aprenda a saber conviver com situações de sucesso. Mas para este menor rendimento que ele tem demonstrado há alguns culpados: em primeiro lugar eu, porque se calhar coloquei-o a jogar vezes demais; em segundo lugar ele, porque não está a aproveitar todas essas oportunidades da melhor maneira; e depois, se calhar, quem o rodeia, muitas vezes quem lhe possa dar demasiadas coisas para quem alcançou tão pouco. Isso torna-se perigoso para um rapaz de 20 anos. Ver notas 7 e 8 só por fazer um golo torna-se perigoso para um jogador…
Também?
Sim, fundamentalmente se ele não souber lidar com essas situações. Aconteceu em alguns jogos, e isso muitas vezes transforma os jogadores, alimenta-lhes demasiado o ego. Fá-los pensar que está tudo alcançado, só porque um órgão de comunicação lhe deu nota sete ou oito apenas porque marcaram um golo…"
"Carlos Martins disse que se quer afirmar definitivamente esta época. Que parâmetros lhe faltaram para isso não ter acontecido em anos anteriores?
Jogar com mais regularidade. É um jogador com talento e capacidade técnica muito grandes, que ao longo dos anos tem sentido algumas dificuldades. Quando ele sente, e o torna público, que quer fazer a sua grande época, é sinal que ainda não a fez. Como tal, dentro dessa capacidade que tem, tentamos contribuir para que ele junte a isso maior capacidade táctica e maior envolvimento no processo defensivo, para se tornar num melhor jogador, e fazer essa tal época. É um jogador que, infelizmente para ele e para o Sporting, ainda não conseguiu colocar todas as suas qualidades ao serviço do clube. Nesta altura procura recuperar o período perdido devido à lesão, mas ainda vai muito a tempo (e acredito que ele queira recuperar esse tempo) de ver satisfeito esse desejo, para afastar todas as dúvidas que alguém possa ter a seu respeito."
"Liedson soma apenas um golo esta temporada?
Vendo a forma como trabalha durante a semana e nos jogos, não me parece que se sinta menos confiante. Contra o FC Porto, teve duas oportunidades claras e fez o que tinha de fazer. No primeiro momento, houve infelicidade e, por outro lado, mérito de quem tirou a bola perto da linha de golo. No segundo, foi um lance de ponta-de-lança, nas costas do adversário, com um cabeceamento que levou a bola à barra. À equipa fazem falta os golos de qualquer jogador, que é o mais importante. Eu sei que ele vai voltar aos golos, por isso não me preocupo. Estou satisfeito com o seu rendimento.
Pelos golos que faz e pelo rendimento que tem, é natural que, cada vez mais, os adversários tenham um cuidado especial com ele. Ainda assim, cria e consegue finalizar algumas acções. Falta-lhe acertar na baliza, o que acontecerá com naturalidade, mas, entretanto, teremos de saber aproveitar os desequilíbrios que resultam da marcação que lhe é feita. Ele disse que trocava golos por títulos, e nisso estamos todos de acordo. Mas, se pudermos ganhar com golos do Liedson, melhor ainda para ele e para a equipa."
Ficam algumas ideias da entrevista de Paulo Bento, onde se percebe claramente que João Moutinho é o elemento chave da equipa do Sporting, onde é transmitida toda a confiança a Liedson o que é importante neste momento para que volte depressa aos golos, onde fica uma aposta clara em Carlos Martins (que parece finalmente ter percebido que os seus problemas não só e unicamente fisicos) para realizar uma grande época, mas sobretudo um sério aviso a Nani. Paulo Bento assume algumas culpas e deixa vários recados para que Nani volte a por os pés no chão e a cabeça no lugar.
Saudações Leoninas.

24/10/06

Até sempre...

José Aragão Pinto (1948 - 2006)

Se a moda pega...

O insólito aconteceu na Roménia e envolve o português Carlos (ex-Boavista).
A vida de Carlos no Steaua Bucareste vai de mal a pior. Depois de primeiros seis meses muito positivos, durante os quais se tornou num herói do maior clube romeno, o antigo guarda-redes do Boavista foi caindo em desgraça até bater no fundo. O sinal de alarme chegou através de uma polémica declaração do presidente do clube, Gigi Becali, que ofereceu 100 mil dólares para que apareça algum clube que queira ficar com Carlos.
O anúncio surgiu depois da derrota com o Real Madrid por 4-1. «Se algum clube quiser pegar no Carlos, ofereço-lhe 100 mil dólares para que o faça», disse Gigi Becali. O guarda-redes português confirma que também ouviu o presidente. «É uma declaração infeliz, mas é verdade».

23/10/06

Futsal: Belenenses - 2 x SPORTING - 8

Os campeões nacionais exibiram-se ao mais alto nível esta noite no Restelo, e golearam o Belenenses por 8-2.
Os leões estiveram praticamente irreprensiveis em todo o jogo, e ao intervalo já venciam por 3-1, fruto dos golos de Adolfo e Deo(2).
Na segunda parte a toada do jogo manteve-se, com o Sporting a ser sempre a equipa que mais procurava o golo, e que dominava por completo o encontro, a dilatar a vantagem para 4-1 com um golo "de bandeira" de Davi.
Deo faz o seu "hat-trick" aos 35 minutos e o quinto golo leonino, conseguindo ainda reduzir o Belenenses para 5-2.
Manuel Jorge arriscou tudo jogando com guarda-redes avançado, mas acabaria por ser o Sporting a tirar frutos dessa estratégia, conseguindo ainda mais três golos, por Davi, Zézito e o guarda-redes Cristiano.
Terceiro jogo no campeonato nacional de 2006/2007, e a terceira vitória leonina, que segue assim na liderança da prova.

Futebol Formação

Como já vem sendo hábito, mais um fim de semana de triunfos.

Iniciados:
SPORTING - 2 x Oeiras - 0

Juniores:
SPORTING - 1 x Real Massamá - 0

SPORTING - 1 x Porto - 1

Um resultado com sabor amargo tamanho foi o dominio e as oportunidades criadas pelo Sporting. No espaço de dias é a segunda vez que o resultado não acompanha a exibição, os Deuses não estão com esta equipa, como é que a bola rematada por Liedson não entra???
O Sporting entrou no jogo a dominar e logo com uma grande ocasião de Paredes que Helton e a trave (devem ter um pacto...) conseguiram travar, o jogo a meio campo era claramente dominado pelos leões e só a espaços o Porto conseguia sair por Quaresma que dava algum trabalho a Tello na direita, devido à ausência de Nani que não ajudou a defender, sacrificando Moutinho a um maior desgaste. Paredes e Moutinho davam nas vistas e o Sporting ia criando ocasiões mas a bola teimava em não entrar, até que aos 43" Yannick resolveu dar alguma justiça ao marcador e fez o 1-0.
Face ao dominio na 1ª parte e ao golo a fechar pensava-se que o jogo estaria controlado o que não veio a acontecer. A abrir o segundo tempo, num lance em que a passividade se instalou na área leonina, após uma defesa incompleta do Ricardo, Quaresma empatou, num lance em que não se percebe como a bola sobrevoa a área 3 vezes sem ser aliviada e sobretudo como aparece o jogador portista solto no coração da grande área sem oposição para finalizar...
O jogo voltava ao inicio, o Sporting a atacar e à procura do 2º golo e o Porto a defender o pontinho e a procurar o contra ataque. Paulo Bento mexeu na equipa, substituiu o desinspirado Nani por C. Martins e o Sporting passou a ter maior organização ofensiva. Minutos depois foi a vez de Paredes (no meu entender seria Custódio a sair, por 2 razões, Paredes estava a fazer um bom jogo e Costódio não dá profundidade á equipa, joga num espaço muito diminuto) dar lugar a Alecsandro na tentativa de dar poder de choque, mas por mera infelicidade o Sporting não venceu, procurou de todos os meios marcar, mas o azar e os ferros não o permitiram.
É preciso não baixar os braços e continuar a apoiar porque o futuro é risonho e a sorte há-de aparecer.
Força Sporting.
Nota 1: Nani está claramente a precisar de ficar novamente no banco, pois parece que os tiques de vedeta lhe subiram à cabeça.
Nota 2: Pedro Proença permitiu que P. Assunção regressa-se aos balneários no intervalo quando o devia ter feito mais cedo. Tirou um fora de jogo a Polga que ninguém viu. No final decidiu amarelar toda a gente sem se perceber porquê...

20/10/06

Apito pró clássico

Foi este o árbitro escolhido pela Liga de Clubes para o jogo de Domingo.
Esperamos que com a chuva que tem caído neste Portugal, não lhe estrague o penteado e afecte a visão.
Saudações Leoninas.

José Alvalade (1885-1918)

O décimo nono dia de Outubro de 1918 assistiu ao "último suspiro" de José Holtreman Roquette, vítima de doença pneumónica quando tinha apenas 33 anos. O principal impulsionador dos primeiros anos do Sporting Clube de Portugal é hoje, 88 anos depois, homenageado por todos os que gostam do clube e que lutam para a concretização do seu objectivo: "Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa".

19/10/06

SPORTING - 0 x Bayern Munique - 1

Orgulho e frustração é aquilo que me apetece dizer depois deste jogo. Orgulho pela equipa que temos, pelo futebol que apresentamos, por termos dominado uma das maiores equipas europeias, pelo jogo que fizemos. Frustração pelo resultado, mereciamos mais, é uma derrota dificil de digerir pelo que se passou no campo (apesar do mérito defensivo do Bayern).
O Sporting entrou bem no jogo, mas após os primeiros 10", os jogadores ficaram como que hipnotisados pelas constantes movimentações do adversário na zona do meio campo o que fez com que o Bayern assumisse o comando do jogo até aos 25" sem que o Sporting conseguisse fazer alguma coisa para travar essas investidas. Nesse periodo e face ao dominio exercido aconteceu o golo, que apesar de ser um grande golo não pode nunca suceder naquelas circunstâncias, ninguém fez obstrução ao Schweinsteiger que teve tempo para tudo. As coisas ficavam muito dificeis e podiam ter ficado piores quando pouco depois Pizarro cabeceou às malhas laterais no que podia ter sido o 2º golo germânico. Não aconteceu e foi como que um despertador para a equipa leonina, a partir deste momento o Sporting dominou inteiramente o jogo dispondo de inumeras oportunidades, que o azar, Kahn (eleito o melhor em campo pela UEFA) ou a falta de pontaria anularam, mantendo o resultado até ao intervalo.
No segundo tempo com a entrada de Yannick o Sporting ganhou velocidade, maior capacidade de desiquilibrio e mantinha o dominio do jogo, que se assentou mais ainda após a expulsão de Schweinsteiger. Mas apesar do dominio quase absoluto e de algumas oportunidades criadas o golo não surgia. O Bayern usou e abusou do anti-jogo, perante a passividade do árbitro, sofreu, mas a sua capacidade defensiva, aliada a alguma ansiedade leonina ao bombardear bolas para a área (a chamada fase do desespero, em que o coração manda mais que a razão), fizeram com que o resultado se mantivesse.
O Sporting fez mais uma grande exibição e pagou caro por 15" minutos menos bons, um erro que contra uma equipa experiente foi fatal. Uma derrota injusta contra uma vitória do anti-jogo.
O apuramento para os oitavos de final complicou-se e a próxima jornada vai ser decisiva, vai ser dificil mas não impossivel, como ontem ficou demonstrado.
Força Sporting.

18/10/06

Duelo de gigantes: SPORTING vs Bayern

É hoje que recebemos nos nosso Alvalade XXI o Bayern de Munique, um adversário de top europeu que dispença apresentações. Penso que se trata do principal candidato à vitória no grupo, apesar de não ter tantas estrelas (mesmo assim conta "só" com nomes como: Sagnol, Lúcio, Lahm, Podolski, Pizarro, Makaay, Schweinsteiger, entre outros) como o Inter, funciona muito melhor como equipa e demonstrou isso mesmo em Itália, alia uma grande coesão defensiva, a um grande poder atacante.

Paulo Bento fez algumas alterações nos convocados, chamando Tello, Yannick e João Alves para os lugares de Ronny, Romagnoli e Farnerud.
Guarda-redes: Ricardo e Tiago.
Defesas: Polga, Caneira, Tonel, Abel e Miguel Veloso.
Médios: Custódio, Paredes, Tello, João Moutinho, João Alves, Carlos Martins e Nani.
Avançados: Bueno, Alecsandro, Djaló e Liedson.
Penso que o Sporting irá alinhar dentro do seu esquema habitual, embora seja possivel que Paredes e Miguel Veloso joguem juntos no meio campo, o que na minha opinião é prejudicial em termos da manobra ofensiva da equipa, mas o Paulo Bento sabe o que fazer e os jogadores dão total confiança.
Vai ser um jogo muito complicado para o Sporting, em que será preciso muita entrega, luta, disponibilidade, entreajuda, transpiração e sobretudo inspiração para dicidir o jogo. Vamos esperar que o Sporting faça um grande jogo e que o Bayern esteja num dia menos bom. Este jogo vai dicidir muito relativamente ao apuramento, o Sporting se ganhar fica com a qualificação praticamente garantida, se perder penso que as hipóteses de seguir na Champions serão poucas, no caso de empate fica tudo em aberto mas mais complicado. O resultado do outro jogo do grupo também será importante, e penso que o resultado ideal seria um empate.
O estádio vai estar quase cheio para apoiar a nossa equipa, brilhem alto, muito alto campeões...
Força Sporting.
PS - A minha equipa para hoje: Ricardo; Abel, Polga, Tonel, Caneira; Miguel Veloso, Nani, João Moutinho, Carlos Martins; Liedson, Alecsandro;

Trauma verde e branco...

16/10/06

Man in black...

A UEFA nomeou o norueguês Tarje Hauge para arbitrar a partida da terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões, na recepção do Sporting ao campeão alemão Bayern Munique.
Tarhe Hauge, que será auxiliado pelos compatriotas Arild Sundet e Jan Petter Rande, é um árbitro com grande experiência na Liga dos Campeões, dirigindo a final da edição do ano passado, entre o Barcelona e o Arsenal.

Futebol Formação

Mais um fim de semana, mais um pleno dos escalões de formação leoninos:

Iniciados:
Pescadores - 0 x SPORTING - 3

Juvenis:
SPORTING - 6 x Benfica Castelo Branco - 0

Juniores:
Louletano - 2 x SPORTING - 4

Estrela Amadora - 0 x SPORTING - 1

Foi uma vitória em ritmo de treino, onde os jogadores fizerem apenas o necessário para vencer uma equipa frágil (apenas no que a futebol diz respeito), poupando ao máximo as suas energias para os próximos confrontos, esses sim, bem mais complicados.
O jogo foi mais complicado sobretudo derivado ao estado do relvado e à gestão de esforço que os jogadores procuram fazer, talvez incoscientemente. Salvou-se o mais importante que eram os 3 pontos, com Tonel a mostrar novamente a sua apetência para marcar e a ser decisivo (à atenção do Sr. Scolari!!!).
Paulo Bento efectuou algumas alterações de modo a refrescar a equipa e deixar descansar alguns elementos, o que não resultou na sua totalidade, se Paredes cumpriu a sua missão apesar de ainda não ter ritmo para aguentar os 90 minutos, já Ronny teve uma exibição oscilante, pecando sobretudo em não aproveitar da melhor forma os espaços concedidos e depois em não ser muito eficaz na marcação. Bueno é claramente o elo mais fraco do sector atacante e não aproveitou a oportunidade dada, assim como Romagnoli que passou claramente ao lado do jogo.
Não foi um bom jogo, que valou pela entrega do colectivo. Individualmente destacou-se claramente João Moutinho (mais uma grande exibição), que joga, faz jogar e tem pulmão para dar e vender tamanha é a sua disponibilidade fisica, que nem o acumular de jogos diminui. Outros aspectos positivos a realçar, a dulpa de centrais também esteve bem, apesar do pouco trabalho, mostra estar em boa forma, Abel está claramente a subir de produção notando-se a sua influência sobretudo nas manobras ofensivas e o regresso de Carlos Martins que dá outra profundidade à equipa e provoca maiores desiquilibrios no ataque.
Resumindo uma vistória justissima da única equipa que tentou ganhar o jogo, ainda que em ritmo de passeio.
Nota: O sr. do apito não dava muita confiança e apesar de não ter grande influência no desenrolar do jogo até porque não houve grandes lances de duvida, permitiu aos jogadores do Estrela algumas entradas violentas pondo em risco a integridade fisica dos jogadores leoninos sem qualquer advertência, Moutinho e Nani foram massacrados pelos adversários.
Venha o Bayern. Força Sporting.

13/10/06

UEFA Futsal Cup: SPORTING 4 x Clearex Chorzów 3

O Sporting venceu esta noite o Clearex Chorzów, campeão polaco por 4-3, e conquistou o primeiro lugar do Grupo 3 da UEFA Futsal Cup. Sporting e Clearex entraram para este jogo, ambos já apurados para a fase de elite da Uefa Futsal Cup, faltando apenas definir o vencedor do grupo.
Num Pavilhão com mais de 1.500 adeptos da equipa da casa, os leões não entraram bem no jogo e aos 2 minutos perdiam por 1-0.
No entanto a pouco e pouco o Sporting equilibrou o jogo e acabou por chegar ao intervalo a vencer por 2-1, fruto de golos de Davi e Deo.
Na segunda parte, os jogadores leoninos imprimiram mais velocidade ao jogo e dominaram por completo o encontro chegando a uma vantagem de 4-2.
O Clearex arriscou tudo a cinco minutos do fim e fez entrar o guarda-redes avançado. No entanto, apenas com uma falha defensiva dos leões lograram marcar um tento a um minuto do final.
Vitoria inquestionável do Sporting, que em três jogos venceu três, marcou 17 e sofreu 6, uma excelente prestação dos actuais campeões de Portugal.

12/10/06

Histórico

Faz hoje 51 anos que este grande clube participou pela 1ª vez nas competições europeias (Taça dos Campeões Europeus) na condição de visitante. O jogo teve lugar em Belgrado frente ao Partizan. Há no entanto outro facto simbólico nesta data, foi o jogo de despedida de um dos nossos "violinos", José Travassos, o Zé d' Europa.

É aqui...???

Esta é uma foto do Estádio José Gomes tirada esta noite.
Faltam 3 dias para o jogo e ninguém sabe como vai ser, é mais uma palhaçada que não lembra a ninguém e para variar os prejudicados são sempre os mesmos.
Não era suposto esta questão estar tratada atempadamente?
Não tem condições para haver jogo, joga-se noutro campo e ponto final. O Estrela não pode ser lesado, mas o Sporting já pode!!!!
A "nova" Liga (que de profissional pouco demonstra) entra com o pé direito nesta matéria, mais um episódio digno do terceiro mundo, ou talvez não.....
Contra tudo e contra todos, Força Sporting.

Medo...muito medo...

Eis o senhor que nos saiu na rifa para o próximo jogo da Liga. Depois dos brilharetes na última época é preciso ter medo...muito medo!!! Nunca se sabe do que ele é capaz, uma caixinha de surpresas.

11/10/06

UEFA Futsal Cup: KMF Alfa Skopje 2 - SPORTING 4

O Sporting venceu esta noite o KMF Alfa P. Skorpje por 4-2 e apurou-se para a Fase de Elite da Uefa Futsal Cup, apesar de faltar ainda um jogo para concluir este grupo 3.
Os leões chegam ao derradeiro encontro, frente ao Campeão Polaco, que também conta por vitórias os jogos efectuados, com o gol-avarage como vantagem, bastando apenas o empate para se sagrarem vencedores do grupo.
Foi um jogo em que o Sporting acabou por ser claramente superior, trabalhando do principio ao fim do jogo em busca do resultado positivo.
Ao intervalo o Sporting vencia por 2-0.
Destaque para o quarto golo do Sporting apontado pelo Guarda-Redes Cristiano que aproveitou uma desatenção do Guarda-Redes contrario para aumentar o marcador.
Zézito viu o segundo amarelo na competição e fica de fora no próximo jogo.

10/10/06

Vale sempre a pena rever

Garra Centenária

UEFA Futsal Cup: SPORTING 9 x Adana Yeveran 1

O Sporting entrou de pé direito na UEFA Futsal Cup, ao vencer na Polónia, a formação arménia do Adana Yerevan por 9-1. Os Campeões Nacionais confirmaram o seu favoritismo no primeiro jogo de apuramento, e com uma exibição bastante sólida, triunfaram por números esclarecedores. Na goleada frente ao Adana Yerevan, três “leões” bisaram - Deo, Evandro e Adolfo - cabendo os restantes tentos a Davi, Nené e Zezito. O golo de honra da equipa da Arménia foi marcado por Gyulambaryan.
No outro encontro do Grupo 3, os polacos do Clearex Chorzów, anfitriões da prova, venceram o KMF Alfa Parf Skopje da Macedónia por 3-1. A formação do Skopje irá defrontar os “leões” no segundo jogo da UEFA Futsal Cup, que terá lugar no pavilhão Hala Moris, em Chorzów, pelas 20 horas desta terça-feira.

09/10/06

Andebol: Na 3ª eliminatória da Taça das Taças

O Sporting segue em frente na Europa andebolística, ao ganhar, na tarde de domingo, no reduto dos cipriotas do SPE Strovolos, por 31-24, a segunda mão da segunda eliminatória da Taça das Taças de 2006/07. Depois do folgado triunfo (33-20) registado no Pavilhão do Casal Vistoso, os "leões" reafirmaram a sua inquestionável superioridade frente a um opositor desprovido de argumentos qualitativos capazes de operarem a reviravolta no desenlace da eliminatória.
Venha o próximo.

04/10/06

Futsal - Liga dos Campeões

O Sporting viaja para a Polónia, no próximo domingo dia 8 de Outubro, para disputar o Grupo 3 da Uefa Futsal Cup( Liga dos Campeões de Futsal), que decorrerão entre os dias 9 e 12 seguintes.
Juntamente com os Campeões de Portugal, vão disputar a passagem à próxima fase, Clearex Chorzów (Campeão da Polónia), KMF Alfa Parf Skopje (Campeão da Macedónia) e Adana Yerevan (Campeão da Arménia).
A partida da comitiva "leonina" está prevista para as 15h15 de domingo, com chegada prevista a Katowice às 23h10 (hora local).
Os jogos que vão ser disputados são os seguintes:
Dia 9 de Outubro
Clearex Chorzów – KMF Alfa Parf Skopje (18 horas)
Sporting – Adana Yerevan (20 horas)
Dia 10 de Outubro
Clearex Chorzów – Adana Yerevan (18 horas)
KMF Alfa Parf Skopje – Sporting (20 horas)
Dia 12 de Outubro
Adana Yerevan – KMF Alfa Parf Skopje (18 horas)
Sporting - Clearex Chorzów (20 horas)
Fica o registo de que na Polónia conta-se mais uma hora que em Portugal. Força Sporting.
Fonte:www.futsalsporting.com

Shot of the day


A foto do dia no site da Fifa.

03/10/06

Sporting - 2 x U. Leiria - 0


Um bom jogo por parte do Sporting, a chuva e o estado do terreno à medida que o jogo avançava também não foram grandes aliados para um melhor espectáculo. Num jogo onde o Leiria entrou melhor com o Sporting mais espectante a circular a bola na tentativa de criar desiquilibrios, o que demorava a acontecer. Só a partir dos 20 minutos a equipa pegou no jogo, impôs acutilância e caudal ofensivo e criou diversas ocasiões de golo, numa das quais resultou o tento de Nani. O Sporting dominava e só não avolumou o resultado por infelicidade, alguma ineficácia e porque o GR da união fez uma grande exibição. No segundo tempo o Leiria entrou novamente melhor nos primeiros 10 minutos, sem contudo criar qualquer perigo. Depois o Sporting pegou no jogo e embalou para uma boa exibição, criando bons lances de ataque, pecando contudo na hora de atirar à baliza. Não foi um jogo brilhante, mas perante um bom adversário, o cansaço resultante do jogo de Moscovo e da viagem, da chuva e do estado pesado do terreno, penso que foi globalmente positiva a exibição.
No futuro penso que Paulo Bento tem de melhorar alguns aspectos, sobretudo a finalização (tendo em conta as inumeras oportunidades de golo criadas, 2 delas finalizadas é muito pouco) e a forma demasiando expectante com que geralmente a equipa inicia o jogo.
Individualmente:
Ricardo - Noite segurissima, sem grande trabalho. Grande defesa aos 17".
Abel - Claramente ainda não está em forma. Sentiu grandes dificuldades no incio da partida, melhorou depois do intervalo.
Tonel - Exibição segura, não concedeu qualquer veleidade aos atacantes contrários e dobrou bem Abel.
Polga - Classe: é o que se pode dizer da sua exibição. Está num grande momento de forma, aquele corte aos 65" é suberbo.
Caneira - A eficácia defensiva do costume. Apoiou bem o ataque, subindo no terreno para criar diversos desiquilibrios.
M. Veloso - Bem tacticamente, varreu por completo o seu raio de acção.
J. Moutinho - Tacticamente é um jogador exemplar, ontem com o terreno pesado sentiu mais dificuldades, melhorou na 2ª parte. Grande passe para Alecsandro no 1º golo.
Tello - O jogador menos influente do meio campo, começou bem, mas aos poucos desapareceu. Bem no apoio defensivo, mas lento na construção atacante.
Nani - O melhor em campo. Um golo, um penalty arrancado, uma explusão, passes de morte, dribles, etc, etc...Mais um grande jogo.
Alecsandro - O entrosamento ainda não é o melhor, mas as coisas vão acontecendo de forma progressiva. Boa entrega e luta ao jogo e boa assistência para Nani no golo.
Liedson - De volta aos golos, porque tudo o resto já lá estava. Grande jogo, merecia outro golo, mas Fernando não o permitiu. Agora é sempre a somar.
Yannick - Trouxe velocidade ao jogo, mas nem sempre foi esclarecido no momento de fazer a opção mais correcta, ainda assim podia ter marcado.
Paredes - Refrescou o meio campo, com a sua entrada o Sporting passou a dominar claramente o jogo.
João Alves - Entrou para o lugar de Moutinho, para lhe dar uns minutos de descanso, que bem merece.
Venha essa pausa para recuperar dos esforços e dar ritmo a alguns jogadores.
Força Sporting.

02/10/06

Sporting vs U. Leiria

O regresso à Liga interna depois de mais uma jornada europeia, vai ser um jogo complicado porque o adversário é uma equipa que joga bom futebol e explora bem o contra-ataque com jogadores muito rápidos, é necessária bastante atenção. Penso que o Paulo Bento irá fazer algumas alterações no "11", devendo alinhar com: Ricardo-Abel-Polga-Tonel-Caneira-Paredes-Nani-Moutinho-Tello-Liedson-Alecsandro, sendo que Caneira pode jogar no lado direito e Ronny ou M. Veloso no lado esquerdo, as soluções são muitas e a qualidade também. Esperamos um jogo dificil, mas nada mais que uma vitória e 3 pontos.
Força Sporting.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Ricardo e Tiago;
Defesas: Abel, Polga, Caneira, Tonel, Miguel Veloso, Ronny;
Médios: Paredes, João Alves, Moutinho, Nani, Tello e Romagnoli;
Avançados: Alecsandro, Yannick, Liedson e Bueno.

O sr. que se segue....

Futsal: Benfica - 1 x Sporting - 2

O Sporting ao ganhar no burgo do Benfica, por 2-1, cotou-se como a grande figura da segunda jornada do principal evento do futsal português. Um triunfo que tem tanto de brilhante como de inquestionável. O sucesso da inteligência, do pragmatismo, da eficácia, e, sobretudo, da notável solidariedade defensiva revelada pelos campeões lusos.
Alinharam e marcaram pelo Sporting - Cristiano, Evandro, Bibi (1), Zezito, Davi (1), Deo, Nenê e Adolfo.
Fonte:www.sporting.pt