28/09/06

Spartak de Moscovo -1 x Sporting - 1

Um ponto conquistado contra um adversário complicado, num terreno dificil (infelizmente seremos a única equipa a ter de jogar nestas condições, porquê perguntamos nós à UEFA...), que dificultou e muito a tarefa da nossa equipa na 1ª parte, sobretudo nos instantes iniciais.
O Sporting entrou mal no jogo, fruto de algum nervosismo não inerente à inadaptação do terreno de jogo, e disso tirou partido o Spartak que entrou forte e a pressionar, não dando espaços à nossa equipa que procurava adaptar-se o melhor possivel aquela pseudo relva. Não houve tempo para isso, os russos entraram no jogo a ganhar (um grande golo diga-se) e continuavam a mandar no jogo fruto da sua experiência naquele piso, enquanto o Sporting tentava controlar e sacudir a pressão como podia. Aos poucos os jogadores leonino foram ganhando confiança e equilibrando os acontecimentos, sem no entanto passarmos por alguns calafrios.
A 2ª parte foi diferente, o Spartak entrou novamento melhor nos primeiros 10 minutos podendo ter sentenciado o jogo, depois o Sporting equilibrou, ameaçou e marcou... um grande golo, uma grande jogada colectiva da equipa leonina, a melhor de todo o encontro. Os russos tremeram, ficaram como que anestesiados e o Sporting passou a dominar o jogo e a procurar o ataque mais insistentemente na tentativa de chegar novamente ao golo. Não foi possivel e os ultimos 10 minutos foram novamente equilibrados com ambas a equipas a procurarem a vitória, mas sempre com segurança. No final o empate aceita-se e é um resultado justo para o que se passou. O Sporting continua sem perder, conquista um ponto no campo de um adversário directo e supera todas as dificuldades com que se deparou. Fica uma questão no ar, e se o jogo se tivesse realizado num relvado normal? Acho que iriamos mais longe, fica a dúvida...
Individualmente:
Ricardo - Seguro e decisivo. Manteve o 1-0 em dois momentos fulcrais, a fechar a 1ª parte e a abrir a 2ª com a defesa da noite. Um dos melhores em campo.
Miguel Garcia - Sentiu grandes dificuldades de adaptação e continua sem convencer. Saiu e bem ao intervalo.
Polga - Outra boa exibição. Está em grande forma. Seguro e eficaz. É neste momento um dos esteios da defesa.
Tonel - Uma actuação não tão conseguido como é normal, talvez condicionado pelo terreno e pelo cartão amarelo (mal mostrado) muito cedo.
Caneira - Boa exibição sobretudo defensivamente, não subiu muito no terreno, mas as condições também não eram propicias a isso. Bem tanto na direita como na esquerda.
Miguel Veloso - Impressiona a maturidade que demonstra, sempre tranquilo e seguro, o mais regular da equipa. Grande jogo.
João Moutinho - Não foi o virtuoso habitual, faltou alguma magia ao seu futebol, que compensa com espirito de luta e sacrificio. Quando não inspira, tranpira...melhorou bastante na 2ª parte.
Tello - A surpresa do "11", não é um jogador que dê muito nas vistas, mas é eficar e ajuda o colectivo. Melhorou bastante a exibição na 2ª parte como lateral onde foi muito util em algumas ocasiões.
Nani - Uma 1ª parte em que o nervosismo e a vontade de mostrar serviço o prejudicaram, por vezes quer resolver sozinho o que não é a solução. Muito diferente na 2ª parte, melhorou bastante, o que culminou com aquele jogada enorme e um grande golo.
Yannick - Muito tapado e com pouco espaço para explorar a sua velocidade. Melhorou no segundo tempo quando passou a jogar atrás dos avançados.
Liedson - Não marca, mas joga que se farta. Trabalha, luta, põe uma defesa em sentido. Decisivo na jogada com Nani. O golo vem já a seguir...
Alecsandro - Grande entrada em campo, dinâmico, garantiu poder de choque na frente, jogo aéreo capaz de incomodar os russos. Mostra grandes promenores.
Paredes - Fez a estreia oficial e que bem entro no jogo. Segurou a bola, pautou o jogo. Ainda não está fisicamente no melhor, mas a classe está lá.
João Alves - Entrou para dar consistência no meio-campo. Esteve discreto, não comprometeu.
Venha o próximo. Força Sporting.

1 rugido(s):

Gil Lopes disse...

Muito bom resultado na Russia, com um excelente golo do Nani.

Agora é preciso vencer ao Bayern em casa e praticamente estará na 2ªfase da liga dos campeões.