02/06/08

O carteiro

O Sporting assegurou o 2º reforço da temporada, uma grande surpresa diga-se, Hélder Postiga foi o avançado escolhido para reforçar o sector atacante da equipa leonina.
Os leões pagam 2,5 milhões de euros por 50% do passe do atleta que assinou por 3 temporadas com mais uma de opção, e uma cláusula de 20 milhões de euros. O Sporting cede ainda o jovem Diogo Viana, ficando com 50% do seu passe.
Este é um negócio pouco habitual no futebol português, em poucas ocasiões houve entendimento entre 2 sociedades desportivas para transferência de activos, penso que será a 2ª vez que acontece e curiosamente entre os mesmos clubes (Peixe e Costinha por Bino e Rui Jorge).
Esta transferência na minha opinião tem 2 vertentes, a desportiva e a financeira. Financeiramente parece-me que o valor do negócio é exagerado por apenas metade do passe do atleta, sendo certo que cabe ao Sporting rentabilizar o activo e futuramente dizer que o negócio foi efectivamente bom. O futuro o dirá.
Desportivamente penso que o Sporting fez uma boa opção, Postiga é na minha opinião o melhor avançado português na actualidade, é um jogador tecnicamente evoluído, remata bem com ambos os pés, joga razoavelmente bem de cabeça e não necessita de adaptação ao futebol nacional. O problema maior é o facto do seu nível exibicional ser algo inconstante, sendo que do meu ponto de vista, Postiga é um jogador que necessita de confiança e moral, quando isso acontece os resultados falam por si. Quando foi aposta clara do treinador e sentia confiança no seu trabalho, o carteiro fez golos atrás de golos, agora resta ao Sporting fazer o seu trabalho.
Postiga irá usar a camisola 23, vaga desde o abandono de Rui Jorge, curiosamente um ex-portista, só espero que isso seja o prenúncio de uma carreira tão ambiciosa como a do lateral de leão ao peito.
Boa Sorte.

8 rugido(s):

PSN disse...

Caro Visconde,

É, sem dúvida, uma boa contratação.

Internacional Português, jovem, 50 golos marcados pelo FCP e pela Selecção e, como bem disse o Visconde, conhecedor do futebol Português.

Quanto aos 2,5 milhões, acho razoável, tendo em conta que estamos perante um avançado interncional e com um curriculum bastante bom.

Tem tudo para dar certo!

Abraço
PSN

Santinni disse...

Tendo em conta que o Purovic custou 2 milhões de €, até me parece bem em conta.

Renata A. disse...

Parece ser uma boa contratação, mas só no campo se irão tirar todas as dúvidas.
Com o apoio de Paulo Bento, pensa que Postiga voltará a enveredar pelo caminho das boas exibições e dos golos.

Saudações leoninas

Gnitrops disse...

Será que vamos ter um Postigol?

Só o tempo o dirá...

Para complementar a tua crónica, houve também outra troca com o FCP: Ricardo Fernandes por Clayton.

Abraço

Armando Silva disse...

Eu gostei muito desta grande surpresa... Acredito que o Postiga fará muito sucesso em Alvalade, pois a táctica leonina coaduna-se com as suas características... Dois avançados!!!

Grande abraço caro amigo

António Lopes da Costa disse...

O plantel do Sporting vai finalmente ser o plantel que o treinador quer. Como acontece nos grandes clubes da Europa.
No ano passado, os mesmos que criticam a contratação de Postiga, faziam-no de uma forma muito mais forte em relação a Derlei. O tempo mostrou que esses críticos não tinham razão.
Há alguns anos, nas trocas entre os dois clubes, diziam que o Sporting ia ficar a perder, porque Peixe tinha, na formação, mais potencial do que o próprio Figo. O tempo mostrou que esses críticos não tinham razão. E que belo jogador foi Rui Jorge!...
Hoje, o Sporting foi buscar um belo avançado, de selecção e os mesmos de sempre teimam em continuar a criticar. Às vezes, parece que há quem se diga ser do Sporting mas que faz, dia-a-dia, muito mal ao clube. Postiga é um bom reforço. Queriam continuar com Purovics, Alecsandros, Kokes, Buenos, Pinillas?
Sendo assim, concordo consigo e com quem comentou no mesmo sentido. O Postiga é um bom reforço e fizemos um bom negócio. E o tempo, como sempre, provará que os críticos do costume não tinham, novamente, razão. Ponto final parágrafo.

Anónimo disse...

E muito giro voltar atras e ver o historial dessas trocas... onde esta o Peixe? E o Costinha? E o Ricardo Fernandes?
Caro Antonio Lopes da Costa, e preciso compreender que o Sporting se democratizou (e bem), mas que isso implica receber uma fatia de adeptos que vivem frustrados, sao intolerantes e se refugiam na critica facil. Se fossemos buscar o Ibrahimovic e o Ronaldo, eram capazes de argumentar que estavamos a desestabilizar o plantel. Mas quando o Sporting ganha Tacas e (assim o esperamos) for Campeao em 2009, la estarao connosco a festejar... (com um comentario do estilo "jogamos muita mal mas ganhamos" ou "ate eu tinha ganho o Campeonato com esta equipa", estas a ver? LOL)
O importante e que a MAIORIA continue a ter bom-senso. O Bom-senso diz que esta contratacao, para ja, e positiva. Mas como tudo na vida, e no futebol, o tempo se encarregara de dizer se o Postiga vai tornar-se um idolo dos adeptos leoninos e se o Diogo Viana alguma vez jogara na equipa senior do FCPorto...

A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Postiga é reforço do Sporting. É “tout court” um bom reforço. É um dos melhores - se não o melhor - pontas de lança do futebol português. Só não vê quem não quer , o jornal O Jogo - e principalmente o jornalista cheio de opiniões Jorge Maia - tudo fez, na sua edição de ontem, para denegrir a imagem do futuro 23 do Sporting. Sou um confesso admirador de Postiga e é com grande alegria que o vejo no Sporting. Para o FC Porto viaja Diogo Viana. Não o conheço por isso não opino – o mesmo devia fazer quem não o conhece.
A partir de agora Postiga é um dos nossos! Bem-vindo!