29/09/08

Futebol Formação

Iniciados (Fase Regular):
Alverca - 2 x SPORTING - 4
Marcadores: Armindo Bangna, Edinho Lé (2) e Carlos Mané;
Juvenis (Fase Regular):

SPORTING - 3 x U.Leiria - 0
Marcadores: João Freitas, Nathan Bourdignon e Mateus Coelho.
Juniores (Fase Regular):

Sp. Pombal - 1 x SPORTING - 6
Marcadores: Nuno Reis, Wilson Eduardo, Diogo Rosado, Pedro Mendes e Henrique Gomes (2);

Ineficaz e sem opções

O Sporting sofreu a sua 1ª derrota na prova na deslocação ao galinheiro, num jogo equilibrado, onde até entrou melhor na partida, mas onde revelou enorme ineficácia, cometeu um erro fatal e não teve soluções para alterar o rumo dos acontecimentos.

Os leões entraram a mandar no jogo e logo no minuto inicial Djaló teve nos pés uma ocasião soberana que mudaria o rumo dos acontecimentos e mais tarde foi a vez de Postiga ser demasiado lento e permitir a antecipação da defesa do recreativo. O jogo entrou então num maior equilibrio, havendo perigo e ocasiões de golo em ambas as balizas.
No 2º tempo o equilibrio manteve-se, o Sporting procurou uma toada de maior contenção tendo sair em rápidos ataques para chegar ao golo, mas o plano saiu furado, o recreativo da luz, fruto das substituições ganhou algum ascendente e passou a ter mais posse de bola no meio campo, resultando isso no golo inaugural, um belo remate diga-se.
A equipa leonina ficou desorientada e não sob reagir à adversidade, sofrendo o 2-0 poucos minutos depois numa clara falha de marcação.
As ausências de Caneira, Izmailov e Vukcevic fizeram-se notar, sobretudo na hora de reagir, onde o leque de opções era bastante curto.
Os leões ainda viram o regresso do levezinho, mas nessa altura já se jogava mais com o coração do que com a cabeça e a falta de descernimento a nada levou.
O Sporting sofreu assim o seu primeiro revés na temporada fruto de ter falhado em momentos cruciais da partida, não marcou quando teve oportunidade para isso e depois facilitou a vida ao adversário num momento em que controlava a partida antes do ataque final. Faltou alguma maturidade e ambição há nossa equipa, sobretudo na 2ª parte.
Agora é tempo de levantar a cabeça e fazer de Alvalade um autêntico inferno, onde temos 2 jogos muito importantes e para vencer a todo o custo.
Continuamos na liderança...rumo ao titulo!!!!

26/09/08

Olhem só quem voltou...!!!

Vai ser um Sporting com algumas novidades aquele que se apresentará no galinheiro da luz, se por um lado temos o regresso do Levezinho, as ausências são em maior número, Izmailov e Caneira não recuperaram das respectivas lesões e Vukcevic aumentou a lista de indisponíveis no treino desta manhã. O montenegrino seria mesmo opção para o derby, ainda que não devesse actuar de inicio.
Apesar das dificuldades o Sporting é uma equipa moralizada e líder do campeonato, tendo todas as condições para vencer o jogo. Paulo Bento na antevisão fez saber que o objectivo passa por aumentar e não manter a vantagem pontual, assim sendo não nos resta outra opção que não ficar com os 3 pontos.
A equipa leonina irá jogar no seu esquema habitual, sendo certo que na defesa haverá a troca directa de Caneira por Grimi, embora seja no meio campo que haverá maiores mudanças, Veloso deverá funcional com trinco e Moutinho deve ocupar o lugar à esquerda do vértice ajudando no apoio ao lateral. Na frente outra incógnita, se é certo que Liedson ainda não é opção inicial, a dúvida permanece entre Postiga e Yannick, pois Derlei parece intocável.
Independentemente de serem estes ou outros a jogar, aquilo que é preciso é manter a união da equipa, funcionar como um bloco, fazer um pressing alto, sair em rápidas transições, aproveitando as fragilidades defensivas do adversário.
Depois é só esperar até aos 70", altura em que os jogadores do recreativo começam a cair que nem tordos, introduzir o Levezinho em campo e tomem lá morangos...
Força SPORTING

25/09/08

O escolhido

Duarte Gomes foi o escolhido pela LPFP para dirigir o derby do próximo sábado. Conhecidas as extraordinárias capacidades do árbitro em questão, ver AQUI, só espero que Paulo Bento aproveite bem as últimas horas de preparação para transmitir à defesa leonina que dentro da área em caso algum, mas mesmo em caso algum se joga a bola de cabeça...

Curtas e boas

Futebol
Surge hoje a noticia do alegado interesse do Bayern de Munique em Miguel Veloso.
Ora como o mercado está fechado e só reabre em Janeiro, isto não passará de mais uma campanha de destabilização ao balneário leonino, nada a que já não estivéssemos habituados, sobretudo em semana de derbys. Outros tentam apoiar a sua equipa "inventando" primeiras páginas bastante... parvas (peço desculpa, mas foi o nome mais pomposo que me ocorreu para tanta estupidez (ver edição de 24 e 25/09)).
Andebol
O Sporting já anunciou o substituto do Prof. José Tomaz no comando da equipa leonina de andebol. O eleito é Paulo Faria, que se encontrava a treinar o Águas Santas, e que será apresentado hoje, dando de seguida inicio aos trabalhos.
Paulo Faria é um antigo jogador e campeão leonino, tendo alinhado 5 épocas de leão ao peito e conquistado 1 Titulo de Campeão e 2 Taças de Portugal, feitos que esperamos venha a repetir enquanto técnico.
Boa Sorte.

24/09/08

É fácil, fácil...

Com o aproximar da viagem até ao galinheiro, nada como moralizar as tropas, não que seja preciso, mas é sempre bom recordar...
video

video

video

23/09/08

Rumo ao Jamor

Foi hoje o sorteio da Taça de Portugal, numa eliminatória onde já foram incluidos os clubes primodivisionários. Assim ao Sporting calhou na "rifa" uma viagem à cidade do Lis para defrontar a União local, num jogo que servirá para ajustar contas passadas.
O Sporting inicia assim a defesa do ceptro em terreno alheio, perante uma equipa que tem vindo a desiludir na Liga Vitalis, mas que tentará na Taça de Portugal fazer um brilharete. Será um jogo perfeitamente ao alcance dos leões, mas que deve ser encarado com respeito e sem grandes euforias.

Finalmente...

...a SAD Leonina reagiu em comunicado aos disparates que Vukcevic e o seu empresário da treta insistem em repetir.
A posição agora tomada só peca por tardia. Se esta medida de intransigência da SAD tivesse sido tomada há mais tempo e internamente, talvez o comportamento e algumas declarações de Vuk tivessem sido poupadas e o problema já estivesse resolvido. No entanto foi bom para o jogador perceber quem é que manda e quem dita as regras.
Do comunicado (ler na integra AQUI), realço os pontos 5 e 6 que passo a transcrever:
5. A Sporting, SAD recusou liminarmente a proposta apresentada, lamentando não só a forma e o "timing" da sua apresentação - num momento em que o mercado de transferências está fechado - mas também o facto de a mesma só servir o propósito de alimentar uma pseudo transferência (sem clube de destino) quando a Sociedade já fez saber não ser sua intenção abrir mão do atleta.
6. A Sporting SAD não cederá a qualquer tipo de pressões, cumprirá e fará cumprir o contrato celebrado, sem prejuízo da tomada das decisões que entenda adequadas e no exclusivo interesse da Sociedade e dos seus accionistas.

22/09/08

O vulcão Vuk

Quando tudo parecia encaminhar-se para um final feliz, eis que o vulcão Vuk entrou em erupção. Depois de ter actuado, e bem, durante 45" frente ao Belenenses e somado pontos no "diferendo" com Paulo Bento, Vukcevic decidiu abrir a boca e estragar tudo novamente dizendo:
"Decidi que vou sair em Dezembro. Joguei hoje mais minutos do que em toda a época e não há nada melhor para um jogador. Eu só queria jogar e ajudar a equipa mas isso, pelos vistos, é mau aqui. É uma situação muito difícil para mim mas vou dizer ao clube que decidi sair em Dezembro".
"É difícil para mim, mas vou sair. Muito obrigado aos adeptos pelo apoio que me deram sempre mas assim não podia continuar. Que esta seja a melhor solução para o Sporting, ao qual desejo tudo de bom"

Muito já foi dito acerca deste caso, muito já foram comentadas as declarações e justificação de Paulo Bento e Vukcevic, mas a parte com mais responsabilidades e para quem este problema acarreta mais prejuízos continua em silêncio, para quando uma comunicação da Sporting SAD acerca desta matéria?
Desde quando é que os empresários e/ou jogadores dizem que querem sair porque não jogam, mas se isso acontecer já pensam em ficar? Onde está a mão pesada da SAD nesta matéria? Para quando uma decisão nesse sentido e que faça as pessoas no futuro pensarem melhor antes de abrirem a boca?
Este problema resulta essencialmente da intransigência de Paulo Bento em ter um grupo unido e envolto no mesmo espírito (onde o colectivo deve ser a grande arma da equipa) e a falta de "maturidade" de Vukcevic, um jogador que tem tudo para ser uma estrela, mas que não sabe pensar pela própria cabeça, deixam-se influenciar por terceiros, neste caso o seu empresário, mais interessado em futuras comissões e Stojkovic, outro jogador problemático do Sporting. O montenegrino já tinha tido problemas semelhantes no clube passado e parece que não aprendeu com os erros.
Se Vukcevic tivesse maior maturidade veria que este seria o momento ideal para dar a volta à situação, tinha acabado de desempenhar bem o seu papel, um dos concorrentes directos à posição está em dúvida para o próximo jogo e ele seria a peça a encaixar no puzzle, não pensou, deu ouvidos a quem não devia e agravou a sua situação.
Um jogador que esteja descontente deve mostrar ao treinador que está errado dentro do campo e durante a semana e não fora dele, e se tem algo a comunicar fá-lo internamente.
Agora como resolver este diferendo?
A SAD deve ser intransigente e não abdicar do jogador, aceitando apenas uma transferência pelo valor da cláusula de rescisão.
No entanto o maior problema será como gerir a situação no interior do grupo. Como será o relacionamento de Vuk com os colegas? Passará a treinar isolado ao lado de Stojkovic? Ou apesar de tudo continuará a ser aposta de Paulo Bento abrindo um precedente que não teve com Stoj?
Se aceitar o ultimato de Vuk para jogar, que dirá Paulo Bento aos restantes elementos que não são opção regular?
Na minha opinião Paulo Bento deve manter a sua posição, um jogador por melhor que seja deve perceber que não é desta forma que mostra ser solução para algo, antes pelo contrário. Vukcevic tem garra ao jogar e qualidades úteis à equipa, tem é de perceber que só joga quando o treinador quer e se o fizer bem, sem levantar problemas, certamente o fará muitas vezes.
Que dirá Veloso que deixou de ser titularíssimo para estar no banco? E Tiui que nos "deu" a última Taça de Portugal precisamente porque Vuk amuou e não quis entrar? E quando Liedson recuperar, estando Yannick, Derlei e Postiga num bom momento, se quem sair da equipa tiver este tipo de comportamento?
Caro Vuk respira fundo e põe a cabeça no lugar... isto não é a Rep. Do Montenegro!!!
PS
- Parece que isto não passou tudo de um equivoco. O empresário de Vuk teve há poucos minutos as seguintes declarações (ler AQUI), e afinal o grande responsável por este imbróglio é o sistema... Enfim, este fala consoante lhe dá o vento!!!!

Modalidades

Andebol
SPORTING - 29 x Belenenses - 32
O Sporting perdeu, por 29-32, frente ao Belenenses, o jogo da quarta jornada da fase regular do Campeonato da Liga, disputado, na tarde de domingo, 21 de Setembro, no Pavilhão Casal Vistoso.
Após terem chegado ao intervalo com dois tentos de vantagem (15-13), os «leões» na segunda parte sentiram enormes dificuldades no ataque face à defesa aberta dos visitantes, enquanto o sector defensivo – muito flagelado pela exclusões – raramente encontrou antídoto para suster a meia-distância contrária, em especial o poder de remate do lateral-direito, Pedro Spínola.
A equipa nunca baixou os braços na tentativa de recuperar o atraso no marcador, viu alguns remates esbarrarem na trave e nos postes da baliza forasteira, mas faltou-lhe, por vezes, um pouco mais de serenidade e concentração na transição defesa/ataquem hipotecando, assim, a hipótese de se «colar» ao adversário.
Alinharam e marcaram pelos «leões» – Humberto Gomes e Ricardo Correia; Pejovic (1), Vasyuk (2), Nuno Roque (2), Fernando Nunes (4), Bosko Bjelanovic (4), Joel Rodrigues, Vladimir Bolotskih (5), Ricardo Dias (3), Pedro Cruz (5) e Hugo Canela (3).

Futebol Formação

Iniciados (Fase Regular):
SPORTING - 3 x Belenenses - 0
Marcadores: Armingo Bagna (2) e Tiago Bernardo;
Juniores (Fase Regular):

Atlético - 0 x SPORTING - 5
Marcadores: Rabiu Ibrahim (2), Nuno Reis, Wilson Eduardo e Cedric Soares;

O carteiro volta a atacar

O Sporting continua com a sua série vitoriosa, fruto da vitória por 2-0 sobre o Belenenses, com uma exibição qb, que lhe permitiu alcançar o mais importantes dos objectivos, a vitória. Sem fazer uma exibição de encher o olho, a equipa leonina teve alguns bons períodos de futebol com jogadas de belo efeito. Um resultado que permite ao Sporting ser líder do campeonato.
Os leões entraram a dominar o jogo, algo que aconteceu durante quase a totalidade dos 90”, salvo algumas raras jogadas de contra ataque dos azuis do Restelo. Apesar do domínio e do controlo das operações a equipa denotava dificuldades em organizar jogo e encontrar espaços que lhe permitissem criar grande perigo.
Postiga deu o 1º sinal logo no início da partida com um remate a rasar a trave, mas depois foi preciso esperar alguns largos minutos para assistirmos a perigo eminente na baliza azul. Polga na sequência de um canto deu o mote, para o golo inaugural que surgiu pouco depois aos 34” por Postiga, através de uma jogada de insistência de Djaló que depois serviu “o carteiro” para fazer o 1-0. Um golo importante, que serenou a equipa e trouxe alguma justiça ao marcador, no entanto o lance é irregular pois Postiga encontrava-se em offside no momento do passe.
Até ao final da primeira metade foi gerir o resultado e o esforço físico, esperando pelo intervalo.
No 2º tempo Izmailov tocado deu o lugar a Vukcevic, um momento bastante saudado mas que parece não ter posto um ponto final nesta “novela”. A equipa leonina entrou bem na etapa complementar e rapidamente chegou ao 2-0. Novamente Postiga no lance, isolando-se e sendo derrubado dentro da área. Romagnoli não desperdiçou e fez descansar a equipa e os adeptos mais nervosos. Este golo trouxe algum relaxamento à equipa leonina, cujo reflexo se traduziu num crescimento momentâneo do Belenenses que finalmente dispôs de 2 lances de golo, situações que puseram à prova Rui Patrício que se opôs com categoria.
Com o susto a equipa acordou, Veloso refrescou o miolo por troca com Rochemback, mais apagado que o costume, e o Sporting voltou a criar e a dispor de alguns lances de perigo, destacando-se uma perda “escandalosa” de Postiga já no final da partida.
O Sporting continua assim em busca do seu grande objectivo da melhor maneira, não desperdiçando qualquer ponto até ao momento, embora tendo nos próximos 2 embates os seus mais directos adversários, algo que servirá de teste às reais capacidades da equipa. Destaque para Postiga que faz o seu 2º golo consecutivo, mostrando que está a caminho do seu melhor e que a sua contratação foi uma aposta certa. Os leões venceram assim a sua 3ª final, faltam 27...rumo ao título!!!
PS - Entretanto o Porto aproveitou para empatar em Vila do Conde.

19/09/08

Ponto final...!!!!?

A novela Vukcevic parece estar a caminho do seu desenlace e ao que tudo indica com um final feliz, para o jogador que poderá voltar a mostrar os seus dotes e para o Sporting que voltará a contar com um importante jogador que traz qualidade à equipa.
Ontem Pedro Barbosa fez saber que o Sporting não tinha recebido qualquer proposta por Vukcevic, contrariando o seu empresário e alguma imprensa. O director leonino fez questão ainda de salientar que "é um jogador com que contamos, como é do conhecimento do próprio e do seu empresário. O Sporting não estava à espera de nenhuma proposta, até porque não tem intenção de o vender."
Assim sendo, era grande a expectativa em ver se o montenegrino constava da lista de convocados para o embate de amanhã frente ao Belenenses, o que veio a confirmar-se, estando assim juntos todos os ingredientes para colocar um ponto final nesta polémica.
Na conferência de imprensa, Paulo Bento deixou no ar o porquê de Vuk ter vindo a ficar arredado das escolhas, "Todos os jogadores dão garantias de poder jogar sempre que façam o que eu pretendo e ponham o ‘nós’ à frente do ‘eu’. Se fizerem o contrário admito que é muito difícil trabalhar comigo". "Não o digo em relação a ninguém, digo no geral. É muito fácil trabalhar comigo se pusermos o nós à frente do eu. Se fizermos o contrário, digo que é muito difícil."
Todos sabemos que Vukcevic é um excelente jogador e que faz falta ao Sporting, só espero que tenha captado a mensagem e deixe o vedetismo de parte e ponha a garra e qualidade que tem, em campo ao serviço do Sporting. Todos ficam a ganhar.

Pereirinha até 2013

Em comunicado oficial no site leonino, a SAD do Sporting divulgou que renovou contrato com Bruno Pereirinha até 2012/13. Não é feita qualquer referência a valores salariais ou cláusulas de rescisão.
Por seu lado Pereirinha mostra-se um homem feliz: "Este passo era um dos meus objectivos e estou muito orgulhoso, porque é também sinal de que o Sporting confia nas minhas qualidades como jogador."

18/09/08

Ora f.....!!!!

Esta semana não está a correr da melhor forma para as hostes leoninas, primeiro o caso Vuk que nunca mais tem um final (feliz de preferência), depois a derrota em Barcelona com uma exibição pálida (para ser simpático) e agora isto....
Que o Vuk e o Paulo Bento andem de candeia às avessas e a equipa não jogue peta em Camp Nou até vá que não vá, agora o Luisão não jogar contra o Sporting é que não, isso não se faz Sr. Ricardo Costa...
Logo agora que o Levezinho está de regresso...

Liga do Visconde

Terminou a 1ª Jornada da entusiasta Liga do Visconde, com o GNITROPS CP a ser o grande vencedor obtendo 68 pts, logo seguido da equipa dos MESTRES com 64 pts e a terminar o pódio surge a equipa XPTO com 63 pts.
Depois nota-se um grande equilíbrio onde várias equipas estão separadas por apenas 1/2 pts.
A equipa da casa e campeã em titulo fez 56 pts, concedendo uma ligeira benesse aos adversários, dentro de 15 dias a emoção volta ao rubro...

Modalidades

Andebol
Benfica - 30 x SPORTING - 25
O Sporting deslocou-se ao pavilhão da Luz para defrontar o Benfica, em encontro atrasado da 3.ª jornada da Liga, tendo averbado uma derrota por 30-25. A diferença de cinco golos não espelha o desempenho dos «leões» ao longo da partida, da qual não mereciam ter saído com tão pesado desaire.
No primeiro tempo e embora a entrada no jogo não tenha sido a desejada, os pupilos de José Tomaz conseguiram equilibrar e perto do intervalo estavam com uma vantagem de 11-13, fruto do bom desempenho atacante e defensivo dos «leões», que conseguiram trocar a bola com sucesso. A equipa da casa, já mesmo em cima do final da primeira parte, conseguiu chegar ao empate (14-14).
No segundo tempo, o Sporting ainda conseguiu manter a partida equilibrada, tendo chegado ao empate (19-19). Quando os pupilos de José Tomaz tentaram o tudo por tudo para saírem vitoriosos, acabaram por cometer algumas falhas no ataque. No entanto, pelo desempenho dos «leões» o resultado não deveria ter sido tão dilatado.
In www.sporting.pt
O Sporting não está a fazer o arranque de época esperado, tendo em conta o plantal desta época e as ambições do clube. Esta temporada chegar ao playoff final não chega, é preciso ir mais além, é preciso voltarmos a conquistar titulos.

17/09/08

Demasiado frágeis

O Sporting não teve a estreia esperada na edição 08/09 da Champions League, apesar de ter sido teoricamente o jogo mais complicado do grupo, a equipa leonina esteve longe do que pode, sabe e deve fazer.
Os leões apresentaram-se muito expectantes, a concederem imenso espaço ao Barça, revelando algum nervosismo e mostrando demasiado respeito pelo adversário, fruto disso a muita má 1ª metade, onde o domínio catalão foi absoluto.
O Sporting apresentou o seu 11 habitual, com Caneira na esquerda para tentar parar Messi, mas a equipa esteve longe do seu valor, entrando muito mal no jogo, sofrendo grande pressão do Barça, nunca conseguindo soltar-se e permitindo aos catalães um domínio absoluto nos primeiros 30" de jogo, período em que sofreu o 1-0 num lance de bola parada, onde uma enorme falha de marcação ditou o resultado ao intervalo.
Nesta fase do Sporting apenas 2 lance se registaram, uma bomba de Rochemback e um tímido remate de Romagnoli, muito pouco para quem ambicionava tanto.
A segunda metade trouxe alguma melhoria da equipa verde e branca (também era difícil fazer pior), o Sporting procurou ter mais bola, foi mais agressivo e jogou mais longe da sua área e no campo adversário. Contudo, quando o equilíbrio entrava na fase em que poderíamos enervar o adversário, eis que um penalty muito duvidoso permite ao Barça ampliar para 2-0.
Paulo Bento mexeu na equipa, e aqui bem, fazendo entrar Veloso para o lugar de Romagnoli muito apagado e o Sporting cresceu, começou finalmente a incomodar a equipa catalã, criou algum perigo e chegou ao golo aos 71" por Tonel a desviar um livre de Miguel Veloso.
A equipa leonina parecia disposta a complicar a vida aos catalães e já pairava sobre Nou Camp alguma desconfiança, mas eis que Paulo Bento decide mexer novamente na equipa, e aqui mal, fazendo entrar Pereirinha para o lugar de Caneira e recuando Veloso para lateral. Após este reajustamento o jogo voltou à forma inicial, o Sporting perdeu o ascendente que vinha mostrando e o Barça voltou a tomar conta das operações, fazendo o 3-1 já no final do encontro em nova falha da defensiva leonina.
Não foi de longe o jogo que se esperava do Sporting, mas também era aquele em que as possibilidades eram menores e com o qual pouco se contava para as contas finais. Contas essas que passam definitivamente por uma vitória na próxima ronda, ante o Basileia, caso contrário a tarefa complica-se e muito. Isto porque o Shakhtar foi ganhar à Suiça por 2-1, mas dando um autêntico massacre aos suíços, à atenção do Sporting.
Agora é tempo de recuperar a equipa e pensar na vitória do próximo jogo da liga, essa sim fundamental, depois a seu tempo o Basileia e os primeiros 3 pontos na Champions.
Força SPORTING.

16/09/08

Arranque milionário

O Sporting inicia hoje a sua caminhada na prova mais importante da Uefa ante uma equipa recheada de estrelas, num dos grandes palcos europeus, procurando começar a sua participação da melhor forma.
O Barcelona dispensa apresentações, tendo um plantel de enorme valor, onde existem nomes como Xavi, Etoo, Henry e muitos outros, tendo em Leonel Messi a sua principal estrela, ele que será a maior dor de cabeça para a defesa leonina.
A equipa catalã vive momentos de grande contestação depois de um inicio de época conturbado, onde ainda não conseguiu vencer para o campeonato. Guardiola que pegou na equipa esta temporada já foi assobiado no jogo passado, vendo lenços brancos em pleno Camp Nou.
Apesar de esta crise não retirar o imenso valor à equipa catalã, pode ser um ponto chave para o Sporting ter êxito, sendo importante não se deixar levar pelas aparências.
O Sporting por seu lado precisa de ser uma equipa guerreira, batalhadora, personalizada, eficaz e com grande espírito de entre ajuda. Os leões precisam de controlar o jogo com a bola em seu poder, algo que a equipa adversária não gosta, deve procurar sair em rápidos contra ataques, explorando as deficiências da defesa espanhola e jogar o mais possível longe da baliza, onde a criatividade do Barça costuma fazer estragos. Conseguir aguentar os minutos iniciais é fundamental para ter sucesso, pois à medida que o tempo vai passando maior será a contestação da impaciente plateia blaugrana, maior será o nervosismo da equipa da casa e maior será a confiança dos leões.
A equipa leonina terá de saber jogar com o aspecto psicológico do adversário que neste momento não é o melhor e fazer um jogo à semelhança do que fez em Munique, Milão, Roma ou Manchester nas épocas transactas. Sem receios, em busca do sucesso.
Força Sporting.

O falso empresário

Zoran Stojadinovic, talvez o maior responsável pelos "casos" de Stojkovic e Vukcevic. Este pseudo empresário de futebol cada vez que abre a boca consegue fazer com que os "seus" atletas piorem a sua situação e baixem a sua valorização. Estratégia? Talvez...!!! Com um valor mais reduzido e insatisfeitos, os jogadores pretendem sair para jogar e em cada transferência são mais uma coroas que entram no seu bolso. Interessante, não?
Mas quem é este senhor para exercer esta pressão? Desde quando um empresário "exige" que um atleta jogue? Até quando é que o Sporting vai aturar esta personagem?
Este senhor ao invés de tentar resolver os problemas dos seus "clientes" de forma pacifica, só serve para criar confusões e destabilizar.
Não tomando o partido de ninguém porque não se sabe o que realmente aconteceu e tendo apenas 2 certezas, a que Paulo Bento prefere o grupo a uma individualidade e Vukcevic tem antecedentes disciplinares, parece que a qualidade do montenegrino só será posta ao serviço do grupo quando ele perceber que é apenas mais um atleta do grupo e não a vedeta do mesmo, além de que mudar de empresário daria um jeitão.
O Sporting precisa de Vuk, da mesma forma que Vuk deve perceber que será útil à equipa quando entender que num grupo não pode haver estes constantes "amuos" quando o objectivo é único e comum.

15/09/08

Mera opção..!!!?

A novela Vukcevic parece não ter fim, o montenegrino fica novamente fora das opções depois de se ter estreado em Braga e parecer ter havido um ponto final na especulação.
Não havendo qualquer outra explicação e não tendo o departamento médico feito qualquer esclarecimento, a ausência do montenegrino é pura opção técnica, o que me leva a ter 2 leituras sobre o caso.
Rodrigo Tiui é uma mais valia em relação a Vukcevic;
ou
Vukcevic anda armado em Stojkovic;
Simon é claramente uma mais valia do Sporting, um dos seus melhores atletas e um importante activo. Também é conhecido o feitio de infant terrible do atleta e a má língua do seu empresário, no entanto é mais uma vez o Sporting que sai a perder neste enrredo.
O jogador teve várias propostas e o clube poderia ter lucrado 5/6 milhões de euros com a sua venda, mas declinou as ofertas e fez uma aposta no seu valor, agora Vuk não joga e ficamos sem perceber o que realmente se passa.
Será que se é meramente opção técnica, Vukcevic não seria melhor opção que Adrien? Pereirinha? Tiui?
Alguém que explique o que realmente se passa e ponha um ponto final nisto.

14/09/08

Modalidades

Ténis de Mesa - SUPERTAÇA
SPORTING - 3 x Sp. Porto Santo - 1
O Sporting conquistou a sétima Supertaça «José Manuel Amaro» – em 11 possíveis – do seu palmarés, ao bater, o Sp. Porto Santo, por 3-1. Depois da «tripleta» conseguida na época transacta – Supertaça, «Nacional» da I Divisão e Taça de Portugal – o grupo de trabalho dirigido por Chen Shi Chao começa a temporada do mesmo modo como acabou o ciclo anterior – a ganhar, acumulando, portanto, uma série de quatro êxitos consecutivos nas principais provas da modalidade.
Andebol - Torneio de Badajoz
O Sporting conquistou o Torneio «Cidade de Badajoz», ao superar, na final, a equipa anfitriã, por 33-25. Como tinha acontecido na véspera frente ao Moguer – curiosamente também derrotado por 33-25 - os pupilos de José Tomaz dominaram o confronto, anotando uma agradável prestação.
Futsal
Alpendorada - 5 x SPORTING - 3
O Sporting perdeu, por 5-3 (2-2 ao intervalo) no burgo do Alpendorada, o embate da segunda jornada da fase regular do «Nacional» da I Divisão Fut/Sagres, sofrendo assim a primeira derrota na prova.
Um revés só possível porque os vencedores da Supertaça – quando, na segunda parte, com o jogo mais ou menos controlado – na saída para o ataque incorreram em erros defensivos na zona proibida, perdendo a bola e dando, assim, ao adversário, a possibilidade de marcar. Por sua vez, no ataque, também faltou um pouco mais de eficácia, em situações frontais à baliza do guarda-redes Alex.

Futebol Formação

Iniciados (Fase Regular):
Corroios - 0 x SPORTING - 9
Marcadores:
Edgar Lé (2), Frederic Maciel, Nuno Malheiro (2), Carlos Mané, Filipe Chaby (2) e Iuri Medeiros;
Juniores (Fase Regular):

SPORTING - 0 x Estoril - 0

12/09/08

Uefa Fantasy Football

A Champions League está aí à porta e com isso o Uefa Fantasy Football. Assim todos os interessados em participar na II Liga do Visconde só têm de aceder AQUI e introduzir o código de acesso a esta liga:
9061-2458
Na última edição o caneco ficou em casa, portanto é favor esforçaram-se mais um pouco para tentar conquistar o famigerado troféu.
Boa sorte a todos. Let the game begin...

11/09/08

Irresponsabilidade ou burrice?

As selecções nacionais tiveram uma jornada dupla bastante negativa. Os Sub-21 perderam a hipótese de ser primeiros ao serem derrotados por 2-0 em Wembley, empatando depois no Funchal 2-2 com a Rep. Irlanda, ficando afastados do playoff de apuramento para o Euro 2009 na Suécia, isto depois de estarem a vencer por 2-0.
Já a equipa principal depois de golear Malta por 4-0, baqueou em Alvalade perante a Dinamarca por 2-3, mostrando a velha lógica de quem não marca sofre, tendo agora de correr atrás do prejuízo, que é como quem diz, ir vencer à Suécia.
Isto tudo para falar de Yannick Djaló que havia sido chamado pela 1ª vez à equipa A de Portugal. O certo é que esta chamada deixou Yannick literalmente sentado, em Malta na bancada e em Alvalade no banco de suplentes. Posto isto e analisando os resultados obtidos pergunto o seguinte:
- O que foi fazer Yannick à selecção? Ver os métodos de treino de Queiroz e conhecer novos colegas?
- Esta decisão não terá custado o apuramento para um Europeu de Sub-21?
Faz-me alguma confusão saber de antemão que a equipa de Rui Caçador necessitava de ganhar em Inglaterra ou pelo menos à Rep. da Irlanda, e para isso não se convocar o avançado português em melhor forma para ser utilizado 0" na selecção principal. Chamamos a isto desperdício, irresponsabilidade ou burrice?
Por outro lado e sabendo que tinha em sua posse um avançado em grande forma e que deixou de dar um contributo decisivo à selecção de Sub-21, Queiroz não só não o utilizou, como ainda o preteriu ao shôr Nuno Gomes (cujas internacionalizações merecem a vénia dos comentadores da TVI...o que importa é entrar em campo e somar jogos pela selecção, jogar que é bonito é que não...!!!), que desde logo fez por mostrar serviço falhando um golo de baliza escancarada.
Haja paciência.
Isto não é uma crítica ao trabalho do seleccionador, que espero tenha o maior sucesso de sempre com Portugal, mas sim a uma decisão bastante controversa e que nos privou de atingir pelo menos 1 dos objectivos.

Em Sintonia

O Presidente do Sporting abordou o tema do contrato de Paulo Bento, sobre o qual o mister havia dito que iria terminar um ciclo no final da época, iniciando-se um novo que poderia ser ou não com as mesmas pessoas. E Soares Franco não podia ter sido mais directo: "Em 2009, acaba o compromisso de Paulo Bento com a SAD, cuja administração também nessa altura cessa o seu mandato. Pensei muito se continuarei ou não, mas ainda não decidi."
Ou seja, ambas as situações estão interligadas e dependentes do resultado do Sporting esta temporada. Se a conquista do titulo acontecer como se espera, não tenho dúvidas que Soares Franco se recandidatará, continuando Paulo Bento como técnico principal leonino. Caso isso não aconteça, as interrogações serão muitas, dependendo da avaliação final da época.
Presidente e treinador demonstram assim um discurso coerente e em sintonia num sinal de agradecimento mútuo, Soares Franco pela estabilidade e conquista de títulos (apesar de faltar o mais importante) que Paulo Bento trouxe ao clube, e Paulo Bento pela oportunidade e solidariedade sempre demonstrada pelo Presidente nas horas mais difíceis.
Que o Sporting seja campeão e que fiquem por muitos anos, isto apesar de não concordar com muitas situações que ocorrem no clube, embora reconhecendo que melhoramos a olhos vistos em muitos aspectos, considerando positiva a sua actuação.

10/09/08

Discurso directo - Parte II

Paulo Bento esteve ontem na SIC Noticias abordando o passado, o presente e o futuro do Sporting e da sua carreira. Bento afirmou que no final da temporada termina um ciclo, não abrindo o jogo quanto á sua continuidade no comando da equipa, embora aqui a questão esteja dependente de 2 factores muito importantes, a conquista do titulo e a recandidatura de Soares Franco à presidência leonina.
O treinador leonina falou sem tabus dos "casos" Moutinho, Vukcevic e Stojkovic, falou dos sistemas, o táctico e o que domina o futebol nacional, abordou os adversários, o plantel e muitos outros assuntos que podem consultar AQUI e AQUI.
Continuidade - "Aquilo que eu disse no final da época passada é que tenho contrato com o Sporting até 2009 e que esse assunto não seria alvo de qualquer abordagem pública da minha parte. Em 2009, não só para mim, como para o próprio clube, vai terminar um ciclo e iniciar-se outro. Se o novo ciclo será com as mesmas pessoas, em termos directivos ou técnicos, já não sei."
Objectivo - "Queremos ser campeões e para isso há que estar em primeiro. Era um objectivo, mas importante foi a vontade demonstrada de lá chegar. Agora, sem obsessões, vamos tentar continuar ao longo das 30 jornadas, se não for possível não devemos perder confiança."
Moutinho - "Não agradou nem a forma nem o 'timing'. Tem responsabilidades como capitão e podia ter evitado... Não é problema que os jogadores tenham outros objectivos, têm é de saber como demonstrá-lo"
Orgulho e Agradecimento -
"Sinto-me orgulhoso por estar em representação de um grande clube que está pela terceira época seguida na principal competição europeia."
"O Sporting deu-me mais do que eu dei ao Sporting. Deu-me oportunidade, segurança e uma oportunidade. Eu dei a devoção e a dedicação, na tentativa de alcançar a glória. É verdade que o conseguimos em algumas competição, mas não na prova mais importante que é a Liga."

09/09/08

E agora?

Certamente todos se lembram da confusão que foi a inscrição na temporada passada de Meyong pelo Belenenses, que viria a originar a perca de 6 pontos pelo clube do restelo e o afastamento da Taça Uefa.
Já esta temporada Edimar jogador contratado pelo Braga, encontra-se sem competir devido à mesma lei, que limita a inscrição de um atleta a um máximo de 3 clubes por temporada, sendo que apenas pode actuar em 2 deles.
Ao que parece estamos perante um novo caso desses, só com uma (grande) diferença, o clube não foi castigado e o jogador encontra-se a competir como se nenhuma irregularidade tenha sido cometida. Falo de Hulk, o superhero contratado pelo porto no defeso.
Giovanildo "Hulk" foi contratado pelo Porto ao Club Atlético Rentistas, de onde havia sido transferido do Tokyo Verdy dias antes. Acontece que Hulk já havia representado o Kawasaki Fontale que o tinha emprestado ao Verdy.
- A 15 de Março Hulk jogou pelo Kawasaki Fontale
- A partir de 6 de Abril, Hulk passou a jogar pelo Tokyo Verdy
- A 25 de Julho, Hulk foi contratado pelo Porto ao Club Atlético Rentistas
- A 16 de Agosto, Hulk jogou pelo Porto no jogo contra o Sporting.
Mais uma história "complicada" dos senhores do norte. E agora?

Discurso directo

Hoje, Paulo Bento estará em directo na Sic Noticias às 23.10h para uma entrevista onde deverão ser abordados alguns temas interessantes do universo leonino.
A não perder, para amanhã discutir...

08/09/08

Grande Entrevista

Rochemback concede hoje uma grande entrevista ao jornal O Jogo que pode ser lida na integra AQUI. O brasileiro fala do passado e do regresso a Alvalade, do que mudou, de Paulo Bento, entre muitas outras coisas a não perder.
Destaco algumas das declarações que considero mais importantes do camisola 26 dos leões.
Diferenças
- "A mentalidade é um pouco mais vencedora, existe maior vontade de querer vencer em detrimento de querer chegar apenas a alguns objectivos, como a Liga dos Campeões. Queremos ser campeões nacionais e estar sempre no topo, essa está a ser a diferença."
O regresso
- "Achei que chegou o momento de querer atingir o topo, com títulos, e o Sporting é uma equipa que está sempre na disputa de competições, está presente na Liga dos Campeões e quer vencer o Campeonato. Isso acaba por influenciar e também ajuda: se queres estar em cima, tens de lutar para ser campeão. O Sporting é uma equipa de "top" e isso influenciou bastante na decisão de voltar."
Objectivo
- "Temos de pensar mais no jogo e na vitória do que em dar espectáculo. Pensar nisso às vezes atrapalha. Temos de pensar no objectivo, que é a vitória..."

Modalidades

Futsal
SPORTING - 3 x Odivelas - 1
O Sporting rubricou uma estreia auspiciosa no Nacional da I Divisão Fut/Sagres, ao bater o novo primo divisionário Odivelas, por 3-1 (1-0 ao intervalo).
Os leões realizaram uma boa exibição pecando apenas na finalização, podendo ter construído outro resultado.
Destaque para Café autor de 2 golos.

Futebol Formação

Juvenis (Fase Regular):
Castelo Branco - 0 x SPORTING - 2
Marcadores:
(Tiago Cerveira; Mateus Coelho)
Juniores (Fase Regular):

Louletano - 1 x SPORTING - 6
Marcadores:
(Diogo Rosado; Wilson Eduardo; Nuno Reis (2); Rabiu Ibrahim; Renato Santos)

05/09/08

Ridículo!!!

Para termos uma perfeita noção da parvoíce que é o castigo aplicado pelo CD da Liga ao Recreativo da Luz, até o "excêntrico" Rui Santos se indigna com o mesmo na sua coluna diária no Record, da qual transcrevo alguns excertos, podendo ser lido na integra AQUI.
"A credibilidade do futebol português avalia-se nos momentos das difíceis decisões. O castigo aplicado pela CD da Liga, na sequência das incidências verificadas no clássico da Luz, é ridículo. E perigoso! Com regulamentos ridículos, que relativizam a violência, só podemos ter decisões ridículas.
Punir com 1.500 euros uma entrada de um espectador em campo e respectiva agressão a um árbitro é tão ridículo quanto grave. Tão ridículo e grave quanto punir com 2.000 euros o arremesso de uma garrafa de água à cabeça de outro árbitro. Tão ridículo e grave ainda quanto punir com 500 euros “o rebentamento de 4 ou 5 petardos e o lançamento de 2 tochas”.
Daqui por diante: está aberta a porta para se dar uns “apertões” aos árbitros-assistentes. Como é possível?"

04/09/08

Bravo, Bravissimo...!!!

Como já era esperado pela grande maioria a montanha pariu um rato. Dos possíveis castigos a aplicar ao Recreativo da Luz devido à invasão de campo e agressão aos juízes auxiliares, o CD da LFPF deliberou aplicar a pesada (!!!) multa de 4000€ subdivididos e justificados da seguinte forma:
- 1500€ pela invasão de campo e 2000€ pela garrafa de água na cabeça do juiz auxiliar, uma vez que em ambos os casos não houve nenhuma lesão com gravidade, nem nada que levasse à interrupção do jogo por um período superior a 5". Ainda que no 1º caso tinha havido um soco no pescoço e no 2º caso um hematoma com sangramento, ambos prontamente assistidos pelo departamento clínico galináceo no final da partida, coadjuvados por Luís Filipe Orelhas. Tudo normal portanto...;
- 500€ pelo lançamento de 5 petardos e 2 tochas;
Esta tomada de posição de Ricardo Costa, já apelidado de o Sr. Mão de Ferro, e seus pares trazia ainda um bónus, um processo sumaríssimo ao Cabeça de Ovo, aka Luisão, por uma cotovelada a Sapuranu, sendo-lhe aplicados 2 jogos de suspensão e 1000€ de multa.
Mas calma, esta decisão é passível de recurso, pelo que com a demissão do CJ da Liga em Agosto, esta decisão só irá ter um desfecho lá para o Natal, ou quando mais jeito der aos galináceos. Vai uma aposta?
Mais uma vez é de aplaudir a forma como este CD aplica as leis e penaliza os prevaricadores, é caso para dizer: Bravo, Bravo!!!

02/09/08

O diabo ataca

Foi o momento mais insólito (quase ao nivel das cãimbras das galinhas...) do clássico do passado fds entre Recreativo da Luz e Andrades, a invasão do relvado, seguida de estrangulamento ao juiz auxiliar de um curioso adepto galináceo, O Diabo.
Depois desta acção e passado o momento de diversão que atrai milhares ao galinheiro, importa apurar até onde irão as consequências deste acto.
Segundo o regulamento da LPFP os Art.º 138º e 139º dizem o seguinte:
Art.º 138º

1. O Clube cujo sócio ou simpatizante agrida fisicamente elementos da equipa de arbitragem, agentes de autoridade em serviço, delegados e observadores da Liga, dirigentes, jogadores e treinadores e demais agentes desportivos ou pessoa autorizada por lei ou regulamento a permanecer no terreno de jogo, de forma a determinar justificadamente o árbitro a não dar início ou reinício ao jogo ou dá-lo por findo antes do termo regulamentar, é punido com derrota, interdição do recinto desportivo por 2 a 4 jogos ou realização de 1 a 2 jogos à porta fechada e multa de € 12.500 (doze mil e quinhentos euros) a € 25.000 (vinte e cinco mil euros).
Art.º 139º

1. O Clube cujos sócios ou simpatizantes invadam o terreno de jogo com o propósito de protestar, agredir ou ameaçar qualquer das pessoas referidas no artigo 138.º, n.º 1, ou provoquem distúrbios que determinem justificadamente o árbitro a não dar início ou reinício ao jogo ou a dá-lo por findo antes do tempo regulamentar, é punido com interdição do recinto desportivo por 1 a 3 jogos ou realização de 1 ou 2 jogos à porta fechada e multa de € 10.000 (dez mil euros) a € 20.000 (vinte mil euros).
Posto isto iremos ter o próximo derby fora do galinheiro, ou será que não...!!!?
Surpreenda-nos mais uma vez Sr. Ricardo Costa.

Solidez

Nova entrada de leão e uma vitória saborosa num jogo intenso, sem grande inspiração, mas com muita transpiração. O Sporting mostrou grande solidez defensiva, soube controlar bem a partida e provou que está preparado para sofrer de forma a chegar ao seu objectivo máximo, o titulo, mas acima de tudo demonstrou uma grande diferença para o passado recente, a equipa como um todo.

Os leões sabiam das dificuldades que iriam enfrentar em Braga, mas cedo demonstraram que queriam um resultado positivo. Fruto dessa boa entrada em jogo, nasceu o golo logo aos 3", na melhor jogada colectiva do desafio, com Abel servido por Derlei a entrar na área, a sentar Evaldo e a servir Postiga de bandeja que não desperdiçou, estreando-se a marcar de leão ao peito e dando 3 importantes pontos ao Sporting. Postiga aproveitou da melhor forma a lesão de Yannick que ficou de fora.
Após o golo o Sporting continuou a ser superior até aos 15", altura em que o Braga respondeu e começou a ter mais ascendente no jogo. Uma partida muito disputada a meio campo, com grande intensidade, mas sem grandes qualidades técnicas e sem lances de perigo durante a etapa inicial, excepção ao golo de Postiga e a um cabeceamento de Linz perto do poste de Rui Patrício.
Foi uma 1ª parte em que a componente táctica se superiorizou à técnica, onde o Sporting dominou inicialmente, mas onde depois teve algumas dificuldades em controlar a partida, sobretudo por perder muitas bolas nas transições de jogo e por optar por um futebol demasiado directo.
No 2º tempo o cariz do jogo não se alterou muito, embora o Sporting tenha optado por segurar e manter a bola mais em seu poder, dificultando a tarefa do Braga e facilitando o controlo de jogo e a gestão do mesmo.
O tempo foi passando, os lances de perigo não surgiam, ao invés dos cartões amarelos que iam chovendo em catadupa. Paulo Bento foi mexendo na equipa, trocou Postiga por Tiui e Romagnoli por Veloso e o Sporting geria o jogo à sua maneira e aos pouco foi-se superiorizando ao adversário. Tiui desperdiçou o 2-0 após uma jogada de insistência de Derlei e pouco depois João Caceteiro Pereira foi expulso por agressão a Moutinho.
Até final e com mais um elemento, o Sporting controlou bem a partida, Tiui, o trapalhão, ainda desperdiçou mais uma boa ocasião e ainda viu o regresso de Vukcevic à equipa. Que sejam os primeiros de muitos minutos.
Uma vitória sofrida mas merecida do Sporting, uma vitória da equipa no seu todo, uma vitória do espírito de sacrifício e vontade de vencer. Um Sporting há imagem do que se quer, porque nem sempre é possível jogar bonito.
Vamos no bom caminho, agora faltam 28 finais...rumo ao titulo.

01/09/08

Modalidades

Futsal
O Sporting arrecadou a 3ª Supertaça de Futsal do seu historial, começando assim a época da melhor forma. Café (2), Djó, João Matos e Deo foram os autores dos golos do triunfo. Esta é a terceira Supertaça que os «leões» alcançam na sua história. A equipa «verde e branca» fez uma excelente primeira parte, embora nos segundos finais tenha ficado reduzida a quatro elementos, por expulsão de Bibi. A vantagem de 3-1 era mais do que justa e até pecava por escassa, devido ao número de oportunidades criadas.
No segundo tempo, o Benfica ainda reduziu para 3-2, mas os «leões» foram sempre superiores e encaram a partida com uma grande dose de esforço, já que se viram impedidos de utilizarem Bibi e Paulinho, que se lesionou ainda no decorrer da primeira parte. Os pupilos de Paulo Fernandes não se «amedrontaram» com a vantagem mínima e dilataram para 4-2 e já no final para 5-3.


Andebol
SPORTING - 34 x Sp. Horta - 25
No jogo inaugural da Liga de Andebol, o Sporting derrotou o Sp. Horta, por 34-25. Os «leões» realizaram uma boa prestação, sobretudo no segundo tempo, onde actuaram de uma forma mais solta e dinâmica, o que lhes permitiu averbar a primeira vitória da época.

Futebol Formação

Juniores (Fase Regular):
SPORTING - 4 x Maritimo - 0