14/03/07

Soares Franco na Sic Noticias

Aqui ficam alguns dos pontos focados pelo presidente leonino em entrevista (ler na integra aqui) à SIC Notícias, Filipe Soares Franco considerou que os atrasos na autorização da Câmara de Lisboa e da empresa que gere o Metro de Lisboa, para a construção nos terrenos junto ao novo Estádio José Alvalade, têm condicionado o seu projecto eleitoral, que preconiza a redução do passivo para um valor inferior a 200 milhões de euros. “O processo está há mais de sete anos na Câmara de Lisboa. Penso que o projecto de urbanização poderá ir a sessão de Câmara em finais do mês de Março, início de Abril. O desbloqueio do processo irá permitir fazer um encaixe à volta dos 35 milhões de euros, extraordinariamente importantes para a redução do passivo e para pagar o serviço de dívida aos bancos. O Sporting pode chegar a um resultado de caixa anual entre 11 e 13 milhões de euros, e se tiver 150 milhões de endividamento à banca, pode amortizar a dívida em 20 anos. A poupança em juros, significa que o Sporting poderá canalizar dinheiro para a SAD e para as modalidades”, exprimiu.
O presidente do Conselho Directivo garantiu que não vai alienar mais património (Estádio e Academia) mas reafirma a necessidade de redução da maioria do capital da SAD no Clube. “O Sporting tem 77 ou 78 por cento do capital da SAD e não precisa de tanto para ter a maioria, basta 51 por cento. Mas vamos ficar com a percentagem que os sócios quiserem”, disse.
Soares Franco revelou igualmente que o Sporting não quer ter uma formação e Academia para vender jogadores. “Tudo farei para que o Clube preserve os seus talentos. Vamos ser mais fortes no próximo ano e nos seguintes, se continuarmos com esta política de mantermos a base da equipa com valores dos escalões de formação”, avançou, indicando depois que falta renovar com Moutinho e Nani e o Sporting tudo fará para que os dois prolonguem o vínculo com o Clube.
Prova de confiança para Paulo Bento que, segundo o presidente, vai continuar na próxima época a ser o treinador do Sporting. “Paulo Bento é para continuar. Tem feito um trabalho notável, a equipa técnica é óptima e queremos continuar com eles. É uma lógica empresarial. Gostava que o Sporting tivesse com o treinador o mesmo relacionamento que o Manchester United tem com Alex Ferguson”, disse.
Espero sinceramente que a aprovação do projecto de construção dos antigos terrenos de Alvalade seja o passo que falta para finalmente começarmos a reduzir o passivo de uma vez por todas, porque depois da alienação do património não desportivo a suposta amortização de 50 milhões de euros não o foi efectivamente. Assim como a redução do capital da Sad é importante porque não justifica o clube ter tanto capital se pode controlar e ser accionista maioritário com apenas 51%, ao vender as restantes acções mantém o controlo da Sad e realiza mais um importante encaixe financeiro.
Relativamente a politica da Sad para o futebol e à permanência dos seus maiores talentos, é lógico que ninguém gostaria de perder os seus melhores jogadores, mas até que ponto isto é possivel ou mesmo viável, neste momento o Sporting ainda é, e será por mais alguns anos, um clube vendedor porque não tem autonomia financeira para poder rejeitar ofertas milionárias dos clubes com grande poder financeiro. O Sporting deve anualmente lançar na sua equipa principal 3/4 jogadores vindos da formação, sabendo desde logo que 1 deles será vendido no final da época, permitindo realizar encaixes financeiros e ao mesmo tempo manter uma equipa forte sem grandes alterações.
No que se refere a Paulo Bento, continuo a pensar que é o homem certo no lugar certo, já demonstrou qualidade e competência, mas também é preciso ter consciência que sem matéria prima de qualidade e em quantidade não podemos exigir o mundo. Neste momento o Sporting tem qualidade mas não em quantidade suficiente para enfrentar todos os problemas que surgem durante uma época. Assim é preciso reconhecer o bom trabalho feito pelo Paulo Bento e encarar o futuro com optimismo.
Saudações Leoninas.

0 rugido(s):