21/06/07

Cinco anos de sonho

As portas abriram-se oficialmente a 21 de Junho de 2002, data da inauguração de uma dos maiores sonhos leoninos tornados realidade. No entanto, desde Janeiro desse ano que alguns sectores já trabalhavam em Alcochete, o local escolhido para edificar um dos mais modernos centros de estágio de clubes do mundo. Cinco anos volvidos, a Academia é mais do que o quartel-general da equipa profissional do Sporting. É, acima de tudo, uma fonte – que parece inesgotável – de talentos e um espaço capaz de gerar receitas que rentabilizam da melhor forma os cerca de 17 milhões de euros investidos naquele espaço que, até ao ano 2000, mais não era do que terra e sobreiros. Cerca de dois anos bastaram para erguer um complexo capaz de acolher uma equipa profissional e diversas equipas da formação que têm revelado alguns dos melhores talentos nacionais e internacionais.
Falar-se em Academia Sporting é também falar de jogadores como Cristiano Ronaldo, Quaresma, ou Nani: três atletas que passaram pelos escalões de formação verdes e brancos e que renderam importantes encaixes financeiros ao clube. Mas não só. Muitos outros nomes já usufruíram das modernas instalações e dos métodos inovadores criados de propósito para o grande objectivo da era moderna do futebol do Sporting: criar jogadores de futebol. João Moutinho, Yannick Djaló, Miguel Veloso e Silvestre Varela (todos eles ao serviço de Portugal nos Sub-21 portugueses) são activos verdes e brancos saídos da Academia, enquanto outros se aprestam para dar cartas como Bruno Pereirinha, André Marques, Paulo Renato e Zezinando (convocados para o Mundial Sub-20 do Canadá) ou, mais recentemente, Adrien Silva e Daniel Carriço.
A lista acaba por ser interminável, até porque muitos mais há, mas comprova que a aposta num sonho antigo estava certa, garantindo desde logo, a cobertura do investimento inicial. Para já, aquelas instalações situadas em Alcochete vão albergando centenas de jovens, entre os quais 50 residentes, e algumas dezenas de profissionais que todas as semanas – tirando o actual período de férias do plantel principal – evoluem naquele espaço. Hoje, em dia de aniversário.

Ricardo Reis - "O Jogo"

0 rugido(s):