29/12/09

Natal recheado


O Sporting tem tido um natal como há muito não se via por Alvalade, devendo mesmo bater o recorde de transferências no que a valores diz respeito. Para quem há pouco mais de 4 meses não tinha argumentos financeiros para ir ao mercado, o pai natal leonino veio de saco cheio, pena que tenha chegado talvez tarde demais e potencializado uma "crise" de resultados como não há memória no historial do clube.
Segundo algumas fontes esta injecção de capital resulta de um acordo com a PT em relação ao financiamento do futuro canal leonino e publicidade da operadora telefónica nacional, somente é dificil compreender que numa época em que é assumida a candidatura ao titulo, não se tenha preparado convenientemente esta ou outras possibilidades para injecção financeira que permitisse reforçar a equipa com verdadeiros reforços.

No que toca aos nomes e valores já apresentados, João Pereira é sem dúvida uma boa aposta. Um lateral moderno, que defende bem e ataca melhor que trará a profundidade necessária ao lado direito leonino e será certamente um valor seguro no futuro. O ex-bracarense é neste momento o melhor lateral nacional, merecendo há muito a aposta de Queiroz na Selecção, algo que poderá acontecer em breve, sobretudo estando Bosingwa lesionado e Miguel mais virado para outros assuntos.

O outro reforço leonino, o avançado francês Pongolle é uma aposta arriscada, sobretudo pelos valores que envolveram a sua aquisição e por este ter falhado nos momentos mais cruciais da sua carreira, Liverpool e Atl. Madrid, apesar das atenuantes pois em Inglaterra estava no inicio de carreira e em Espanha estava tapado por Aguero e Forlan, tendo actuado na maioria das vezes fora da sua área de jurisdição.
Considero que poderá ser uma boa aposta devido à sua velocidade, capacidade de explosão e técnica, no entanto não terá muito espaço de manobra, pois é o 2º jogador mais caro da história leonina.
Neste caso considero que o valor é exagerado, havendo outras possibilidades mais rentáveis e que desportivamente seriam boas apostas, Vagner Love de saída do CSKA, Smolarek que estava livre, Aruna Koné pouco utilizado em Sevilha, Arnautovic do Inter, etc, etc...
Espero que Ponsolle corresponda e não se crie mais um elefante branco em Alvalade.

Nos próximos dias irão surgir mais novidades, de Manuel Fernandes, a Rodriguez, Del Horno, Tosic, Ruben Micael, etc, alguém chegará ao Sporting, só espero que os nossos responsáveis tenham a noção que estes investimentos para além de serm importantes no momento actual serão fundamentais no futuro, isto porque o dinheiro não durará eternamente e rapidamente voltaremos ao velho e triste fado dos tostões contados.
Desenvolvimentos já a seguir....

6 rugido(s):

António Lopes da Costa disse...

Caro Visconde,

Duas coisas. A primeira é fora do assunto, apenas para lhe dizer que votei neste blogue na votação que está a ser feita no SportingApoio.

A segunda prende-se com o assunto. João Pereira passou a ser, imediatamente, o melhor lateral que o Sporting tem no seu plantel.
Pongolle é de qualidade duvidosa, tendo em conta o dinheiro gasto. Mas tem a seu favor o facto de ter sempre mercado e os milhões gastos poderão ser recuperados.

Com este reforço do plantel, o Sporting está, de facto, a juntar valor ao (pouco e insuficiente) que já havia. Se este caminho continuar a ser seguido em Julho, com a provável saída de um jogador após o Mundial, podemos ser campeões no próximo ano e voltar a jogar na Liga dos Campeões.

Esta época, desanimadora, tem de servir de lição para que o Sporting não volte, muitas vezes mais no futuro, a passar pelo mesmo.

Um abraço

Visconde disse...

Caro António

obrigado pelo voto e pela preferência.

SL

Krugul disse...

Caro Visconde,

Também acabei de votar no seu blogue.

Relativamente ao post, o Pongole não me parece ser o avançado matador que precisávamos, mas vou dar o benefício da dúvida. Talvez um 4-3-3 com Pongole, Liedson e Djaló dê cabo da cabeça às defesas contrárias...

Quanto a mais contratações, penso que mais médios será um desperdício, porque temos muitos bons no plantel e nas camadas jovens. Parece-me que um bom defesa-esquerdo seria a principal prioridade.

Saudações leoninas e votos de boas festas!

JCB disse...

precisamos é de um novo jardel!!

..porque será!??...

Visconde disse...

Caro Krugul

Obrigado pela preferência e votos de um bom ano.

Em relação a contratações penso que precisamos de um defesa esquerdo com urgência e um extremo que desiquilibre (Nani não é opção desde Outubro, não será possivel?)

SL

Visconde disse...

Caro JCB

E onde anda ele?