28/09/07

Sorte divina

O sorteio da 4ª eliminatória da Taça da Liga, ditou o nosso confronto com o Fátima. A 1ª mão será jogada em Alvalade a 20/21 de Outubro, sendo a 2ª mão em Fátima a 31 do mesmo mês.
Apesar do feito deste clube abençoada na eliminatória anterior, o Sporting tem todas as obrigações de entrar na fase de grupos, podendo "resolver" a eliminatória no 1º jogo em casa.
Apesar do enorme favoritismo, é preciso não substimar o adversário e encarar o jogo como se fosse (mesmo) da Champions.

E o nomeado é...

Pedro Henriques foi o escolhido pelo 3º ano consecutivo para apitar o derby no galinheiro.
Neste capitulo parece que estamos precavidos, mas nunca fiando. Apesar de ser o melhor árbitro português da actualidade, esta época tem sido fértil em (ainda mais) casos insólitos.

Soares Franco ao ataque

O Presidente leonino mostrou-se ontem indignado sobre as diferentes atitudes tomadas pelos árbitros e pela LPFP, onde passa claramente a ideia de haver 2 pesos e 2 medidas.
Filipe Soares Franco, criticou a diferença de atitude entre Duarte Gomes e outros árbitros: "Louvo a atitude do árbitro, mas questiono por que é que o site da Liga só está ao serviço de certos árbitros".
"Não me agrada a forma como não se retractou o árbitro que apitou o jogo do Sporting com o Estrela da Amadora", acrescentou Soares Franco.
O presidente não esquece o sucedido com o árbitro Paulo Pereira antes do jogo do clube leonino com o Estrela: "Não consigo compreender como é que foi lida uma norma que penso que só foi lida naquele jogo, que altera o espírito das leis do jogo no que diz respeito aos atrasos".
Boa atitude de Soares Franco que finalmente decidiu partir a loiça, não toda, mas quase, faltou a referência ao Gelinho Proença e ao jogo do Dragão (talvez com medo de represálias divinas), mas vai no bom caminho. A confirmar.

Investimento a longo prazo

Finalmente um dos mais avultados investimentos do Sporting nos últimos anos, começou a justificar o seu valor e a resolver jogos a nosso favor.
Até breve e obrigado João...

27/09/07

Sorte na Lotaria...

V. Guimarães - 0 x SPORTING - 0
(6 x 7 AGP)
O Sporting apresentou-se em Guimarães com uma equipa sem alguns dos habituais titulares, com algumas surpresas, mas também com um novo sistema táctico, 4x2x3x1. Face à escassez de avançados, Paulo Bento deixou Purovic no banco apostando em Yannick sozinho na frente apoiado por Vukcevic, Izmailov e Romagnoli. Apostou em Miguel Veloso para defesa esquerdo e Pereirinha do lado oposto, sendo Paredes (Adrien teria sido tão melhor) o trinco da equipa apoiado por Moutinho. Na baliza esteve Tiago, que se revelou fundamental no triunfo.
Os leões fizeram uma boa 1ª metade, controlando o jogo, dispondo de várias oportunidades claras para se adiantarem no marcador. Logo aos 5" Yannick com tudo para abrir o activo cabeceia à trave, mas Romagnoli estava em noite sim e ia desenhando jogadas de grande génio. Por volta dos 30" de jogo, Izmailov por 2 vezes obriga Nilson a 2 grandes defesas, mantendo o nulo que já era injusto para o Sporting. Neste periodo Tiago foi quase um mero espectador.
Na 2ª metade foi diferente, o Vitória surgiu mais agressivo e assumindo o controlo do jogo, sem que isso levasse grande perigo à baliza leonina, a expecção surgiu aos 71" num forte remate de João Alves, a que Tiago correspondeu em grande.
Com as saidas de Izmailov e Vukcevic, o Sporting perdeu criatividade e fulgor atacante, o jogo desenrolou-se sobre o meio campo e só perto do fim surgiu alguma emoção num lance que os vimaranenses pedem grande penalidade (inexistente) sobre Ghilas por derrube de Tiago. Bem o árbitro no ajuizar do lance, mal no capitulo disciplinar, só mostrou o cartão amarelo ao jogador do Vitória por protestos quando o devia ter feito por clara simulação.
Com tudo isto o jogo foi para grandes penalidades e aí o Sporting acabou por vencer, mas sofrendo muito para seguir em frente. Destque para Tiago que defendeu 2 penaltis e ainda marcou o seu.
Notas soltas.
-Boa resposta leonina ao último desafio, sobretudo na 1ª parte;
-Gostei do sistema de jogo, com Veloso no lugar de Paredes e Liedson na frente, parece-me que seria interessante ver a equipa a jogar assim;
-Para quando Celsinho?;

26/09/07

Orgulho Lusitano

Brilhante prestaçãos dos nossos "Lobos" no Mundial de França. A única selecção amadora presente pela 1ª vez num evento desta natureza, só por isso já merecia o reconhecimento e os aplausos de todos, mas após a sua participação este heróis lusos são os verdadeiros campeões.
Depois de fazerem frente a algumas das mais poderosas nações da modalidade (entre as quais a n.º 1 mundial), os lobos estiveram perto de se sagrarem campeões do mundo à sua maneira. No último encontro com a Roménia, estes bravos lusitanos estiveram quase a garantir uma vitória histórica para Portugal, mas não aguentaram a pressão final e perderam por 14-10.
A forma como entoaram o Hino Nacional, a forma como foram saudados de pé perante mais de 40mil pessoas, a saida sob guarda de honra dos All-Blacks são um verdadeiro orgulho para todos nós.

Bravos LOBOS

25/09/07

Estreia na Taça da Liga


O Sporting estreia-se amanhã em Guimarães na nova competição nacional, a Taça da Liga. Um jogo que será muito dificil e que marcará pela ausência de Liedson que não recuperou de uma mialgia. Poderá ser a estreia de Celsinho de leão ao peito, no regresso de Adrien aos convocados e nova ausência de Rui Patricio.


Lista de convocados:

Guarda-redes: Stojkovic e Tiago.

Defesas: Polga, Ronny, Tonel, Gladstone e Abel.

Médios: Paredes, Adrien Silva, Izmailov, Simon, Farnerud, M. Veloso, Pereirinha, João Moutinho e Romagnoli.

Avançados: Purovic, Djaló e Celsinho.

24/09/07

45" de avanço...

SPORTING - 2 x V. Setúbal - 2
Uma 1ª parte má demais que serviu apenas para o adversário se adiantar no marcador. Quando o leão acordou já era tarde.
O Sporting até teve 5" iniciais que indicavam querer resolver depressa o jogo, mas depressa também se percebeu que o jogo não ia ser fácil, e ao ritmo com que o Sporting jogava dificilmente chegaria ao golo.
Os primeiros 45" resumem-se a um remate de Moutinho e uma arrancada de Vukcevic, muito mau.
Ao intervalo Paulo Bento corrigiu erros, mudou a estratégia no sentido de dar mais profundidade atacante, trocou Gladstone, que não teve uma grande estreia, por Romagnoli e retirou o ausente Farnerud (faz-me lembrar o Custódio, só joga para trás, é incapaz de construir um ataque) por Izmailov.

O Sporting entrou no 2º tempo com outra velocidade e a criar perigo até então inexistente, mas algum desacerto na finalização e a boa exibição de Eduardo iam adiando o golo, que surgiu após uma jogada de Abel que foi rasteirado dentro da área. Moutinho não falhou.
Quando se pensava que o mais dificil estava feito e o golo da vitória seria uma questão de minutos, eis que um remate de fora da área cai como um balde de água fria em Alvalade. É certo que o relvado ajudou, mas parece-me que Stojkovic fica mal na fotografia.
Voltava o Sporting de correr atrás do prejuizo que conseguiu anular graças a uma cabeçada indefensável de Purovic que se estreou a marcar no campeonato.
Com o tempo a acabar e o desespero a acercar-se da familia leonina, Purovic ainda teve a vitória nos pés mas o remate saiu a milimetros do poste e o Sporting perdeu 2 pontos por culpa própria.

A ideia de Paulo Bento em descansar alguns jogadores não resultou, principalmente por falta de agressividade e falta de atitude da equipa que quando acordou já era demasiado tarde. Uma equipa que quer chegar ao titulo não pode desperdiçar pontos desta maneira. É fundamental que os jogadores saibam dar uma resposta à altura do nosso clube no jogo da Taça da Liga em Guimarães, caso contrário, será um periodo complicado.

23/09/07

Ruge alto leão

Vitória e só vitória, único resultado que nos interessa, único objectivo para logo à noite, independetemente das advsersidades, os 3 ponto têm de ficar em Alvalade.
A equipa deve apresentar alterações, num 11 semelhante ao que defrontou o Estrela na reboleira. Assim:

Stojkovic
Abel, Gladstone, Polga e Ronny
M. Veloso
J.Moutinho, Vukcevic
Romagnoli
Purovic, Liedson

Força SPORTING

Modalidades

Futsal
SPORTING - 3 x Olivais - 2
O Sporting contabilizou a primeira vitória no "Nacional" da I Divisão Fut/Sagres, ao superar, na tarde de sábado, 22 de Setembro, no Pavilhão Paz e Amizade, o SL Olivais, por 3-2 (2-1 ao intervalo). Triunfo merecido, mas difícil de conseguir, já que o emblema da zona oriental de Lisboa jogou de «peito aberto», procurando, também e de forma desinibida, a conquista dos três pontos. E tal postura só valorizou o espectáculo.

Andebol
SPORTING - 18 x ABC - 28
Não muito bem a defender e mal ofensivamente o Sporting não foi capaz de contrariar uma formação experiente, fazendo uma exibição mediocre.

Ténis de Mesa
O Sporting este fom de semana levou de vencido a formação do Novelense por 4-2, e do CD Marco por 4-0.

Futebol Formação

Iniciados
Belenenses - 0 x SPORTING - 1

Juvenis
SPORTING - 8 x Pontinha - 1

Juniores
Belenenses - 1 x SPORTING - 4

21/09/07

Até quando...?

-Até quando teremos de jogar num relvado como este?
-Até quando veremos a nossa equipa ser prejudicada jogando em casa, devido à qualidade técnica dos nossos jogadores que têm dificuldade em produzir o seu melhor futebol naquela coisa verde a que alguns chamam de relvado?
-Até quando vamos continuar a por em risco a integridade fisica dos nossos jogadores?
-Até quando vamos ter de esperar para que se tomem medidas sérias e capazes de resolver o problema de uma vez por todas?
-Até quando os responsáveis pela instalação e manutenção daquele tapete verde vão passar incólumes aos seus deveres?
Muitos já foram os problemas apontados para este fenómeno digno do Entroncamento, desde a falta de sol, às elevadas temperaturas, ao projecto do estádio, surgindo agora a má qualidade do substrato colocado debaixo do tapete verde.
Uma coisa é certa, a situação é insustentável e urge de rápida resolução. O Sporting deu um prazo de 15 dias (após o jogo com o Setúbal até à recepção do Guimarães), para que a empresa responsável resolva a situação, caso se mantenha um novo relvado virá a caminho.
Em apenas 4 anos de vida, o novo Alvalade XXI já recebeu outros tantos tapetes verdes, se o 1º pouco tempo foi utilizado, devido à sua extrema má qualidade, já o 2º tapete foi aquele que maior longevidade teve, aguentando cerca de 2 anos, o periodo minimo aceitável para a sua substituição, que aconteceu em Dezembro passado numa altura em que já dava sinais (não tão visiveis) de alguma má qualidade. O 3º foi colocado como prenda de natal aos jogadores no passado Natal, e diga-se que apresentava um bom estado, arrisco dizer que talvez o melhor desde a inauguração do estádio, até ao concerto dos Rolling Stones que o danificou e levou à sua substituição pelo actual com os resultados que estão à vista.
Agora e muito possivelmente a caminho do 5º relvado em tantos anos de vida, esperemos que o filme não se repita, a bem de todos, jogadores e adeptos.

Finalmente...

A Câmara Municipal de Lisboa (CML), na reunião de quarta-feira, que se prolongou até tarde, aprovou o loteamento dos terrenos anexos ao Estádio José Alvalade, que permitirá aos leões receber, em breve, 27,5 milhões de euros.
Ficou assim desbloqueado um processo que se arrastava há anos, com 11 votos a favor, 4 contra (de PSD e PCP) e uma abstenção (curiosamente do ex-detractor do projecto José Sá Fernandes, do Bloco de Esquerda). O loteamento dos cerca de 80 mil m2 de construção foi aprovado, com aditamentos (terá de ser elaborado um relatório exaustivo das contrapartidas acordadas com os clubes e o seu estado de concretização, entre outras medidas), e a urbanização dos terrenos terá de respeitar a construção de duas áreas para espaços verdes.
Recorde-se que a decisão da CML vai, primeiro, permitir aos leões deixarem de perder dinheiro pelos juros que tiveram de assumir, enquanto o processo não se resolvia, e sobretudo vai permitir arrecadar 27,5 milhões de euros da empresa MDC, ao abrigo do acordo assinado há alguns anos.

20/09/07

Van der Sar não deixou...

SPORTING - 0 x Manchester United - 1
O resultado não foi justo, mas ainda é cedo para deitar a toalha ao chão. Apesar da derrota o Sporting demonstrou mais uma vez que pode lutar de igual para igual com qualquer outro clube, depois há é pequenos detalhes que podem fazer a diferença, como um dos adversários ter o nome de Cristiano Ronaldo, jogar num batatal em vez de um relvado e ter pela frente um árbitro "esquisito"...
A equipa leonina apresentou 2 alterações em relação ao último encontro, Paulo Bento lançou Izmailov e Yanncik no sentido de dar maior consistência ao meio campo e velocidade no ataque, mas se o russo apesar de pouco ofensivo, cumpriu defensivamente e tacticamente, já Yannick foi uma aposta completamente falhada, não conseguiu criar desiquilibrios, teve grandes dificuldades em segurar a bola, foi uma presa fácil para as torres inglesas.
O Sporting sem fazer uma partida de encher o olho, não foi inferior ao Manchester, sobretudo na 1ª parte em que dominou o encontro e dispôs das melhores ocasiões de golo. Liedson teve um trabalho magnifico com um remate colocado, a que Van der Sar correspondeu com excelente defesa, mantendo o nulo ao intervalo.
Na 2ª metade o Manchester foi mais atrevido sobretudo devido a Ronaldo e à sua capacidade de explosão. Apesar do maior dominio inglês, o Sporting controlava o jogo e tentava o golo de longe, mas Nani e sobretudo Ronaldo começavam a ameaçar e eis que na 1ª oportunidade de golo, o Manchester marca, cruzamento perfeito e Ronaldo a mergulhar para o golo que ditou a derrota leonina. Imediato pedido de desculpas do 7 a que o público correspondeu, e bem, com enorme salva de palmas, numa grande demonstração de fair play e reconhecimento.
Até final assistimos a um Sporting em busca do golo e a um Manchester a explorar o contra ataque em busca de matar o jogo, ambas as equipas estiveram perto do golo, mas a maior ocasião foi leonina, com Tonel a cabecear para a defesa da noite do gigante holandês, o homem do jogo para Ferguson e Queiroz.
O Sporting merecia o empate pelo menos, mas nada está perdido, agora é fundamental no minimo pontuar na Ucrânia, se bem que uma vitória seria um passo importantissimo.

Notas soltas:
- Yannick não justificou a aposta, parece-me que Purovic garantiu vantagem no confronto entre ambos;
- Vukcevic tem de ser titular nesta equipa, a sua ausência nota-se no rendimento ofensivo da equipa;
- Polga foi soberbo (pode ser que o Chunga tenha visto desta vez);
- Não compreendo o que Pereirinha traz à nossa equipa, não seria já altura de apostar em Celsinho?

FORÇA SPORTING, Acreditem

19/09/07

Arranque leonino na Champions

Já falta pouco para o arranque leonino nas champions 2007/08. O adversário não será certamente o mais agradável, mas seguramente a nossa equipa vencerá qualquer um, desde que a garra e determinação seja total.
Esperamos um Sporting á sua imagem, com vontade em iniciar esta caminhada da melhor forma à semelhança do que sucedeu na época transacta.
Será um jogo de emoções fortes, com duas equipas cujas relações são de grande amizade, mas sobretudo devido ao regresso a casa de Ronaldo e Nani. Espero que sejam bem recebidos e que tenham todo o sucesso do mundo...a partir das 21.30, claro!!!
Ambas as equipas terão algumas ausências no desafio de mais logo, do nosso lado Derlei será a principal, sobretudo pela atitude competitiva e pela experiência nestas andanças. Do lado inglês, ficam de fora Silvestre e Hargreaves, mas Rooney já está operacional o que não ajuda.
Penso que o Sporting tem todas as hipóteses de vencer e espero que os jogadores encarem o jogo com total confiança, sem qualquer tipo de receios. O mister saberá como motivar os nossos leões.
A convocatória para hoje é a mesma do último jogo na Amadora, mas penso que a equipa inicial sofrerá alterações, assim aposto no seguinte onze para mais logo:

Stojkovic
Abel, Tonel, Polga, Ronny
M. Veloso
Moutinho, Izmailov
Vukcevic
Purovic, Liedson

FORÇA SPORTING

17/09/07

Vergonhoso

Depois das já inumeras e ridiculas afirmações que tem vindo a fazer em tão curto espaço de tempo, Vitor Pereira pretende manter a média e está imparável.


promete uam época em grande da arbitragem, organiza um estágio de pré temporada, moderniza o sector e o que salta à vista é que estamos na mesma ou piores;

após um lance que ditou o resultado final no Dragão, VP e a sua Comissão emitem um comunicado que visava retirar as dúvidas (para quem as tinha, já que o lance é evidente...) sobre os corte e atrasos de bola. Comunicado esse que só trouxe mais confusão há já existente e deu ainda mais razões aos árbitros para apitarem como lhes apetecer, apenas porque sim... As leis do jogo pouco devem interessar no CA da LPFP. Nem as justificações de 2 dos maiores nomes da arbitragem mundial (Dias Vega e Pierluigi Collina) ajudaram a cabecinha de VP a iluminar-se;

depois do dito comunicado, VP e seus muchachos vendo que os resultados não foram (nem podiam ser) os esperados, voltaram à carga e resolveram fazer um comunicado interno apelando a que os árbitros no inicio de cada jogo comuniquem aos delegados das equipas intervenientes que o melhor mesmo e para evitar que o árbitro seja "penalizado" é o jogador atirar a bola para o mato. As leis de jogo da FIFA uma vez mais pouco interessam, ou seja um adversário faz um passe para um colega, que no caminho embate num jogador contrário e se encaminha para a baliza, o Guarda Redes só tem é de chutar para longe, e assim evitar um livre directo e uma dor de cabeça para o árbitro e para o CA!!!! Simples, não.....;

como se já não bastasse de estupidez, VP voltou hoje à carga dizendo que o Sporting devia estar era agradecido a Paulo Pereira que instruiu o delegado leonino no sentido de ajudar...!!!!?
Dizendo ainda que a comunicação era interna e não tinha de ser tornada pública, dando o exemplo das palestras dos treinadores que também são privadas. Depois disto só podemos afirmar que o homem está doido, então decide por autoria própria alteral as leis universais do jogo e fazer as coisas à sua maneira e ninguém tem nada a ver com isso....é a vergonha total;


Depois disto só tem um caminho a seguir, é demitir-se e poupar-nos a estas palhaçadas.

Com tranquilidade...


Estrela da Amadora - 0 x SPORTING - 2


O Sporting deslocou-se à Amadora com o pensamento na vitória, para não deixar fugir os seus adversários directos que haviam ganho no dia anterior e cedo começou por dizer que rapidamente queria resolver a partida.
Após um 1º golo anulado a Liedson por fora de jogo, minutos depois o levezinho não perdoava e colocava os leões a vencer. Uma boa assistência de Purovic a que liedson respondeu com o seu 3º golo na Liga.
A toada do jogo mantinha-se, só dava Sporting, a equipa leonina dominou por completo o jogo, sem que o Estrela fizesse algo em contrário.
Não foi por isso que após mais um golo anulado, desta vez a Purovic, e após uma excelente jogada colectiva, Vukcevic com grande determinação e garra, não deu o lance como perdido e na recarga a defesa incompleta de Nelson fez o 2-0.
O jogo ficava resolvido aos 30". Paulo Bento podia fazer uso da tão falada rotatividade.
Até final do 1º tempo, realce para um lance escandaloso em que Abel surge isolado é literalmente albarroado por Mauricio e o árbitro que em 1ª instância parece apontar para a marca da grande penalidade, decide depois (parece-me que houve recurso ao novo aparelho comunicativo e o auxiliar influenciou a deisão) marcar livre directo por simulação de Abel mostrando-lhe o cartão amarelo. Vergonhoso...
No 2º tempo o dominio leonino continuou, do Estrela pouco se viu em termos ofensivos, e o Sporting podia ter ampliado a vantagem.
Paulo bento aproveitou para descansar Romagnoli e dar minutos a Farnerud, trocando pouco depois Yannick por Purovic que realizou uma boa partida, deixando boas indicações e que apesar de ter marcado 2 golos nenhum deles valeu.
Até final mais uma grande penalidade por assinalar sobre Vukcevic, que foi derrubado por Mauricio (não deveria ter terminado o jogo) dentro de área, mas que Paulo Pereira decidiu transformar em livre directo sobre a linha de grande área. Para quê mais palavras, as imagens falam por si.
Uma vitória justa, tranquila do Sporting sobre um adversário de quem se esperava mais. Agora venha o Manchester.


Força SPORTING


PS - Parabéns ao Vitor Pereira que prometeu uma grande época da arbitragem e pelo que temos assistido os seus muchachos estão a cumprir em pleno...

Modalidades Leoninas


Andebol
Os leões iniciaram o campeonato da melhor forma ao vencerem o Sp. Horta por 33-30, apesar de dificil o triunfo foi justo.
No próximo jogo o Sporting recebe os campeões nacionais ABC.

Futsal
O Sporting iniciou o campeonato nacional de futsal com o pé esquerdo perdendo no campo do Sassoeiros por 3-2. Apesar de desfalcados os leões deviam e podiam ter conseguido um resultado condizente com o seu valor.
O campeonato é longo e de certeza que a equipa nos vai dar grandes alegrias.

Ténis de Mesa
O Sporting conquistou a sua 6ª Supertaça ao vencer o S. Roque por 3-2, num jogo equilibrado.

Futebol Formação

Iniciados:
SPORTING -1 x Benfica - 3

Juvenis:
Odivelas - 0 x SPORTING - 3

Juniores:
SPORTING - 4 x Nacional - 0

16/09/07

Próxima paragem: Amadora

Um adversário complicado é o que nos espera hoje na Reboleira. O Estrela tem vindo a fazer um bom inicio de campeonato e tem uma equipa tradicionalmente dificil no seu estádio.
Vai ser preciso sacrificio, espirito de luta e muita garra para levar de vencido este adversário, que é obrigatório depois dos triunfos dos nossos rivais.

Os 20 convocados para a partida com o Estrela da Amadora são os seguintes:
Stojkovic, Tiago;
Abel, Tonel, Polga, Gladstone, Paulo Renato, Ronny;
Miguel Veloso, Paredes, João Moutinho, Farnerud, Vukcevic, Izmailov, Pereirinha, Romagnoli, Celsinho;
Yannick Djaló, Liedson e Purovic.

De realçar a estreia de Celsinho nos convocados e as chamadas de Paredes e Paulo Renato, que se devem essencialmente à falta de opções defensivas.
Aposto no seguinte hoje para mais logo:
Stojkovic;
Abel, Tonel, Polga e Ronny;
Miguel Veloso;
Moutinho e Izmailov;
Vukcevic;
Purovic e Liedson;


Força Leões

13/09/07

Eterno

Faz hoje, 13 de Setembro, quatro anos que faleceu Vítor Damas. Antes de partir, o guardião "leonino" afirmou, em entrevista à edição especial do jornal Sporting – "Álbum de Memórias – que "quero estar presente na inauguração do novo Estádio e se isso acontecer posso morrer feliz." Pois bem, Vítor Damas morreu feliz, mas permanece na memória de todos como um dos melhores guarda-redes do futebol português.
Damas foi o jogador que mais vezes vestiu a camisola do Sporting – 743 vezes, 332 a contar para o Campeonato Nacional. Tinha 14 anos quando se estreou de "leão ao peito", num jogo com o Benfica: "Tenho muito boas recordações, mas simbolicamente a melhor é o primeiro jogo que fiz aqui (Antigo Estádio José Alvalade), com 14 anos, pela equipa de principiantes B. Foi uma emoção muito grande, pela idade que tinha, porque vi muitos jogos na bancada e porque foi a primeira vez que joguei no relvado do Estádio José Alvalade. Foi um jogo maravilhoso, por toda a emoção, por tudo aquilo que envolveu o próprio jogo e pelo que eu já gostava do Clube. Perdemos, mas não foi importante. O resultado não conta, o que conta foi a emoção de ter jogado no terreno onde jogou Peyroteo e todos os outros grandes jogadores do Sporting, embora o Estádio já fosse outro." Foi este o ponto de partida para uma extraordinária carreira ao serviço do Sporting e do futebol português.
Vítor Damas partiu, mas ficou e ficará para sempre na memória e no coração de todos os sportinguistas.
Até sempre campeão

Ai Portugal, Portugal...

É mau demais o que se passa com a nossa selecção. Já não bastava nos últimos tempos não jogarmos a ponta de um chavelho, como agora ainda desatamos à tareia e a protagonizar cenas tristes.
Ponham os olhos na selecção de Basquetebol e Rugby, a selecção nacional, como o seu nome indica deve ser a representante de uma nação, o orgulho de um povo e não a vergonha dele.

Fico à espera das posições oficiais da FPF e do sargento Socolari...

12/09/07

Uefa Football Fantasy

Participem na Uefa Champions League, é só escolher uma equipa e prepararam-se para ganhar.
No final ainda podem levar para casa umas playstations.
Se quiserem aderir à Liga do Visconde, o código é o seguinte: 29350 - 6327.
Inscrições até dia 18 de Setembro.
Entrem no espirito, à distância de um click aqui.

Boa Sorte a todos os corajosos...

11/09/07

"A nudez da arbitragem..." por Dias Ferreira

"Ana Paula Oliveira, a árbitro brasileira que posou nua para o Playboy, não se arrepende do que fez, nem tem remorsos, mesmo que não possa voltar a arbitrar jogos oficiais. Vítor Pereira e Pedro Proença não posaram nus. Não têm mesmo nada do que se arrepender, nada de que tenham remorsos!...
Vítor Pereira ainda hoje não se arrependeu de uma das mais miseráveis arbitragens que vi até hoje. Foi no tempo do nosso treinador Josic. Por acaso – ou talvez não – no Estádio do Dragão, então Antas. E não tem remorsos que é sentimento que alguns árbitros, ditos sportinguistas, não possuem.

Por nunca se ter arrependido é hoje o Presidente do Conselho de Arbitragem. Não se arrependeu de ter nomeado Pedro Proença. Percebemos agora porquê! Era preciso nomear um incompetente ou um ignorante. Se houvesse problema de incompetência haveria sempre a desculpa do errar é humano; da ignorância falariam os nomeantes para demonstrar que eram mais ignorantes que os nomeados.Estou espantado que Vítor Pereira não tenha dito nada no caso do golo com a mão do Paços de Ferreira. É evidente que não se esperavam desculpas dele ou de João Ferreira. Se calhar traduz “hand” por pé e daí o acerto da decisão!... Ou será que achou o desprezo de Petit por aquele «capitão» suficientemente penalizador?

Será esta geração de maus árbitros, incompetentes e ignorantes, que se vai profissionalizar? Todos acreditamos que a profissionalização dos árbitros pode ser um caminho para a valorização da arbitragem. Mas alguém acredita que com o carácter que os nossos árbitros actuais possuem, se possa seguir o caminho que em Inglaterra se seguiu? Acham que algum dos actuais árbitros tem personalidade para pedir desculpa?

Tenho discordado muitas vezes de Rui Santos, mas aplaudo-o na sua conclusão linear de que “o esclarecimento técnico de Vítor Pereira vem confirmar que a arbitragem portuguesa bateu no fundo!" Ora, não é com os que a fizeram bater no fundo que se levanta uma nova arbitragem.A FIFA, segundo penso, não quer a Ana a arbitrar jogos oficiais depois de aparecer na Playboy como Deus a trouxe ao mundo.

A FIFA não nomeia os árbitros portugueses para fases finais de campeonatos do mundo por terem ou não posado nus.

Ana Paula Oliveira posou nua e não tem remorsos. Nem vergonha, pois deve pensar que o que é que belo é para se ver! Pior é não ter remorsos, nem vergonha, de por a nu a incompetência e a ignorância!"

O SCP e o acordo com a CML - Cap. XIV

No novo capitulo desta já longa novela, uma comitiva leonina liderada por Sousa Franco, dirigiu-se hoje aos Paços do Concelho de Lisboa para rubricar um acordo afim de desbloquear o impasse que envolve os antigos terrenos de Alvalade.
Como já havia sido noticiado aqui, será um Tribunal Arbitral a decidir quem tem razão sobre as duas questão que levantaram dúvidas ao executivo camarário:
1.º – Determinar se a CML considerou não se justificarem cedências de parcelas de terreno para a implantação de espaços verdes e equipamentos de utilização colectiva no âmbito da operação de loteamento, e se o podia legalmente fazer;
2.º – Determinar se a CML se comprometeu a elaborar um Plano de Pormenor concedendo ao SCP direitos de edificabilidade de mais 29.000m2 a acrescer aos 109.000m2 previstos na UOP30 do Plano Director Municipal de Lisboa, e se o podia legalmente fazer.

A razão tem de ser comunicada até 31 de Março de 2008, ou seja, o Sporting vai continuar mais 8 meses há espera de uma decisão que poderá não lhe ser favorável, apesar dos protocolos assinados com a autarquia há anos...

Soares Franco revelou ainda que com estes sucessivos atrasos e adiamentos, o Sporting já por pagamento de juros já sofreu um défice de 24 milhões de Euros, em relação ao principio de equidade estabelecido na altura.

10/09/07

Um "real" Campeão do Mundo

Ibrahim Rabiu, jovem contratação leonina, sagrou-se ontem campeão mundial sub-17 ao vencer na final a Espanha no desempate por grandes penalidades.
Rabiu esteve mais uma vez em destaque no meio campo das "golden eagles", sobretudo no lançamento e criação de jogadas de ataque.
O talento deste novo leão tem atraido a cobiça de muitos clubes, cujo valor do passe já disparou em flecha. Ontem mesmo, e segundo o Correio da Manhã, o Real Madrid ofereceu 10 milhões de euros pela compra do atleta.
Correu ainda rumores que alguns responsáveis federativos tentam "desviar" o jovem craque para outras paragens, o que fez com que o Sporting enviasse um emissário para acompanhar o atleta, é que apesar do contrato assinado, todos os cuidados são poucos.
Por outros lado, os representantes do jogador, também preferem o Sporting para acolher o atleta, pois a academia leonina goza de reputação mundial na formação de craques.
Rabiu é agora esperado em Alcochete para começar a trabalhar com o juniores e debaixo do olho de Paulo Bento.


Parabéns e Benvindo Campeão

09/09/07

Hoje é um dia histórico para o Rugby Nacional e para Portugal, pela 1ª vez uma selecção amadora irá marcar presença num Campeonato do Mundo. Os Lobos irão ter pela frente algumas das melhore selecções do mundo e jogará contra a grande favorita, os All-Blacks, cuja vitória para Portugal é perder por menos de 100 pontos. O adversário de hoje é a Escócia, mas independentemente dos resultados, estes jogadores são uns verdadeiros heróis e o leão Tomaz Morais o grande responsável por todo este sucesso.


Força LOBOS

Azar a mais

Afinal as lesões de Pedro Silva e Derlei eram mais graves do que o previsto, sendo que o periodo de recuperação para ambos os casos rondará os 6 meses. Os dois jogadores só regressarão ao activo em Março, bem perto do final da época.
Informação Clínica
Pedro Silva: No treino do passado dia 31 sofreu entorse do joelho esquerdo. Após reavaliação clínica e da conclusão dos exames complementares, verificou-se a existência de uma rotura do LCA (ligamento cruzado anterior) e lesões meniscais. Esta situação não está relacionada com a lesão anterior. Foi submetido ontem à necessária intervenção cirúrgica que decorreu satisfatoriamente, encontrando o atleta ainda internado. Na próxima semana iniciará o processo de reabilitação na Academia em Alcochete. Para este caso, o tempo de inactividade competitiva é de 6 meses.

Derlei: No treino do dia 5 de Setembro sofreu entorse grave do joelho esquerdo. Após a reavaliação médica de hoje e da conclusão dos adequados exames complementares, diagnosticou-se uma rotura do LCA (ligamento cruzado anterior). Esta situação clínica exige intervenção cirúrgica que será realizada o mais breve possível, provavelmente no decurso da próxima semana, dependo o "timing" desta cirurgia da evolução clínica do processo inflamatório do joelho. Também neste caso se prevê um tempo de inactividade competitiva próximo dos 6 meses.

O Sporting perde assim 2 reforços importantes para a equipa, numa altura em que não é permitido fazer acertos no plantel. A lesão de Pedro Silva deixa Abel sem concorrente directo do lado direito da defesa, posição que será ocupada em caso de necessidade por Pereirinha ou um dos defesas centrais.
Já o caso de Derlei abre espaço a Purovic e Yannick, bem como a Celsinho que assim poderá mais rapidamente entrar nas contas de Paulo Bento. O Caso do Ninja é mais grave se tivermos em conta que se trata de um jogador de 32 anos que sofre pela 2ª vez uma lesão semelhante e que poderá ser o pnto final da sua carreira.

07/09/07

Carlsberg Cup


Realizou-se à pouco o sorteio da 3ª Eliminatória da Taça da Liga, que ditou a viagem do Sporting até Guimarães, naquele que será o confronto de maior grau de dificuldade desta ronda.
O jogo terá lugar a 16 de Setembro no Estádio D. Afonso Henriques, será dificil contra um adversário complicado, mas que queremos unicamente vencer.

Força Leões

Regresso ao escrete

Quando ouvi que um central leonino tinha sido chamado à selecção do Brasil, pensei obviamente que Polga finalmente tinha sido chamado por Dunga, mas quando fui confirmar a noticia e reparei que afinal o seleccionado era Gladstone confesso que fiquei surpreso.
Mais uma vez o homem das camisas "berrantes" surpreendeu ao convocar um atleta que não tem sido escolha, para deixar um atleta que para além de indiscutivel na equipa, demonstra enorme classe e uma forma fenomenal há mais de 1 ano.
Sem querer descutir o valor de Gladstone, parece-me que mais uma vez Dunga escolheu de olhos fechados, mas acima de tudo é o Sporting que sai valorizado, já o atleta tem de aproveitar a oportunidade.

João Sanches no Jogo também mostra a sua admiração pela escolha:
"Ao convocar Gladstone – suplente no Sporting… – para dois jogos de preparação do seleccionado do Brasil, Dunga não só provocou Anderson Polga, cujas exibições acumuladas pelo vice-campeão português há muito justificam uma chamada ao “escrete”, como gritou ao mundo inteiro que não gosta, de facto, do subcapitão leonino. Ou então, outra tese igualmente defensável, o seleccionador cuja indumentária, em tempos pouco remotos, era alindada pela sua filha estilista pura e simplesmente não vai à bola – como dizem os brasileiros… – com o empresário do central, Gilmar Veloz, que, por sinal, representa igualmente Liedson, outro nome que o treinador da armada verde e amarela vem esquecendo ou vetando, de forma sistemática, a cada convocatória para jogos oficiais ou particulares – nem que, em vez dele, tenha de chamar um pé descalço qualquer. Outra hipótese, menos crível, apesar de tudo, seria Dunga estar numa espécie de mano a mano ou de chega para lá com o compatriota Zico na demonstração de carinho ou, melhor dizendo, de querer bem ao Sporting, evitando, por isso, desgastar uma das peças preciosas da principal estrutura de Paulo Bento, poupando-a a convocatórias que obrigariam a sucessivas viagens intercontinentais e, quiçá, a jogos em relvados suspeitos e, desse modo, mais propensos ao aparecimento de lesões malvadas e inoportunas… como aquela que Derlei poderá ter sofrido no treino de ontem, embora como consequência de uma torção mais violenta do joelho esquerdo num lance normal de treino."

Onda de lesões


O Sporting vem sofrendo uma autêntica onda de lesões nos últimos dias, as dores de cabeça e preocupações de Paulo Bento não param de aumentar. Depois de Marian Had e Pedro Silva agora foi a vez de Yannick Djaló e Derlei, esperemos que fique por aqui.
Marian Had tem uma lesão muscular na coxa esquerda que obriga a uma paragem de 3 semanas;
Pedro Silva vai hoje ser operado ao menisco do joelho esquerdo e tem paragem nunca inferior a 1 mês;
Yannick lesionou-se ao serviço da selecção no adutor esquerdo e deverá parar no minimo 1 semana;
Derlei fez ontem uma entorse no joelho e só será reavaliado na 2ª feira, mas caso se confirme a gravidade da contusão deverá ser operado e enfrentar uma longa paragem.

Vamos por uma velinha à Santa...

06/09/07

A equipa nacional de Basquetebol continua a fazer história, depois de uma qualificação inédita para um campeonato da Europa (já havia participado 1 vez mas como convidada), conseguiu ontem a sua 1ª vitória neste certame frente à Letónia que em conjunto com um "milagre" no outro jogo, deu a qualificação para a 2ª fase da competição.
Parabéns Portugal

Rabiu na final

O Jovem jogador leonino, Rabiu Ibrahim e a sua selecção da Nigéria, atigiram a final do Campeonato do Mundo de Sub. 17 ao vencerem a Alemanha por 3-1.
O jovem leão tem sido um dos elementos indiscutiveis da sua selecção, que depois de campeão africano, se prepara para levantar o ceptro mundial.

Boa Sorte Leãozinho.

Por terras de sua Majestade

O Sporting surge em destaque no site do Manchester United por se tratar de um futuro adversário na Champions League.
Para além das referências ao clube e academia de futebol, onde os Reds vieram buscar Ronaldo e Nani, é feita referência ao Estádio Alvalade XXI, cuja inauguração aconteceu entre ambas as equipas.

Liedson é apontado como a estrela da companhia e Paulo Bento equiparado a José Mourinho sobretudo pelo seu estilo próprio.

Para terminar, o último confronto oficial entre os 2 emblemas, que data de 1963/64 em jogo a contar para os Quartos de Final da Taça das Taças, tendo o Sporting perdido por 4-1 em Old Trafford, respondendo depois com um claro 5-0 em Alvalade e consequente apuramento para as Meias Finais da competição, que terminaria em glória com a conquista da Taça das Taças.

05/09/07

E Vitor Pereira chuta pra canto...

Após uma semana de acesa discussão, depois da decisão de Pedro Proença resolver o clássico à sua maneira, e de nova controvérsia pela decisão contrária de Carlos Xistra num lance semelhante, eis que Vitor Pereira e restantes muchachos do Conselho de Arbitragem decidiram emitir um esclarecimento técnico acerca da Lei XII do futebol, digamos que, verdadeiramente esclarecedor...

Neste esclarecimento técnico, que supostamente viria para dissipar as dúvidas, vem apenas confirmar o panorama existente, ou seja o árbitro decide por opinião própria e dependendo da cor da camisola. A Liga sem coragem para assumir uma posição decidiu assim chutar para canto e apoiar as decisões dos seus muchachos.

Com que fundamento? Ninguém sabe.

Porquê? Porque sim...


04/09/07

Maldita relva...

Mais uma vez salta à vista o estado do tapete de Alvalade. Trocado este verão após o concerto dos Stones, o relvado dos leões apresenta-se muito solto, não tendo o seu enraizamento ocorrido da forma esperada.
Apesar da empresa responsável (SIS) dizer que o relvado "está de perfeita saúde", o Sporting está a administrar uma solução para fortalecimento e aceleração do enraizamento do relvado, revelou Salema Garção.
Por diversas vezes os jogadores já lamentaram o estado do tapete que para além de não beneficiar o espectáculo, põe em causa a integridade fisica dos jogadores. Moutinho foi a última vitima do estado do relvado, ao bater o penalti frente ao Belenenses é visivel o enorme tufo de relva que se levanta quando o nosso capitão faz o apoio no momento do remate. Não explica tudo, mas que ajuda, ajuda...
A área mais sensível é justamente aquela onde Moutinho foi "traído" na transformação do penálti. Segundo os responsáveis: "o problema surge devido às diferenças de temperatura entre os lados norte e sul, agravado pelo calor que se tem feito sentir. O topo norte está mais exposto a altas temperaturas, chegando a verificar-se uma diferença de dez graus entre as duas zonas."
Situação a rever e a tratar com urgência, uma equipa que luta por titulos merece as melhores condições e em alta competição todos os promenores são importantes.

03/09/07

Em que ficamos...?

Antes do inicio do campeonato o presidente da comissão de arbitragem (CA) da Liga apregoou aos sete ventos que iriamos ter qualidade na arbitragem, os árbitros realizaram um estágio e até compraram uns intercomunicadores todos "xpto", o grande objectivo, segundo Vitor Pereira, passava pela protecção do espectáculo e dos jogadores talentosos. As simulações iam ser punidas, assim como as percas de tempo, mas dizendo logo que os árbitros não conseguem fazer tudo sozinhos (coitadinhos)...
Tudo isto para chegarmos ao lance com que Proença resolveu o clássico do dragão, porque logo por azar aconteceu um lance idêntico ontem no Sporting x Belenenses, onde o árbitro Carlos Xistra decidiu e bem, deixar o jogo continuar não marcando qualquer falta por se tratar de um corte de bola.
Agora era bom que o "Salvador" Vitor Pereira viesse a público esclarecer esta situação, ou a decisão vai sempre depender da cor da camisola? E já agora que distribua um exemplar desta bela enciclopédia a todos os seus muchachos, para que não digam mais barbaridades.

Análise ao lance de ontem:

Jorge Coroado
"Antecipando-se e “roubando” a bola ao adversário, Silas efectuou um corte. Não foi passe. Excelente interpretação do árbitro, mostrando a “presuntos entendidos” como é!"

António Rola
"Este é um lance muito semelhante ao que aconteceu no último fim-de-semana no Estádio do Dragão. Só que aqui, dando cumprimento às Leis do Jogo, o árbitro não considerou passe ao guarda-redes – e muito bem."

Um 31 resolvido...


SPORTING - 1 x Belenenses - 0

Um jogo dificil para os leões, que apesar de terem dominado quase na sua totalidade, revelaram alguma ineficácia, o que tornou a vitória numa tarefa complicada.

O Sporting cedo começou a busca pelo golo, nem sempre da melhor forma, nem sempre jogando bem, o que demonstrou algum equilibrio na partida até chegar-mos aos 25", depois o leão acercou-se da baliza azul e dominou os acontecimentos. Apesar de algumas boas ocasiões de golo nos últimos 20" da 1ª metade, o resultado mantinha-se em branco ao intervalo.

Na 2ª metade o filme repetia-se, com o Sporting a atacar e a tentar furar a muralha defensiva de Belém, e o Belenenses a defender de qualquer maneira, poucas vezes atravessando a linha para o meio-campo leonino.

O Sporting em busca do golo e eis que ao minuto 51", após uma excelente jogada colectiva da equipa leonina, Liedson se isola, desvia de Costinha e é carregado. Penalty assinalado, mas que o nosso grande capitão não conseguiu converter.

Com a equipa a jogar com uma unidade a mais e a precisar de marcar, Paulo Bento arriscou tudo, tirando Veloso, Tonel e Izmailov, fazendo entrar Purovic, Djaló e Vuckcevic, passado a actuar em 3x4x3 que se desdobrava em 3x3x4 quando a equipa saia em ataque.

O risco teve resultado minutos depois, aos 80" um cruzamento teleguiado de Vukcevic para a cabeçada imparável de Liedson e estava feito o tão ansiado golo.

Até final, mais alguma ocasiões desperdiçadas pelos leões que nem sempre tiveram o descernimento suficiente para "matar" o jogo.
Uma vitória tão sofrida quão justa.


Aspectos a destacar:

- Recepção a Stojkovic. Os adeptos leoninos a mostrarem confiança ao nosso keeper;
- Liedson continua a resolver;
- Vukcevic não pode continuar no banco, um jogador desta qualidade é indiscutivel na equipa, o seu pé esquerdo faz maravilhas;
- Romagnoli ainda está longe do seu melhor e Izmailov tem de procurar terrenos mais avançados para dar profundidade à equipa;
- Ronny que me tem surpreendido pela positiva, está mais maduro e completo;
- Paulo Bento não teve medo de arriscar e foi feliz;
- Importância das claques e adeptos, que puxaram pela equipa nos instantes finais (antes do golo) como se o resultado estivesse feito para o nosso lado. Excelente;
- Lance idêntico ao que provocou a nossa derrota no dragão, ajuizado de forma diferente. Onde está a coerência...?

Futebol Formação

Juniores
1ª Jornada
Real - 0 x SPORTING - 0

2ª Jornada
SPORTING - 4 x Atlético - 1

Juvenis
1ª Jornada
SPORTING - 10 x Marinha - 2

2ª Jornada
E.Amadora - 0 x SPORTING - 2