25/10/06

Paulo Bento em entrevista

Foi hoje publicada uma entrevista do treinador leonino no jornal O Jogo, ficam aqui publicados alguns excertos que me parecem relevantes:
"A energia de João Moutinho parece ser inesgotável. Como se explica este “fenómeno”?
Além das qualidades intrínsecas, a capacidade mental também ajuda. O João é forte. Ele joga como se treina, está sempre a nível elevado, e tem uma alegria contagiante. Tudo isto tem reflexo no seu jogo, daí a regularidade e maturidade que apresenta.
Trata-se, claramente, de um dos pilares da sua equipa…
É um jogador influente, não se pode negar. Esta época fez todos os dez jogos como titular. Trabalha bem, é inteligente do ponto de vista táctico, tem maturidade acima da média num jovem de 20 anos e a sua disponibilidade é imensa. Em sete dias, fez três jogos com grande alegria e intensidade. Não me arrisco, para já, a fazer rotatividade com um jogador destes. "
"É tarefa árdua para um técnico gerir as emoções de um jovem de 19 anos, como Nani, que num ápice passou a ser o centro das atenções?
Não é fácil gerir tudo isso. As qualidades são muitas, técnica e fisicamente, mas, se chegar ao topo, manter-se custa muito mais. E o Nani, mesmo com essas capacidades todas, mesmo jogando de forma regular, não está neste momento a fazer uma grande época, mas sim uma boa época. E é bom que aprenda a saber conviver com situações de sucesso. Mas para este menor rendimento que ele tem demonstrado há alguns culpados: em primeiro lugar eu, porque se calhar coloquei-o a jogar vezes demais; em segundo lugar ele, porque não está a aproveitar todas essas oportunidades da melhor maneira; e depois, se calhar, quem o rodeia, muitas vezes quem lhe possa dar demasiadas coisas para quem alcançou tão pouco. Isso torna-se perigoso para um rapaz de 20 anos. Ver notas 7 e 8 só por fazer um golo torna-se perigoso para um jogador…
Também?
Sim, fundamentalmente se ele não souber lidar com essas situações. Aconteceu em alguns jogos, e isso muitas vezes transforma os jogadores, alimenta-lhes demasiado o ego. Fá-los pensar que está tudo alcançado, só porque um órgão de comunicação lhe deu nota sete ou oito apenas porque marcaram um golo…"
"Carlos Martins disse que se quer afirmar definitivamente esta época. Que parâmetros lhe faltaram para isso não ter acontecido em anos anteriores?
Jogar com mais regularidade. É um jogador com talento e capacidade técnica muito grandes, que ao longo dos anos tem sentido algumas dificuldades. Quando ele sente, e o torna público, que quer fazer a sua grande época, é sinal que ainda não a fez. Como tal, dentro dessa capacidade que tem, tentamos contribuir para que ele junte a isso maior capacidade táctica e maior envolvimento no processo defensivo, para se tornar num melhor jogador, e fazer essa tal época. É um jogador que, infelizmente para ele e para o Sporting, ainda não conseguiu colocar todas as suas qualidades ao serviço do clube. Nesta altura procura recuperar o período perdido devido à lesão, mas ainda vai muito a tempo (e acredito que ele queira recuperar esse tempo) de ver satisfeito esse desejo, para afastar todas as dúvidas que alguém possa ter a seu respeito."
"Liedson soma apenas um golo esta temporada?
Vendo a forma como trabalha durante a semana e nos jogos, não me parece que se sinta menos confiante. Contra o FC Porto, teve duas oportunidades claras e fez o que tinha de fazer. No primeiro momento, houve infelicidade e, por outro lado, mérito de quem tirou a bola perto da linha de golo. No segundo, foi um lance de ponta-de-lança, nas costas do adversário, com um cabeceamento que levou a bola à barra. À equipa fazem falta os golos de qualquer jogador, que é o mais importante. Eu sei que ele vai voltar aos golos, por isso não me preocupo. Estou satisfeito com o seu rendimento.
Pelos golos que faz e pelo rendimento que tem, é natural que, cada vez mais, os adversários tenham um cuidado especial com ele. Ainda assim, cria e consegue finalizar algumas acções. Falta-lhe acertar na baliza, o que acontecerá com naturalidade, mas, entretanto, teremos de saber aproveitar os desequilíbrios que resultam da marcação que lhe é feita. Ele disse que trocava golos por títulos, e nisso estamos todos de acordo. Mas, se pudermos ganhar com golos do Liedson, melhor ainda para ele e para a equipa."
Ficam algumas ideias da entrevista de Paulo Bento, onde se percebe claramente que João Moutinho é o elemento chave da equipa do Sporting, onde é transmitida toda a confiança a Liedson o que é importante neste momento para que volte depressa aos golos, onde fica uma aposta clara em Carlos Martins (que parece finalmente ter percebido que os seus problemas não só e unicamente fisicos) para realizar uma grande época, mas sobretudo um sério aviso a Nani. Paulo Bento assume algumas culpas e deixa vários recados para que Nani volte a por os pés no chão e a cabeça no lugar.
Saudações Leoninas.

0 rugido(s):