05/11/07

Liedshow

SPORTING - 4 x Naval - 1
Num jogo em que o resultado final não espelha algumas dificuldades que a equipa leonina sentiu, onde já se viu alguns bons periodos de futebol, onde o mau momento parece estar ultrapassado e onde mais uma vez Liedson foi decisivo.
O Sporting entrou bem em jogo e cedo dispos de uma boa oportunidade com o GR da Naval a negar o golo a Izmailov. Os leões continuaram a carregar no acelarador e aos 10" Moutinho traduz a superioridade leonina até ao momento marcando o 1-0.
Quando o mais dificil estava feito e se pensaria que a equipa ficaria mais tranquila partindo para um jogo descansado, o golo teve o efeito contrário, o Sporting adormeceu, embora Purovic tenha desperdiçado uma grande oportunidade para fazer o 2-0 e deu o comando do jogo à Naval que aproveitou 1º para ameaçar, para aos 27" o central figueirense restabelecer o empate.
Neste periodo de maior dominio navalista fiquei preocupado com a lentidão que Ronny exibe em recuperar no terreno e em atacar o adversário que conduz a bola, parece que depois de um periodo emque evolui e rectificou os aspectos defensivos, está a voltar as velhos tempos!!!
Só então o Sporting voltou a acordar, procurando novamente o golo depois de voltar à estaca zero. O dominio leonino voltou a intensificar-se e aos 36" em mais um lance polémico o árbitro decide transformar uma falta dentro da área, num livre fora dela. Embora me pareça livre indirecto dentro da área, não se percebe o ajuizamento de Elmano Santos...
Na 2ª metade o Sporting voltou à carga em busca do golo, mas a Naval dava sinais perigosos com rápidas saida para o ataque, tendo numa dela enviado uma bola ao poste e noutra ocasião proporcionado excelente defesa a Stojkovic.
Após estes avisos o Sporting acordou em definitivo e partiu para uma meia hora final de bom nivel. Aos 61" o momento alto da noite, Liedson trocas as voltas à defesa figueirense e dispara de pé esquerdo ao angulo superior marcado um golo de bandeira. O levezinho fazia assim o 99º golo de leão ao peito.
Não satisfeito, minutos depois Liedson consegue roubar a bola a Taborda, garantindo a expulsão do adversário e a respectiva grande penalidade. Moutinho na cobrança desperdiçou.
O Sporting geria bem o jogo mas precisava de marcar para evitar qualquer sobressalto e Liedson esteve perto novamente de mais um grande momento de inspiração com uma bicicleta em que valeu a defesa do GR Navalista. O golo da tranquilidade só surgiu aos 86" por Vukcevic em recarga a um remate de Liedson.
Até final o Sporting geriu o jogo também a pensar na partida da Champions, mas ainda chegou ao 4º golo por Gladstone que aproveitou um remate ao poste de Romagnoli para se estrear a marcar de leão ao peito.
Em suma foi um resultado melhor que a exibição, embora a equipa tenha tido bons periodos de bom futebol, mostrando que os momentos menos bons estão a ser ultrapassados. Depois de uma semana negra, a equipa tem vindo a rectificar o menos bom, com o apuramento na Taça da Liga, a recuperação de 2 pontos no campeonato, só falta a vitória sobre a Roma.
PS - Excelente comportamento do novo tapete de Alvalade. Vamos ver com a subrecarga de jogos como reage, mas pelo menos a bola já rola direita.

5 rugido(s):

Krugul disse...

Não tive oportunidade de vêr este jogo, mas a sua crónica confirma a ideia com que fiquei do relato que ouvi na 2ª parte. O Purovic foi tão mau como dizem ou acham que teve alguma utilidade? Digamos assim, foi pior do que o Djaló? Há quem defenda a utilização do sistema táctico só com o Liedson (com Izmailov a apoiar o Liedson e João Moutinho a apoiar mais o Miguel Veloso). Como não vi o jogo, o que vos pareceu este sistema usado no fim do encontro? Saudações Leoninas

Visconde disse...

O Purovic ainda está no periodo de adaptação, mas apesar de ter desperdiçado 1 grande oportunidade, já revelou melhorias noutros aspectos do jogo, ainda vai marcar muitos golos pelo Sporting.
Quanto ao sistema táctico, confesso que já o defendi anteriormente, jogando Liedson sozinho, com Vukcevic na esquerda e Izmailov na direita e um meio campo de luxo com Veloso e Moutinho mais centrais e Romagnoli num apoio mais directo ao avançado. Ontem não deu pra ver grande coisa, mas mesmo assim marcamos 2 golos e produzimos alguns lances interessantes. A rever.
Saudações leoninas

Armando Silva disse...

Liedson... Já não há palavras para descrever o génio que temos em mãos... O que seria de nós sem este Levezinho...
Bom jogo, com o Sporting de regresso aos bons jogos.

Cumprimentos amigo

PSN disse...

Caro Visconde,

Do jogo de ontem, 3 notas:

Relvado - finalmente, parece que acertámos

Liedson - simboliza o Sporting - Corre o campo todo, corre o jogo todo, não desiste de um lance, tem uma técnica invulgar, finalizador raro, rapido, destemido, abnegado, corajoso, raçudo. Numa palavra: RESOLVE.

Crise - parece que está a afastar-se de Alvalade. Ganhando à Roma e ao Braga, passamos da crise ao céu em muito pouco tempo.

SL
www.viscondes.blogspot.com

Sportingman disse...

Bela vitória na noite de mais roubo e indecência no futebol português... A continuar assim não sei onde vai parar, salvem-se os 3 pontos!

Saudações