18/02/08

A meio gás...

Em noite de temporal na capital, o Sporting teve uma exibição razoável, conseguiu resolver o jogo sem ter de correr em alta velocidade, geriu o esforço do jogo da passada 4ª feira e cedo começou a pensar na viagem á Suiça, talvez cedo demais, embora o Estrela nunca tenha importunado a baliza leonina, o Sporting tinha obrigação de marcar mais cedo (outra vez uma grande penalidade desperdiçada, não percebo o porquê de não ser Romagnoli a marcar...) e gerir de outra forma o tempo restante.
O Sporting entrou em jogo de forma apática, sem conseguir segurar a bola, sem capacidade de sair para o ataque com a bola jogável, ao contrário do Estrela que era prático e mantinha a posse de bola afastada da sua baliza e ia tentando criar perigo.
Aos poucos os leões equilibraram o jogo e passaram a dominar os acontecimentos a partir do momento em que a equipa começou a circular e a fazer posse de bola, deixando o Estrela na rectaguarda na expectativa. Embora sem o justificar o Sporting chega ao golo através de um lance mágico do seu capitão, Moutinho ganha uma bola fora da área e disfere um remate cruzado e em arco ao angulo superior esquerdo do guardião Nelson, o ex-leão nada podia fazer, era um golaço de Moutinho, o momento mais alto da noite.
Com o golo os leões reduziram ainda mais a velocidade ficando o jogo ainda mais enfadonho e sem grandes motivos de interesse. Até final da 1ª parte registo para uma defesa atenta de Rui Patricio e para a expulsão de Helder Cabral após derrube a Liedson que se escapava.
No reatar da partida Paulo Bento trocou Romagnoli pelo desinspirado Celsinho e o Sporting apareceu com vontade de resolver o jogo. Aos 55" Tiui isola-se e é derrubado por Nelson na grande área, grande penalidade assinalada e expulsão para o guarda redes. Chamado a marcar, Polga voltou a falhar e aquilo que podia ter sido o inicio da uma goleada deu em mais alguns assobios desnecessários.
O 2º golo do leão tardava em chegar, pois o recém entrado Pedro Alves e o desperdicio leonino iam adiando esse momento. Só aos 76" minutos, Liedson oportuno como sempre, aproveitou uma fifia do keeper adversário para regressar aos golos no campeonato e dar o golpe final no jogo.
Até final ainda houve tempo para desperdiçar mais alguma ocasiões, tamanhas foram as cerimónias em atirar à baliza.
O Sporting ganhou bem usando apenas os serviços minimos, procurando guardar energias para a deslocação a Basileia, embora pudesse e devesse ter feito mais sem ter necessidade de acelerar muito o ritmo à partida.
Positivo:
- Regresso de Liedson aos golos, parece que o periodo de crise já lá vai;
- Golaço de Moutinho;
- Regresso de Pedro Silva à competição;
- Tiui mostrou poder entender-se bem com Liedson, sem ser um finalizador ainda pode ser útil à equipa;
Negativo:
- Quem é o marcador de grandes penalidades? Porquê Polga? Romagnoli tinha dado bem conta do recado, porquê voltar a mudar? Resultado à vista...Não se compreende!!!
- Assobios a Farnerud, por muito que não se goste do rapaz ele não merece este tratamento, a culpa não é dele, quem é que a jogar contra nove tira um avançado para colocar um médio? Não estava Purovic no banco?
- Fraca assistência em Alvalade, o que vem sendo uma constante, a chuva e os muitos jogos em casa não justificam tudo;

9 rugido(s):

Krugul disse...

Jogámos o suficiente para ganhar, mas tivémos a sorte de marcar na primeira oportunidade e de jogar contra 9. Para além disso, o segundo golo foi oferecido..Valeu o resultado, mas o problema é que estas vitórias sem brilho não levam pessoas aos estádios..os adeptos do sporting são exigentes e ainda bem, e não se contentam com pouco. Daí os assobios à substituição e não tanto ao jogador Farnerud (na minha opinião). Contra 9, com o Purovic no banco a precisar de minutos nas pernas, não se percebe..

Tem sido quase sempre assim esta época. Para além das exibições sofríveis, fazer jogos ao domingo às 21:00, só pode ser para ter pouca gente no estádio. É fundamental acabar com o controlo da televisão sobre o horário dos jogos. As pessoas vêm o jogo na televisão quer seja às 21:00 ou às 3:00 da manhã (exagero, claro), mas para uma pessoa de fora de Lisboa, chegar a casa a um domingo à 1:00 da manhã depois de ver o jogo não é aceitável, ainda por cima no Inverno, com um frio de rachar e chuva. Este aspecto e o preço dos bilhetes mais elevado no dia do jogo não ajudam nada a ter muita gente no estádio. Se lerem este comentário, espero que os responsáveis do sporting tenham estes aspectos em consideração.

Para finalizar e apesar do que disse anteriormente, parabéns Sporting pela vitória e espero que quinta-feira joguem como jogaram na 1º mão da eliminatória.

Saudações Leoninas

Krugul disse...

Onde se lê "as pessoas vêm o jogo" devia obviamente ler-se vêem.

Krugul disse...

Onde se lê "as pessoas vêm o jogo" devia obviamente ler-se vêem.

David Caetano disse...

Ao longo do jogo fui amaldiçoando a hora em que me lembrei de pedir um descafeinado...

PSN disse...

Caro Visconde,

Concordo com quase tudo.

Acho que não devemos afirmar categoricamente que a crise de golos do Liedson já lá vai...Aquele golo foi um presente do Helder...De qq forma desde que trabalhe como sempre, não me importo que não marque...

Quanto às penalidades, de facto, não se compreende...Pôr um defesa a bater penalties é a mesma coisa que pôr o Liedson a defender penalties...

Quanto à assistência, a hora do jogo é proibitiva para quem trabalha na segunda-feira. A chuva, o vento e o frio fizeram o resto. Tive de me sentar numa cadeira molhada o que não é lá muito agradável...

SL,
PSN (viscondes)

Armando Silva disse...

Este foi de facto um jogo a meio gás, mas valha a verdade..., não precisamos de jogar muito mais, o Estrela foi muito mole... Apesar de tudo já se começa a verificar melhorias no nosso Sporting, não que estejamos a um bom nível, mas pelo menos os jogadores já parecem mais confiantes e capazes...

Abraço amigo

Cozinheiro Sueco disse...

Relativamente ao regresso do Pedro Silva, deixa-me sublinhar a resposta que este deu às declarações do rasteiro Bosingwa. Com nível de leão!

OLeãoRampante disse...

Concordo plenamente. Tb não entendo porque é k nao é ele a marcar . É sem dúvida o melhor jogador do Sporting a marcar.

Esperemos pelos próximos episódios...

Saudações Leoninas!

David Caetano disse...

mpre27, isso foi antes ou depois do Pedro Silva ter dito que no Porto falam muito mas jogam pouco? É que estas foram declarações com nível de leão... distraído.