O Sporting conseguiu uma importante vitória sobre o Nacional, um jogo que estava complicado e que os leões resolveram com uma entrada a matar na 2ª metade da partida, tendo em apenas 3" resolvido o jogo. São 3 pontos importantes na luta pela Champions que permitiram igualar o Setúbal e recuperar pontos para o 2º lugar.
Foram 45" do melhor Sporting que já vimos esta época, num jogo marcado pelos golos de Liedson, pelo golaço de Moutinho, pelo regresso de Yannick à competição e a marcar e pelo desperdicio de mais uma (e vão 5 (!!!!!!)) grande penalidade.
O Sporting apresentou algumas alterações na equipa devido aos castigos e à final da Taça da Liga no próximo sábado, Gladstone fez de Tonel, Ronny ocupou a lateral esquerda, Adrien a posição de trinco e Izmailov e Vukcevic ficaram no banco a repousar. Os leões até entraram bem em jogo, mas a equipa era demasiado previsivel e Tiui revelava-se demasiado lento na hora de atirar à baliza e o perigo ia passando, tendo o Nacional equilibrado o jogo a pouco e pouco, passando a criar alguns calafrios em rápidos contra ataques. A equipa leonina só de bola parada conseguiam criar perigo, estando Gladstone e Liedson muito perto de inaugurar o marcador num lance de infelicidade para a equipa da casa.
O Nacional continuava o seu jogo, explorando sobretudo o flanco esquerdo leonino, onde Ronny esteve desastroso, estando perto do golo no final da 1ª parte, tendo valido Rui Patricio a 2 tempos a evitar o golo madeirense.
Com o empate a manter-se, Paulo Bento trocou Tiui por Vukcevic ao intervalo e em boa hora o fez, com o montenegrino em campo a música é outra. O Sporting entrou com maior agressividade e velocidade, circulando a bola com maior rapidez de forma a desiquilibrar a muralha defensiva madeirense.
E foi precisamente num lance de insistência de Vukcevic que com um passe magistral de calcanhar dá para Pereirinha que isola Liedson para o 1-0, o Levezinho cara a cara com o GR do nacional não perdoa e deu vantagem aos leões, estava feito o mais dificil.
2" volvidos e já o Sporting festejava novo golo, Liedson a assisitr Moutinho que com um remate magistral em arco faz o 2-0 dando maior tranquilidade à equipa, um golo que começa a ser habitual no capitão.
Ainda alguns adeptos festejavam o golo do capitão e já Liedson facturava o 3º do Sporting e o 2º da sua conta pessoal, Moutinho a retribuiur a assistência e a isolar Liedson que dispara cruzado sem hipóteses .
O Sporting estava demolidor e apenas alguns minutos passados e Moutinho era derrubado na área, castigo máximo desperdiçado por Romagnoli. Mas o recital ainda não tinha terminado e aos 66" Yannick acabado de entrar aproveita uma jogada individual de Moutinho e faz o 4-0.
Periodo verdadeiramente avassalador do Sporting que não estaria nas previsões mais optimistas, este sim, este é o verdadeiro Sporting.
Até final, o Sporting foi gerindo o jogo, desperdiçando mais algumas ocasiões enquanto que o nacional procurava o golo de honra, que conseguiu em cima do minuto 90 por claro demérito da defesa leonina que ficou a ver jogar.
Foi uma vitória importante do Sporting que esperemos tenha continuidade já no próximo jogo, é uma final e como tal é para vencer.
Se a equipa tivesse sempre esta vontade e garra de vencer, 10" à Sporting bastariam para resolver qualquer jogo.
Positivo:- Exibições de Moutinho e Liedson, em grande;
- Regresso de Yannick;
- Periodo mágico do Sporting (55min / 66min);
Negativo:- Penalti falhado, como é possivel isto? Não seria melhor treinar insistentemente este aspecto, que na minha opinião é mais psicológico que outra coisa. Estamos em 3 competições que se podem resolver através de grandes penalidade, assim estamos tramados...;
- Exibição de Ronny, o Nacional tinha ali uma auto-estrada para a baliza leonina;
- Golo sofrido, independentemente de estar 4-0 e ser aos 90", é inconsebivel que uma equipa como o Sporting permita golos daqueles, em que tudo é permitido ao adversário, só faltou ser o jogador leonino a fazer o remate final;