31/10/07

Um Puro 31...

Fátima - 2 x SPORTING - 3
Valeu Liedson, finalmente alguma atitude, espirito de sacrificio e vontade de vencer o jogo.
O Sporting não entrou bem no jogo e sofreu um golo à passagem do 1º quarto de hora pelo emprestado Saleiro e podia ter sofrido o 2º golo pouco depois. Só então o Sporting reagiu e começou a criar algum perigo e a ameaçar a baliza do Fátima. Consequência disso, o golo do empate pelo inevitável Liedson com que se chegou ao intervalo.
No recomeço o Fátima volta a entrar melhor e adiantou-se de novo no marcador. Paulo Bento decidiu não esperar e arriscou, passando a jogar com 3 defesas, fazendo entrar Pereirinha e Purovic. Foi um tiro certeiro já que minutos depois Pereirinha faz o cruzamento para Purovic empatar de novo a partida.
Após o empate o jogo foi repartido com oportunidades para ambos os lados. O Fátima atirou uma bola ao poste, mas Liedson foi mais eficaz e aproveitou um desentendimento entre o Guarda Redes e defesa do Fátima para colocar o Sporting pela 1ª vez na frente da eliminatória.
Até final, os leões controlaram e conseguiram uma suada passagem á fase de grupos da Taça da Liga.
Não foi o jogo que se esperava da equipa leonina, mas foi uma vitória importante, embora como Paulo Bento disse no final, "hoje resolvemos um jogo, mas não o momento em que nos encontramos".
O Sporting tem agora como adversários o Setúbal, Beira Mar e Penafiel.

Frase do dia


"...estamos a lutar pelos objectivos, mas o mais importante é que neste momento ainda não perdemos nenhum objectivo."

Paulo Bento




Veloso e Moutinho futuros galácticos?


30/10/07

Com Polga e a N. Sr.ª de Fátima


Espero ver uma equipa com querer, com garra, com atitude, com agressividade, com espirito de sacrificio, com ambição e com enorme vontade de vencer.


Lista de Convocados:
Guarda-redes: Tiago e Stojkovic;
Defesas: Marian Had, Ronny, Anderson Polga, Tonel, Gladstone e Abel;
Médios: Paredes, Izmailov, Vukcevic, Miguel Veloso, Pereirinha, Moutinho e Romagnoli.
Avançados: Purovic, Yannick Djaló e Liedson.

Um 31 na Canarinha?

Liedson já por várias vezes disse que sonha um dia vestir a camisola do Brasil, esse dia pode estar mais perto. Depois de surgir a noticia que Dunga estaria de olho no levezinho e que ponderava chama-lo num futuro próximo, surge agora uma sondagem levada a cabo pelo jornal online brasileiro Globo em que são colocadas 2 perguntas aos visitantes perguntando basicamente se acham que Liedson devia ser ou não chamado à Canarinha, 61% dos resultados num total de quase 20 mil votos dizem que Liedson merece uma oportunidade para vestir a camisola amarela.
Apesar de valer o que vale, mostra que Liedson é indiscutivelmente um grande avançado e merecia sem dúvida uma oportunidade de Carlos Dunga, mas o homem das camisas esquisitas parece gostar mais de Vagner Love e Afonso Alves que apesar de actuarem em campeonatos de menor visibilidade e menor projecção têm uma atenção redobrada por parte do seleccionador brasileiro. Mas também depois de assistirmos à convocatória de Gladstone em detrimento de Polga está tudo dito.
Liedson dificilmente vestirá a camisola do Brasil, eu só acho que daria um jeitaço a Portugal, bem mais que Pepe, mas isto é só a minha opinião...
Informações pessoais

Nome completo: Liédson da Silva Muniz
Data de nasc.: 17-12-1977
Local de nasc.: Cairu, Brasil
Altura: 1,75 m
Peso: 63 Kg
Clubes profissionais
Poções -
Prudentópolis -
Coritiba - 10 Golos
Flamengo - 15 Golos
Corinthians - 10 Golos
Sporting - 95 Golos (até hoje em todas as competições)

29/10/07

Modalidades Leoninas

Futsal
SPORTING - 8 x Vila Verde - 1
O Sporting bateu o Vila Verde, por 8-1 (3-0 ao intervalo), em jogo da sétima jornada do Campeonato Nacional da I Divisão Fut/Sagres, realizado na tarde de sábado, dia 27 de Outubro, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures.Foi a segunda «goleada» consecutiva da formação orientada por Paulo Fernandes, e – a exemplo da «carimbada» no burgo do Nogueirense – complementada por uma prestação de boa qualidade.
Resumindo: uma exibição bem agradável de uma equipa cada vez mais harmoniosa na circulação da bola e onde Alex e Davi funcionam como dois «patrões» de corpo inteiro. De realçar, ainda, a estreia de Bibi, recuperado de uma intervenção cirúrgica ao pé direito a que se submeteu na pré-época.

Futebol Formação

Juniores
------

Juvenis
------

Iniciados
Oeiras - 0 x SPORTING - 6

Empatas...

Nacional da Madeira - 0 x SPORTING - 0

Já passou mais de 1 dia após o miserável jogo na Madeira e continuo sem digerir este resultado.
O Sporting não pode voltar a ter aquela atitude passiva, aquela falta de agressividade, aquela falta de tudo, como quem espera que um golo caia do céu e resolva o problema, foi mau, muito mau...

O Sporting apresentou 1 novidade no onze, Marian Had, o resto já era o esperado e teve uma das piores exibições dos últimos tempos nos primeiros 45".

Após o intervalo, Paulo Bento trocou Had por Ronny (também não percebi esta, não era suposto a equipa adiantar-se no terreno e começar a criar desiquilibrios? troca por troca...!!! Porque não Had a central e Veloso no meio abdicando de um médio ou mesmo de Yannick que não apareceu mais uma vez).
Com os minutos a passarem e a equipa na mesma toada, Paulo Bento arriscou, jogando com 3 defesas e só a partir daí o Sporting começou a criar perigo.
Liedson teve nos pés o golo que poderia camuflar exibição tão mediocre, mas acabou por ser Stojkovic a salvar o empate com uma grande defesa.
Em desespero os leões tentaram a meia distância, mas aí Diego mostrou serviço e anulou todas as tentativas.


Em suma, um resultado justo pelo que as equipas fizeram em campo, ou pelo que principalmente a equipa leonina não fez.
O jogo em Fátima vai ser decisivo para a equipa, uma eliminação da Taça da Liga deixa antever uma tempestada em Alvalade.

26/10/07

Troféu Santiago Barnabéu

Depois de ter sido suspensa a partida entre o Real Madrid e o Sporting no passado 5 de Agosto, devido à morte do futebolista António Puerta, do Sevilha, hoje foi confirmado que o desafio irá decorrer no próximo dia cinco de Dezembro.
In "A Bola Online"

Vitória precisa-se

O Sporting tem amanhã uma partida complicada na Madeira, com um adversário que costuma fazer-nos a vida negra, ao contrário do que faz aos nossos vizinhos. Vai ser um jogo complicado, mas onde só um resultado é possivel, o Sporting tem de garantir os 3 pontos no Funchal para não perder mais terreno na frente do campeonato ganhando moral e confiança para os próximos desafios.
Apesar do Nacional estar a fazer um campeonato abaixo das espectativas, este é um dos jogos onde irão fazer tudo para vencer, é o jogo da época para o seu Presidente.

Na convocatória regista-se sobretudo a ausência já esperada de Polga, bem como o regresso de Farnerud por troca com Adrien, o que na minha opinião não faz grande sentido, sobretudo quando já temos Paredes na "bagagem". À semelhança do que aconteceu com Miguel Veloso na época transacta, Paulo bento tarda em apostar em Adrien Silva para o meio campo em detrimento de Paredes ou Farnerud. Espero que depois não seja tarde demais.

Quanto à esquipa o Sporting deve apresentar o seguinte onze:

Stojkovic
Abel, Tonel, Veloso e Ronny
Moutinho
Izmailov e Vukcevic
Romagnoli
Yannick e Liedson


Lista de convocados:
Guarda-redes: Stojkovic e Tiago.

Defesas: Marian Had, Ronny, Gladstone, Abel e Tonel.

Médios: Carlos Paredes, Simon Vukcevic, Pontus Farnerud, Miguel Veloso, Bruno Pereirinha, Marat Izmailov, João Moutinho e Romagnoli.

Avançados: Milan Purovic, Yannick Djaló, Liedson e Celsinho.

FORÇA LEÕES

25/10/07

A produtividade de Carlos Freitas

Numa altura em que muito se fala sobre a produtividade/qualidade de alguns dos reforços leoninos, surge hoje a noticia no Correio da Manhã que Carlos Freitas recebeu um prémio de produtividade pelo Sporting ter atingido o acesso directo à Champions League deste ano. O prémio foi da módica quantia de 84 mil euros (!!!), é caso para dizer que grande produção teve Carlos Freitas na época passada.
Eu sinceramente não percebo o porquê deste chorudo prémio, acima de tudo porque:

- O objectivo do Sporting não foi conseguido, não fomos campeões, logo não se entende um prémio destes por se ter alcançado um objectivo secundário, ainda para mais estando a falar de um administrador;

- Os reforços leoninos da última época foram autênticos barretes (Paredes, Farnerud, Alecs, Bueno), Freitas foi é o responsável por esta área;

- Carlos Freitas já é pago, e de certeza bem pago, para desempenhar as suas funções de administrador, que mérito tem ele na gestão e nos resultados da equipa?

- Por esta ordem de ideias para que precisamos de treinador?

- A politica de contenção de despesas que tem vindo a ser feita só abrange algumas áreas?

Sem mais comentários, digam de vossa justiça....

Liga do Visconde - C.League 3ª Jorn.


24/10/07

Erros Fatais


Roma - 2 x SPORTING - 1
Num jogo muitas vezes equilibrado, apesar do maior dominio da equipa da casa, o jogo foi decidido por erros defensivos que em jogos desta competição se pagam muito caro, e o Sporting pagou com 3 pontos essas falhas, num jogo onde poderia ter pontuado sem fazer um grande jogo e onde Liedson se estreou a marcar na Champions.
O Sporting iniciou o jogo com uma baixa de vulto, Polga não recuperou e Paulo Bento reajustou a equipa passado Miguel Veloso para central e Moutinho para trinco. Estas mudanças para além de não terem os efeitos desejados, passaram a ideia que Gladstone ainda não convenceu o treinador e vai ter de melhorar muito para o conseguir. Com as alterações a equipa leonina perdeu altura e sentiu muitas dificuldades nos lances aéreos junto da área, onde depois de uma 1ª ameaça, sofreu o 1º golo com responsabilidades para Tiago que teve uma saida em falso.
Apesar deste contratempo a equipa leonina reagiu bem e 3" volvidos empatava o jogo por Liedson, Abel tem um cruzamento perfeito e o levezinho com um cabeceamento imparável repôs a igualdade.
Até final o jogo foi repartido, com o Sporting a não ter medo de atacar e a responder sempre que possivel a um maior dominio por parte da Roma.
No segundo tempo e logo a abrir foi a vez do árbitro ter um erro, marcando uma grande penalidade inexistente contra os leões. Falha de comunicação entre Veloso e Tiago, com Vucinic a intrometer-se pelo meio dos defesas leoninos e a enganar o árbitro. Tiago redimiu-se da falha no 1ª golo e defendeu mantendo o empate na partida.
Moralizados pelo lance, os leões tiveram um inicio de 2ª parte bem conseguido, onde ficou a sensação de que pelo menos o Sporting poderia ter conseguido um empate no Olimpico de Roma.
Até que aos 70", Abel com o lance controlado não corta a bola para fora, Vucinic recupera-a, passa facilmente por Tonel e faz o 2-1 final. Um erro infantil que custou pelo menos 1 ponto e que permitiria abordar o jogo dentro de 15 dias de outra forma.
No tempo restante e apesar da alterações na equipa, o Sporting nunca mais se conseguiu encontrar, não tendo argumentos para ir em busca de nova igualdade.
Em suma, um jogo que puderia ter tido um desfecho bem mais positivo e que acaba por ficar resolvido em 2 erros defensivos que uma equipa como o Sporting não pode cometer nunca. Agora só nos resta vencer a Roma em Alvalade para acalentar-mos a passagem aos oitavos de final da prova, caso o resultado seja outro, não nos resta senão lutar pela Taça Uefa.
Vamos acreditar...

23/10/07

Ruge bem alto Leão


Veloso por Tiago?

Depois do assédio Inglês, eis que agora os ventos de mudança sopram de Itália. Segundo o jornal italiano Tuttosport a Juventus prepara-se para atacar o médio leonino já na reabertura do mercado, sendo que o jogador é seguido pelos responsáveis da Vechia Signora há já muito tempo.
A noticia que corre em Itália dá ainda conta que o negócio envolve a ida de Tiago para Alvalade, o internacional português que se transferiu este ano para Itália, tem sentido dificuldades em adaptar-se à nova realidade e tem sido pouco utilizado, dando já conta dessa insatisfação, chovendo alegados interessados no seu passe.

Veloso irá ser uma perda importante para o Sporting, mas Tiago em forma também seria um grande reforço para o plantel leonino, basta ver a sua passagem por França num futebol semelhante ao praticado em Portugal.
Apesar de crer que o negócio não é viável, pelo menos em Janeiro, a saída de Miguel Veloso é um dado adquirido no final da temporada, só resta saber qual será realmente o seu destino, pelo seria importante os nossos dirigentes precaverem desde já o futuro.

Pessoalmente penso que Adrien Silva será o substituto natural para a posição, mas é urgente a aquisição de outro jogador, até porque Paredes não deve continuar (pelo menos espero que isso aconteça), e ai entra o nome de Ruben Amorim que já várias vezes dei como hipótese para o Sporting. Amorim encontra-se em final de contrato com o Belenenses, é um jovem com margem de progressão e já bastante experiente na 1ª Liga.

22/10/07

A caminho de Roma

O Sporting partiu hoje com 3 horas de atraso para a capital italiana devido a greves. Também devido a um atraso Stojkovic ficou em Lisboa, o jogador que se deveria ter apresentado na última 6ª feira em Alcochete, só regressou da sua selecção no sábado e por isso foi castigado com a sua ausência da convocatória.
Os leões vão enfrentar um adversário muito dificil, mas com quem têm de lutar olhos nos olhos se pretenderem continuar na prova. O próprio treinador romano já assumiu que os 2 jogos com o Sporting irão ser decisivos para qualquer uma das equipas.

Será preciso um Sporting a anos luz daquele que jogou no passado sábado, será preciso muita atitude, muita agressividade, muito espirito de luta, sacrificio e uma enorme eficácia, sabendo desde logo como as equipa italianas são matreiras e eficazes.
O Sporting tem de ser seguro a defender e conter o melhor sector da Roma, o ataque, ainda que Taddei e Aquilani não joguem, e saber explorar as fragilidades defensivas desta equipa, que nesse aspecto não é a tipica defesa italiana que consegue aguentar-se defensivamente a maior parte do jogo, antes pelo contrário...
Por último e face ao castigo de Paulo Bento a Stojkovic, que esperemos não se note, será necessário que Tiago esteja em noite sim e não repita a exibição do último jogo, a não ser que esteja uma surpresa reservada para o guardião do templo leonino.
Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Tiago
Defesas: Had, Polga, Ronny, Tonel, Gladstone e Abel
Médios: Paredes, Adrien Silva, Izmailov, Vukcevic, Miguel Veloso, João Moutinho, Romagnoli e Celsinho
Avançados: Purovic, Yannick e Liedson

2 anos de Paulo Bento

Paulo Bento comemorou este fim de semana 2 anos à frente da equipa principal do Sporting e sem ter feito um trabalho verdadeiramente espectacular, a verdade é que tem feito um bom trabalho, digno de registo.
Sob a batuta de Bento o Sporting conquistou a Taça de Portugal e a Supertaça Cândido de Oliveira e conseguiu 2 qualificações directas para a Liga dos Campeões, algo inédito na história do clube. Fica a faltar a conquista do campeonato que esperamos ver no mês de Maio.
Apesar do sucesso ainda ser relativo, o Sporting voltou a conquistar troféus e passou a ter espirito de vitória e conquista, algo que esporadicamente se via em Alvalade.
A equipa joga de igual para igual com todas as grandes equipas, sem medos e em busca do triunfo. O Sporting passou a ser uma equipa com grande coesão defensiva, sofrendo poucos golos mesmo em situações de grande pressão, que era algo com que a nossa equipa lidava mal, e a demonstrar isso está o facto de termos sido a equipa europeia com melhor registo na última época.
Paulo Bento conseguiu blindar o plantel e fez da disciplina uma das suas armas, mostrando quem manda, algo que os seus anteriores não conseguiram e por isso mesmo também não atigiram qualquer sucesso.
Apostou forte na formação, não tendo medo de assumir os riscos. Para além de dar continuidade à aposta em Moutinho, lançou Veloso, Nani, Pereirinha, Yannick, Rui Patricio e Adrien Silva entre outros que tiveram menos projecção.
Embora se reconheçam falhas ao mister, parece-me que o trabalho feito até agora merece aplausos e continuação.

Modalidades Leoninas

Andebol
SPORTING - 34 x Madeira/ACF - 21

O Sporting regressou aos triunfos no Campeonato da Liga Halcon, ao «cilindrar» o Madeira/ACF, por 34-21 (16-10 ao intervalo), na partida realizada, ao fim da tarde de domingo, 21 de Outubro, no Pavilhão Casal Vistoso.Foi a quarta vitória do plantel dirigido por José Tomaz em seis jogos disputados. Categórica. Brilhante. Inquestionável. O reflexo da melhor e mais consistente prestação da temporada. E que mereceu fartos aplausos do razoável número de espectadores sentados nas bancadas.
Futsal
Nogueirense - 3 x SPORTING - 7

O Sporting ganhou no reduto do Nogueirense, por 7-3 (6-1 ao intervalo) em jogo da sexta jornada do «Nacional» da I Divisão Fut/Sagres, disputado ao fim da tarde de sábado, 20 de Outubro. Conforme o próprio resultado deixa transparecer, os «leões» foram reis e senhores do embate, anotando uma primeira parte de excelente qualidade e controlando, depois, os acontecimentos, pese a porfiada réplica da formação anfitriã. Uma «goleada» fácil. Está tudo dito.

Futebol Formação

Iniciados:
Seixal - 0 x SPORTING - 8

Juvenis:
Não jogaram

Juniores:
SPORTING - 3 x Estoril - 0

Milagre ou enorme falta de atitude???

SPORTNG - 1 x Fátima - 2

Um jogo para esquecer de tão mau que foi. O Sporting foi uma equipa passiva. sem atitude, sem agressividade, entrou demasiado confiante e não fez por ganhar o jogo. As muitas alterações na equipa não justificam por si só a má exibição leonina.
Na 1ª parte destaque para um remate de Izmailov que por pouco não deu golo, alguns promenores de Celsinho que talvez se estivesse bem acompanhado a música fosse outra e para a fifia de Tiago, um guarda-redes com a sua experiência devia ter socado aquela bola, tentou agarrar não conseguiu, resultado penalti e 1-0 para o adversário.
Ao intervalo Paulo Bento rectificou algumas coisas e retirou Gladstone, Celsinho e Farnerud (jogou???), para fazer entrar Veloso, Moutinho e Romagnoli, e a equipa melhorou bastante em relação à 1ª metade, não sendo de estranhar o empate da partida por Liedson, uma grande jogada com excelente finalização.
O Sporting podia ter chegado á vantagem, mas desperdiçou algumas boas oportunidade e a equipa voltou a adormecer. Perto do fim num grande remate fora de área, o Fátima garantiu a vitória, num lance em que Tiago parece poder ter feito melhor.
Em suma, um jogo para lembrar e não voltar a repetir a gracinha, agora é tempo de aforrar as mangas e trabalhar a sério. 3ª Feira o jogo é demasiado importante para brincadeiras e experiências de mau gosto.

19/10/07

Regresso à normalidade

Depois de uma semana de ausências devido aos compromisso das selecções nacionais, eis que o futebol regressa á Tugolândia, mas só para alguns, porque outros mais a norte continuam de férias mais uns dias.

O Sporting vai receber já amanhã no Restelo o Fátima, jogo a contar para a Taça da Liga. O jogo ideal para a tão famosa rotatividade de Paulo Bento dar cartas, sendo seguro que o Sporting irá apresentar uma equipa de 2as escolhas. Na lista de convocados é notória a ausência de Stojkovic, Polga e Vukcevic que asseguram desde logo 3 mudanças na equipa, sendo também natural que Gladstone, Had e Celsinho tenham a sua oportunidade.
Apesar do Sporting ser claramente superior, convém não desprezar o adversário até porque já eliminou 2 equipas da Bwin Liga, jogamos a eliminatória fora de portas e ainda temos uma 2ª partida em Fátima.
Será importante uma entrada de leão, resolver a partida cedo, para depois então gerir e descansar a pensar na partida da próxima 3ª feira em Roma.
Lista de convocados:

Guarda-redes: Tiago e Rui Patrício;
Defesas: Abel, Tonel, Paulo Renato, Gladstone, Ronny e Marian Had;
Médios: Paredes, Miguel Veloso, Farnerud, João Moutinho, Romagnoli, Izmailov e Celsinho.
Avançados: Purovic, Yannick e Liedson.
A minha equipa para amanhã:

Tiago
Abel, Gladstone, Tonel, Had
Paredes
Farnerud, Moutinho
Celsinho
Liedson, Purovic

17/10/07

Sporting nega acordo a Yorda

O Sporting "negou" o acordo com Yordanov devido ao desacordo em relação à homenagem que o Búlgaro reclama, como tal o diferendo irá ser decidido em julgamento no próximo mês de Dezembro.

Esta decisão, que se arrasta há muito, é no minimo uma estúpidez por parte dos responsáveis leoninos por várias razões:
- porque a razão invocada não tem comentário possivel, o Sporting considera o jogo pouco interessante, que levará pouca gente ao estádio e que terá um grande prejuízo com a organização do mesmo;
- porque essa mesma homenagem e que está na causa de todo este conflito, está prevista no último contrato assinado entre Yorda e os leões;
- porque Yordanov foi e será uma referência do Sporting, pelo que jogou, mas sobretudo pela forma como sentia a camisola leonina e pela atitude que demonstrava em campo;
- porque a homenagem era por demais merecida, e os adeptos apoiariam em grande maioria essa decisão, prestando tributo a um idolo (bem mais merecido do que o feito a Figo);
- porque seria uma forma de rasgar com o passado mais recente, levando o Sporting a homenagear aqueles que elevaram bem alto o nome do nosso clube;

A refletir por parte dos nossos dirigentes...

16/10/07

Site Oficial Futsal

O Sporting lançou hoje o seu site oficial dedicado em exclusivo ao futsal.
Apesar do endereço já existir e da secção possuir página própria, só agora foi reconhecida como oficial, em grande parte devido à evolução da modalidade e ao crescimento a nivel nacional que a mesma vem mantendo.
O endereço mantém-se em www.futsalsporting.com ou através do site oficial do Sporting.

15/10/07

Futebol Formação

Iniciados:
SPORTING - 3 x Real Massamá - 1

Juvenis:
Alverca - 1 x SPORTING - 2

Juniores:
SPORTING - 5 x Oeiras - 1

Modalidades Leoninas

Andebol
SPORTING - 29 x Espinho - 26
O Sporting bateu o Sp. Espinho, por 29-26 (12-13 ao intervalo), no jogo de encerramento da quinta jornada do Campeonato da Liga Halcon, realizado, ao fim da tarde de domingo, 14 de Outubro, no Pavilhão Casal Vistoso. Um triunfo muito sofrido e construído através de uma prestação repleta de intermitências qualitativas, nomeadamente durante uma primeira parte para esquecer.
Futsal

SPORTING - 2 x Belenenses - 3
O Sporting sofreu a 2ª derrota no campeonato perante um adversário que ainda não perdeu qualquer ponto. Acima de tudo, foi um grande jogo de futsal, muito equilibrado e com um resultado incerto até ao final. O Belenenses foi mais feliz e acabou por garantir a vitória no último minuto, o Sporting acusa a falta de alguns jogadores, mas tem equipa para alcançar os seus objectivos finais.

12/10/07

Sporting de Luto

Faleceu ontem ao final do dia, o antigo jogador e treinador leonino JUCA. O futebol nacional ficou mais pobre.
Juca nasceu em Moçambique em 1929 e chegou ao Sporting em 1950 para jogar no meio campo leonino. Juca ficou conhecido como o "cabecinha de ouro" tal era a sua eficácia no jogo aéreo.
Fica ainda na história por ter sido o 1º jogador a marcar um golo no velhinho Estádio de Alvalade, no jogo de inauguração ante o Vasco da Gama.
Juca abandonou o futebol prematuramente aos 29 anos, fruto de várias lesões, fazendo um total de 300 jogos de leão ao peito, marcando 24 golos, tendo conquistado 5 titulos de campeão nacional e 1 taça de Portugal. Foi ainda internacional A por 6 ocasiões.

Como treinador, Juca sagrou-se o mais jovem campeão nacional com 33 anos de idade, ganhou 1 campeonato nacional e 1 taça de Portugal. Foi ainda Seleccionador Nacional, sendo o 3º com mais jogos à frente da equipa das quinas.
Mais tarde, com Sousa Cintra, assumiu o cargo de director técnico do Sporting no inicio dos anos 90, tendo em 1995 passado a coordenar o departamento juvenil leonino, cargo que ocupou até 2004.

Faleceu ontem devido a doença prolongado...

Até Sempre Campeão

Taça da Liga

Está confirmado e é oficial, o jogo Sporting-Fátima, a contar para a quarta eliminatória (primeira mão) da Taça da Liga será disputado no Estádio do Restelo, no próximo dia 20 de Outubro de 2007, pelas 19 horas.

11/10/07

Tá bem, Tá bem...

Herminio Loureiro comemora hoje 1 ano à frente dos destinos da LPFP e em jeito de balanço convocou todos os presidentes dos clubes profissionais aos quais brindou com este extasiante discurso.
Como se trata de um artigo longo mas que merece ser lido, quanto mais não seja para rir. Por isso vou transpor apenas algumas das pérolas que merecem ser lidas.
"Há um ano a arbitragem não tinha meios tecnológicos, nem uma logística de transportes, nem usava ginásios privados.
Fizemos um investimento muito significativo nas condições de treino, nas condições logísticas e nas condições técnicas que oferecemos aos agentes de arbitragem. Estamos a fazer tudo o que podemos para auxiliar o seu desempenho".

Tem-se notado perfeitamente a evolução...
"Baixámos 14% o preço dos bilhetes para os jogos da BWIN Liga; Baixámos 20% o preço dos bilhetes para os jogos da Liga Vitalis".

Sério...!!!? Alguém reparou?
"Por isso vos revelo em primeira-mão que irei até onde for necessário para que a introdução do chip na bola, o controlo electrónico das linhas de baliza e outras inovações portadoras de uma maior garantia de defesa da verdade desportiva sejam introduzidas neste desporto."

1ª mão!!!? Ia jurar que a FIFA já o experimentou e prepara-se para usar novamente no Mundial de Clubes...
"A herança que a nossa gestão recebeu em matéria disciplinar, nomeadamente os casos que integram o processo “Apito Dourado” não está em gavetas ou armários. Está em cima da mesa das nossas prioridades.
Até ao final da presente época desportiva, reafirmo, todos os factos que integram esse processo e que implicam avaliação da justiça desportiva da Liga, vão ser avaliados e decididos. Este é um objectivo partilhado com a Comissão Disciplinar da Liga."
Pois, pois...claro que sim.

O mais jovem de sempre

Miguel Almeida, este é o nome da mais jovem "contratação" de sempre do Sporting.
De apenas 8 anos, nasceu a 15 de Janeiro de 1999, em Braga, dez dias antes do amigo Bruno Silva (também ele já "reservado" pelos leões), e tem um pé esquerdo que faz sonhar quem anda "nisto" do futebol há algum tempo e raramente vê um talento esquerdino, embora precoce.
"O que me chamou mais a atenção no Miguel, além do porte físico, foi o facto de ele marcar livres directos como quem marca penáltis. Não falhou um, fez-me lembrar o André Cruz", conta António Barata, o coordenador da prospecção leonina da zona Guarda- -Viseu há já cinco anos.
O olheiro diz que teve sorte na forma como descobriu o Miguel e se antecipou ao Benfica e FC Porto, já que estava de férias no Algarve quando ouviu falar das boas exibições da Bragafut no Mundial de futebol jovem, em Vila Real de St. António. Os leões avançaram então para um pré-acordo (depois de Miguel participar num treino de captação), apesar de só poder contar com ele a tempo inteiro daqui a quatro anos, quando completar 12 anos de idade. Por agora, vai continuar a jogar na Bragafut, salvo alguns torneios em que os leões participem. Nesse caso equipa de verde. O "contrato" anda longe de ter valores milionários. O Sporting paga as despesas na escola de futebol, bem como os cuidados de saúde que ele precise e as deslocações necessárias.

Mais uma vez o Sporting adiantou-se à concorrência e tem aqui mais um talento para trabalhar na "fábrica" de Alcochete.

10/10/07

O mentor de um mito

1885, nasceu o principal responsável pela fundação do Sporting Clube de Portugal, José Holtreman Roquette (José Alvalade).
José de Alvalade foi um dos fundadores do Sporting, mas foi acima de tudo o grande impulsionador da sua existência. Foi ele que com o seu crer e ambição, convenceu o seu avô, o Visconde de Alvalade, a criar este novo clube. A ele se deve a frase 'Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa'.

Nos termos dos Estatutos do Sporting, como reconhecimento do seu empenho no engrandecimento e na qualidade das instalações do Clube, os campos de jogos do Sporting Clube de Portugal têm o nome José Alvalade.

09/10/07

Assédio Inglês

Miguel Veloso tem vindo dia após dia a ser alvo de supostos interessados na sua contratação já na reabertura do mercado em Janeiro.
Depois de no último dia antes do fecho do mercado para contratações o Tottenham ter tentado a sua aquisição oferecendo 25 milhões e o passe de Ricardo Rocha, proposta recusada pelo Sporting, eis que surge agora o interesse de Liverpool, Arsenal e Manchester United.
Os 3 colossos do futebol inglês disputam o passe de Veloso, sendo quase certo que a sua transferência de Alvalade se irá concretizar em breve, embora isso só deva acontecer no final da época.

O Arsenal e o Liverpool têm desde há muito o jogador referenciado, Wenger e Benitez são dois grandes admiradores do futebol de Miguel Veloso e da sua polivalência, e por diversas vezes já elogiaram o jogador, sendo por isso normal que surgem incessantemente noticias dando conta do interesse de ambos nas qualidades deste leão.
O Manchester é também um profundo conhecedor das qualidades do jogador e é o clube melhor colocado para a sua aquisição, quer pelas boas relações institucionais entre os clubes, quer pelas recentes aquisições bem sucedidas no viveiro de Alcochete, mas sobretudo porque aquando da compra de Nani, Ferguson e C.ª garantiram desde logo preferência na aquisição do médio leonino.

Posto este cenário, resta saber qual o clube inglês que levará vantagem na contratação de mais uma pérola leonina, sendo certo que o seu futuro não passará por Alvalade. Aguardamos por mais 30 milhões (só em Junho) no cofre, ao mesmo tempo que já está encontrado o seu substituto: Adrien Silva.
Nota Final:
Paulo Barbosa, empresário de Miguel Veloso, disse ontem que o jovem médio pretende manter-se de leão ao peito. "A curto prazo, ele não pretende sair do Sporting e poderá ficar muitos mais anos". "O Miguel Veloso está muito bem no Sporting e o seu objectivo é continuar a jogar no clube."
Paulo Barbosa acabou ainda por reconhecer o interesse de outros emblemas no jovem internacional sub-21. "Não desmentimos o interesse de vários clubes (M. United, Arsenal, Liverpool, Real Madrid e Valência) em Miguel Veloso, mas neste momento ele não tem o objectivo de sair do Sporting". "Ele está grato e sensibilizado por saber que os grandes da Europa manifestam interesse e continuam a observá-lo."

08/10/07

Será desta...?

O bem senso imperou e o pseudo relvado de Alvalade já começou a ser removido desde as primeiras horas do dia de ontem.

Depois do jogo com o Vitória, Soares Franco anunciou a remoção parcial do relvado de Alvalade, mas horas depois a decisão alterou-se e a remoção da relva será total e não parcial.
Nas últimas horas surgiu entretanto nova noticia dando conta que afinal os trabalhos serão efectuados de forma definitiva, ou seja, removendo a relva e as camadas do subsolo que causam o problema do enraizamento.
Ao que parece, os trabalhos decorrerão de forma a solucionar os problemas do relvado não só até final da época, mas num futuro próximo. Apesar da confirmação ainda não ser oficial, já é quase certa a utilização do Estádio do Restelo para efectuar o jogo da Taça da Liga contra o Fátima, de forma a que nada atrapalhe o sucesso desta operação.
Esperemos que desta seja de vez...

Futebol Formação

Iniciados
Elvas - 2 x SPORTING - 3

Juvenis
SPORTING - 6 x Fundão - 0

Juniores
Louletano - 1 x SPORTING - 2

Revolução Russa

SPORTING - 3 x V. Guimarães - 0

O Sporting entrou mal no jogo e andou 45" sem produzir alguma coisa digna de registo. Apesar do Guimarães ter entrado melhor e dominado alguns periodos iniciais, o 1º tempo foi equilibrado, mas sem qualquer oportunidade de golo de parte a parte e sem grandes motivos de interesse. O Vitório adoptou uma estratégia com uma frente de ataque móvel, sem qualquer referência e isso causou algumas dificuldades ao Sporting para acertar marcações e preencher os espaços, disso resentiu-se Miguel Veloso que não conseguia dar profundidade ao futebol leonino e só a espaço Moutinho e Romagnoli tiravam um pouco de magia da cartola.
O relvado não ajudou, isso foi evidente, mas não desculpa tudo, sobretudo a falta de atitude e a passividade demonstrada em certos periodos.

Paulo Bento não quis perder tempo e ao intervalo retirou Ronny e o desinspirado Yannick e fez entrar Purovic e Izmailov para dar mais agressividade e fantasia ao meio campo e ganhar poder e altura na frente de ataque.
Miguel Veloso recuou para lateral esquerdo e Moutinho passou a ser o motor da equipa, a equipa transfigurou-se partiu para uma boa exibição no segundo tempo. Cedo se percebeu que o Sporting iria começar a busca incessante pelo golo, que surgiu à passagem do minuto 60, um lance que gerou alguma polémica por ser precedido de falta, Vukcevic lança o ataque, combina com Izmailov que frente a Nilson faz um chapéu perfeito e de grande execução. Estava feito o 1º do jogo e o sentido do mesmo mantinha-se, não sendo surpresa que alguns minutos depois o Sporting fizesse o 2-0.
Romagnoli bate um canto à maneira curta, Izmailov enquadra-se com a baliza e dispara certeiro para o fundo das redes. O Russo bisava e tornava-se o homem do jogo, Paulo Bento apostou em cheio.
Com o resultado negativo, o Vitória ainda tentou responder e encurtar distância, mas não passou disso mesmo, uma tentativa, até porque pouco depois Tonel sentenciava a partida com o 3º golo após um canto de Pipi.
Até final nota para a saída de Polga por lesão, espera-se que não seja nada de especial, e a estreia de Marian Had na Liga a central (esta não percebi bem)...!!!

Uma vitória justa do Sporting, num jogo dificil contra um adversário complicado, naquele que foi o último encontro no batatal de Alvalade.

06/10/07

Pensamento Único

O Sporting entra mais logo em campo para defrontr o V. Guimarães, o único pensamento para este jogo só pode ser um, a vitória.
Vencer de qualquer forma e a todo o custo.
Nos convocados realce para a chamada de Marian Had em substituição de Gladstone.
Já a equipa inicial não deve sofrer alterações em relação aos últimos jogos.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Stojkovic e Tiago.
Defesas: Anderson Polga, Marian Had, Ronny, Tonel e Abel.
Médios: Carlos Paredes, Izmailov, Vukcevic, Farnerud, Miguel Veloso, João Moutinho, Romagnoli e Celsinho.
Avançados: Yannick Djaló, Purovic e Liedson.

Modalidades Leoninas

Futsal
SPORTING - 4 x Alpendorada - 2
O Sporting bateu o Alpendorada, por 4-2 (2-1 ao intervalo), em jogo da quarta jornada do "Nacional" da I Divisão Fut/Sagres, disputada, ao fim da tarde de sexta-feira, 5 de Outubro, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures. Foi a terceira vitória consecutiva dos «leões» e logo a expensas de um adversário que sofreu a primeira derrota.
Um triunfo merecido, suado, é certo, mas que premeia o esforço, o empenho, a vontade e a classe de um conjunto que voltou a apresentar, somente, dez unidades (Bibi, Evandro, João Benedito e João Matos continuam lesionados).

Leões de Portugal

Tonel e Miguel Veloso estão de regresso à Selecção Nacional A.
Os 2 leões regressam assim pela 2ª vez ao clube de todos nós, acompanhados por João Moutinho, em 2 partidas de capital importância para Portugal, frente ao Cazaquistão e Azerbeijão.

04/10/07

Liga do Visconde - C.League 2ª Jorn.

03/10/07

O Tricone

Após o derby do passado fim de semana a Comissão de Arbitragem da LPFP volta a entrar em acção e em exclusivo para o Sporting (à semelhança da Lei XII e sua interpretação como o episódio na reboleira) criou um novo conceito para o trio de arbitragem, o Tricone.
Assim e para evitar mais problemas como o do passado sábado no galinheiro, o árbitro designado para apitar o Sporting será auxiliado por 2 cones, Vitor Pereira chegou á conclusão que esta medida seria bem mais eficiente, pois para além de reduzir a despesa, os cones têm 2 vantagens enormissimas, não falam e não veêm mesmo.
Quem já se mostrou desgostoso foi Luis Filipe Orelhas, para quem o homem do pau é essencial...

Vitória Empolgante


Dinamo Kiev - 1 x SPORTING - 2

O Sporting foi a Kiev fazer história. Para além de ter garantido 3 importantes pontos na luta pela qualificação, pela 1ª vez na sua história os leões conquistaram uma vitória forasteira na competição e logo com um golo do melhor jogador leonino do momento, Polga, o seu 1º de sempre e que ficará na história.
Foi uma vitória justa, sofrida e suada de uma equipa madura que soube controlar quase sempre o seu adversário e que com um pouco mais de eficácia teria repousado mais cedo.

O Sporting entrou bem no jogo, controlando bem as operações, mas sem conseguir sair no ataque como gosta, devido ao esquema de 3 centrais apresentado pelo Dinamo e com um meio campo povoado ia dominando territorialmente, embora de forma consentida.
Os leões marcaram aos 13" por Tonel na 1ª oportunidade da partida e num lance de grande felicidade e azelhice, felicidade pelo golo e azelhice por parte de Shovkovskiy que socou a bola contra a cabeça de Tonel que estava no sitio certo há hora certa.
O certo é que com o golo a equipa leonina mostrou-de mais ansiosa, tendo o Dinamo pegado no controlo do jogo e obrigando o Sporting a recuar no terreno e cometer algumas falhas pouco habituais, sendo que aos 27" numa falha colectiva o Dinamo empatou o encontro.
Após o golo o Dinamo tentou adiantar-se no marcador mas sem criar perigo, voltando a equipa leonina a tomar conta do jogo, chegando novamente à frente do marcador aos 37" num remate de Polga a defesa incompleta do keeper ucraniano. Um golo que Polga há muito procurava e merecia e levava o Sporting para o intervalo com um resultado importante.
Na 2ª metade foi novamente o Sporting a entrar melhor e Yannick podia (e devia) ter acabado com o jogo, num lance em que isolado remata fraco e à figura. A partir deste momento, o Dinamo reforçou o ataque e partiu em busca do empate, tentando o Sporting explorar o contra-ataque.
Os últimos 25" foram de grande aperto na defesa leonina, com Stojkovic a evidenciar-se, salvando por 2 vezes um golo que parecia quase certo.
Paulo Bento trocou Izmailov por Vukcevic para dar mais consistência defensiva e mais tarde fez entrar Paredes para o lugar de Romagnoli que se revelou importante ao tapar os caminhos da baliza leonina e a dificultar a tarefa aos ucranianos.
Até final o Sporting segurou o resultado com algum sofrimento à mistura, mas garantiu um triunfo histórico, importante e bastante saboroso.
Notas Soltas:
- Polga é na minha opinião o leão do momento;
- Romagnoli está em grande forma. Pipi tem vindo a ser fundamental nos últimos jogos com exibições de grande classe;
- Ronny tem evoluido bastante e assume-se cada vez mais com um importante reforço nesta temporada;
- Stojkovic mostrou ontem as suas verdadeiras qualidades, garantiu 3 pontos ao Sporting e já quase que pagou o investimento leonino. O mãos de ferro foi ontem (a par de Polga) o melhor em campo;
- Yannick continua a falhar golos de forma incrivel, já não bastava atrapalhar-se com a bola vezes demais, agora não consegue acertar nas redes. Precisa de trabalhar muito a finalização e a rapidez de raciocinio;
Força SPORTING

02/10/07

Á conquista do leste

O Sporting joga hoje em Kiev muito da sua possivel qualificação para os quartos de final da Liga dos Campeões. Apesar de não ser decisivo, uma derrota neste jogo torna o cenário quase impossivel para a equipa leonina, sendo preciso depois vencer em Roma e em Old Trafford. Já o empate é um mal menor, se bem que nos deixa de forma condicionada, pois passa a ser fundamental vencer a Roma. Assim sendo, e precavendo o futuro, o melhor mesmo é vencer e garantir desde logo vantagem sobre o Dinamo e encurtar distâncias para os lideres.

Os leões devem apresentar poucas alterações no 11, sendo quase certo que Izmailov entra para a equipa inicial, resta saber quem será o escolhido para lhe dar o lugar. Poderá ser uma troca directa com Vukcevic ou então surgir no lugar de Yannick, passado o meio campo a ter mais uma unidade, maior criatividade e maior capacidade de municiar Liedson no ataque. Eu apostaria no sequinte onze:

Stojkovic
Abel, Tonel, Polga, Ronny
Moutinho, Veloso
Izmailov, Romagnoli, Vukcevic
Liedson

Força LEÕES

01/10/07

Modalidades Leoninas

Andebol
ISAVE - 26 x SPORTING - 27

O Sporting derrotou o ISAVE no Pav. da Universidade do Minho, regressando assim às vitórias.
Três pontos «suados», é certo, mas inteiramente merecidos frente a um adversário determinado, aguerrido, bem orientado pelo «veterano» Obradovic e que poderá constituir, com o decorrer da prova, uma agradável surpresa.


Futsal
Boavista - 0 x SPORTING - 3

Um resultado que só peca por escasso.
O conjunto «leonino» – apesar de desfalcado, por lesão, de cinco unidades – anotou uma boa prestação frente a um opositor somente perigoso através do contra-ataque e que ficou em branco porque Cristiano Parreiro brilhou entre os postes.

Futebol Formação

Iniciados
SPORTING - 8 x E. Amadora - 1


Juvenis
Benfica - 0 x SPORTING - 2


Juniores
SPORTING - 2 x U. Leiria - 0

O que era, deixou de ser...

Rosinhas - 0 x SPORTING - 0
Antes demais peço desculpas pelo atraso, mas devido ao mau tempo cá no sitio, só hoje foi possivel publicar este post.
No centésimo derby entre o Sporting e os galináceos, o artista principal vestiu de amarelo, mas já lá vamos.
O benfas entrou melhor no jogo e dominou os primeiros 10", mas curiosamente foi do Sporting a grande oportunidade num remate de Miguel Veloso. O mesmo Veloso foi também fundamental para o equilibrio da partida, após os minutos iniciais e com o 24 leonino a jogar em cima de Rui Costa, o benfas não conseguia criar perigo e o Sporting aproveitava para lançar ataques venenosos em direcção à baliza de Quim.
Depois de alguns minutos equilibrados e mal jogados, eis que entra em cena Romagnoli e começa a fazer estragos, 1º a ser derrubado dentro de área, com Pedro Henriques a mandar jogar, e depois a fazer 2 assistência para golo, desperdiçadas por Yannick.

No 2º tempo, o benfas voltou a entrar melhor, mas depresa o Sporting respondeu e Liedson após mais um passe de morte de Pipi, perante Quim permitiu a defesa ao guardião das galinhas, assistia-se a um bom jogo de parada e resposta, jogado a um ritmo intenso.
Após algumas ameaças leoninas, foi a vez de Stojkovic dizer presente e defender uma bomba de Rui Costa, na maior oportunidade dos rosinhas na partida.
Até que ao minuto 71 surge o lance mais polémico do encontro, Katsuranis domina a bola com a mão dentro da área, o árbitro assistente marca a falta, avisa o árbitro dando-lhe indicação do penalty (é comprovado nas imagens) por mão na bola e quando tudo parecia encaminhado para Moutinho bater o castigo máximo, eis que Pedro Henriques, que não viu o lance, decide inventar e mandar seguir o jogo com bola ao solo perante o olhar incrédulo da nossa equipa. Uma vergonha autêntica, um verdadeiro roubo à luz do dia...
Até final mais perigosa a equipa leonina, com Romagnoli a partir a louça e por pouco a não conseguir o golo da vitória perto do fim, seria a cereja no topo do bolo da sua exibição, e o resultado mais justo.
Já nos descontos, Pedro Henriques volta a mandar jogar num lance em que Adu é derrubado por Moutinho num lance idêntico ao de Katsuranis no 1º tempo.

O Sporting merecia a vitória, pecou na finalização, mas no geral foi superior e teve as grandes oportunidades do jogo...Pedro Henriques não deixou...Vergonha.