03/10/07

Vitória Empolgante


Dinamo Kiev - 1 x SPORTING - 2

O Sporting foi a Kiev fazer história. Para além de ter garantido 3 importantes pontos na luta pela qualificação, pela 1ª vez na sua história os leões conquistaram uma vitória forasteira na competição e logo com um golo do melhor jogador leonino do momento, Polga, o seu 1º de sempre e que ficará na história.
Foi uma vitória justa, sofrida e suada de uma equipa madura que soube controlar quase sempre o seu adversário e que com um pouco mais de eficácia teria repousado mais cedo.

O Sporting entrou bem no jogo, controlando bem as operações, mas sem conseguir sair no ataque como gosta, devido ao esquema de 3 centrais apresentado pelo Dinamo e com um meio campo povoado ia dominando territorialmente, embora de forma consentida.
Os leões marcaram aos 13" por Tonel na 1ª oportunidade da partida e num lance de grande felicidade e azelhice, felicidade pelo golo e azelhice por parte de Shovkovskiy que socou a bola contra a cabeça de Tonel que estava no sitio certo há hora certa.
O certo é que com o golo a equipa leonina mostrou-de mais ansiosa, tendo o Dinamo pegado no controlo do jogo e obrigando o Sporting a recuar no terreno e cometer algumas falhas pouco habituais, sendo que aos 27" numa falha colectiva o Dinamo empatou o encontro.
Após o golo o Dinamo tentou adiantar-se no marcador mas sem criar perigo, voltando a equipa leonina a tomar conta do jogo, chegando novamente à frente do marcador aos 37" num remate de Polga a defesa incompleta do keeper ucraniano. Um golo que Polga há muito procurava e merecia e levava o Sporting para o intervalo com um resultado importante.
Na 2ª metade foi novamente o Sporting a entrar melhor e Yannick podia (e devia) ter acabado com o jogo, num lance em que isolado remata fraco e à figura. A partir deste momento, o Dinamo reforçou o ataque e partiu em busca do empate, tentando o Sporting explorar o contra-ataque.
Os últimos 25" foram de grande aperto na defesa leonina, com Stojkovic a evidenciar-se, salvando por 2 vezes um golo que parecia quase certo.
Paulo Bento trocou Izmailov por Vukcevic para dar mais consistência defensiva e mais tarde fez entrar Paredes para o lugar de Romagnoli que se revelou importante ao tapar os caminhos da baliza leonina e a dificultar a tarefa aos ucranianos.
Até final o Sporting segurou o resultado com algum sofrimento à mistura, mas garantiu um triunfo histórico, importante e bastante saboroso.
Notas Soltas:
- Polga é na minha opinião o leão do momento;
- Romagnoli está em grande forma. Pipi tem vindo a ser fundamental nos últimos jogos com exibições de grande classe;
- Ronny tem evoluido bastante e assume-se cada vez mais com um importante reforço nesta temporada;
- Stojkovic mostrou ontem as suas verdadeiras qualidades, garantiu 3 pontos ao Sporting e já quase que pagou o investimento leonino. O mãos de ferro foi ontem (a par de Polga) o melhor em campo;
- Yannick continua a falhar golos de forma incrivel, já não bastava atrapalhar-se com a bola vezes demais, agora não consegue acertar nas redes. Precisa de trabalhar muito a finalização e a rapidez de raciocinio;
Força SPORTING

4 rugido(s):

Krugul disse...

Resultado histórico com exibição fraquinha de uma equipa que pareceu sempre muito intranquila e inadaptada ao esquema de jogo do Dínamo de Kiev. Mais uma vez, o Yanick Djaló não esteve à altura da titularidade. Eu também gostava de vêr a equipa com o Vukcevic e o Izmailov ao mesmo tempo. O esquema proposto pelo Visconde parece-me interessante. De qualquer forma, parabéns ao nosso Sporting e agora venham os romanos! saudações leoninas

p.s. Boa exibição do Stojkovic. Bem o merecia

Sportingman disse...

Grande vitória, enorme sofrimento! Mais 10 minutos e acabava com a caixa de comprimidos.. LOL

Spooorrtiinnngggg!!

Grande Polga!

MVP: Stojkovic 8)

Armando Silva disse...

Valeu a pena sofrer...

Graças a Deus tivemos sorte uma vez na vida...

David Caetano disse...

Oh Visconde, como é que sabes se o Stojkovic mostrou ontem as suas verdadeiras qualidades ou se o tem feito em todos os jogos até ao de Kiev?