24/10/07

Erros Fatais


Roma - 2 x SPORTING - 1
Num jogo muitas vezes equilibrado, apesar do maior dominio da equipa da casa, o jogo foi decidido por erros defensivos que em jogos desta competição se pagam muito caro, e o Sporting pagou com 3 pontos essas falhas, num jogo onde poderia ter pontuado sem fazer um grande jogo e onde Liedson se estreou a marcar na Champions.
O Sporting iniciou o jogo com uma baixa de vulto, Polga não recuperou e Paulo Bento reajustou a equipa passado Miguel Veloso para central e Moutinho para trinco. Estas mudanças para além de não terem os efeitos desejados, passaram a ideia que Gladstone ainda não convenceu o treinador e vai ter de melhorar muito para o conseguir. Com as alterações a equipa leonina perdeu altura e sentiu muitas dificuldades nos lances aéreos junto da área, onde depois de uma 1ª ameaça, sofreu o 1º golo com responsabilidades para Tiago que teve uma saida em falso.
Apesar deste contratempo a equipa leonina reagiu bem e 3" volvidos empatava o jogo por Liedson, Abel tem um cruzamento perfeito e o levezinho com um cabeceamento imparável repôs a igualdade.
Até final o jogo foi repartido, com o Sporting a não ter medo de atacar e a responder sempre que possivel a um maior dominio por parte da Roma.
No segundo tempo e logo a abrir foi a vez do árbitro ter um erro, marcando uma grande penalidade inexistente contra os leões. Falha de comunicação entre Veloso e Tiago, com Vucinic a intrometer-se pelo meio dos defesas leoninos e a enganar o árbitro. Tiago redimiu-se da falha no 1ª golo e defendeu mantendo o empate na partida.
Moralizados pelo lance, os leões tiveram um inicio de 2ª parte bem conseguido, onde ficou a sensação de que pelo menos o Sporting poderia ter conseguido um empate no Olimpico de Roma.
Até que aos 70", Abel com o lance controlado não corta a bola para fora, Vucinic recupera-a, passa facilmente por Tonel e faz o 2-1 final. Um erro infantil que custou pelo menos 1 ponto e que permitiria abordar o jogo dentro de 15 dias de outra forma.
No tempo restante e apesar da alterações na equipa, o Sporting nunca mais se conseguiu encontrar, não tendo argumentos para ir em busca de nova igualdade.
Em suma, um jogo que puderia ter tido um desfecho bem mais positivo e que acaba por ficar resolvido em 2 erros defensivos que uma equipa como o Sporting não pode cometer nunca. Agora só nos resta vencer a Roma em Alvalade para acalentar-mos a passagem aos oitavos de final da prova, caso o resultado seja outro, não nos resta senão lutar pela Taça Uefa.
Vamos acreditar...

4 rugido(s):

Anónimo disse...

Vejam um Balanço feito entre a percentagem de jogadores aproveitados com base nas contratações VS Formação.

http://forumsporting.com/forum/viewtopic.php?t=4229

Ficaram chocados com algumas conclusões.

Krugul disse...

Muito boa análise Visconde. Só não sei se concorda que o Paredes está completamente a mais nesta equipa? A sua entrada foi totalmente despropositada. Mais valia arriscar o Gladstone a central por 20 minutos e passar o Miguel Veloso para a sua posição original. A não ser que o rapaz seja assim tão mau que nem para 20 minutos dá. Enfim, foi pena mas nem tudo está perdido. Saudações Leoninas

p.s. ou então arriscar o Adrien nessa posição. Duvido que fizesse pior que o Paredes..

Visconde disse...

Concordo que o Paredes não devia ter entrado, a meu ver entrava Adrien ou Celsinho, mas Gladstone tb era uma possibilidade subindo no terreno o Miguel.
Aliás Paredes e Farnerud são 2 jogadores a mais no Sporting há tempo demasiado.
Saudações

BG disse...

Para mim o maior problema, além da falta de qualidade dos habituais utilizados do banco, é a condição fisíca!
Os jogadores só rendem o máximo das potêncialidades se estiverem a 100% de condição fisíca, suportando 2 jogos por semana durante quase todo o ano.
É por isso que tantas vezes temos tantas dificuldades contra as equipas do leste ou do norte na Europa, muitas vezes francamente piores, mas muito bem preparadas fisicamente!