13/12/07

Despedida

SPORTING - 3 x Dinamo Kiev - 0

O Sporting despediu-se da edição deste ano da Liga dos Campeões com uma vitória robusta sobre o Dinamo de Kiev, embora sem ter feita uma exibição de encher o olho, fez um jogo razoável terminando a sua participação da melhor forma e garantindo mais uns importantes euros.
Paulo Bento apresentou uma equipa com algumas alterações e surpresas no onze inicial, Adrien e Farnerud foram titulares, Liedson voltou à equipa e Miguel Veloso, Romagnoli e Vukcevic ficaram no banco. Se o regresso de Liedson por troca com Vukcevic já era esperado, a troca de Romagnoli e Veloso por Adrien e Farnerud foram 2 surpresas, se o primeiro correspondeu de forma positiva, já o sueco continua a mostrar o seu pouco futebol não conseguindo jogar mais do que já mostrou até agora, fraquinho...
O jogo começou com algum equilibrio, tendo o Dinamo proporcionado uma boa intervenção a Rui Patricio logo a abrir, a que respondeu o Sporting com uma excelente oportunidade desperdiçada por Purovic. Depois assistiu-se a um periodo de maior dominio leonino, sem contudo criar grandes situações de perigo, procurando o remate de fora da área, que ia surtindo efeito através de Abel, com uma bomba que embateu na trave.
Após este periodo o Dinamo voltava a equilibrar e Rui Patricio negou o golo aos ucranianos com uma excelente defesa, lance que parece ter despertado novamente o Sporting que chegou ao golo pouco depois. Aos 35" Liedson entra na área adversária e é completamente albarroado por um adversário, dando origem a uma grande penalidade que Polga desta vez não desperdiçou fazendo o 1-0.
Até final o Sporting controlou sempre as operações, mas a um ritmo baixo, também por culpa do meio campo, onde Adrien se impunha defensivamente, mas não tem ainda a destreza de Veloso quando se trata de lançar o ataque da equipa, e Farnerud que jogava literalmente para trás e com a bola a queimar cada vez que lhe chega aos pés.
Na segunda metade a toada do encontro mantinha-se, e face ao baixo ritmo imposto pelo Sporting, o Dinamo começou a crescer e a criar alguns calafrios ao reduto defensivo leonino. Paulo Bento percebeu isso e trocou Ronny por Veloso para dar mais solidez defensiva à equipa e Vukcevic por Farnerud para incutir velocidade e criatividade à equipa.
O Sporting voltou a ter o dominio do jogo e chegou à tranquilidade aos 65" por Moutinho, numa bela jogada colectiva, com Izmailov a tirar os adversários do caminho e a servir de bandeja o capitão que "matava" o jogo e as aspirações ucranianas.
A finalizar realce para algumas oportunidades do Sporting, a melhor pertenceu a Purovic com um adversário a cortar em cima da linha, a estreia de Luis Paez na Champions e o regresso aos golos de Liedson que perto do fim fez o 3-0, tendo saido lesionado do lance, onde se chegou a temer uma lesão grave.
O Sporting disse adeus aos milhões com um resultado melhor que a exibição, mas que serviu acima de tudo para ganhar mais uns cobres, recuperar animicamente o estado da equipa, confirmar a aposta em Rui Patricio e mostrar que Adrien começou finalmente a fazer parte das escolhas de Bento.

4 rugido(s):

LEÃO DA ESTRELA disse...

Os números não deixam dúvidas: um ano depois, o Sporting, embora não cumprindo o objectivo traçado, melhorou o seu desempenho nas provas europeias, desde logo ao ter garantido a passagem à Taça UEFA, que é uma espécie de prémio de consolação para aquelas equipas que não conseguem apurar-se para a segunda fase da Liga dos Campeões. É certo que a melhoria leonina foi feita à custa da pior equipa na prova, o Dínamo de Kiev (a única equipa que não pontuou), a quem ganhou seis pontos e a quem marcou cinco golos. Mas o que fica para a história é que o Sporting foi o melhor dos terceiros classificados, obtendo os mesmos sete pontos de Marselha, Glasgow Rangers, PSV, Rosenborg e Benfica, mas sendo a única equipa com vantagem dos golos marcados sobre os golos sofridos (9-8). Relativamente a 2006-2007, o Sporting conquistou mais uma vitória, marcou mais cinco golos, sofreu mais dois e amealhou mais dois pontos.

Anónimo disse...

Exibição razoável, que valeu sobretudo pelo lançamento de mais 2 jovens da academia e pelos euros que tanto jeito dão às finanças leoninas.
Agora vamos á uefa e repetir a caminhada de há 4 anos.

Saudações

Krugul disse...

Excelente análise, mais uma vez..
Gostava de salientar algumas exibições, embora não tenha desgostado da equipa no seu todo. Nota-se que estamos a "jogar em cima de brasas"

Adrien: Gostei, mas ainda não é um Veloso. Promete muito..

Farnerud: não é mau jogador, com bom passe e visão de jogo, mas falta-lhe agressividade e confiança. Penso que está queimado no Sporting. Não acrescenta nada à equipa. Talvez precise de rumar a um clube em que haja menos pressão. Boa sorte para ele..

Rui Patricio: excelente. Temos guarda-redes! AInda vai errar mais até ao fim da época, mas tem que ser uma aposta de futuro..Espero que fiques muitos e bons anos no sporting..

Abel: que pedalada..merecia aquele golo

Ronny: não me convence. Podiamos ir buscar o Leo ao benfica..

Miguel Veloso: Banho de humildade no banco. Só lhe faz bem. Quando entrou veio revolucionar a ala esuqerda, juntamente com o Vukcevic que também entrou bem. É jogador que não sabe jogar mal..

João Moutinho: Mostrou toda a sua raça! Grande golo..e que exemplo no fim do jogo perante a claque.

Saudações Leoninas

Visconde disse...

o jogar sobre brasas é algo que acontece desde que Paulo Bento pegou na equipa, porque para ele o 1-0 é suficiente, estando a equipa assente numa defesa sólida.
O actual problema do Sporting deriva dai, a defesa tem-se mantido inconstante, não mostra a solidez dos últimos tempos e o Sporting tem tido dificuldades em marcar o 2º golo e matar o jogo, isso já nos custou dissabores e irá continuar até chegar um lateral esquerdo que dê estabilidade à equipa, em último caso porque não Miguel Veloso, passando Adrien a assumir a posição 6...

Saudações