03/12/07

Erros a mais e futebol a menos

SPORTING - 1 x Leiria - 1

O Sporting despediu-se ontem do campeonato nacional após mais um "emocionante" empate frente ao Leiria. Num fim de semana, em que os 2 concorrentes directo jogavam entre si, e o Sporting tinha de vencer para aproveitar o deslizes de qualquer um deles ou de ambos, eis que a equipa voltou a não conseguir soltar-se, jogando sobre brasas, com uma intranquilidade que faz com que qualquer pontapé de baliza adversário seja um lance de perigo para a nossa baliza...

O Sporting até entrou com vontade em conseguir cedo resolver o jogo, mas é certo que a ineficácia e azelhice imperavam e os minutos iam passando e com isso chegavam a intranquilidade, a pressão de ganhar e alguns assobios.
Na 1ª metade viram-se alguns lances de perigo do lado leonino e uma equipa do Leiria que tentava sair em contra-ataque, tendo criado uma situação de golo que Rui Patricio e Polga anularam bem.

No 2º tempo, esperava-se uma entrada de leão e o Sporting até chegou ao golo bem depressa, aos 57" Izmailov aproveitou da melhor forma uma série de ressaltos para fazer o 1-0. Sem fazer uma bom jogo, os leões iam dominando e criando algum perigo, sendo que o Leiria com as substituições se tinha tornado mais atacante, mas Patricio e a zona defensiva iam dando conta do recado.
Pouco depois um dos lances que marcou o jogo, Purovic ganhou uma grande penalidade que Polga se encarregou de desperdiçar, o Sporting podia ter feito o 2-0 e morto o jogo, em vez disso passou a ser uma equipa ainda mais anciosa e intranquila que dava sinais de a qualquer momento poder perder o controlo das operações.
Assim aconteceu, perto do fim, com Moutinho a recuperar fora das 4 linhas de mais uma "charutada" nas canelas e Vukcevic encostado às "boxes" pouco depois de ter entrado, um livre cruzado para a grande área, Rui Patricio em ecxesso de confiança tenta agarrar a bola, deixando-a escapar para Toñito (ex-leão) fazer o golo do empate.
O Sporting pagou pela ineficácia e pela intranquilidade demonstrada e Rui Patricio pela inexperiência no lance que ditou o empate, embora tenha dado mostras de maturidade, assumindo desde logo o erro perante os adeptos.

O Sporting ficou a 12 pts do 1º lugar e muito dificilmente voltará a entrar na luta pelo titulo. Paulo Bento no final não podia ter sido mais incisivo, dizendo que estava muito dificil, mas que o Sporting tinha outros objectivos porque lutar, ou seja, o treinador também já atirou a toalha ao chão no que a campeonato diz respeito, resta-nos as taças... Mas o Sporting não pode contentar-se com troféus secundários, a situação tem de inverter-se e muito rapidamente.

4 rugido(s):

Krugul disse...

Caro Visconde,

Excelente crónica, mais uma vez

Fiquei tão triste e desapontado, que só agora tive coragem de escrever. Tenho sido sempre um defensor do Paulo Bento, mas sinceramente, começo a ter dúvidas. No entanto, a minha grande dúvida é: conseguiremos um melhor treinador para o lugar? Sinceramente não sei.

O plantel tem pouca qualidade, mas também me parece que atacam alguns jogadores de forma cega. Bem sei que o Purovic é uma nulidade com a bola nos pés, mas ainda ontem marcou um golo limpinho que foi mal anulado. Continuo a dizer que não é tão mau como o pintam, mas têm que lhe cruzar as bolas em condições, o que aconteceu por poucas vezes ontem.

O grande problema é a intranquilidade, mas também a falta de ideias dos jogadores em campo. Não consigo vêr um modelo de jogo e acho que os lances de bola parada são muito mal trabalhados (quantos golos marcámos de canto, livre ou penalty nos últimos tempos?). Aí a culpa é inteirinha do Paulo Bento..

Ficando o Paulo Bento ou não, o campeonato parece-me perdido, mas que ainda há outros objectivos que embora menores, não são de desprezar (segundo lugar no campeonato, taça da liga, taça de portugal e taça uefa). Para os atingir e minimizar a ira dos adeptos, é preciso reforçar (não precisam de ser muitos) com qualidade e começar a preparar a próxima época.
Pode parecer falta de ambição, mas não me interpretem mal, é só realismo. Mais do que ninguém, eu queria era ganhar o campeonato.
Saudações Leoninas

David Caetano disse...

O Sporting neste momento tem zero soluções no banco, para além de um intermitente Vukcevic e da miragem Celsinho (já provou algo?). A lesão de Derlei foi a meu ver determinante no decorrer da época pois o Sporting perdeu com isso um jogador capaz de dar agressividade à equipa na frente e com isso de tornar a equipa mais pressionante na frente.

Purovic não é certamente solução e Yannick tem estado particularmente desastrado. Se o Sporting não for agora ao mercado para reforçar a linha dianteira, arrisca-se a fazer um campeonato histórico... no mau sentido.

Sportingman disse...

Espero que os dirigentes abram os olhos e abram tambem os cordoes à bolsa agora em Janeiro! Ou teremos a pior classificação de sempre do clube...

Obviamente COM O NOSSO MAESTRO - PAULO BENTO!

Sem ovos não se fazem omoletes!

Saudações Leoninas

Anónimo disse...

Bom dia de frança... Esta tudo dito, krugul boa analisa! Exactamente o que eu (infelizmente) pensava... Obrigado visconde pelo belo blog... Abraço verde.